duvida de posição de captação

    Autor Mensagem
    mega4132
    Membro Novato
    # fev/15


    procurei no forum e n achei nada. Para metal e melhor usa o captador da ponte ou do braço ? nos solos e riffs

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    mega4132
    Resposta meio besta: depende da situação. Nos riffs geralmente se usa o da ponte, para ter um som mais rasgado. Nos solos pode haver mais variações: o captador do braço pode ser usado para ter um timbre mais "macio" (opção que inclusive muitos shredders fazem para fritar no fim da escala) ou o da ponte pode ser usado para uma pegada mais agressiva.

    Procure ver vídeos de pessoas tocando as músicas que você gosta pra você sacar as diferenças sonoras de se usar um ou outro captador.

    EuFemismo
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Cara, depende do s que você quer tirar... Mas normalmente eu uso o da ponte mais pra base com acorde, e o do braço pra base "fraseada". Mas na hora do solo eu troco de captador dependendo do som que a parte do solo pede.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    mega4132

    Cara, tome muito cuidado com "mitos e teorias" de guitarristas metidos a Isaac Newton... não existem regras sobre este tipo de coisa. Você precisa se habituar a OUVIR seu instrumento e eleger o timbre, o que lhe soa melhor baseado apenas em seus ouvidos.

    Em teoria o captador da ponte capta um timbre mais agudo e "apimentado" e o do braço mais grave e "aveludado". Contudo, a forma como esse som irá se encaixar e se integrar à música é um timbre de escolha pessoal.

    Existem umas teorias mirabolantes sobre a "perda" de alguns harmônicos no captador do braço em guitarra de 24 trastes, por exemplo, porque ficam numa zona de nó harmônico e etc.....tudo bobagem! Mesmo que alguns comprovem com gráficos físicos ou desenhos geométricos, muitas vezes a "imperfeição" é o que faz um som bonito.

    É irrelevante ficar tentando evitar os nós harmonicos ou encontrar o ponto preciso das curvas. O que é matematicamente ou geometricamente perfeito não se traduzirá necessariamente num som perfeito.

    Vai de orelha......melhor caminho!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a duvida de posição de captação