Pesquisa - Viabilidade de produção de circuito soldeless para guitarra.

    Autor Mensagem
    darkanum
    Veterano
    # jul/14


    Olá pessoal. Gostaria da opnião de vocês para um projeto que estou desenvolvendo.
    Sou engenheiro e recentemente andei brincando bastante com o circuito elétrico das minhas guitarras e teve um certo aspecto que me incomodou bastante. Toda vez que ia trocar um captador ou o esquema de ligação do circuito, tinha que soldar tudo de novo, cortar fios, limpar a solda e todo aquele trabalhão novamente.
    Dai para facilitar os trabalhos futuros esquematizei um circuito totalmente sem solda para a guitarra e montei um protótipo funcional. Tomei como base a maneira que a EMG utiliza bornes para plugar os captadores e aquele circuito solderless da Seymour Duncan. Porém, fiz um diferencial muito importante: a plaquinha de circuito possui entrada para até 1 chave seletora(3 ou 5 posições) 3 captadores, 2 tons e 3 volumes. Porém, o jeito que o circuito atua é definido através de jumpers (iguais aqueles de placa mãe de computador).
    Por exemplo: se possuo 2 humbuckers e uma chave de 5 posições e quiser fazer um coil split, apenas encaixo os fios na maneira correta nos bornes e troco um jumper de posição na placa.

    Outro diferencial é que a placa pode ter um circuito opcional de pré-amp.

    Gostaria então da opnião da galera se isso é uma coisa útil, se comprariam e sugestões!

    Obrigado!

    krixzy
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    darkanum
    Tornaria mais prático a troca de captadores, nessa placa poderia ter uma interface pra ligar a guitarra no pc, ou até mesmo um afinador.

    É possível incluir um controle de médios em um knob como os de tone? Seria interessante nos solos dar uma liberada nos médios e depois cortar de novo e voltar pra base.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    darkanum
    Acho que é útil. Mas não fundamental.
    Abç

    darkanum
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    eria interessante nos solos dar uma liberada nos médios e depois cortar de novo e voltar pra base.
    É possível adequar o controle dos médios sim. Aliás, uma ótima sugestão a sua.
    Agora quanto a interface para pc e afinador acho um pouco complicado. Pois a intenção é deixar o circuito bem pequeno para fixar internamente na guitarra e manter o custo de produção baixo.

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Headstock invertido
    · votar


    Pega o protótipo, o projeto e vai logo patentear isso.

    Com você disse, circuitos solderless em componentes de guitarra não são novidade. Mas toda uma placa interna, contendo todas as ligações chave/captadores/knobs, creio nunca terem feito.

    Uma baita mão na roda.

    geronimo.correa
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    darkanum
    Gostaria então da opnião da galera se isso é uma coisa útil, se comprariam e sugestões!


    Eu não compraria, prefiro a emoção de soldar tudo hahaha

    Mas acho que seria útil para quem não tem a mesma opinião que eu, quem não gosta / não tem habilidade pra soldar, e etc... bem interessante. Corre patentear. Abs!

    mogicaqui
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Cumpadre,

    Plano de negócios, o qual inclui a pesquisa de mercado. Tem metodologia pra avaliar a viabilidade de seu projeto.

    Um bom começo é o Empretec do SEBRAE:
    http://www.sebraemais.com.br/solucoes/empretec

    Abraço

    darkanum
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Tem metodologia pra avaliar a viabilidade de seu projeto.
    Opa, valeu cara!

    Eu não compraria, prefiro a emoção de soldar tudo hahaha

    Mas acho que seria útil para quem não tem a mesma opinião que eu, quem não gosta / não tem habilidade pra soldar, e etc... bem interessante. Corre patentear. Abs!


    Sim, mas pensei que para pessoas que não têm muita habilidade com a solda ou para leigos seria bem útil.

    geronimo.correa
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    darkanum
    Sim, mas pensei que para pessoas que não têm muita habilidade com a solda ou para leigos seria bem útil.
    Sim, foi o que disse. Abs!

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Acho que é bastante útil, mas não é fundamental. Como o Bertola disse. Quando vc consegue escolher o captador que deseja, vc coloca ele na guitarra a pronto, não fica trocando mais.

    Acho interessante para um luthier ou outro fabricante para fazer testes com os equipamentos.

    Eu pensaria em uma guitarra com os acessos dos captadores "vazados" na madeira pelo lado de trás e com este seu circuito. Daí o interessado poderia pegar a guitarra e, sem ter que trocar as cordas, poderia saber como fica o som com um determinado captador, como fica o som com outro e etc.

    Acho interessante seu projeto na medida em que pudesse dar opções de ligação em uma guitarra. Imagine uma Strato, com seus 3 knobs e pense na possibilidade de o último knob ser transformado em uma chave seletora rotatória onde alternam-se valores de capacitores de corte de agudos ou circuitos de reforço de médios e graves.

    Dá uma sacada no esquema da guitarra do BBKing que eu acho ter esta chave seletora rotatória que muda alguns timbres. Acho que isso seria uma interessante novidade em uma Strato.

    Dá uma sacada no famoso kit TBX que algumas Stratos possuem, inclusive a minha tem e acho fantástico para solos.

    Pensa nisso aí...

    RaR
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: RaR
    · votar


    Seria isto ?

    http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1781-solderless_escudo _completo_montado_solderless_p_strato_sem_captadores

    clguitar
    Membro
    # jul/14
    · votar


    darkanum
    Acho a ideia ótima.

    Mas acho que o mercado principal para isso seriam fabricantes/vendedores de captadores, não usuário final. Minha experiência com os EMGs foi muito boa, principalmente porque o sistema solderless deles permitia diversas opções, e vinha tudo na mesma caixinha.

    Acho que pouca gente se interessaria em comprar os captadores e o solderless separadamente; deveria ser um diferencial para facilitar a decisão do usuário final de comprar os captadores. Acho q muita gente deixa de trocar de captadores por medo de mexer na solda e porque o serviço de um profissional às vezes é caro demais.

    Algo que seja fácil de montar, com um bom manual, seria fundamental para alavancar vendas de qualquer fabricante de captadores, principalmente se o custo adicional for marginal (num chute, diria até 10 reais a mais em cada par de captadores).

    Aliás, pensando do ponto de vista do fabricante, o que a EMG oferece é impressionante pelo preço: captador, pré-amp, circuito solderless e potenciômetros especiais, jack stereo, tudo feito nos EUA, pelo mesmo preço de captadores "normais" americanos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pesquisa - Viabilidade de produção de circuito soldeless para guitarra.