Dicas de Limpeza Para Toda a Guitarra

Autor Mensagem
GuitarMa
Membro Novato
# ago/14


De acordo com uma resposta do Bertola a outro membro do fórum eis um breve tutorial do que usar para limpar a guitarra:

1. Corpo:
- Cera de Carnaúba;
- Óleo de Peroba.
Só se o corpo tiver acabamento "natural", sem verniz de poliuretano ou nitrocelulose...

2. Trastes:
- Proteger toda a escala com fita crepe;
- Passar Bombril somente nos trastes;

3. Braço:
- Apenas pano limpo e sêco, eventualmente, lustra-móveis

4. Escala escura sem verniz:
- Álcóol iso, só se houverem crostas de sujeira, daí, é melhor usar Veja mesmo, depois, óleo de peroba.

5. Escalas com verniz:
?

6. Ferragens:
- Óleo Singer;
WD-40 também serve, desde que aplicado com parcimônia e protegendo a madeira exposta...

7. Cordas:
- Limpador / Lubrificador (Dunlop / D'Andreas/similares)
Só "Fast-fret", e pano de algodão limpo e sêco, SEMPRE depois de tocar.

Gostaria que o Bertola ou outros membros experientes se possível luthiers complementassem mais e dessem dicas de materiais para limpeza e como usá-los. Obrigado.

GuitarMa
Membro Novato
# ago/14
· votar


Eu sei que já possui outros tópicos parecidos com esse, mas nada muito completo. Por gentileza amigos experientes, luthiers, ou o próprio Bertola completem esse tutorial de ajuda para uma limpeza segura do nosso instrumento. AJUDA AEW GALERA.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


GuitarMa
Nada a acrescentar.
Abç

Cres
Membro Novato
# ago/14
· votar


E pra escalas claras sem verniz? E ja me disseram que WD-40 serve pra limpar qualquer parte da guitarra, tirando as partes que possuem madeira pura(braço, escala, as vezes headstock,etc).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Cres
E ja me disseram que WD-40 serve pra limpar qualquer parte da guitarra,
Errado....
Só serve para partes metálicas.
Em escalas claras SEM VERNIZ (o que é MUITO difícil de acontecer, óleo-de-peroba).
Abç

111enzo111
Veterano
# ago/14
· votar


[EDITADO PELO MODERADOR]

Regras do Fórum Cifra Club

2. Respondendo tópicos

2.2. Procure postar apenas respostas que possam enriquecer a discussão. Desvirtuamentos de tópicos não são aceitos;

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

FBlues_rock
Veterano
# ago/14
· votar


GuitarMa
Ótimo ter compilado, dicas muito boas do Bertola.
Ferragens, principalmente potenciômetros, inclusive de pedais, uso muito o álcool isopropílico, é o único que não deixa resíduo. Se precisar de algo mais 'forte', uso "limpa contato" (tem em lojas de componentes eletrônicos). Uso frequente de WD40 favorece o acumulo de resíduos, não curto usar...

krixzy
Veterano
# ago/14
· votar


Eu já usei bombril direto na escala pra tirar a sujeira acumulada, mas passando de leve, e no sentindo da madeira, não arranhou a escala, e depois passei olho de peroba, ficou novinha de novo.

Luisfelp FR1
Membro
# ago/14
· votar


Tenho ciência que o álcool isopropílico é bem volátil (da pra fazer a brincadeira do fogo que não queima com ele, usando papel) e difere de outros tipos de álcoois, porém na ausência deste tipo de álcool, pode-se utilizar álcool 70% (muito utilizado pra desinfetar ferimentos), ou algum outro tipo de álcool sem causar alguma dano no instrumento?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Luisfelp FR1
Não. A alta presença de agua nesse tipo de álcool leva à oxidação e a estragar o pot.
Prefira o isopropanol e o spray "limpa-contatos" e EVITE o WD-40 (como o .
FBlues_rock observou.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# ago/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Enfatizando sobre o WD-40.

WD-40 é um óleo e ponto final. Óleo que lambreca e acaba acumulando resíduos com o tempo. É simples assim. Você quer ter a parte elétrica de seu instrumento lambrecado, acumulando poeira, cabelo, etc? Claro que não!

Pra LIMPAR contatos, existe algo específico e óbvio até, que se chama Limpa Contatos. É tão barato, durável e fácil de encontrar que eu não entendo como as pessoas ainda insistem no "quebra galho" WD-40 pra limpar contatos/parte elétrica.

Abs.

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


MauricioBahia

Pra LIMPAR contatos, existe algo específico e óbvio até, que se chama Limpa Contatos. É tão barato, durável e fácil de encontrar que eu não entendo como as pessoas ainda insistem no "quebra galho" WD-40 pra limpar contatos/parte elétrica.

Gambiarra rulez...

Luisfelp FR1
Membro
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu pela dica.

JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


MauricioBahia

As pessoas "insistem em usar" o WD40 por um motivo muito simples: limpeza e conservação de circuitos elétricos (ou algo assim) é um dos "atributos" presentes na imensa lista de propriedades do WD40, que é uma espécie de "bombril" líquido... 1001 utilidades...

Se funciona ou não, isso é outra história. Tem gente que jura que funciona e tem gente que jura que não!

Tava bom pros MythBusters testarem... hehehe

Hammer
Veterano
# ago/14
· votar


Bom eu vou dar minhas dicas aqui:

Boa flanela seca: limpeza diaria após tocar... serve para qualquer instrumento

Parte eletrica: alcool isopropilico (principalmente nos potenciomentros e chave seletora) se antigos e não estiverem legal. Se funcionam bem não passe nada, simples.

Corpo com verniz: dunlop guitar polish
escala e trastes: planet waves ou dunlup lemon oil.
simples assim.

obs: Há mas o preço desses produtos não são baratos... aff deixa de fazer economia porca... esses produtos são próprios para guitarra. Não são aquela receita macabra do luighi de oleo de cozinha com limão... até funciona mas o resultado é bem inferior engordura e fica um cheiro +-


abs

FBlues_rock
Veterano
# ago/14
· votar


Hammer
Já vi essa receita e inclusive já apliquei, mas em escala que não tinha muita dó... hehe
Até que não foi ruim o resultado, mas não indico, além de contraindicar para uma boa escala (é gambiarra).

Pior que os produtos mais indicados nem são caros, como já comentaram, limpa contatos não é caro, idem álcool isopropílico e lustra móveis.
Acho que é mesmo por falta de conhecimento (WD40, por exemplo, muita gente acha que é bom, não é) ou gambiarrice, que eu mesmo já fiz usando a tal "receita da Palmirinha para sua escala".

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Hammer
FBlues_rock
Para escalas escuras não precisa de nada, exceto o bom, velho e superior à qualquer outro produto nacional ou importado: óleo-de-peroba
Abçs

Cres
Membro Novato
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cres
E ja me disseram que WD-40 serve pra limpar qualquer parte da guitarra,
Errado....
Só serve para partes metálicas.
Em escalas claras SEM VERNIZ (o que é MUITO difícil de acontecer, óleo-de-peroba).
Abç


Huummm...
Nesse vídeo o broder fala que pode-se passar o WD-40 no corpo da guitarra, nas ferragens, e pelo o que eu entendi em qualquer lugar que não tem madeira exposta.



Estaria ele equivocado então?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Cres
Sim, está.
Cara, NÃO confie no que vc vê na internet e no you2be.
Veja isso:
https://www.youtube.com/watch?v=HRMM6T725Uw
Vc faria uma aberração dessas por causa do que viu na internet?
Abç

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


Cres

Nesse vídeo o broder fala que pode-se passar o WD-40 no corpo da guitarra, nas ferragens, e pelo o que eu entendi em qualquer lugar que não tem madeira exposta.

Veja bem... Poder, você pode passar até óleo de soja depois de fazer batata frita. Se vai ficar bom ou se é o melhor a se fazer é outra história, desde que não faça na minha.

Em resumo: evite WD-40. Se for usar óleo, prefira óleo Singer nas áreas de atrito apenas. E vai na do Bertola que já explicou como se faz, no qual também assino embaixo que é exatamente o que já foi dito.

Abç

Keith Young
Veterano
# ago/14
· votar


Para os trastes uso cera automotiva, bombril só se tiver muito critica a situação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Keith Young
Cêra automotiva penetra por baixo dos trastes e pode levar a danos no trastejamento. Ademais, penetra nos veios da madeira (escura) deixando feias marcas brancas. Use APENAS bombril. Nada mais.
Abç

Cres
Membro Novato
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cres
Sim, está.
Cara, NÃO confie no que vc vê na internet e no you2be.
Veja isso:
https://www.youtube.com/watch?v=HRMM6T725Uw
Vc faria uma aberração dessas por causa do que viu na internet?
Abç

Putz cara, desculpe a ingenuidade. É que um amigo meu(no qual eu confio, pelo menos moderadamente) me falou que pode passar WD-40 dessa maneira. Então, pesquisei no youtube e vi esse cara, ele fez justamente o que esse meu amigo me falou. e as guitarras em que ele aplicou o produto ficaram brilhando hahaha, aí pensei que tava tudo ok.
E não, nunca lavarei alguma guitarra minha hahaha.

MMI
Cres

Nesse vídeo o broder fala que pode-se passar o WD-40 no corpo da guitarra, nas ferragens, e pelo o que eu entendi em qualquer lugar que não tem madeira exposta.

Veja bem... Poder, você pode passar até óleo de soja depois de fazer batata frita. Se vai ficar bom ou se é o melhor a se fazer é outra história, desde que não faça na minha.

Em resumo: evite WD-40. Se for usar óleo, prefira óleo Singer nas áreas de atrito apenas. E vai na do Bertola que já explicou como se faz, no qual também assino embaixo que é exatamente o que já foi dito.

Abç


Ok cara, obrigado pelo conselho!

Então, só resumindo, caso a paciência de vocês ja não esteja cheia: para a escala e para o corpo da guitarra, óleo de peroba; Para as ferragens, o tal do óleo singer ou WD-40, é isso?

Agradeço desde já pela atenção galera.

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


Cres

O WD40, apesar da sua aparente afeição, tende a grudar mais sujeira, pelo menos ao que me explicaram. Não é um mau produto, lógico, mas tem melhores e deve ser evitado. Na ponte, nas tarraxas abertas etc. prefira óleo Singer quando precisar usar. Se você faz questão do WD40, ele serve para aqueles parafusos que começam a enferrujar, tipo do escudo, você retira, põe num copo ou recipiente plástico e joga o WD40 lá neles enquanto você mexe e faz a manutenção. Depois você limpa os parafusos quando for montar de novo.

Dos produtos para guitarra, se mesmo assim você quiser comprar: O limpador em spray da Martin e da Gibson são muito bons, seguido do da Dunlop. Não use de maneira nenhuma cera de carro em nitro, em poli até pode, mas eu diria que pode ser evitado. O limpador com cera de carnaúba da Dunlop é uma m... não use de maneira nenhuma, nem como experiência. O Glare que um colecionador andou divulgando na net é um bom produto, mas aqui no Brasil vão te cobrar os 3 olhos e eu não dou isso tudo, rs. O óleo de limão da Dunlop é bom, mas o Bertola já disse que tem óleos melhores. Basicamente é isso...

MauricioBahia
Moderador
# ago/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ: Se funciona ou não, isso é outra história. Tem gente que jura que funciona e tem gente que jura que não! Tava bom pros MythBusters testarem... hehehe

O WD vai funcionar num primeiro momento, como qualquer óleo ou mesmo água, hehe. O problema é o pós limpeza, pois o produto oleoso fica lá, agarrado nos contatos um tempão. No final das contas a gente tem que limpar os resíduos de WD e o que ficou grudado nele.

:)

GuitarMa
Membro Novato
# ago/14
· votar


E escalas com verniz? Eu uso qual produto? Óleo de peroba mesmo? Alguém já o uso o kit da Gibson? Se sim, pra que serve cada produto? Desde já obrigado ao Bertola e outros usuários por todos os esclarecimentos.

MauricioBahia
Moderador
# ago/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


GuitarMa: E escalas com verniz? Eu uso qual produto? Óleo de peroba mesmo? Alguém já o uso o kit da Gibson? Se sim, pra que serve cada produto? Desde já obrigado ao Bertola e outros usuários por todos os esclarecimentos.

Cara, tem "n" tópicos sobre isso desde existência do fórum. O próprio Bertola já explicou isso aqui. Vou apenas citar dois, que encontrei na busca:

[limpeza e manutenção] Hidratação da escala - dúvidas e dicas
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/312535/

Mais um, com o respaldo do Bertola:

Limpar escala da guitarra!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/182400/

Bos sorte! ;)

GuitarMa
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: GuitarMa
· votar


MauricioBahia obrigado por colocar os links. Só que nos links que passou não respondem minhas perguntas a respeito do que passar em escalas com verniz e sobre o kit Gibson. Tem vários tópicos como falei anteriormente, mais com informações incompletas ou quebradas em vários tópicos diferentes. Minha intenção é de deixar um tópico com informações completas de como limpar toda a guitarra.

Edson Caetano
Veterano
# ago/14
· votar


GuitarMa
Existem milhares de produtos de diversos fabricantes, no caso do kit Gibson, consiste em 3 frascos, 1 para limpar metais, outro para limpar a parte com verniz, e outro a parte sem verniz, seguindo as instruções do fabricante não tem erro, mas imagino que não vai ser barato isso aí

Para a escala envernizada, porque não usar a velha e boa flanela...

Eu vejo que o pessoal inventa muito, excesso de preciosismos pode é ser prejudicial, o ideal é levar de vez em quando a um luthier competente, de nada vale um instrumento limpinho mas desrregulado ou danificado por gambiarras

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


GuitarMa

Eu tenho esse kit da Gibson. Não entendi a dúvida, os frascos são auto explicativos. O meu é aquele que vem com 3 flanelas e 1 correia. Mas o que importa é o "finish cream".
(o Edson Caetano já explicou também)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas de Limpeza Para Toda a Guitarra