Pra quê lock nut em Floyd Rose sem back box?

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14


    Gostaria de convidá-los a uma reflexão...

    Recentemente troquei a ponte da minha Ibanez por uma Floyd Rose Original e, para colocar o EVH D-Tuna, instalei um bloco para travá-la para trás. Ou seja, minha guitarra funciona como se não tivesse back box.

    Pra regular o EVH D-Tuna, eu tenho que levantar todo o parafuso de microafinação da mizona para que o D-Tuna possa ter o seu curso de movimento livre. Porém, se dá uma desafinada na corda, lá vou eu desparafusar o lock nut, afinar pela tarraxa, travar o lock nut de novo... aí pensei: "Pô, a guitarra não tem back box útil, porque não soltar o lock nut de todas as cordas e ser feliz?"

    Comecei a experimentar isso agora. Alguém já experimentou fazer isso? Dissertem!

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Cara, tem guita com ponte fixa e locking nut. É pra dar realmente mais estabildade de afinação, principalmente se o caboclo é chegado numas afinaçoes mais baixas.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    d.u.n.h.a.
    Faz sentido, concordo com você. Mas como no meu caso a ponte é bem parruda, acho que não perco tanto em estabilidade de afinação soltando o lock nut.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Para ter (quase) a mesma estabilidade de um locking nut, você deveria ter tarrachas com trava. O problema aí é que a corda está enrolada na tarracha, e bends exagerados vão fazer com que ela se mexa, mudando de lugar e desafinando. Isso acontece com qualquer guitarra, mas é mais pronunciado em pontes flutuantes, quando a alavanca é usada.

    Dá pra usar sem as travas sim. O grande problema das floyds é justamente essa mão de obra que ela dá. Se não está desafinando, deixe o nut sem as travas e pronto.

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    erico.ascencao

    Mesmo não tendo backbox, ao usar a floyd sem trava voce acaba fazendo com que a corda enrolada na tarraxa se mexa (afrouxe) e quando volta a floyd, a corda pode não voltar do jeito que estava desafinando a guita como comentou o Rachmaninoff. Para usar o seu d-tuna sem precisar mexer muito no parafuso da microafinação, perca um tempo para fazer com que a mizona fique afinadinha com o parafuso totalmente solto. Na minha, eu deixo a mizona levemente fora de afinação pra baixo, ai quando aperta o nut ela sobe um pouco e afina. Aí não precisa ficar soltando o locknut toda hora que vai usar o d-tuna, inclusive isso tira completamente o propósito dele...

    Headstock invertido
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Floyd sem back box já é algo que considero um "desperdício". Ao meu ver, a alavancada pra trás é o maior brilhantismo de uma floyd. Sem ele, o que sobra é a micro-afinação e a estabilidade da mesma. E o lock nut faz parte desse processo.

    Sem back box e sem lock nut, uma floyd se torna praticamente uma máquina de dor de cabeça apenas. Seria melhor usar uma ponte tremolo comum de alta qualidade + um bom jogo de tarraxas com trava.

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    erico.ascencao
    É simplesmente pra aumentar a estabilidade da afinação, pois assim as tarraxas param de interferir na afinação. Acho que vale tu fazer o teste de afinar ela, tocar dando uns bends e alavancadas por um período X sem o locking nut e depois fazer a mesma coisa com ele. Acho que só assim pra saber efetivamente se tem diferença.

    Headstock invertido
    Concordo. Quando eu mandei fazer minha guitarra fiquei na dúvida entre colocar Floyd Rose recessed ou não. Como eu dificilmente usaria a alavanca para trás, ao invés de Floyd, optei por uma ponte de dois pivôs Hipshot, com tarraxas com trava da mesma marca e nut Graphtech. A estabilidade da afinação é ótima e a ação da alavanca é praticamente como uma Floyd.

    Abraços!

    krixzy
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Headstock invertido

    Floyd sem back box já é algo que considero um "desperdício". Ao meu ver, a alavancada pra trás é o maior brilhantismo de uma floyd. Sem ele, o que sobra é a micro-afinação e a estabilidade da mesma. E o lock nut faz parte desse processo.

    Sem back box e sem lock nut, uma floyd se torna praticamente uma máquina de dor de cabeça apenas. Seria melhor usar uma ponte tremolo comum de alta qualidade + um bom jogo de tarraxas com trava.


    x2

    sempre achei essa coisa de travar floyd um grande desperdício.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Headstock invertido
    A tal "alavancada para trás pode ser um recurso estilístico, mas é só (boa música não é produto de meros recursos estilísticos).
    Do ponto-de-vista luthierístico, tal recurso força o braço (com resultados imprevisíveis) e os pivôs, podendo inclusive levar à remoção abrupta do mesmo ou rachaduras no corpo na região (que é crítica), além de diminuirem consideravelmente a "vida útil" das cordas. Portanto, é algo que DEVE SER EVITADO.
    A presença do "back-box" torna a ponte (tipo FR ou outras), instável, e, ao se arrebentar uma corda, por exemplo, a guitarra não afina mais. "Ao vivo" essa situação chega a ser constrangedora para o músico (e para a banda dele).
    Ou seja: Pontes do tipo FR, mesmo as de qualidade, com o tal "back box" são dispositivos instáveis e com muitos "contras", o que afeta a confiabilidade do instrumento e a segurança da execução (mormente "ao vivo").
    O dispositivo foi inventado pelo Sr. Floyd Rose no final dos anos 70 SEM O BACK BOX e com o "lock nut", que mantinha a afinação estável por muito mais tempo; e inclusive é assim que era usado por seu maior divulgador: Edward Van Halen. Usar pontes tipo FR com "back box" e utilizando esse recurso estilístico da "alavancada para trás", não é seguro, e, é usado por músicos profissionais porque eles tem à sua disposição no palco várias guitarras reservas e roadies....
    Abç

    Headstock invertido
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Mas eu não discordei de nada disso.

    Só disse que, ao meu ver, de todos os recursos que uma floyd pode proporcionar, a alavancada pra trás, proporcionada pelo back box, é o único que apresenta um diferencial real ao ponto de compensar ter uma instalada na guitarra. Seja algo que faz bem ou não para o instrumento, a alavancada pra trás é o grande diferencial de uma floyd e o recurso "propagandístico" da mesma nos dias de hoje.

    Se é para utilizar a floyd travada e se beneficiar apenas com a micro-afinação e a estabilidade, acho mais vantajoso utilizar uma ponte tremolo comum e um ótimo jogo de tarraxas com trava, pois o esforço despendido para a regulagem de uma vai ser bem menor que para regular uma floyd.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Headstock invertido
    Eu também não discordei de vc.
    Apenas coloquei os contras desses dispositivos para que jovens iniciantes não fiquem achando que ponte tipo FR é uma "panacéia" ou "a 8ª maravilha do mundo", pois não é....
    Só um detalhe, baseado em minhas concepções, experiência e filosofia de trabalho:
    recurso "propagandístico"
    Propaganda é a arte de mentir sutilmente em proveito próprio....
    Outra coisa:
    Se é para utilizar a floyd travada e se beneficiar apenas com a micro-afinação e a estabilidade, acho mais vantajoso utilizar uma ponte tremolo comum e um ótimo jogo de tarraxas com trava, pois o esforço despendido para a regulagem de uma vai ser bem menor que para regular uma floyd.
    Uma ponte FR, de qualidade, sem o "back box" é mais estável e confiável que uma ponte trêmolo comum com tarrachas de trava. Embora seja mais difícil de trocar as cordas....
    No mais, desculpe a intromissão.
    Abç

    Headstock invertido
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Nada. Foi só mal entendido então. E concordo com tudo que disse.

    Aliás, é o motivo pelo qual detesto floyd rose e sempre passei longe. A dificuldade em executar a troca de encordoamento (que já acho chato em tune-o-matic) e o fato de o maior "barato" da floyd ao meu ver (alavancada pra trás) ser prejudicial à guitarra.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Headstock invertido
    Pódiscrê!
    \o/!
    Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Rachmaninoff
    O que você comentou vale não só para as pontes tremolo flutuantes (vulgarmente conhecidas como Floyd Rose) quanto para tremolos vintage (tanto as de 2 pivôs como as de 6 parafusos). Como a minha ponte está travada para trás e sem lock nut, ela está se comportando praticamente igual a uma tremolo vintage.

    Iversonfr
    Para usar o seu d-tuna sem precisar mexer muito no parafuso da microafinação, perca um tempo para fazer com que a mizona fique afinadinha com o parafuso totalmente solto.
    Aí é que está um detalhe cara: eu tenho que deixar o parafuso de microafinação totalmente levantado na mizona. Se eu usar um pouquinho só o parafuso de microafinação da mizona pra um ajuste fino, o D-Tuna já enrosca no seu movimento de encaixe ou desencaixe. Já tive D-Tuna em outra ponte e não atentava para este detalhe, mas desta vez eu li o manual e descobri que existe esta recomendação.

    Headstock invertido
    Floyd sem back box já é algo que considero um "desperdício".
    Você tem razão, só que em partes. Primeiro que o D-Tuna é um recurso disponível só para as Floyd Rose Original e suas licensiadas. Em segundo lugar, nestas condições em que estou usando (mesmo sem lock nut), eu acho ela mais estável que a tremolo vintage típica das Stratocasters.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Ah, sobre os testes sem o lock nut...

    Venho tocando com a guitarra sem o lock nut e a ponte tem se comportado praticamente como uma ponte tremolo vintage, só que mais estável ao dar as alavancadas. Novamente, credito esta estabilidade à robustez do bloco da ponte. Como esta ausência do lock nut facilita o ajuste do D-Tuna, vou manter este esquema.

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    erico.ascencao
    Primeiro que o D-Tuna é um recurso disponível só para as Floyd Rose Original e suas licensiadas.

    A Hipshot fabrica uma tarraxa que permite a mesma coisa, o nome é Xtender. Tu substitui só a tarraxa da corda que tu quer dropar a finação (até dois tons). Parece ser legal. Custa cerca de US$60,00.

    http://www.ebay.com/itm/Hipshot-GT-2-Guitar-Xtender-Key-CHROME-GT2-LEF T-HANDED-Extender-Detuner-X-tender-/300726596035?pt=Guitar_Accessories &hash=item4604b3b1c3

    O Richie Kotzen usa na Telecaster dele.

    Abraços!

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Van_Lorien
    Interessante... um pouquinho mais complicado que o D-Tuna por si só, mas também válido.

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    erico.ascencao
    Sim, a grande vantagem desse sistema é que pode ser utilizado em qualquer guitarra, independente da ponte dela.

    Abraços!

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Van_Lorien
    Sim, a grande vantagem desse sistema é que pode ser utilizado em qualquer guitarra, independente da ponte dela.

    Isso realmente é bacana, não conhecia esse sistema. A única coisa é que me deu a impressão que ele fica atrapalhando a primeira casa da guitarra quando dropado pra D.

    Apesar do guitarrista do video abaixo ter "fugido" da primeira casa quando afinado em D, aos 0:23 seg fiquei com essa impressão.

    https://www.youtube.com/watch?v=8MLpOiJQ5Jk

    goonies
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    para vc usar um EVH dtuna numa ponte rebaixada:

    1- Trave o bloco da ponte como já fez.
    2- Deixa a microafinação normal, todos no centro.
    3 - Levante a altura da ponte.
    3 - Ficou uma ação muito alta? então coloque um calço no braço para aumentar a angulação.
    4 - Ficou com a ação que deseja? então pode travar o nut.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    goonies
    2- Deixa a microafinação normal, todos no centro.
    De acordo com o manual do EVH D-Tuna, a microafinação da mizona deve estar totalmente levantada. Isto se deve para que o D-Tuna possa se movimentar sem raspar no parafuso.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Bom, mudei em partes de ideia.

    Ontem no ensaio com a minha banda percebi que as alavancadas desafinavam as primas, acredito que devido ao atrito das cordas com a pestana metálica sem a trava. Acabei travando as 4 primeiras cordas, deixando a quinta e a sexta livres só pra facilitar a regulagem do D-Tuna. Desta última forma, a guitarra se comportou melhor nas alavancadas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra quê lock nut em Floyd Rose sem back box?