duvida sobre posição dos captadores para determinado estilo!

    Autor Mensagem
    euf_net
    Veterano
    # nov/08


    olá pessoal...eu sou novato aqui...estou com uma duvida q vem me torturando a um tempo...esse mês vou mandar um luthier fazer minha guitarra (luthier Jotilde de João Pessoa) pois bem, quero um som tanto de caps singles quanto os de Humbuckers por isso pretendo usar push pul pra defasar caps humbuckers...ate ai tudo bem... vou usar dois caps..um dimarzio fred e um cabrera( o q ardanuy usa) pois bem quero um som tipo rock e q o cap da ponte capte muitos harmônicos e q o cap do braço tenha um som mais clean tipow o de Stanley Jordan pois pretendo tocar esse estilo....a principio pensei em por o Fred no braço já q ele é de médio ganho...mas como naum conheço bem as características do Cabrera tow apelando pra vcs...obs: o q sei do Cabrera eah o q escuto de ardanuy e o q li no site da cabrera...

    minha duvida eah a posição dos caps...alguém daqui usa cabrera? gostaria muito da opinião de usuários desse material...mt obrigado antes de mais nada!

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Bom dia!!!

    euf_net
    Seja bem vindo meu camarada!
    Vou tentar colocar minha opinião a fim de que ela sirva como outro ponto de vista, mas que no final servirá apenas para seu conhecimento´já que a decisão deve ser baseada naquilo que vc pretende, ok?

    quero um som tanto de caps singles quanto os de Humbuckers por isso pretendo usar push pul pra defasar caps humbuckers...
    Então vc quer "splitar" e não defasar os caps.
    Splitar significa cancelar uma das bobinas do Humbucker e faze-lo trabalhar apenas com uma bobina, ou seja, um single.
    Defasar é fazer com que as duas bobinas do Humbucker trabalhem, mas fora de fase uma em relação à outra. O cap ainda trabalha com duas bobinas, ou seja, um humbucker.
    São portanto coisas diferentes com resultados diferentes.

    minha duvida eah a posição dos caps...
    Não entendi. Sua dúvida é sobre as características do Cabrera ou qual dos dois vc quer colocar na ponte ou no braço?

    Valeu!!!

    euf_net
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Penta_Blues

    obrigado, amigo...desculpa minha ignorancia quanto aos caps...

    eah o seguinte...os caps q escolhi saum dois humbuckers...so q eu quero ter uma chave para, como vc falou, splitar os caps quando eu quizer o som de singles....
    minha duvida eah qual seria o melhor desses caps para usar na ponte...pois tenho medo de me arrepender colocando o fred...o pessoal fala q o fred capta harmonico pra kct...e eah isso q eu quero, so q vendo no site desses caps, o q eles oferecem em timbre, la tem falando q o fred tem 5 de bass 6 de medio e 5.5 de tremble....o cabrera tem 9 de tremble pow....tipow eu acredito q o cabrera, devido a isso, deva captar bem mais harmonicos e deve ter um som bem mais massa quando splitar!....o q vc tem pra me falar desses caps....

    The Jack
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Então cara, acho que não tem muito como saber o resultado se não testando. Mas não tenha medo de se arrepender não. Monta ela de um jeito e mais pra frente vc inverte e vê como fica.

    A questão da parte elétrica é legal que vc passe a entender, porque é muito simples. Se vc souber usar um ferro de solda vc mesmo pode inverter e fazer seus esquemas de ligação diferente depois com os push/pull. Vc pode pegar esquemas de ligação na net. No começo vc quebra um pouco a cabeça mas tem um livro que ajuda bastante que chama "Guia Ilustrado da Guitarra Tudo sobre Captadores" de Edimar Luighi. Esse livro fala também sobre qual usar na ponte ou braço, comninações de captadores, comparações e tudo mais.

    Mas por hora aqui vai uma dica: entre no site da Seymour Duncan e compare sons de braço e ponte e tente imaginar como ficaria o som dos caps que vc comprou. http://www.seymourduncan.com/support/audio-samples/humbuckers_and/

    boa sorte

    The Jack
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: The Jack
    · votar


    Ví aqui no livro que ele compara o Fred (7S 5G 6M 5A)ao Pearly Gates da Seymour (saída de 7 e 6G 5M 9A). Diz que o Fred é semelhante mas com um pouco mais de ataque.

    Slave of hell
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    fala com teu luthier que vc esta em dúvida da posição dos caps e tipow diz a ele que qndo a guitarra sair vc vai testar por uns 2 dias sei lá ,e se não gostar vc vai trocar..dessa forma ele ficará ciente e não cobrará a mais se vc quiser inverter os caps.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Bom dia!!!

    euf_net
    desculpa minha ignorancia quanto aos caps...
    Que é isso, meu camarada. Não tem nada que se desculpar por não saber tudo. Senão todos nós temos que viver pedindo desculpas né?

    minha duvida eah qual seria o melhor desses caps para usar na ponte...
    Cara, não se trata de levar em consideração os números atribuídos ao captador, já que estes indicam quais frequências são melhor captadas pelo equipo e não sua equalização.
    O melhor cap para se usar na ponte é aquele que o fabricante indica ser instalado na ponte. Existem fabricantes que disponibilizam o mesmo modelo de cap tanto para a ponte quanto para o braço, mas faz indicação disso pois existem diferenças a serem consideradas e que são levadas em consideração quando se projeta um captador. Um exemplo é a forma como a corda vibra: na altura do braço ela pode vibrar livremente, ao passo que mais próximo à ponte há uma restrição e consequente alteração no timbre. Experimente palhetar nestes locais e veja como o som é diferente...

    Valeu!!!

    euf_net
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    galera...vlw mesmo pelos posts...se me permitem, vou perturbar so mais um pouquinho porq tipow....como vcs viram eu naum saco quase nada de caps...dai esses caps q falei aqui (o fred e o cabrera) o fred foi indicado pelo luthier quando eu falei q queria q a guitarra reproduzisse tmbm um som limpo para two hands(como o de stanley jordan) e o cabrera eu perguntei se seria uma boa opção para tirar timbres com um drive em q as cordas soassem bem definidas...assim como o timbre do Edu Ardanuy...
    ai eu fiquei meio confuso quanto ao timbre do Fred pois satri usa ele com dist. e as cordas TAMBM soam bem definidas...ai, "em fim", eu queria saber qual dos dois caps seria melhor para esse timbre q dist naum saturasse, q as cordas soassem bem definidas e q tirasse harmônicos com muita facilidade? Agradeço muito a ajuda de vcs e desculpa estar perturbando por demais com isso!

    e galera meu timbre atual, q por sinal gosto muito, eah esse so q com menos dist...a primeira musica..pequeno riff

    http://palcomp3.com/biosintese/

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    ================================
    = =
    = RESSUCITANDO =
    = =
    ================================


    Um cara criou um tópico sobre posição de captadores mas foi fechado, por justa causa, mas o usuario Lelo Mig postou uma resposta bem interessante, e achei digna d um debate...

    Alguns dizem que o captador de guitarras de 24 trastes soa "fraco", alguns dizem que não, o som é mehor, pois a posição de um em uma escala de 22 trastes perde um dos harmonicos, em contradição, dizem que os HB por terem uma maior área de captação acaba captando todos esses harmonicos..

    Além disso, a "mescla" de captadoras muito diferente dependendo da distancia entre os captadores...

    Existe umas guitarras de 30 trastes que o captador do braço esta localizado onde estaria um captador do meio, que quando mescla com o captador da ponte soa como uma strato na 2 posição (baixo pra cima)..

    Se alguém quiser recomendo muito essa matéria:

    http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/12/polemica-da-posicao-do-capta dor-do.html

    É claro que ao fazer as notas ja estamos "diminuindo" o comprimento da corda ja embaralhando tudo..

    Quem quiser refletir sobre isso.. ta ai...

    É o que eu chamo de:

    A beleza da construção da guitarra!!

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    Para ilustrar:

    passem longe dos nós!!!!!!!


    É magnifico na minha opinião..

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    existe guitarra de 30 trastes?

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    daimon blackfire

    http://resources.ibanez.com/resourceservicehost/images/Ibanez/web/eg/p roducts/RG2011SCBK.gif

    Feia, mas sim..

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Alex guitar man A foto não me serve de nada, mas vlw assim mesmo.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Alex guitar man
    Para ilustrar:
    passem longe dos nós!!!!!!!


    Lembrando que esses nós são das cordas soltas; quando você põe o dedo num traste, as posições dos nós mudam. Como acho muito difícil alguém tocar somente com as cordas soltas o tempo todo, essa história de "posição do nó" é uma tremenda bobagem.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15
    · votar


    Alex guitar man


    Eu acho essa teoria a maior bobagem da paróquia!

    Desde que, alguns músicos se promoveram a Isaac Newton da guitarra, cada dia sai uma teoria nova mais estapafúrdia que a outra.

    Como havia dito no post que fecharam, nem a física nem a geometria podem servir de base para isso, justamente porque, muitas vezes a beleza de um som, vêm de sua imperfeição.

    Assim não fosse, ninguém usava valvulados.

    Claro, não estou radicalizando. Estudos são sempre importantes e bem vindos... mas existe uns "experts" que enchem o saco.

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    daimon blackfire

    A foto é de uma de 30 trastes!

    Rachmaninoff

    Eu disse isso nos meu post...

    Lelo Mig

    Assim, é claro que sim, mas eu gosto de estudar o porque que o captador do braço + meio tem um som diferente do braço + ponte...

    Ah questão que me passa é entender como as coisas funcionam, porque? Porque isso acontece? Porque a mescla de captadores da um som de cancelamento de fase e não simplesmente o som dos dois juntos? Porque algumas frequências se cancelam, isso é a beleza por tras de uma simples construção...

    Mas o estudo é muito importante, um bom exemplo é o Leo Fender... Porque le teve a idéia de colocar "um" captador divido no precision? Bem la no meio? Porque ele não colocou na ponte como fez mais tarde no Jbass? ou então colado ao braço como em alguns baixos por ai?

    É uma coisa bem calculada, posição dos captadores em relação ao comprimento da ESCALA...

    Ou simplesmente ele pensou vou fazer assim e ve no que dá, se não der certo faço de outro geito....

    Eu amo isso.. Amo essa "engenharia"

    krixzy
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: krixzy
    · votar


    Na pratica pra os caps funcionam da seguinte maneira pra mim:

    Com distorção:

    O do braço é mais definido e limpo na região do meio do braço até o corpo, ideal pra solos rápidos e execução de sweep. Próximo ao headstock perde definição principalmente nos bordões, o grave da uma embolada.

    O da ponte é definido em toda a escala, porém é mais sujo, e dependendo do captador e equalização, vai prejudicar técnicas como sweep, e alguns solos rápidos.

    No som clean tanto faz, é um mais grave e outro agudo.


    O resultado final ta na palheta e no dedo, incluindo aqui os harmônicos.

    d.m
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Posso reviver o tópico por uma justa causa?
    Vamos supor... pelo que eu entendi do centro da área dos captadores até a área do captador do braço seria de onde eu tiraria sons com graves mais definidos, correto? então caso eu "puxasse" o captador do braço para uma posição intermediaria entre a posição braço e ponte, eu teria um som coeso de graves e agudos? ou isso é uma grande piração da minha cabeça?

    krixzy
    Veterano
    # set/15
    · votar


    d.m
    então caso eu "puxasse" o captador do braço para uma posição intermediaria entre a posição braço e ponte, eu teria um som coeso de graves e agudos?

    Teste no capitador do meio de uma strato e veja vc mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida sobre posição dos captadores para determinado estilo!