Jimi Hendrix Wiring (fiação)

    Autor Mensagem
    MarceloSab
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: MarceloSab


    Fala galera, estive pesquisando sobre as guitarras do Jimi e achei sobre essa fiação que o Bill Lawrence montou pra ele. http://fretsnet.ning.com/forum/topics/bill-lawrence-love-appreciation

    Eu entendi que é usado uma chave de 3 posições (na época ainda nao existia a de 5), portanto nao tinha como entrar nas posições 2 e 4 a nao ser na chamada "out of phase". E o que foi feito foi usar um dos tone pot pra fazer um "blend" do captador do meio com os cap da ponte e neck.

    Agora a duvida é a seguinte, na posição do meio do switch, ele vai acionar APENAS o captador do meio, ou ele vai acionar simultaneamente os cap da ponte e do neck??

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    PARECEU que no meio ela não liga nada, já que tem o esquema de uma Tele, com dois caps, e o blend adiciona o terceiro (middle). A princípio, então ele não ativa ninguém, mas isso depende do que o blend pot decidir/indicar.

    MarceloSab
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: MarceloSab
    · votar


    Mas entao na posicao do meio da chave nao liga nada? Fica sem som a nao ser que eu acione o blend pot certo?? Qual a modificaçao eu teria que fazer para que no meio acione os cap da ponte e neck? Seria interessante, alem de eu poder acionar esses 2 cap juntos que normalmente eu nao poderia, se eu acionasse o blend pot iria ligar os 3 cap simultaneos.. Alguma luz de como fazer essa ligaçao ali na chave??

    nichendrix
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    MarceloSab

    Isso parece a ligação de algumas SG Custom, outra guitarra que o Hendrix usava com alguma frequência.

    MarceloSab
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: MarceloSab
    · votar


    Não é não.. é uma stratocaster que o bill lawrence fez o re-wire na época para o Jimi

    "Here's his Jimi Hendrix Stratocaster wiring that I have installed on many guitars with superior results." Isso está no link, e esse cara pegou esse desenho diretamente com o Bill

    e outra, no desenho só vejo captadores single coil, a unica diferença ali é a chave, que é de 3 posições.. que como falei anteriormente nessa época ainda nao existia a chave de 5 posições

    nichendrix
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    MarceloSab

    Você não entendeu o que falei, eu falei que isso é praticamente uma adaptação da fiação de uma SG Custom para uma Stratocaster.

    As SG Custom tinham 3 controles de volume e em qualquer posição o captador do braço estava ligado, então o volume do captador do meio era sempre um blend. enquanto os volumes dos outros captadores funcionavam como numa SG normal e é exatamente isso que essa fiação faz.

    MarceloSab
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Ahh, me desculpe! Entendi..

    É.. mais ou menos! pq nesse esquema vc ainda pode escolher entre apenas cap do braço, ponte e etc.. a única dúvida que eu estou é na posição do meio da chave, se ela liga algum cap ou não.. se não ligar queria saber como poderia fazer para que no meio ligasse da ponte e braço juntos.. acredito que não seja dificil fazer isso

    nichendrix
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    MarceloSab

    Só soldar o fio correto para ponte e o braço lá. Não é mais ou menos, é literalmente o mesmo esquema que usa numa SG Custom. Você tem na posição 1 o captador da ponte, na 3 o captador do braço e no meio ponte e braço e o meio entra em qualquer posição via potenciômetro de volume (que aqui é chamado de blend).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    MarceloSab
    Essa guitarra aí era uma modificação de estúdio, pois quase todas as guitarras do Jimi ele comprava na loja (Macis), e não modificava nada, tocando "ao vivo" e gravando.
    No mais, é a ligação da SG Custom de 3 capts mesmo. Coisa totalmente superada quando da utilização pela Fender da chave de 5 posições, e posteriormente pelas de 7.
    Abç

    MarceloSab
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Interessante, agora ficou mais claro.

    Só ainda não entendi como eu faria pra ligar no meio.. os cabos dos cap ja estão soldados nas posiçoes 1 e 3.. na 2 dai como eu faria essa ligação?

    MarceloSab
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Outra dúvida, voces podem me confirmar com certeza o que significa nesse esquema a posição da chave no meio? ela nao liga nenhum cap? apenas acionando o potenciometro do cap do meio??

    MarceloSab
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    ta muito confuso pra mim as ligações ali.. por exemplo ali onde esta escrito PU3 red, que é pra ligar o cap da ponte.. dali sai uma ligaçao pro pino do lado.. o que seria isso?

    nichendrix
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: nichendrix
    · votar


    MarceloSab
    Outra dúvida, voces podem me confirmar com certeza o que significa nesse esquema a posição da chave no meio? ela nao liga nenhum cap? apenas acionando o potenciometro do cap do meio??

    Eu já disse, liga os captadores da ponte e do braço.

    Se você tem dificuldade de ler esse esquema, eu não recomendaria mexer em fiação de guitarra não.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    MarceloSab
    Cara, o esquema é claro, e é baseado no da telecaster com uma saída indo pro 3º pot, que é um "blend", acionando o capt do meio e "produzindo" o som "fora-de-fase" que hoje se obtem com a chave de 5 posições.
    Sinceramente não sei porque tanta pergunta por um esquema totalmente superado como esse e que quase ninguém usa hoje em dia, posto que, quem tem uma Strato original dos anos 60 ou 70 não faria essa mod pois reduziría o preço, e com as chaves de 5 posições esse esquema é inútil.
    Abç

    MarceloSab
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: MarceloSab
    · votar


    hahah cara eu tava entendendo que vc tava falando pra eu ligar.. e não que a posição liga hahahah puts.. tava ficando confuso, agora entendi

    MarceloSab
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: MarceloSab
    · votar


    ficou claro agora.. mas o que eu acho interessando nesse esquema é que eu posso ligar os 3 cap e tbm braço/ponte.. numa ligação comum em uma chave de 5 posiçoes isso nao tem

    Eu quero fazer isso em uma guita barata que eu tenho.. achei interessante e queria testar pra ver como fica. De algum jeito eu tenho que aprender hahah

    nichendrix
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    MarceloSab

    Compra a chave de 7 posições e você faz isso de maneira muito mais fácil.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    MarceloSab
    numa ligação comum em uma chave de 5 posiçoes isso nao tem
    Para isso vc usa a ligação de 7 posições (que eu implemento nas guitarras que construo...), assim, além das 5 posições "padrão" vc acrescenta mais duas (braço e ponte e os 3 juntos):

    https://www.google.com.br/search?q=7+positions+guitar+wiring&espv=2&bi w=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=BtLwVLr-EPe_sQSS4oDADw&ved =0CAYQ_AUoAQ#imgdii=_&imgrc=BhMybpP76t9MWM%253A%3B0lNcszgPMCiHxM%3Bhtt p%253A%252F%252Fwww.premierguitar.com%252Fissue%252Ffeatures%252Fimage s%252F200810_sevensoundstrat_2.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.premiergui tar.com%252Farticles%252Fthe-seven-sound-stratocaster-1%3B338%3B322

    MarceloSab
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: MarceloSab
    · votar


    Blzaa nichendrix e Bertola , agradeço a disposição de vocês em me ajudar.

    Obrigado! abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jimi Hendrix Wiring (fiação)