Autor |
Mensagem |
vinisony Membro Novato |
# set/14
então pra aprender a tocar sozinho em casa, é melhor tentar tirar as musicas que a gente gosta,ou é melhor aprender as técnicas, que quando surgir em uma musica já vai saber como fazer e ter facilidade pra tirar a musica ?
|
Cres Membro Novato |
# set/14
· votar
Cara, fazer exercícios pra aprender técnicas é legal e até importante, mas o que realmente importa é tocar músicas, pois é nelas que você vai aplicar tudo o que você aprendeu.
Não existe fórmula mágica pra isso, mas o que eu recomendo é aprender músicas que você gosta que tenham técnicas que você deseja aprender e, se sentir necessário, treinar algumas dessas técnicas a parte para melhor fixação delas.
|
krixzy Veterano |
# set/14
· votar
vinisony Cara, vc precisa fazer as duas coisas, não tem pra onde correr.
|
vinisony Membro Novato |
# set/14
· votar
vlw galera, mas aprendendo 1° as tecnicas vcs não acham que ficam mais facil pegar as músicas ?, claro que não é só ficar treinando tecnicas, + dar um pouco + de atenção pra elas doq pras musicas.
|
Lelo Mig Membro
|
# set/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar
vinisony
Sua pergunta não é muito clara. Vamos esclarecer alguns pontos:
- Se você tirar música de ouvido, você não estará "aprendendo" técnica alguma, ou seja, ainda que aplique determinadas técnicas não saberá o que esta fazendo. (posso falar de "carteirinha" porque iniciei assim).
Então, é importante, que pelo menos de forma autodidata você vá entender o que faz e o porque faz. (posso falar de "carteirinha" porque é como aprendi).
Mas é mais importante ainda entender, que um bom professor corrigirá erros antes de virarem vícios, irá indicar o caminho mais fácil para determinadas aplicações e irá facilitar um bocado sua vida.
Se têm bom ouvido, facilidade em aprender por observação e atenção, se é muito questionador de metodologias e têm problemas com disciplina, o "autodidatismo" é uma boa forma livre de se aprender... mas há um preço a se pagar, que geralmente é uma deficiência técnica em relação a quem estuda formalmente.
Se não se enquadra no perfil acima, estude com um bom professor. Muita gente desenvolveu metodologias e técnicas de estudo e desenvolvimento ao longo das décadas. Existe um caminho das pedras que o autodidata não sabe e só aprende "nadando".
Sou autodidata.
|
Cres Membro Novato |
# set/14
· votar
Concordo com o que o Lelo Mig falou sobre um professor. Um professor que te entenda e saiba o que passar pra você vai ajudar bastante(difícil é encontrar um professor que faça isso hahaha).
PS: Lembrei de uma coisa que o Guthrie Govan falou numa entrevista. Perguntaram pra ele quanto tempo ele estudava e blablabla(pergunta clichê de entrevista de guitarrista). Ele respondeu que não "estudava", só tirava as músicas que gostava e assim foi aprendendo o que ele saiba. Claro que com as músicas ele deve ter acabado estudando várias técnicas e muito de teoria também, visto o tanto que ele toca. Mas achei legal a resposta dele.
|
vinisony Membro Novato |
# set/14
· votar
blz então galera, vlw o/ vou pegar algumas musicas, e estudar algumas tecnicas a parte, e teoria tbm
|
Marc Snow Veterano
|
# set/14
· votar
A melhor maneira é ter um professor decente, que te ensine, sem te enrolar
|
entamoeba Membro Novato |
# set/14
· votar
Também recomendaria um professor...
Mas faço um adendo. Talvez você não se adapte ao professor e se isso acontecer, é preciso saber trocar de professor.
Alguns são mais flexíveis, outros menos, mas todo professor tem crenças sobre como as coisas "deveriam ser". É quase certo que uma parcela dessas crenças seja idiota e não é raro que alguma delas se torne um entrave para o aprendizado.
Tem muito professor por aí mentindo para si mesmo, jurando que os seus alunos desistentes "não levavam jeito para música". Alguns simplesmente não se adaptaram ao método do professor.
|
Lelo Mig Membro
|
· votar
entamoeba
"...professor tem crenças sobre como as coisas "deveriam ser". É quase certo que uma parcela dessas crenças seja idiota..."
Porque a grande maioria confunde "saber tocar" com "saber ensinar".
Todo guitarrista mediano e com certo conhecimento teórico, ou mesmo guitarristas acima da média tecnicamente se julgam aptos a serem professores. E este é o grande erro... saber ensinar é um talento à parte e nada tem a ver com a matéria.
Cansei nessa minha longa jornada de cruzar com "professores", arrogantes, impacientes, donos da verdade e do gosto musical, grosseiros, antipáticos e etc.
|
vinisony Membro Novato |
# set/14
· votar
tipo galera, na vdd eu ja tenho um professor, soq acho um pouco estranho o jeito q ele ensina, ele fica passando somente pequenos solos. aí não sei se só pegando esses solinhos q ele passa vai ser suficiente pra aprender coisas realmente úteis. e ele não passa teoria.
|
John13espindola Membro Novato |
# set/14
· votar
ah cara, não existe isso de "técnicas ou tirar músicas",o legal seria praticar músicas com a técnica que você esta aprendendo, assim se torna melhor e mais " interessante". espero ter ajudado,vlw
|
Lelo Mig Membro
|
· votar
vinisony
Cara, desculpe, não quero jogar shit no ventilador, só dar minha opinião PESSOAL.
Prá mim, professor tem que dar as músicas que o aluno gosta, aplicar a teoria e técnica dentro dessas músicas que o aluno escolheu e se a música for muito difícil ou complexa, iniciar com formas simplificadas da mesma. Se não é capaz de fazer isso, não têm didática ou tem preguiça de preparar material de estudo. É claro que algumas peças ou partes de músicas que o professor ache importantes para o desenvolvimento do aluno têm o seu espaço e se farão presentes, mas têm de dosar, se for só o que ele julga importante e "legal" a aula se torna chata e desestimuladora. É o que eu chamo de pedagogia reversa, ou seja, o aluno cada dia gosta menos e têm menos prazer.
Infelizmente é o que eu mais vejo em "professores", principalmente de guitarra.
|