Pesquisa - Viabilidade de produção de circuito soldeless para guitarra.

    Autor Mensagem
    darkanum
    Veterano
    # jul/14


    Olá pessoal. Gostaria da opnião de vocês para um projeto que estou desenvolvendo.
    Sou engenheiro e recentemente andei brincando bastante com o circuito elétrico das minhas guitarras e teve um certo aspecto que me incomodou bastante. Toda vez que ia trocar um captador ou o esquema de ligação do circuito, tinha que soldar tudo de novo, cortar fios, limpar a solda e todo aquele trabalhão novamente.
    Dai para facilitar os trabalhos futuros esquematizei um circuito totalmente sem solda para a guitarra e montei um protótipo funcional. Tomei como base a maneira que a EMG utiliza bornes para plugar os captadores e aquele circuito solderless da Seymour Duncan. Porém, fiz um diferencial muito importante: a plaquinha de circuito possui entrada para até 1 chave seletora(3 ou 5 posições) 3 captadores, 2 tons e 3 volumes. Porém, o jeito que o circuito atua é definido através de jumpers (iguais aqueles de placa mãe de computador).
    Por exemplo: se possuo 2 humbuckers e uma chave de 5 posições e quiser fazer um coil split, apenas encaixo os fios na maneira correta nos bornes e troco um jumper de posição na placa.

    Outro diferencial é que a placa pode ter um circuito opcional de pré-amp.

    Gostaria então da opnião da galera se isso é uma coisa útil, se comprariam e sugestões!

    Obrigado!

    krixzy
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    darkanum
    Tornaria mais prático a troca de captadores, nessa placa poderia ter uma interface pra ligar a guitarra no pc, ou até mesmo um afinador.

    É possível incluir um controle de médios em um knob como os de tone? Seria interessante nos solos dar uma liberada nos médios e depois cortar de novo e voltar pra base.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    darkanum
    Acho que é útil. Mas não fundamental.
    Abç

    darkanum
    Veterano
    # jul/14