Preciso de ajuda para uma música.

    Autor Mensagem
    LesPaul54
    Membro Novato
    # ago/14


    Galera, estou tentando fazer a melodia de uma música (é a primeira que tento fazer melodia) e preciso de ajuda.
    Sempre escrevi letras de musicas quando tinha tempo livre mas agora quero fazer uma música em memória de alguém especial, a musica fala sobre amor.
    Já escrevi a letra e agora só preciso da melodia, que estou tendo um pouco de dificuldades.

    Não sei criar dedilhados e combinar acordes e queria umas dicas, não quero fazer uma música agitada mas sim uma lenta. Um exemplo de música que quero igualar é esta - http://youtu.be/Y2RQ8YkqeEU?t=4s
    Algo bonito, calmo, quase silencioso que transmite emoção.

    Espero conseguir terminar esta canção, sinceramente me emociono só de pensar em canta-la um dia e conto com uma ajudinha de vocês =')

    Headstock invertido
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Estude música. Simples assim.

    Pesquise por campo harmônico para saber quais combinações de acordes vão te levar onde você quer chegar. Estude escalas para compor as melodias instrumentais e a linha vocal da música.

    A letra é a parte completamente subjetiva e você já tem. Agora é estudo pra saber, tecnicamente, como transmitir as emoções que se quer transmitir.

    Slowburn
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    LesPaul54

    Meu método de composição é um pouco abstrato e de ouvido, mas também contém alguma teoria enraizada nele. Vou ver se consigo dar uma dica ou outra da esfera mais subjetiva do negócio, até por que o recado do Headstock invertido já esclareceu bem a parte teórica, estude por que ajuda bastante.

    1 - Primeiramente relaxe, se está tenso, num dia ruim e sem a mínima inspiração para compor, ou não force, ou tenta relaxar antes, caso contrário é meio que pedir pra se frustrar (você pode usar a raiva a seu favor, mas aí já é outro caso hahahaha).
    2 - Imagine a música, vai criando ela na sua mente, como você quer que ela fique. Se teve alguma parte que você considerou ideal, vai repetindo ela na sua mente e, o mais importante, GRAVE para não esquecer, nem que seja cantarolando!
    3 - Pegue a guitarra e tente transpor o que você imaginou, no começo é meio difícil, mas você pega o jeito. Saber a teoria ajuda bem aqui também.
    4 - Pra pegar os riffs na hora da inspiração, to sempre com o celular por perto para gravar, tenho uns 200 riffs gravados que alguma hora eu uso... ou não hahaha .
    5 - Não apresse. Começou a ficar mecânico e pouco inspirado? deixa pra outro dia que as vezes vale mais a pena.

    Bom, são dicas bem basiconas de coisas simples mesmo, meio próximo do jeito que funciona pra mim, espero que venha a te ajudar de alguma forma.

    LesPaul54
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Headstock invertid
    Realmente, o estudo é a base de tudo. Comecei a tocar sozinho pois não tinha acesso a um curso mesmo mas vou começar a estudar pela net sobre musica. Vlw manolo o/


    Slowburn
    Vlw mesmo pelas dicas, manolo. É bem assim que faço, imagino a música e tento passa-la para o violão/guitarra mas nunca consigo. Realmente é questão de aprendizado e treino.
    Por mais que essas dicas sejam básicas, como você disse, foram bem uteis. Vlw o/

    GeorgeRoss91
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Algo que me ajuda bastante em uma composição é começar pela harmonia. Se você não possui esse conhecimento teórico, busque estudar campo harmônico ou use sua intuição para compor uma base musical (Acordes). Feito isso, você tenta criar uma linha melódica em cima do que está feito. Use sua intuição e sensibilidade!
    Abraços e espero ter contribuído.

    Endurance
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    LesPaul54
    Velho, o sistema tonal se resume basicamente a I - V, o resto é acréscimo!

    Trabalha primeiro com o mínimo, depois vai acrescentando coisa...tem um ditado no jazz que diz assim:
    "Se você consegue improvisar em um II - V, você improvisa em qualquer coisa"

    E é exatamente isso, se você consegue compor qualquer coisa que seja em um I -V ou II - V, ou I - IV - V, você consegue compor qualquer coisa!

    Espero ter sido útil pra você!
    Qualquer coisa pode perguntar :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de ajuda para uma música.