Tensor descolado dentro do braço

    Autor Mensagem
    yagobraga
    Membro Novato
    # dez/14


    Bom, ja usei a busca e não vi nada como o meu caso.
    A história é longa...
    É o seguinte, comprei uma Tagima Arrow II a uns 5/6 meses atrás, logo no dia levei a um luthier, que fez a regulagem e tal. Porém a guitarra estava sempre trastejando, mesmo após uma retífica completa na escala. Porém eu fui aguentando, até que a um mês e meio atras o trastejo ficou insuportável e liguei pro luthier novamente, que fez outra regulagem e a guitarra ainda continuava trastejando!
    Liguei pra ele de novo, foi a hora que ele achou que eu ja estava de sacanagem... Então levei a guitarra pro meu professor Arício Távora conferir, que disse que realmente a guitarra estava bem "dificil" de tocar por conta do trastejo e percebeu que ela estava com um barulho bem estranho quando se tocava.
    Fui correndo pro luthier saindo da aula e mostrei a ele. De início ele achou que fossem as molas da ponte, mas logo comprei 3 molas Gotoh e colocamos e ainda assim a guitarra continuava a ter aquele barulho, foi a hora que ele disse que o tensor estava poderia estar descolado dentro do braço da guitarra. Deixei a guitarra lá por duas semanas, e ontem ele me ligou e disse que é realmente o tensor.
    Sinceramente, eu entrei em desespero, minha banda começa a gravar no final de janeiro e provavelmente não vou comprar outra guitarra tão cedo, afinal eu não trabalho, só estudo.
    Gostaria de saber se haveria algo a fazer, sendo que o luthier disse que no meu caso só colocando outro braço e os 3 meses de garantia já se foram.
    Obrigado!

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Nessas horas que "ozamigo" vem a calhar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    yagobraga
    Gostaria de saber se haveria algo a fazer, sendo que o luthier disse que no meu caso só colocando outro braço
    Essa é uma opção.
    A outra é trocar o tensor... Tão cara quanto...
    É isso o que dá compra modelos "bizarros" de fábricas pouco confiáveis e não levar a um bom luthier assim que comprar....

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Não acha que é preciosismo afirmar que a Tagima é pouco confiável?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Ismah
    Não, não acho não.
    Conheço a marca desde que o Sr Seiji era seu proprietário, conheci-o pessoalmente e sei de sua competência.
    Infelizmente ele vendeu a marca, inicialmente para a Marutec, sendo consultor técnico dela, depois desligou-se totalmente. A marca decaiu fortemente e tomou decisões muito equivocadas, recentemente contrataram o Marcio Zaganin para ser o consultor técnico, cujo trabalho melhorou certas linhas, mas não foi suficiente...
    Acredite, eu já peguei instrumentos dessa marca com problemas sérios aqui em minha oficina... A última vez foi semana passada, com um modelo fabricado aqui....
    Por isso afirmo isso, e sei do que estou falando...
    Abç

    Rachmaninoff
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    yagobraga
    comprei uma Tagima Arrow II

    Velho, eu ia falar um monte de coisa aqui, mas o Mauricio Luiz Bertola já contou a história. Fuja da Tagima.

    Especificamente para resolver seu problema, como o Ismah falou, essa é a hora de contar com os amigos, cara. Essas coisas acontecem... no final das contas, na sua parte dos agradecimentos no encarte, vai ter um "obrigado Fulano por ter me emprestado uma guitarra, depois que minha Tagima de merda foi pro saco". Não desanime, e boa sorte na gravação.

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Rachmaninoff

    Havemos de ressaltar que gravar com uma Tagima não é algo muito glorioso. Ao vivo ela não difere em 2% de uma de renome, em estúdio o assunto muda.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Tensor descolado dentro do braço


    Issaê, o importante é ter estilo.

    yagobraga
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Pois é, bem que me avisaram sobre a Tagima antes de comprar ela, porém não escutei. Eu estava quase certo de uma Ibanez RG 350 na época, mas ficaria em 3000 reais, a Tagima ficou 800 mais barata... Fora que o braço super fino e o escalope me deixaram bem animado.
    Sinceramente, só me resta comprar outro braço ou apelar pra uma Cort X1 por um bom tempo.
    De qualquer forma, obrigado pessoal!

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    O Luthier descobriu que era tensor depois da milésima vez que você recorreu até ele? Não sei não, mas este cidadão está com cara que não está sabendo o que está fazendo

    Ele não tem que achar que você está sacanagem, ele tem que constatar que seu serviço não ficou bom... Se o instrumento é ruim e de fabricação fraca, ele tem que avisar o cliente sobre os riscos

    Braço com problemas de tensor é algo que deveria ser percebido na primeira vez que foi até ele, o que possibilitaria a troca do instrumento na loja

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Edson Caetano
    O trastejamento pode ser duas coisas: Má colocação de trastes e tensor (ajuste). Se, certos procedimentos nos trastes foram feitos (pelo luthier) e o tensor ajustado, e o trastejamento continuar, aí é sinal de problemas com o dito cujo. A questão é que, nem sempre isso pode ser percebido "de prima", há que passar um certo tempo de "assentamento", à vezes passam-se dias.... E não tem outro jeito: O cliente tem que voltar ao profissional.
    Luthiería não é algo exato, nós também não dispomos de tecnologias avançadas para diagnosticar, apenas experiência e "expertise"...
    Abç

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Entendo sua colocação, mas o relato indica que o rapaz retornou ao profissional diversas vezes, foram feitos diversos procedimentos , até colocação de molas e a vez que ficou duas semanas, sendo apenas neste momento levantada a questão do tensor

    Neste meio tempo, novamente pelo relato, se foram 3 meses e a chance do cliente reclamar sua garantia

    Realmente não tenho muita experiência em lutheria, só conclui o curso da BH, e estou regulando instrumentos em minha loja a um ano somente, mas não acho que eu levaria tanto tempo para chegar no tensor, e veja, eu tenho muito pouca experiência de campo ainda

    Oque eu quero dizer é que a culpa não pode ser somente do instrumento e sua marca, afinal já toquei em dezenas de tagimas muito boas ( e outras tantas muito ruins kkk)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Edson Caetano
    Neste meio tempo, novamente pelo relato, se foram 3 meses e a chance do cliente reclamar sua garantia
    Pois é, na dúvida ele teria que ter feito isso logo....
    Oque eu quero dizer é que a culpa não pode ser somente do instrumento e sua marca, afinal já toquei em dezenas de tagimas muito boas ( e outras tantas muito ruins kkk)
    Concordo, mas que a marca decaiu, isso é fato......
    Abç

    yagobraga
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: yagobraga
    · votar


    Pior que o Luthier que eu levei é considerado uns dos melhores aqui no Sul do Estado do Espírito Santo, até o Anderson Freire deixa instrumentos com ele pra regular.
    Devo ter muito azar mesmo, segunda guitarra que eu tenho problema.

    guitarluiz
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    yagobraga

    Capelline?

    yagobraga
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    guitarluiz

    Ja ouvi falar, mas todo mundo me recomendou Alessandro Magno...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensor descolado dentro do braço