50s wiring e como diminuir a perda de agudos com a redução do volume

    Autor Mensagem
    brandfbr
    Veterano
    # out/12


    Bom, o assunto de como não perder agudos quando se abaixa o volume da guitarra não é novo, aliás, há uma dezena de tópicos a esse respeito.
    Contudo, todos os tópicos apresentam como solução os chamados "treble bleed mod" que basicamente consistem na introdução de capacitores e/ou resistores para que certas freqüências sejam "bypassadas" do controle de volume. Com isso, temos diversos problemas (como o possível desequilíbrio dos agudos, o volume no zero não "mutar" a guitarra completamente, etc.)

    Tendo isso em vista, e já que nao tem nenhum tópico especificamente sobre isso, resolvi abrir esse tópico...

    O 50s wiring é uma maneira muito simples de diminuir o problema dos agudos sem aquele bypass... No chamado modern wiring (tanto em Teles, stratos, SGs, Les Pauls) o som que entra no potenciometro do tone vem direto dos captadores, istoé, ele é ligado em paralelo ao de volume. Com isso, quando você diminui o volume da guitarra acaba perdendo agudos (e quando seu tone não esta no 10, a perda é ainda maior). Já no 50s wiring, esse problema é reduzido pois o sinal chega no tone somente após passar pelo volume.

    Tá, chega de conversa fiada, cuméqueeufaçoessaporcaria?

    É MUITO simples, extremamente simples, especialmente se vc tem uma tele (ou qualquer guitarra que tenha um controle de tom e um de volume)...

    Se for esse o caso, remova os parafusos do controlplate e olhe seus pots. Você deve ver que tem um fio indo do "plug" 1 (ou 3, depende de como você esta olhando) que vai até o pot de tom. Ao encontrar esse fio "des-solde" (ou corte ele) desse plug 1 do volume e solde no pino central do mesmo... Pronto!

    Deixo pra alguém postar a forma de fazer em outras guitarras.. Espero que seja útil!

    Abraços!

    ogner
    Veterano
    # out/12
    · votar


    brandfbr
    Sério que é só isso e funciona!?

    Vou dar uma pesquisada pra encontrar infos mais tecnicas tb!
    Sempre faço TB nas minhas guitarras, hehe!
    valeu

    ogner
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Nao posso ler agora, mas vou deixar esse link aqui pra marcar e ajudar no topico.

    http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2009/Jul/Gibson_50s_wiring _on_a_Stratocaster.aspx

    Qualquer coisa edito depois!

    o/

    maspn
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Bom, isso só muda o jeito de soldar os fios.

    coloque 50's wiring no google aparece de monte, mas há um porém.

    Por que mudaram?

    brandfbr
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Pois é, tem essa exata pergunta em um forum gringo...

    A opinião que parece mais "uniforme" é de que a Gibson parou de usar esse método (e é deles que se originou essa fiação) porque com a "modernização" do som da guitarra elétrica eles começaram a buscar sons mais "gordos" e fechados (e daí a mudança)... Citam, inclusive, a utilização de zinco e nao alumínio que teria sido uma opção com a mesma finalidade.

    Mas vai saber...

    ogner
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    brandfbr
    é, oq li rapido é que essa fiação é pra lespa, mas tem como strat tb, o link que mandei. Que não li ainda!

    Só tenho strats...hehe. E pra valvulados essa perda de agudos é muito ruim, por isso sempre faço TB.

    brandfbr
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ogner
    Pois é, eu tava com esse problema mas ouvi falar mal dos treble bleeds (tem muita gente em fóruns gringos que abominam esse tipo de alteração) mas defendem e sugerem o 50s wiring...

    TatoPetry
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara até hj sou adepto do treeble bleed e não tenho esses problemas citados.
    Porém vou dar uma pesquisada maior nesse esquema e como esta chegando uma guitarra pra mim, só pra fuçar vou experimentar esse negocio.

    Blonde Hammet
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Blonde Hammet
    · votar


    Vou tentar isso!
    Nas minhas guitas eu tinha feito a trable bleed mod mas só funcionava bem no som clean com distorção abaixando o volume ficava um som metalico e estridente. Aí tirei a treble bleed e ficou bem melhor usando com distorção. Vou tentar essa ligação aí pra ver como fica!

    Abraços!

    geronimo.correa
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    brandfbr
    Se for esse o caso, remova os parafusos do controlplate e olhe seus pots. Você deve ver que tem um fio indo do "plug" 1 (ou 3, depende de como você esta olhando) que vai até o pot de tom. Ao encontrar esse fio "des-solde" (ou corte ele) desse plug 1 do volume e solde no pino central do mesmo... Pronto!

    Sério? Deixa eu ver se eu entendi...

    1) Tem um fio que sai do pino 1 (ou 3) do pot de volume e vai para o pot de tone.
    2) Desconectar ele do pino 1 (ou 3) do pot de volume e conectar no pino do meio do pot de volume

    Isso? Vou tentar! Abraço!

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Will Bejar
    · votar


    brandfbr
    Belo post!!!

    ogner
    Sério que é só isso e funciona!?
    Mano, óg, funciona sim, pq não percebo tanto esse problema na minha Gambiarrocaster que tem só o knob de volume!!!

    COMPLEMENTANDO: só lendo isso confirmei o que acontece!!!

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    É sério que vocês sentem falta de agudos em strato? o.O

    Andei testando diferentes capacitores na minha, e estou gostando dos resultados.

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    MMI
    Naaahhh... só quando desce o knob de volume... na minha partscaster, liguei só um knob de volume e achei o som bem vivo e reagindo bem ao knob.

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Will Bejar

    Minha dificuldade é justamente domar e reduzir os agudos! rsrs

    Por isso na minha agora tem bass plate na ponte, controle de tone na ponte também e um capacitor Mallory mais forte. Mas ainda não estou contente, vou diminuir o capacitor, colocar um mais fraco, quando tiver tempo vou instalar um ERO Roederstein que deve ser o definitivo, suspeito.

    São testes que estou fazendo para eu me adaptar com essa guitarra.

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    MMI
    Ah, entendi... hehehehe...

    ogner
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    MMI
    É sério que vocês sentem falta de agudos em strato? o.O

    Quando abaixa o volume ( fundamental em valvulado pra controlar as nuances/timbres com crunch/drive) da uma caída feia, velho! Deve variar bastante isso dentro das strats, depende do circuito, caps e etc. Mas não fico sem alguma mod pra "curar" isso.

    ogner
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    MMI
    controle de tone na ponte também
    Tenho isso numa strat minha tb!!

    \o/

    brandfbr
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    geronimo.correa

    Exatamente isso (pelo menos em guitarras com um volume e um tom)..

    Cara, tava tocando agora de manhã e curti muito o som assim...

    Só nao pude testar com um drive legal pq acho que as minhas válvulas de pré se foram.. :(

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    brandfbr
    ogner
    geronimo.correa
    E aí, galera!!!
    Seguinte, aproveitei que ia trocar as cordas e fiz a mod na minha Fender, e hoje vou perder um tempinho pra testar!!!
    Me baseei nesta aqui, acho que tá bem claro!!!
    http://www.premierguitar.com/Stream/StreamImage.aspx?Image_ID=EC33CD20 -32E4-4103-9543-A8A7A8FF9C26&Image_Type=image

    geronimo.correa
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    brandfbr

    Legal cara, fiz a mod na minha guita, toquei esse fim de semana com ela, realmente dá uma diferença brutal, um negócio tão simples hehehe Brinquei com o pot de volume, e percebi que os agudos continuavam lá, apenas diminuia o ganho! Muito legal! Valeu a dica ai! Abraço!

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Que droga... melou o ensaio que teria essa semana... em casa tá complicado pra tocar (apartamento)... queria saber a diferença que ia surtir na Fenderzinha... vamos ver se consigo ainda amanhã.

    brandfbr
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Will Bejar

    Bá man, to com o mesmo problema... Mas acho que semana que vem posso testar decentemente... Até "senti" tocando em casa, mas não é a mesma coisa.. Mesmo assim parece-me um baita avanço..


    Abraços

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    brandfbr
    Pois é... huahuahuaha... pelo menos na minha partscaster, eu senti melhor resposta ao knob de volume (o único na guitarra)... pensei "será que é pq não tem tone???", mas agora parece-me que a resposta é essa mesmo.
    http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_6664Custom.jpg

    ogner
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Will Bejar
    Deu certo??

    Baixando o volume os agudos não vão embora??

    o/

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ogner
    Então, com a Gambiarrocaster é de boa, na Fender que preciso botar no teste!!! A mod tá feita... só falta meter um volume no valvuladinho pra ver como se porta, e aí comparar com a outra. Aí vai dar até pra saber qual a diferença de ter ou não o Tone!!!

    ogner
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Consegui achar um doido que fez uns testes variados com 50's e Trebles Bleeds:

    Aqui os testes:
    http://guitarnuts2.proboards.com/thread/5317

    Aqui a opinião pessoal dele com melhor resultado:
    http://www.strat-talk.com/forum/stratocaster-discussion-forum/214212-t reble-bleed-50s-wiring-strat.html#post1190975

    Will Bejar
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    ogner
    Carai, tem uns manos doidão nesse fórum StratTalk... heuheuhuehue

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 50s wiring e como diminuir a perda de agudos com a redução do volume