roller nut x lock nut

    Autor Mensagem
    danilovai
    Veterano
    # jun/05


    porque as stratos geralmente vem com o roller??os dois nao tem a mesma fuinção naum?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    danilovai

    Os dois são completamente diferentes.

    O roller nut (pestana roletada) serve para minimizar o atrito das cordas com o nut, principalmente onde se utiliza a alavanca. Normalmente guitarras dotadas deste sistema também conta com tarrachas com trava.

    O lock not (trava da pestana) serve pra travar as cordas da guitarra previamente afinada pra depois microafinar e segurar a afinação onde também se utiliza a alavanca. Esse sistema comparado ao roller nut tem um ponto negativo porque ele diminui bastante o sustain.

    Passoka
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    danilovai
    Não. São exatamente o opost. O locking Nut trava as cordas não deixando ela se movimentar a partir do nut. O Roller Nut minimiza o atrito entre as cordas e o Nut.

    O resultado das duas é parecido, aumentar a estabilidade da afinação.

    danilovai
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Passoka
    LeandroPanucci
    era isso q eu queria dizer...afinação...

    LeandroPanucci
    como eh sua strato...todos os detalhes tipo tarraxas ponte captadores...to afim de montar uma pra mim...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci
    A sustentação não diminui por causa do "lock-nut" , mas por causa da "flutuação" da ponte apoiada apenas nos pivôs, assim, não existe contato direto entre o corpo e a ponte, diminuindo a "transmissão das vibrações" do sistema.
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    danilovai

    Fotos 01

    Fotos 02

    A minha guitarra é uma Tagima Strato T635-LH.

    As tarrachas são com trava da marca Gotoh

    Os captadores são Di Marzio Steve's Special (ponte) e 2 singles artesanais (meio e braço) com ligações em série e em paralelo.

    O escudo é artesanal (feito por mim) de alumínio.

    A ponte também é artesanal (feita por mim e meu pai) em inox com bloco de latão.

    O meu nut é de latão e o "abaixa-cordas" também é de latão (artesanal).


    Mauricio Luiz Bertola

    Eu achava que ele perdia a sustentação porque o nut trava as cordas entre as tarrachas e a ponte. Então nesse caso você acha que as pontes pra strato com 2 pivôs também tem este problema de sustentação?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Sim, mas é bem menos pronunciado, pois o contato do "corpo" ou "base" da ponte ainda se dá com o corpo da guitarra. Já no caso do uso de "back-box", não, o contato (que aliás é numa superfície bem pequena) é só com os pivôs, que são peças de metal "embuxadas" no corpo.
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Ah, entendi.

    Então no caso uma floyd travada esse problema não ocorreria porque ela teria mais contato com o corpo, né?!

    faz sentido!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    ... tipo aquelas primeiras Squiers com Floyd I, que vinha sem cavidade.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Exato. Mas se tiver o "back-box", mesmo travado não vai dar a mesma sustentação (em princípio, pois as variáveis são muitas) de uma sem o mesmo.
    Abç

    danilovai
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci
    voce um dia me falo que as ponte tipo wilkinso com 2 pivo apenas eram melhor...pq vc nao as usa??

    danilovai
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci
    to na maior duvida pq tipo quero comprar uma tagima e turbinar ela todinha...ai to com medo de comprar ela com espaço de single na ponte...ja soube q chia demai e eh ruim pa distorçao mai forte...talvez uma alternativa seria os tipo jb jr...kal sua opiniao em relação a isso?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    danilovai

    Eu não uso porque a minha guitarra já veio com os 6 furos da ponte convencional. Pra eu colocar uma ponte apoiada sobre pivôs eu teria que inchertar os furos, abrir uma nova furação e colocar buchas, além de pintar depois... dá um trabalhão e fazendo as contas eu vi que não compensa no meu caso, porque não faço aqueles malabares com a ponte... só uso pra vibrato.

    A minha Tagima veio com 3 singles fuleiros que eu já comprei na intenção de substituir eles por outro melhor. Instalei um humbucker na ponte e com o escudo de alumínio e caps blindados a minha guita não produz um ruído... a não ser numa análise mais minuciosa... mesmo assim não percebi nada de ruim.

    danilovai
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci
    mai pra vc...pq por exemplo vopce num colocaria um cap estilo jb jr ao inves de furar um duplo?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    danilovai

    Porque o captador que eu sempre quis instalar na minha guita é o do Steve's Special... animal!

    danilovai
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ok...mai nu geral...voce axa q perde muito o som?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    danilovai

    Como assim? No caso de você instalar um Jb Jr?

    Só acho que vai ficar mais quente o som da guita. Mais com cara de rock mesmo.

    danilovai
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci
    intaum o jb jr fikaria melhor que o jb normal?

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    roller nut + abaixa cordas roletado = muito caro? quanto?

    danilovai
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci
    sua guitarra...se voce usar alavanca ela desafina?

    Johnny B Good
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Como funciona a ponte wilkson? É como se fosse uma ponte vintage tremolo?

    mat_brain
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Eae panucci
    sua guitarra é bem foda, mas a parada mais genial é o Agemiro Valadão hahahahahahahahahahahahaha.

    alias, pq vc botou escudo de aluminio e pra q vc fez outra ponte?
    vlw!

    danilovai
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    algm pode dizer se essas ponte normal sem ser floyd aguenta alavancada sem desafinar?!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    mat_brain

    O escudo eu coloquei pra isolar os captadores de interferências externas. Por exemplo, quando você liga uma guita com um simples drive e tira a mão das cordas ela produz chiado, com escudo de alumínio esse problema não rola. E mesmo assim é bom pra gravações, porque você tem um sinal mais limpo, mais fácil de trabalhar o timbre. Vale lembrar que os meu singles são blindados com uma resina.

    Eu fiz a ponte porque é custa caro uma boa ponte pra canhoto. Eu não vou vender minhas coisas pra comprar uma ponte descente. Uma ponte strato pode custar R$ 60,00, mas é pra inglês ver, porque são muito frágeis e o cromo é uma merda: oxida rápido.

    Optei por contruir uma ponte em aço inox, que não enferruja e tem boa resistência mecânica. Ainda vou polir (que é chato pra cacete fazer isso manualmente) e futuramente dar um banho de titânio (resistente ao atrito e autolubrificante) no carrinho, apenas na área de contato com a corda.

    Os parafusos dos carrinhos também são de inox e não espana como os parafusos comuns porque eles não oxidam.

    Sai mais em conta que a ponte que tem no mercado e eu gostaria de ter. Além do mais tem o tesão de fazer as partes da guita.

    Por exemplo, por que eu pagaria R$ 50,00 num "abaixa cordas" roletado feito nas coxas, se com um teco de latão (sucata), uma lima e uma furadeira eu faço em casa?

    Bravenewworld
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Alguém sabe se esse roller nut é bom???
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-110106303-roller-nut-cromado-pa ra-guitarra-_JM
    E ajuda a não desafinar quando uso alavancadas e bends??

    Thyagw
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Esse tipo aqui é o original e o melhor!
    http://www.fenderusa.com/prodpics/0990812000_lg.jpg

    Bravenewworld
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Thyagw
    e ond eu posso achar ele para comprar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a roller nut x lock nut