"Microfonia" (quando coloco a mão no cabo, para) O que seria?

    Autor Mensagem
    Slash_Wylde
    Veterano
    # set/14


    Galera, blz?
    Levei uma guitarra antiguinha num luthier na teodoro.. Quando ela voltou, fica com uma espécie de microfonia quando coloco alguma distorção. (Barulho tipo pííííííí). Quando eu coloco a mão no plug do cabo, a "microfonia" para imediatamente. Quando solto, volta.

    O que seria isso?
    Paguei uma fortuna pro luthier (R$ 350 + 20 das cordas) e voltou com esse problema. (Moro longe de lá, testei na hora, mas o cara colocou o amp no clean).

    Por isso vos pergunto.. Se coloco a mão e para, não tem algum macete pra colocar no plug no cabo ao modo que possa de certa forma substituir minha mão?? rsrs

    OBS:
    - Já testei outras tomadas. Liguei na pedaleira (Zoom G3X) nas mesmas condições com outras 2 guitarras e não aconteceu o ruído.
    - Troquei de cabo, cômodo da casa, liguei a pedaleira direto no notebook (pedaleira sem tomada), etc etc
    - No clean não ocorre.

    Vlwz.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Slash_Wylde
    Mora longe mas tem o telefone dele não? Liga e pergunta ué... Pagou um bom dinheiro o profissional tem que resolver

    Talvez seja necessário nova regulagem do seu set, diminuir o ganho pode ser um começo, posicionar a caixa em outra posição vem na sequência

    JJJ
    Veterano
    # set/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    Coisa esquisita...

    Até onde eu sei, o "apito" geralmente é feedback do ampli ou captador mal parafinado/vagaba tremelicando.

    Só que nenhum desses dois problemas se resolve segurando o cabo!

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Slash_Wylde
    Também para quando você toca nas cordas ou na ponte?

    f14gomes
    Membro
    # set/14
    · votar


    Se não for microfonia exatamente, mas só um barulho, e como, segundo seu relato, o ruído para quando você põe a mão, deve ser aterramento na guitarra ou algum curto. Só revisando a parte elétrica toda.
    Se você pagou isso tudo, imagino que não deva saber mexer, então não vejo outra solução a não ser voltar no luthier.
    Abs.

    Slash_Wylde
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Pois é pessoal, frustrante..
    Quando eu coloco alguma distorção o barulho sai.. e é bem alto ! Quando eu apenas seguro o cabo, o barulho para 100%..

    Fiz um teste ligando a zoom g3x num par de caixas edifier que uso no pc e o barulho continuou do mesmo modo.

    entamoeba
    O barulho sai quando não estou tocando. Se bato um acorde o apito para, mas volta em seguida, além de ficar embaralhado com a distorção.

    OBS: que talvez seja de importância. Esse valor do luthier incluiu a troca dos 4 capacitores..

    Será que tem algo que simule minha mão ali no cabo? rsrs

    Vlwz !

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Slash_Wylde
    Gastou 350 conto para reformar seu instrumento e quer uma gambiarra para resolver kkk, liga para o luthier e marque de retornar, se não for microfonia, é aterramento , pode ter se partido algo aí dentro

    Se tiver coragem abra o escudo e tire uma foto da ligação elétrica dela, aí da para avaliar sua treta

    E sim a gambiarra para parar o barulho é pegar um fio amarrar na ponte e ligar a outra parte na terra ... Mas foge disso

    Nycolas
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Eu aposto todas as minhas fichas no aterramento. Toquei num baixo que tinha esse problema, e num violão Takamine também!
    O macete que usei para cumprir os shows?
    Amarrei um fio PP (Fio normal de eletricidade) no plug encaixado no instrumento e levei ele até a cintura, por dentro da cueca, fazendo aterramento no corpo... Há um aaaaalto risco de ter uma descarga elétrica? Não sei, mas resolveu por um tempo! Depois levei os instrumentos no Luthier, refiz a Blindagem e o Aterramento adequados e o problema parou :)

    Ligue para o Luthier e reclame o problema!
    Abraços

    Cres
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Seu luthier não tem nenhum tipo de garantia? Se sim, quem sabe ele não resolve o seu problema sem cobrar de novo.

    Slash_Wylde
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Obrigado pelas dicas pessoal.
    Mandei email pro luthier e ele não respondeu ainda.. Vou ver se na hora do almoço eu dou uma ligada..

    Atualizo a saga quando tiver alguma posição..
    Edson Caetano
    Você diz ali na parte dos potenciômetros? Posso sim tirar uma foto a noite, mas adianto que a fiação (pelo menos por aparência) está muito boa..

    Pessoal, é muito difícil fazer o aterramento? A blindagem seria nos captadores né?
    A guitarra é uma les paul, se eu tirar aquela capa dos humbuckers, será que resolve?

    Abs..

    Slash_Wylde
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Slash_Wylde
    · votar


    Fala galera..
    Então.. Eu abri a guitarra e percebi que qualquer capacitor que eu encostar meu dedo, o ruído diminui drasticamente. Peguei um fio qualquer de energia, coloquei uma ponta no capacitor e outra ponta segurei com a mão e o ruído pára.

    Tem algum fio, ou lugar para eu soldar pra fazer esse efeito? (anular o ruído)

    Testei o som com um Noisegate (quase no máximo) e parou bastante o barulho, mas a distorção fica muito seca, artificial..
    Quando liguei outra guitarra (Cort) o ruído é parecido com a da lespaul quando fico com a mão no capacitor. (o que eu julgo ser ruído normal, pois é baixo).

    Ouvi falar de um cabo blindado que faria o trabalho de terra. Procede? Alguém conhece?

    Valeu pessoal..

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Slash_Wylde, desistiu de falar com o luthier? Esquece noise gate! Se a guitarra tem um problema, noise gate é "gambiarra"!

    Slash_Wylde
    Veterano
    # set/14
    · votar


    entamoeba
    Luthier não responde email e não consigo falar por telefone.
    Cada vez mais difícil achar luthier bom na Teodoro Sampaio.. Eu conhecia um a uns 5 anos atrás que era fera, ao chegar lá vi que a loja dele virou uma loja de tapetes..

    Desmontei a guitarra novamente e coloquei uma ponta de um fio em um capacitor e a outra na ponte da guitarra e o barulho parou 90%.

    Acredito ser a falta do aterramento das cordas. Problema é que eu não sei se é preciso furar a madeira para passar o fio do capacitor para a ponte, pra tentar fazer sozinho. E estou meio traumatizado com luthier para levar pra fazer o aterramento..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Microfonia" (quando coloco a mão no cabo, para) O que seria?