Eu preciso de ajuda na cripção de uma música Post-Grunge Clique!

    Autor Mensagem
    P.Synyster
    Membro
    # fev/15


    Olha, eu tenho muito interesse em criar músicas de Post-Grunge, parecida com Breaking Benjamin..

    A única coisa que não sei, é o seguinte:

    - Criar melodias nesse estilo.
    - Tipos de acordes que usar nesse estilo (Eis o por quê de eu não saber criar a melodia)
    - Qua tonalidade colocar?

    Eu preciso que vocês me ajudem com isso.. É o campo harmônico do violão que me derrota.. Porque com a voz, eu crio melodias de boa.. x.x Help?

    P.Synyster
    Membro
    # fev/15
    · votar


    Acrescentando alguns detalhes..
    Eu analiso tudo direitinho no campo harmônico, notas maiores, menores, etc. mas não sei como colocar uma sequência nessas notas de modo que forme uma música desse gênero.. Por exemplo vamos pegar a escala de Dó Maior/Lá Menor..

    O primeiro grau dessa escala é Dó
    O segundo grau é Ré
    O terceiro grau é Mi
    O quarto grau e Fá
    O quinto grau é Sol
    O sexto grau é Lá
    O sétimo grau é Si.

    Se eu colocar o primeiro grau, que é dó, e o segundo grau, que é ré, botar em uma sequência não acho que vai combinar numa melodia de Post-Grunge.. Então, o que devo fazer? :I

    Sem xingar, porque eu sou novato nisso, não tenho muito tempo de guitarra.. Obrigado.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/15
    · votar


    P.Synyster

    Pesquise sobre cadências harmônicas.

    P.Synyster
    Membro
    # fev/15
    · votar


    LeandroP

    Pesquisando! Obrigadão amigo. ^^

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    P.Synyster

    Se você está com problemas em compor uma hamonia para determinado estilo, estude as harmonias usadas por músicas desse estilo. Pegue muitas (muitas!) músicas e destrinche a harmonia de todas elas, acorde por acorde. Se deu certo para o Tom Jobim, vai dar certo para você também.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15
    · votar


    P.Synyster

    "Se eu colocar o primeiro grau, que é dó, e o segundo grau, que é ré, botar em uma sequência não acho que vai combinar numa melodia de Post-Grunge.. Então, o que devo fazer?"

    Cara, de boa. Não vai conseguir compor pensando desta forma "regrada e teórica".

    Fui ouvir esta banda, que não conhecia. Não há nada especial ou diferente!

    Quantas músicas neste estilo você toca?

    Delson
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Se eu ajudar, vou ganhar direitos autorais?

    P.Synyster
    Membro
    # fev/15
    · votar


    Lelo Mig

    Na verdade, nenhuma. Apenas essas do Breaking Benjamin. Lelo, é que eu tiro mais som de Heavy Metal, Trash Metal, até mesmo Metal Progressivo (Dream Theater, exemplo) e não consigo fazer melodia de outros gêneros, entende?..

    Não vai conseguir compor pensando desta forma "regrada e teórica".

    Compreendo.. Então, quando eu estiver compondo, devo pensar de que forma?

    Rachmaninoff

    Certo! Obrigado aí pela dica.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15
    · votar


    P.Synyster

    "Então, quando eu estiver compondo, devo pensar de que forma?"

    Cara, vou tentar te explicar (algumas coisas que eu escrever talvez você ache óbvias), mas explicar, aqui por escrito, as vezes é complicado... mas vamos lá.

    Bom, eu não conhecia a banda, então peguei a mais visitada no Youtube, que com certeza você conhece, para servir como base.

    A música é a The Diary of Jane, belê?

    Bom, é um rock 4x4. A sonoridade me remeteu a influências british 80 + pós punk. Na linha de bandas como 3 Days Grace, Papa Roach, também Disturbed e mesmo Green Day.

    Peguei o violão rapidinho aqui, (as guitas originais estão dropadas), não sei se são os acordes corretos, mas dá prá tocar com: Am, F, C, G.

    Ok, onde quero chegar com isso? Com esta progressão de acordes eu toco muita coisa, ou seja, até samba, sertanejo e axé!

    Então (de forma grosseira) descarte a progressão harmônica. Não é ela que define o estilo.

    Então o que eu citaria, de forma geral, como "diretrizes" do estilo? Somente:

    A melodia e alternâncias definidas pelo vocal. Os acordes são colocados (quase que regra geral em qualquer canção), onde a melodia vocal pede.

    Esqueça tonalidade (tonalidade é definida pela região vocal do cantor) e regras de progressão harmônica, ainda que, elas costumem aparecer num certo padrão dentro de um estilo.

    Resumindo:

    A) Você cria uma melodia, uma canção ou assovio nessa linha e harmoniza. Pode ser num violão mesmo. (a coisa esta feita)!

    O que define o "estilo" é o arranjo! São detalhes, nuances:

    - os climas nas guitarras.
    - os timbres e o peso desejável (um Lá Menor natural cheio no violão, soará melhor num power acorde na guitarra num determinado trecho).
    - as palhetadas "batida cortada" de alguns momentos.

    Ou seja, pequenos detalhes. Voce que curte o estilo e provavelmente deve tocar alguns covers, terá recursos para sintetizar isso.

    Não sei se você conseguiu me entender.

    É o tipo de música padrão rock´n´roll, canção, ou seja, se a canção for boa com violão e voz, um bom arranjo só irá melhorar. Se for ruim na voz e violão, arranjo nenhum irá salvar!

    P.Synyster
    Membro
    # fev/15
    · votar


    Lelo Mig

    Você me ajudou bastante. Muito obrigado, Lelo..

    Na verdade, eu irei tocar e cantar (apesar de não cantar muito bem)

    Sobre a minha falta de conhecimento, é que não estudei muito sobre violão, ainda.. Sou novato, como eu disse lá em cima, portanto desculpa! :)

    Eu vou tentar criar a música, vou ouvir mais bandas desse "gênero" e depois vou te enviar a música pronta só com violão e vocal. Mais tarde, quando eu arranjar uma banda (Isso pode demorar um pouco, porque no momento eu tenho 14 anos) eu vou definir o estilo mesmo com o arranjo.. E vou querer sua opinião..

    Obrigado mesmo! :)

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15
    · votar


    P.Synyster

    " é que não estudei muito sobre violão, ainda.. Sou novato, como eu disse lá em cima, portanto desculpa! :)"

    Cara, ser novato não é defeito e estamos aqui para responder dúvidas, na maioria das vezes com base em opinião pessoal, portanto não precisa pedir desculpas de nada, já que você não xingou ninguém...hehehe.

    Mas, te aconselho a procurar estas músicas que você curte na Net, video aulas no Youtube, cifras e etc... e tocá-las.

    Não se preocupe com "Tipos de acordes que usar nesse estilo", porque, neste momento, não é a coisa mais importante e muito menos o que vai fazer você compor.

    Toque !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Eu preciso de ajuda na cripção de uma música Post-Grunge Clique!