Autor |
Mensagem |
erico.ascencao Veterano |
# fev/15
· votar
Penta_Blues Uma outra coisa que eu já ouvi falar é que é muito comum as meninas tocarem baixo e não guitarra. Tem um professor de música que eu conheço que disse que tem mais alunas do que alunos de baixo.
|
renatocaster Moderador
|
# fev/15
· votar
erico.ascencao
Uma outra coisa que eu já ouvi falar é que é muito comum as meninas tocarem baixo e não guitarra.
Adoro essa.....
|
Alex guitar man Veterano |
# fev/15
· votar
Uma outra coisa que eu já ouvi falar é que é muito comum as meninas tocarem baixo e não guitarra.
Isso é verdade, mas não existe ainda um explicação cientifica pra isso
|
Penta_Blues Moderador |
# fev/15
· votar
Boa tarde!!!
MMI Vamos propor lá pra "Sala de Justiça"...rs
erico.ascencao renatocaster Alex guitar man Caras, será que a imagem de maior rebeldia que a guitarra tem dá uma "cara" mais masculina para o instrumento?
Valeu!!!
|
entamoeba Membro Novato |
# fev/15 · Editado por: entamoeba
· votar
É bonito ver as moças tocando, mas ainda é raro (falando em proporções).
...
Agora, para quem quiser viajar um pouquinho:
Em certo sentido, pode-se dizer que nosso mundo foi construído para os homens e a subcultura feminina decorre de uma adaptação ao meio predominantemente masculino. A submissão ainda é muito presente, ainda que não esteja tão evidente.
Não estou afirmando que isso é bom ou ruim. Apenas foi o jeito que conseguimos nos organizar e prosperar. Quando você pensa em coisas tipicamente femininas, pensa no produto de uma subcultura adaptativa, submissa. Por outro lado, quando você vê mulheres fazendo "coisas de homem", elas estão respondendo ao controle masculino, fazendo algo que não seria "de sua natureza".
A mulher não tem uma referência real dentro do seu gênero uma vez que não existiu uma cultura hegemonicamente feminina na raiz de nossa formação cultural. Parece, então, que fazer algo "tipicamente feminino" é participar de uma cultura necessariamente submissa à do homem.
Com os avanços na igualdade de gênero, acredito que ao longo dos anos emergirá uma subcultura feminina mais autêntica (isso se os gêneros tiverem vida longa - vai saber).
|
Alex guitar man Veterano |
# fev/15 · Editado por: Alex guitar man
· votar
Gente...... olha essa nem entrou e olha oq já fizeram...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/319287/
|
Pepito Membro Novato |
# fev/15
· votar
O que venho notando quando se trata de mulheres tocando a música passa para outra ''categoria'', justamente como nos esportes de predominância masculina. Imaginem a seguinte situação : Fulana grava um vídeo fazendo cover de Guns n Roses com um pegada medíocre, recebe altos elogios, cantadas, pelo bom gosto musical. Caso fosse um homem vocês já saberiam o resultado de apenas um vibrato fora né. Se nós homens quisermos mais mulheres no meio, precisaremos tratar com igualdade, quando for pra criticar, critica, quando for pra elogiar. elogia, A MÚSICA.
|
renatocaster Moderador
|
# fev/15
· votar
Alex guitar man
Gente...... olha essa nem entrou e olha oq já fizeram...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/319287/
kkkkkkkkkkk...cancelou até a conta no Youtube.
|
Penta_Blues Moderador |
# fev/15
· votar
Bom dia!!!
entamoeba Seria mesmo necessária uma subcultura? Não seria possível a inclusão na "cultura" já existente? Ou essa inserção na cultura atual criaria uma nova subcultura? Tá muito filosófico?...rsrs
Pepito Acho que descontando a salameada, acho que toda a crítica deveria estimular quem pede uma avaliação a fim evitar que gere até a desistência. O problema é que para as garotas a crítica parace que vem com salame e para a rapaziada vem com desdém...
Valeu!!!
|
Buja Veterano |
# fev/15 · Editado por: Buja
· votar
Quanto a esse problema cultural, tenho tambem que dizer, culturalmente, que a mulher ja nasce num berço meio que preparado para ter "vida de mulher".
Quer quero dizer que com isso?
Os homens quando atingem uma idade, por volta dos 2-3 anos por ai, ganham briquedos, tipo, carrinho, joguinhos, motinhas, guitarrinhas.
As meninas, celularzinho de brinquedo, ursinho de pelucia, casinhas, coisas de boneca. Logico, tem excecoes, mas a regra geral sempre foi essa.
Atingem mais idade, (edit: meninos) ganham video-game, itens musicais de criança, etc, enfim, coisas mais 'tecnicas', e as meninas, coisas mais sociais, como celularzinho, agora de verdade, coisinhas de vestiario, beleza, etc.
Os meninos são, via de regra, mais incentivados a coisas tecnicas mais tecnicas, como esportes, jogos e claro, aprender um instrumento. Isso até ajuda os garotos a se socializarem mais.
As meninas, do mesmo jeito, so que aprender a gostar normalmente mais de dança, moda, vestuário, comunicação, amizades com as amiguinhas, e por ai vai. Acabam tambem sendo normalmente, mais quietas, e estudiosas, e fazendo menos coisas que exigem muita tecnica. Quando sao incentivadas a tocar, parte mais para instrumentos mais 'suaves', digamos, de sopro e de tecla.
Logicamente, ao irem crescendo, os homens querem jogar, praticar, tocar, impressionar, formar bandas, formar times, clubes...e as meninas...querem gostar, admirar, serem reconhecidas e bem aceitas.
Resultado final: mais homens jogando, tocando e praticando, que mulheres.
As exeções geralmente são surpreendentes, como garotas tocando por exemplo. É o que vemos por ai.
|
rcorts Veterano |
# fev/15
· votar
Buja Quanto a esse problema cultural, tenho tambem que dizer, culturalmente, que a mulher ja nasce num berço meio que preparado para ter "vida de mulher".
Isso tem mudado. Mas suspeito que esteja impregnado no código genético ao longo de gerações.
Quanto ao fato da galera xavecar não imagino que isso seja causa de ter poucas guitarristas no fórum. E tem um detalhe, mulheres podem até dizer que não mas sim, elas gostam de serem elogiadas e se sentirem desejadas, mas não arrombadas. Então os xavecos não são em si o problema, mas como os caras fazem.
|
JJJ Veterano
|
# fev/15
· votar
rcorts elas gostam de serem elogiadas e se sentirem desejadas, mas não arrombadas.
¨Arrombadas¨ é um termo meio forte, né? kkkkkkkkkkkk
|
rcorts Veterano |
# fev/15
· votar
JJJ
É, mas usei propositalmente. Tem uns caras que "chegam chegando" de um modo tão agressivo que o que era pra ser elogio e xaveco passa a causar medo nas meninas. Kkkkkk.
|
Ninarock Membro Novato |
# fev/15
· votar
MauricioBahia A mulherada só quer saber de cantar (pra aparecer e ficar poderosa) e comprar sapatos novos (pra ficar lá no alto). Pronto, falei. #theVoice #ManoloBlahnik
Aguardo os tomates.
Primeiro cara, eu odeio salto! Então esse argumento aí de ficar lá no alto já era! :P Eu curto cantar, e curto tocar. #primeirotomate
Penta_Blues Isso é "culpa" do nosso camarada Alex guitar man que não convenceu a digníssima a responder a enquete...rsrsrs
Ele convenceu.Deu um pouco de trabalho porque estou em época de TCC na faculdade, então se eu entrasse aqui, ia querer ficar o tempo todo, e esqueceria o trabalho facinho. Prazer :) E só pra constar eu amo a Lzzy Hale e me idetifico, porque ela sempre canta E toca. Reparem, difícil ver show que ela está apenas cantando. Chega a ser engraçado ver ela perdida sem a guitarra kk
|
Ninarock Membro Novato |
# fev/15
· votar
Buja Quanto a esse problema cultural, tenho tambem que dizer, culturalmente, que a mulher ja nasce num berço meio que preparado para ter "vida de mulher".
Senti isso na pele quando pedi uma guitarra de presente de Natal, aos 12 anos, e meu pai respondeu que "isso era coisa de muleque!"
|
MMI Veterano
|
# fev/15
· votar
Ninarock
Quer dizer que é você que proibiram de xavecar aqui???
É bom a galera ficar atenta, né? Kkkkk
|
MauricioBahia Moderador |
# fev/15
· votar
Ninarock
Rá! A ideia era provocar revolta pra ver se as meninas apareciam.
Wellcome!
;)
PS. Tomate recebido!
|
Lelo Mig Membro
|
# fev/15
· votar
renatocaster
Pô cara, este link que você postou é pequeno mais diz muito!
Ninguém comentou a voz dela, neguinho já foi pedindo Skype...., se a conversa tivesse durado mais dois post o cara já tava pedindo prá ela tirar a blusa.....tá de sacanagem!
Tudo bem xavecar é um direito.....mas cara... que moleque desesperado...kkkkk.
|
nichendrix Veterano
|
# fev/15
· votar
Alex guitar man Isso é verdade, mas não existe ainda um explicação cientifica pra isso
Cientifica não, mas a grande maioria das baixistas que conheci e ou famosas que vi dando entrevista sempre respondem duas coisas, uma é que elas sentem a vibração do baixo na barriga e isso dá a ela uma sensação agradável por algum motivo (cada uma dá um motivo porque gosta, logo...) outra porque em geral há sim um estigma com a guitarra e uma pressão maior, não só existe a coisa de ser socialmente visto como coisa de "menino", como também há uma pressão maior por desenvolvimento rápido e um exibicionismo que uma parte considerável das mulheres aparentemente não se sente muito confortável.
Lembro de uma vez conversando com a Ana Vidovic que é uma grande violonista erudita e ela sempre fala que era quando começou os estudos mais formais tinham outras meninas, mas elas foram desistindo no meio do caminho porque exigia-se muito e fazia-se muita pressão sobre elas, muitas vezes exigiam mais que os alunos homens, ela diz que no final dos estudos iniciais dela era a única mulher, em parte porque foi a única que aguentou tanta pressão, talvez porque ela começou bem cedo, já fazia concertos aos 7 anos e essa pressão era algo natural pra ela. Ela diz que sempre que alguma das meninas empacavam diziam que elas deveriam tentar instrumentos mais amigáveis a mulheres como piano, violino, oboé, entre outros.
E na boa, eu conheci ela pouco depois dela se formar em um festival de violão erudito no Piauí, na boa ela tinha 24 anos e tinha mais prêmios internacionais de música que 90% dos guitarristas mega cultuados aqui. Isso daqui é ela brincando com Asturias:
Ninarock
Eu tive duas namoradas que tocavam guitarra, as duas tocavam mais que eu, pelo menos rock and roll e metal davam de 10 a 0 em mim (embora eu quebrasse a perna delas com as bossas e jazz da vida), mas essa coisa de guitarra ser coisa de moleque é pesado viu, elas nunca conseguiram banda pra tocar, e eu que tocava pior elas na época sempre tinha convites pra tocar, não raro quando o clube do bolinha começava a falar de guitarra deixava elas de lado, e muitas vezes eu tinha que meter elas na conversa meio que a força pra elas terem espaço pra mostrar que sabiam do que estavam falando.
Eu só nunca entendi a fixação que guitarrista mulher tem com fritação, já que esse é o ponto em que todas as que conheci concordam que adoram... kkkkkkkkkk
|
JJJ Veterano
|
# fev/15
· votar
Lelo Mig neguinho já foi pedindo Skype
Quem pediu o Skype foi ela! Melhor ela tomar cuidado com a salamagem de costume...
|
Penta_Blues Moderador |
# fev/15
· votar
Boa noite!!!
Ninarock Ele convenceu. Opa! Seja muito bem vinda e viva o Alex por ter te convencido a diminuir o cheiro de suvaco aqui da nossa sala...rsrs Como o nosso camarada MMI disse, é bom a galera prestar atenção e o Alex mais ainda...rsrsrs Brincadeira. Muito bacana a sua presença, tomara que seja proveitoso pra vc e que tenhamos também oportunidade de aprender com vc como é a visão feminina do mundo das seis cordas. Não esquece de responder às enquetes ainda abertas e de comentar os resultados da primeira parte.
E só pra constar eu amo a Lzzy Hale e me idetifico, porque ela sempre canta E toca. Reparem, difícil ver show que ela está apenas cantando. Chega a ser engraçado ver ela perdida sem a guitarra kk Ela fica com uma postura diferente mesmo nos vídeos em que só canta. A vi cantando com Slash, Seether e Amy Lee, mas mesmo sem guitarra a donzela tem uma presença de palco de respeito!
Valeu!!!
|
Ninarock Membro Novato |
# mar/15
· votar
Penta_Blues Obrigada pelas boas vindas! Eu gosto de acompanhar o fórum porque sempre aprendo muito! Finalmente uma Luluzinha no meio de um monte de Bolinhas! kkkk
|
Buja Veterano |
# mar/15
· votar
Ninarock Senti isso na pele quando pedi uma guitarra de presente de Natal, aos 12 anos, e meu pai respondeu que "isso era coisa de muleque!"
Triste né! Talvez nao pegariam tanto no seu pé se tivesse pedido um teclado (mesmo sendo triplamente mais caro).
Eu concordo num mundo de direitos iguais para todos. Mulheres terem e gostarem do mesmo hobby, profissão e reconhecimento. Hoje o cenario ta melhorando bastante. Aqui em BH/MG mesmo, pelo menos eu tenho diariamente a impressão de ver mais mulheres dirigindo que homens. Grande avanço!
Nas empresas tambem, já vejo boa participação feminina nos cargos gerenciais. Coisa boa tambem. O cenario ta mudando.
Agora na musica, ainda vejo esse 'clube do bolinha'. Tomara que mude tambem com o tempo, assim como está nas outras areas.
Keepon rockin ;)
|
nichendrix Veterano
|
# mar/15 · Editado por: nichendrix
· votar
Buja
Outro dia vi uma banda só de mulheres aí em BH que achei legalzinha que só, vi mais ou menos na época do Carnaval, quando fui praí, não lembro mais é o nome.
Aqui em BH/MG mesmo, pelo menos eu tenho diariamente a impressão de ver mais mulheres dirigindo que homens. Grande avanço!
Um grande avanço sim, o paia é que algumas dessas mulheres, ao menos em BH copiaram alguns dos piores hábitos dos homens, quando morava aí, vez por outra aparecia alguma que só podia estar alucinando que estava numa pista de F1... kkkkk
Minha irmã dirige assim, eu só ando com ela rezando pra chegar vivo nos lugares... kkkkk
|