Pegada de guitarrista (pop rock)

    Autor Mensagem
    luizm12henriquem12
    Membro Novato
    # jan/15


    Bem pessoal criei esse tópico por conta de uma dificuldade que tenho
    eu estou aprendo a tocar guitarra, mas o som que tiro é mui feio!! mesmo usando power acordes parece que eu estou tocando violão com distorção..

    Alguma alma caridosa poderia me dar dicas em relação a isso !?!?!?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Cara, você está falando de técnica (pegada) ou de qualidade de som (regulagem de equipamento)?
    Não tem como gravar um exemplo, nem que seja com o celular?

    Filippo14
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    luizm12henriquem12
    Seu problema é de pegada de guitarra ( tecnica + experiencia) ou de timbre?

    luizm12henriquem12
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: luizm12henriquem12
    · votar


    Técnico o meu problema é técnico ...
    e sobre regulagem tbm sera bem vinda a ajuda, pois ainda não tenho pedal e uso apenas a distorção do cubo

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    luizm12henriquem12

    - Técnica só se melhora com treino e exercícios. Neste seu caso, é necessário identificar o problema (só ouvindo e/ou vendo você tocar) para propor alguma correção ou exercício específico. E se for muito novato, paciência.

    - Regulagem requer ouvido e paciência, conhecer seu equipo a fundo para aprender a tirar o melhor dele. trocar de equipo, sem antes conhecer todo potencial e deficiências do seu é o primeiro grande erro a se cometer, e que faz muitos continuarem leigos a vida toda.

    - Pegada. Esquece essa palavra. Isso é para quem tem alguns anos, pelo menos, de experiência e há muito já superou as duas dicas acima.

    Abraço!

    Filippo14
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    luizm12henriquem12
    Distorção de cubo é ruim, vai soar como uma abelha na maioria dos casos. Regulagem é simples, se estiver achando o timbre agudo demais, tira agudos, se estiver achando embolado demais, tira graves. Se estiver achando o som, fechado, coloca agudos, se estiver achando o som xoxo, sem vida, coloca graves. Médios são mais gosto na minha opinião, mas claro tem que ser com bom gosto.

    Para o som sair legal, tenta ver se as notas estão saindo definidas, se você não está apertando o dedo de uma forma que deixe o som abafado ou sem sustain. Powerchord tem a nota mais importante a grave, então toca essa grave com vontade, bate com a mão direita com vontade mesmo, sem querer arrebentar a guitarra, mas sem ser fraco demais. Se as músicas não tiverem powerchords e forem acordes cheios, usar powerchords no liugar vai soar ruim mesmo.

    luizm12henriquem12
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Filippo14
    man obrigado, sou meio novato mesmo to tocando tem apenas 3 meses, Lelo Mig
    Mano o meu problema é o seguinte:

    conheço apenas os power acordes, na hora de fazer algum riff eu não sei :( as musicas ficam xiando como uma abelha e retas sem expressão

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15
    · votar


    luizm12henriquem12

    "to tocando tem apenas 3 meses"

    Por conta própria ou faz aula?

    luizm12henriquem12
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Lelo Mig


    Por conta própria.. e tem um amigo na igreja que me passa algumas coisas. na verdade ele me passa mais a teoria.

    obs: 3 meses na guitarra, já tocava violão antes.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    luizm12henriquem12

    Pra mim o mais importante é você ter um parâmetro. Saber onde quer chegar.. O que não me parece ser o caso...
    Ouça muita música cara... Tenha, antes de mais nada, o som na sua cabeça...
    A guitarra/amp/pedal não faz nada sozinha...
    Ainda que com experiência, se o cara não souber o que quer fazer.. Não sai nada..

    A pergunta é: Que som você quer 'tirar'?

    Quem sabe assim o pessoal possa, com base nos seus equipos, indicar a maneira mais interessante...

    Abç.

    SkyHawk
    Membro
    # jan/15
    · votar


    luizm12henriquem12
    Eu faria assim: começa com uns 2 ou 3 riffs ao invés de tentar tocar uma música toda. Tem coisas bem simples que são bem legais como Smoke in the Water por exemplo. Junto com isso pega os 5 shapes da escala pentatônica e os 2 runs dela e vai treinando.

    Por último escolhe uma música com poucos power chords e vai pegando uma base.

    Se fizer isso com capricho já vai dar uma boa melhorada na levada da mão direita e da digitação da mão esquerda.

    luizm12henriquem12
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    RafaelBernatto
    verdade man vlw pelo conselho :D.. eu curto muito o som do cacau santo e me amarro nos groove, e gosto de ouvir pop rock cristão .. se tiver tempo depois ouve o som da bethel church .. o som que eu quero tirar é um som leve porem com constância e mais puxado pro agudo, isso pro pop rock ... e também as levadas do funk, jaz e blues .... mas o foco é o pop rock mesmo, tocar parecido com os guitarristas da Bethel Church

    luizm12henriquem12
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    SkyHawk
    vlw mano vou dar uma olha la sim :) obrigado pela dica vou da uma estuda :)

    Filippo14
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    luizm12henriquem12
    Não sei se é o seu caso, mas acho besteira ficar preso em música gospel apenas. Dá uma ouvida em Legião, Paralamas, e Titãs eles tinham timbres de guitarras legais até.

    Pelo jeito você já toca violão. Pega umas músicas de violão, tipo "Por Onde Andei" do Nando Reis e tenta tirar um timbre legal de guitarra para uma levada assim. Usa o som limpo e os acordes que você já deve ter aprendido no violão, sem powerchords. Primeiro timbramos o limpo para depois nos preocuparmos com o drive.

    Assim que timbrar o limpo, acredito que os controles de tonalidade serão os mesmo para o drive no seu cubo. Se sim, essa pré regulagem no limpo já pode ser um começo de caminho para regular o drive. Se forem botôes independentes para o drive, coloca tudo no meio e segue aquela dica inicial que eu te passei. Como disseram, é importante ouvir bastante música e saber o timbre que se está procurando.

    A forma de tocar não mexe no timbre de forma direta, mas sua pegada , que vem com o tempo acaba influenciando indiretamente, você começa a entender como seu equipo funciona mesmo e o que fica mais legal ou não fazer com ele e assim o timbre vai saindo. Muita coisa as vezes soa ruim por estar mal tocada e não o timbre feio, o que é muito normal para uma pessoa que começou agora, isso vem com o tempo.

    Abração

    PS: Guitarra desregulada e desafinada as vezes dão umas notas tão feias que parece que o timbre ta ruim de tão desafinada que a bicha fica ahahha.

    luizm12henriquem12
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Filippo14

    Sei que tenho realmente que ver mais musicas além do gospel.. e obg pelas dicas .. vou praticar com certeza.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    luizm12henriquem12


    Cara, pega uns caras como referencia e estude eles. Copie eles, dai quando tu entender essas paradas, vai desenvolvendo sua própria pegada.

    luizm12henriquem12
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    vlw mano cafe_com_leite
    eu vou estudar mesmo, Cacau Santos, Tom Morelo e outros que gosto ai ;)

    luizm12henriquem12
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    vlw mano cafe_com_leite
    eu vou estudar mesmo, Cacau Santos, Tom Morelo e outros que gosto ai ;)

    rcorts
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    luizm12henriquem12
    Bem pessoal criei esse tópico por conta de uma dificuldade que tenho
    eu estou aprendo a tocar guitarra, mas o som que tiro é mui feio!! mesmo usando power acordes parece que eu estou tocando violão com distorção..


    Cara, posso até estar errado, mas acho que você não soube expressar na verdade o problema, ou eu posso ter interpretado à minha maneira o que você disse. Tentei imaginar o que você quis dizer com isso e me pareceu que o problema está na levada rítmica. Por exemplo, quando eu comecei a tocar guitarra (também peguei primeiro violão para aprender) eu meio que só repetia na guitarra as mesmas levadas rítmicas com as quais já estava acostumado no violão.

    Isso acontece muito com quem começa a aprender tocando músicas da Legião Urbana por exemplo. A pessoa pega o Yê yê yê basicão e simplesmente repete esse mesmo ritmo para quase todas as músicas da banda, e ainda para mil e uma outras músicas de pop rock. Mas cada música tem um ritmo próprio, ainda que seja uma leve nuance, uma leve quebra de compasso e etc...

    Enfim, diferentemente das outras dicas acima, mas ao mesmo tempo aproveitando para reforçar as dicas que o Lelo Mig e o Skyhawk te passaram, eu te diria para se preocupar mais com a parte rítmica das músicas.

    Você mesmo falou de groove, e as coisas do Cacau Santos são muito groovadas mesmo, e groove não é nada mais do que uma certa "malandragem" no rítmo, para deixá-lo menos quadrado. Pense nisso e sucesso aí velhinho!

    luizm12henriquem12
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    rcorts
    exatamente mano ...levada ritimica, faltou saber falar isso,vlw pelas dicas ..

    luizm12henriquem12
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    rcorts


    man vc tem alguma dica ai pra tocar musicas lentas na guitarra ?

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Tenha uma boa noção de ritmo.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    luizm12henriquem12
    man vc tem alguma dica ai pra tocar musicas lentas na guitarra ?



    Não tem segredo cara. O cifra club tem muitas video aulas de músicas, te aconselho que busque ver as de músicas que te interessa aprender, pois lá o professor explica minuciosamente os movimentos necessários. O ideal é que você aprenda essas paradas ouvindo, aprendendo sozinho mesmo, mas primeiro é preciso "aprender" a aprender.

    Nos seus estudos, reserve um tempo para treinar a percepção musical, buscando aprender de ouvido a pegada ritimica, a melodia e harmonia da música. Com o tempo tu saca as coisas numa "orelhada" só hehe

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    luizm12henriquem12
    eu vou estudar mesmo, Cacau Santos, Tom Morelo e outros que gosto ai ;)



    Esses caras não são quase nada de pop rock. O cacau Santos tem seu forte em música latina, baião, funky americano etc. O tom morello é um ótimo riff maker de metal e um experimentalista nato.

    Pra pop rock (por curtir cacau santos imagino que tu ouça música gospel) te aconselho que ouça Fernandinho. Linkin Park é uma ótima referencia pra pop rock atual, Radiohead, two door cinema club. São algumas coisas que eu acho interessante com a pegada pop rock.

    luizm12henriquem12
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Vedade, cafe_com_leite, estou buscando isso mesmo ... treinar o ouvido é importante mesmo, estou tentando também deixar a musica com um pouco do que eu gosto.
    exemplo: no caso das musicas lentas eu ouço a original e varias versões no final junto tudo e tento deixar o mais parecido comigo possível.

    rcorts
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    luizm12henriquem12

    Cara, a dica mais oportuna que eu posso te dar é: ao tocar músicas lentas fica muito mais perceptível para o ouvinte quando você se desloca do beat ou quando mastiga alguma nota, em comparação a uma música rápida.

    Em músicas rápidas, se você engasga uma nota ou se desloca levemente do andamento da música o ouvinte ou tem mais dificuldade em perceber, ou pode até mesmo confundir com um "recurso técnico". É óbvio porém que eu estou me referindo a um ouvinte comum (não músico), pois um músico mais experiente muito provavelmente irá perceber que você errou e o quê você errou.

    Então, ao tocar músicas lentas, muito cuidado para arredondar suas frases, limpar o som dos acordes. Enfim, é dedicação total a toda e qualquer nota que vier pela frente.

    desgraça
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    ja que nao consigo abrir um topico sequer sem ser cortado bloqueado arrrrrrrrrrrrrrr. será que posso pelo menos responder ???

    power cord !!?? abafe as cordas com a palma da mão da palheta e alterne entre palhetadas e abafadas...

    tecnica PALM MUTE...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pegada de guitarrista (pop rock)