Mercado/Meio guitarrístico e a sua futilidade total.

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho

Pô velho, direciona toda essa energia pra politica vai!!

Que tal odiar os políticos e instalar umas bombas nos carros desses fdps!!

Acho o seu ponto relevante como quase todos os paises que funcionam essa forma de consumo...

Concordo que tem gente que exagera, que é super influenciado e acaba comprando, comprando e comprando..Mas é assim que vivemos...

Escolher logo a musica e suas ferramentas/ instrumentos pra odiar é muito triste!! Que tal roupas, sapatos, automóveis, joias e tantas outras coisas...

Conta ae, vc nao gasta mais dinheiro com musica e compra oq, que vc diz te deixar muito mais feliz? Comida, cinema, roupas, carros, tenis?? hehehehe!!

R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14
· votar


Muito simples, pegue uma guitarra com um amp vagabundo, e toque uma música, depois pegue uma guitarra boa, com um amp bom e toque a mesma música. Pronto, já sabe porque vale a pena gastar dinheiro com guitarra, isso no caso de quem gosta claro, no seu caso, tanto faz um pedaço de pau com arame amarrado ou uma gibson, nenhuma das duas opções te agrada.
krixzy
Ja tive tudo isso.

Só para ilustrar. Já tive de guitarras:

Fender Mexico Deluxe
Epiphone SG Custom
Gibson SG Studio
Epiphone Les Paul Custom
Fernandes Ravelle Deluxe
ESP M-Series
Kramer Focus 3000
Jackson Soloist
SX SSG
Squier Telecaster Standard
Guitarras Handmade

Pedais:

Muita coisa da MXR/Dunlop e Boss, Alguns da Fulltone, Barber e Line 6, vários pedais chineses.

Pedaleiras:

Boss GT8, Boss GT10, Vox Tonelab LE, Pod X3 Live, V-Amp, Zoom G3, Boss ME70, KORG AX3000, Digitech RP500,

Amps:

Peavey Classic 30w
Marshall VS100
Orange Tiny Terror
Meteoro MGV30
Mesa Boogie Subway Rocket
Laney TF300

Nestas trocas já tive coisa pra caralho. E cheguei a conclusão que estas diferenças subjetivas de timbre não valiam nem um pouco a grana gasta neste troca troca durante todos estes anos. É algo estúpido gastar tanto para atender uma necessidade tão subjetiva e relativa quanto esta. Hoje em dia tenho MUITO menos equipamentos do que está listado aí. Para falar a verdade tenho apenas o básico hoje. E para mim, sinceramente, tanto faz se tivesse tudo isso ou não.

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho
Não sei em que bolha você vivia/vive mas acho que, com exceção de você, ninguem que postou nesse tópico passou da adolescência continuando a achar que teria "reconhecimento". É só pelo prazer de tomar uma gelada com a galera da banda no fim de semana, postar um video no youtube e receber os alertas de que alguém curtiu seu vídeo.

Engraçado que ultimamente o pessoal do meu círculo social tá percebendo que o que não vale a pena é se arrebentar de trabalhar, fazer pós no sabádo a noite pra depois de 10 anos ter um apartamento, carro sedã prata/branco na garagem e casa na praia.

Achei engraçado você falar que sacrificou a vida social pela música... que mundo é esse em que você acha que faz música sem estar envolvido na cena da sua cidade, sair conhecer as pessoas, tocar com uma galera diferente?!??

f14gomes
Membro
# ago/14
· votar


R. Carvalho
eu acho que até um hobby deve ser produtivo. Algo que toma seu tempo, mesmo que seja por diversão, deve ser produtivo de alguma forma.
já me fez gasta muito tempo e dinheiro que poderiam ter sido muito melhor investidos.

Fiquei curioso pra saber o que você vai fazer nos seus momentos de lazer.

Estou com meus instrumentos encostados faz meses, sem vontade alguma de voltar a tocar. Comecei a usar meu tempo e dinheiro para outras atividades,
nunca recuperam seu investimento, nunca tem o valor do seu "trabalho" reconhecido(financeiramente ou socialmente)

Se você não curte mais tocar eu não vejo problema nenhum nisso, muitas pessoas não tocam nenhum instrumento e não tem problemas com isso. E realmente, investir em algo que não te dar prazer é desperdício.
Mas realmente, conte para nós, o que pode ser mais produtivo pra você do que fazer o que se gosta?

AtalaBukas
Membro Novato
# ago/14
· votar


A culpa dessa dificuldade no mercado é, em minha sincera opinião, culpa dos próprios guitarristas. Porque a grande maioria quer simplesmente emular o que os pioneiros já fizeram, quer viver no mundo da fantasia do glamour, das mil e uma guitarras, dos amplificadores super conceituados e a infinidade de pedais. Se quer trabalhar como músico, o melhor a fazer é colocar os pés no chão, acabar com preconceitos, estudar, e muito, pra saber qual a função de um músico na sociedade. Com isso, o sucesso profissional chegará, com certeza. Quanto à fama, ou você precisa se vender a mídia, ou criar algo original, ter uma identidade, o que, certamente, requer um talento artístico, não somente musical.

I am a Vicking
Membro
# ago/14
· votar


renatocaster

Eu acho que o que acontece com algumas pessoas é o seguinte: O lance de tocar guitarra até que começa como um hobby mesmo, só que em algum momento cresce uma expectativa de se tornar algo mais sério. Vc consegue se desenvolver no instrumento, começa a tocar legal, vem alguns elogios de pessoas próximas, aquela coisa toda...Aí começa a investir mais em equipamento, coisa e tal.


Mais ou menos por aí mesmo.Eu sempre quis viver de música desde o início só que isso esta muito difícil, é uma sorte que poucos dão,porque a verdade é esta, não basta tocar bem tem que ter sorte também(rimou). Ainda mais para quem quer fazer arte de verdade e não esta porcariada comercial que a gente vê por aí hoje, neste caso aí que futrincou de vez mesmo.

Porém nem por causa disso eu me arrependi do que já gastei com música na minha vida, até pelo contrario, me sinto feliz com as conquistas que eu tive. Comprar aquela guitarra dos seus sonhos, comprar aquela pedaleira que vc queria, ver a sua própria evolução musical, tocar as músicas dos seus ídolos, é uma realização...Na verdade a pessoa que pensa muito no aspecto financeiro vai ter mais dificuldades para compreender isto.

Quem reclama muito disso na verdade me parece mais dor de cotovelo e frustração do que qualquer outra coisa, e frustração por isso boa parte dos músicos no mundo tem um pouco, só que o importante quando acontece isso é encontrar o verdadeiro motivo que faz você tocar, e não se voltar contra como se quisesse condenar a música.

R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14
· votar


Conta ae, vc nao gasta mais dinheiro com musica e compra oq, que vc diz te deixar muito mais feliz? Comida, cinema, roupas, carros, tenis?? hehehehe!!
ogner
Viajo, compro coisas úteis e necessárias para minha casa e minha família, tenho um padrão de vida bom, tenho meu carro, tenho minhas roupas, tenho o suficiente para ser feliz. Se for para falar de carros, tenis e cia como ostentação, acho meio inválido, visto que tem gente que compra equipamento apenas para ostentar para os outros, o que é algo lamentável e digno de pena. Só digo que esta mudança transformou minha vida da água para o vinho. Acho que teria sido muito mais feliz tendo comprado apenas uma guitarra e uma interface de audio e tocando quando necessário/desse vontade num plugin aqui e ali e ponto final. Gastar tanto dinheiro e tempo nisso, hoje em dia me arrepia.

R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14
· votar


postar um video no youtube e receber os alertas de que alguém curtiu seu vídeo.

Já teve um tempo que eu achava que ser reconhecido por pessoas que eu nem conheço e que nem fazem diferença ALGUMA na minha vida fosse algo do que eu precisava.

Achei engraçado você falar que sacrificou a vida social pela música... que mundo é esse em que você acha que faz música sem estar envolvido na cena da sua cidade, sair conhecer as pessoas, tocar com uma galera diferente?!??

Dos meus amigos, quase ninguém é envolvido neste meio. Quase todos tem seus empregos e não tem ligação alguma com música. Pouquíssimos tem hábito de frequentar os famigerados pubs de rock para ouvir os mesmos clássicos desgastados. Hoje o tempo e dinheiro que gastava com isso, aproveito muito melhor gastando ambos com pessoas que me agregam mais. Sem falar que aqui nesse meio, em BH, era cheio de nego querendo te passar a perna e te foder. Muito rato nesse mundo da música!

ogner
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho
Acho que teria sido muito mais feliz tendo comprado apenas uma guitarra e uma interface de audio e tocando quando necessário/desse vontade num plugin aqui e ali e ponto final. Gastar tanto dinheiro e tempo nisso, hoje em dia me arrepia.

Te entendo perfeitamente!! Foi uma conclusão que vc chegou e, quiça até, sabia mesmo. Talvez ate esse seja o caminho das coisas. Vemos isso aqui mesmo no forum. Muitos, muitos users não compram mais nada e ficam só no VST e são felizes, mais felizes ainda pq não pagam 1 centavo por isso! Oq não é tão legal assim...Mas o mundo e o próprio cenário musical ( mesmo o de guitarra pra ser especifico ) esta mudando mesmo.

R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14
· votar


Fiquei curioso pra saber o que você vai fazer nos seus momentos de lazer.
f14gomes
Viajo, curto uma praia, saio para conhecer lugares novos, assistir uma peça de teatro, ver um filme, ler um livro, mexer com fotografia (Este hobby que teve um gasto infinitamente menor e teve um reconhecimento trocentas vezes maior na minha vida, pura satisfaçao), jogo um videogame, faço cursos, mexo com culinária, passo tempo com as pessoas que me fazem bem, faço exercícios físicos, ESTUDO, foco nos projetos de trabalho. É um tempo que eu não tinha antes, eu perdia e nem sabia que estava gastando tanto tempo nisso.

Enfim... foi fácil fácil pensar numa série de coisas que são muito mais produtivas e satisfatórias hoje em dia!

ogner
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho
Pra vc ver uma grana que eu gastei e pra época/minha idade era MUITA grana pois ia muito da minha mesada, hehe, eram as revistas guitar word e outras gringas em 1990's...Eram extremamente caras e eu comprava sempre...Não me arrependo, mas hoje isso não existe mais....

makumbator
Moderador
# ago/14 · Editado por: makumbator
· votar


R. Carvalho
Se for para falar de carros, tenis e cia como ostentação, acho meio inválido, visto que tem gente que compra equipamento apenas para ostentar para os outros

Ah, mas ninguém nunca comprou um carro/tênis/roupa para impressionar os outros né? Hsahsha!

Vejo você praticamente revoltado com o fato de hobbys não gerarem dinheiro em retorno, mas qual hobby proporciona isso? Música como hobby é caro e não tem retorno. Não é bolsa de valores pra você ficar investindo e colhendo dividendos monetários.

Eu sou da opinião que cada um gasta seu dinheiro como quiser. Se o camarada quer se acabar comprando pedal caro só pra usar no quarto o que eu ou você temos com isso?

Eu vivo de música, mas não de guitarra (a guitarra é hobby, meu dinheiro eu consigo tocando e lecionando com o contrabaixo acústico e o elétrico), e sei que boa parte do mercado é voltado a hobbistas. Não vejo mal algum nisso. Aliás, muita gente enlouqueceria se não pudesse desenvolver um hobby (que pode ser de jardinagem, aeromodelismo, mecânica de caminhões, pintura, desenvolver coleções, etc...).

O que eu vejo é que seu período de hobby na música talvez tenha ficado muito focado em equipamento (como acontece com muita gente) e agora você se arrepende amargamente de uma conduta que no passado gostava. Bem, é a vida... :)

Mas agora eu te pergunto, tirando a questão financeira, os anos que você ficou tocando não te trouxeram mais nada na vida? Nenhum sentimento, relaxamento, bons relacionamentos com outras pessoas, lugares que conheceu, etc... ou seja não te trouxe mais nada além das trocas monetárias?

f14gomes
Membro
# ago/14
· votar


I can't get no satisfaction....

R. Carvalho
Acho que todo "hobbysta" aqui do fórum faz quase tudo isso.
Porém na medida do que é mais importante e depois do que lhe da mais prazer.
Se você tem outras prioridades hoje, sem problemas, seja feliz.
Só não venha aqui por a culpa na música e na paixão que ela desperta em nós.

MauricioBahia
Moderador
# ago/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Se o papo é Hobby, aí não tem dinheiro que pague! hehe

o/

R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14
· votar


Mas agora eu te pergunto, tirando a questão financeira, os anos que você ficou tocando não te trouxeram mais nada na vida? Nenhum sentimento, relaxamento, bons relacionamentos com outras pessoas, lugares que conheceu, etc... ou seja não te trouxe mais nada além das trocas monetárias?

Sinceramente?
Se eu tivesse gasto todo o tempo que gastei com música trabalhando, estudando ou até saindo mais, eu teria ganhado mais cara!

Respeito o ponto de vista de todo mundo, mas para mim, hoje eu encaro isso tudo como um tempo que eu perdi. E deixo aqui de depoimento mesmo como que mudou minha vida tomar outros caminhos!

makumbator
Moderador
# ago/14
· votar


MauricioBahia
Se o papo é Hobby, aí não tem dinheiro que pague! hehe

E hobby bem feito é coisa pra profisssional, não para amadores! Hehe!

krixzy
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho
Cara, pela sua lista, você se preocupava mais em gastar com equipamentos do que em tocar, dessa tua lista ai eu só queria a jackson, acho que vc acabou virando um comprador compulsivo, GAS severa ai, deve ser esse o motivo da revolta, vc xegava a pelo menos testar antes de comprar? Vi coisa ali da sua lista que realmente, estão em um nível bem próximo, não sei pq mudou tanto de instrumento.

Eu não tenho condições de comprar um equipamento top, sou pobre, uso VST's, mas se tivesse grana, me bastaria uma jackson pro, um Mesa Dual Rectifier, um ts 808, e um Wah Wah, mais nada.

ogner
Muitos, muitos users não compram mais nada e ficam só no VST e são felizes, mais felizes ainda pq não pagam 1 centavo por isso!

Eu kkk... até vendi o que tinha, hoje só tenho 3 guitarras, somando as 3 da em média 3 mil reais, vivo feliz com minhas guitarras e meu PC.

makumbator
Moderador
# ago/14 · Editado por: makumbator
· votar


R. Carvalho
Sinceramente?
Se eu tivesse gasto todo o tempo que gastei com música trabalhando, estudando ou até saindo mais, eu teria ganhado mais cara!


É um pouco triste ler isso...pois em tese a música poderia ter te dado muito mais.

Respeito o ponto de vista de todo mundo, mas para mim, hoje eu encaro isso tudo como um tempo que eu perdi. E deixo aqui de depoimento mesmo como que mudou minha vida tomar outros caminhos!

Eu também entendo o seu ponto de vista na questão, apesar de não achar que ele seja válido para todos (na verdade acho que para a maioria das pessoas a coisa funciona de maneira diferente). E no fim das contas você deve fazer o que acha melhor. Pode ser que no futuro você até veja esse período de maneira diferente...ou não! Hehehe!

Van_Lorien
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho
Viajo, curto uma praia, saio para conhecer lugares novos, assistir uma peça de teatro, ver um filme, ler um livro, mexer com fotografia (Este hobby que teve um gasto infinitamente menor e teve um reconhecimento trocentas vezes maior na minha vida, pura satisfaçao), jogo um videogame, faço cursos, mexo com culinária, passo tempo com as pessoas que me fazem bem, faço exercícios físicos, ESTUDO, foco nos projetos de trabalho

Sinceramente, dá pra fazer tudo isso e manter o hobby guitarrístico. Falo isso por mim.

mexer com fotografia (Este hobby que teve um gasto infinitamente menor e teve um reconhecimento trocentas vezes maior na minha vida, pura satisfaçao

Acho que esse é o problema. Tu faz as coisas em busca de reconhecimento dos outros, é isso que te dá satisfação. Se os outros não reconhecerem o que tu fez, parece que de nada fale pra ti.

Acho que o problema não é o mercado ou meio guitarrístico, mas sim como tu encara as coisas.

Abraços!

f14gomes
Membro
# ago/14
· votar


E hobby bem feito é coisa pra profisssional, não para amadores! Hehe!

Ai que as pessoas se perdem e gastam mais do que deveriam kkkk

mas para mim, hoje eu encaro isso tudo como um tempo que eu perdi. E deixo aqui de depoimento mesmo como que mudou minha vida tomar outros caminhos!

parece depoimento de ex-viciado !!!! kkk...

Mas, como tudo em excesso faz mal (até aquilo... kkk) valeu por compartilhar a sua experiência conosco.

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


R. Carvalho

Cara, sem briga, sem guerra... Na paz!

Eu não estou entendendo... Você não toca mais. Você não curte mais se dedicar à música, nem ao menos sair para ouvir. Você disse que é uma perda de tempo e dinheiro se dedicar à música, que hoje aproveita muito melhor a vida agora que está longe disso. Inclusive que tudo tem que dar retorno, especialmente seu tempo e dinheiro. E que é muito mais feliz longe disso. Ok, acho que ninguém aqui pode criticar suas palavras, são suas decisões pessoais. Por outro lado, já foi banido do fórum (de música!!!!), voltou agora depois de uma certa "concessão" dos moderadores, continua dedicando seu tempo para isso mesmo sendo contra os instrumentos e a dedicação à eles, sem receber um puto. Na boa, não dá para entender...

makumbator
Moderador
# ago/14 · Editado por: makumbator
· votar


R. Carvalho
mexer com fotografia (Este hobby que teve um gasto infinitamente menor e teve um reconhecimento trocentas vezes maior na minha vida, pura satisfaçao

Será que daqui algum tempo, após investir e se dedicar na fotografia você também não vai experimentar a mesma sensação que hoje te aflige na música? Principalmente se você começar a gastar cada vez mais na fotografia (que como você sabe, nos níveis tops pode ser tão ou mais caro quanto hobby de guitarra/música)?

Eu já tive esse hobby de fotografia durante um tempo na época da faculdade de comunicação (tive quarto escuro em casa, ampliador, e todas essas paradas). Mas foi há trocentos anos e depois passou. Talvez a música tenha sido assim para você, uma fase.

MauricioBahia
Moderador
# ago/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Fazer as coisas pra buscar reconhecimento de outros, pra mim, é uma aposta arriscada, tendo grana envolvida ou não. A realização pessoal e o aprendizado que a gente leva (das coisas boas ou ruins) é o ponto mais importantes. Ser feliz é tudo.

Quando o dinheiro e "sucesso" são os principal motivos de vida, creio que estamos invertendo seu real valor. Mas, infelizmente, é essa nossa realidade na sociedade capitalista/monetarista na qual que o dinheiro compra tudo.

#zeitgeist

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/14
· votar


Já teve um tempo que eu achava que ser reconhecido por pessoas que eu nem conheço e que nem fazem diferença ALGUMA na minha vida fosse algo do que eu precisava.

mexer com fotografia (Este hobby que teve um gasto infinitamente menor e teve um reconhecimento trocentas vezes maior na minha vida, pura satisfaçao


Juro que você não faz o menor sentido.

O teu ódio do gasto com instrumentos, o problema do teu amigo que se afundou com gastos são gerados, respectivamente, por você e pelo teu amigo. O "meio guitarristico" não tem nenhuma relação com isso. Eu mesmo, nesse ano, desde janeiro gastei nem 2k com instrumentos, isso porque comprei uma ibanez rg8 esses tempos, se não tinha sido só a grana dos encordoamentos. Só no xone e jogos pra ele e pro 3ds gastei o dobro que isso.

Os problemas que você tem com a música são culpa sua que ficou focado em equipamentos e timbres do que pegar a guitarra, sair e tocar. Ir numa feijoada domingão tocar um chorinho, ir num bar de blues ouvir um povo improvisar, ir num bar que toque jazz trocar uma ideia com os musicos.

O mundo ta aí cara, é só sair. Ou não, tem gente que fez a vida, vide robchappers, tocando guitarra no youtube. O que não dá é ficar alisando a guitarra no quarto e achar que vai sair alguma coisa que preste disso.

R. Carvalho
Membro Novato
# ago/14
· votar


makumbator
Eu já mexo com fotografia a uns 6 anos pelo menos :)
Sempre consegui excelentes resultados com equipamentos que me custaram muito menos que eu já gastei com guitarra. Uma DSLR, algumas lentes, um Flash e um Tripé. Fechou!

d.u.n.h.a.
Juro que você não faz o menor sentido.
O mundo ta aí cara, é só sair. Ou não, tem gente que fez a vida, vide robchappers, tocando guitarra no youtube. O que não dá é ficar alisando a guitarra no quarto e achar que vai sair alguma coisa que preste disso.

No dia que Rob Chappers tiver a condição que um engenheiro bem sucedido no mercado tem hahahah
Na real, todos os músicos que eu conheço vão morrer na mesma, sem nunca ter alcançado o real sucesso na vida. Música é um fracasso e um atraso de vida, sou grato por ter saido deste buraco! Fui, passei minha mensagem já!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mercado/Meio guitarrístico e a sua futilidade total.