Pesquisa sobre madeiras para corpo de guitarra.

Autor Mensagem
augustoccm
Veterano
# mai/11


Pesquisador de um curso superior de lutheria no Paraná pesquisou cientificamente 9 tipos de madeiras para corpo. Testou elas com as mesas ferragens, mesmo braço e mesmas cordas. Resultado a Madeira do corpo para guitarras não influencia em nada no som. Chocante!!!
Por favor alguém do Paraná pode pegar essa pesquisa e divulgar?

Fonte: Esta passando agora na Globo no programa Globo universidade.

kyo_ryo
Veterano
# mai/11
· votar


Tem o vídeo aqui:

http://globouniversidade.globo.com/GloboUniversidade/0,,8748,00.html

Assistindo...

Deiab
Veterano
# mai/11 · Editado por: Deiab
· votar


O coruja, apelido do Marcos (professor), foi quem construiu o braço da minha frankenstrat, já tinha me falado desse teste quando estava fazendo o trabalho pra mim.
Nunca comentei, porque aqui tem os xiitas por timbre de madeira e eu não poderia provar, mas agora está aí a prova.
Instrumentos sólidos elétricos, não tem influência do tipo de madeira no som.
Fim de papo.
Mogno asiático, alder, basswood, maple, marupá, blá, blá, blá...
Contem outra história agora, eheheheh!!!


[/u][u]

augustoccm
Veterano
# mai/11
· votar


Pelo que vi na tv foi usado o desenho de telecaster com cap. Single na ponte

R. Skipper
Veterano
# mai/11
· votar




Tem o vídeo aqui:

http://globouniversidade.globo.com/GloboUniversidade/0,,8748,00.html

Assistindo...


Clico no link, diz que precisa instalar um plugin e depois diz que "Nenhum plugin apropriado foi encontrado".
Ê, ê... Tem no tubão, não?

Pepe Le P
Veterano
# mai/11
· votar


augustoccm
Maravilha! To trocando o corpo da minha Golden de compensado por quem tiver um corpo inteiriço de mogno! E pago o frete ainda!

R. Skipper
Veterano
# mai/11
· votar


Interessante. Mas e a madeira do braço, não influencia? :)
Agora tem que fazer corpo e captação igual, mas com braços de madeiras diferentes.

Curly
Veterano
# mai/11
· votar


Falo por mim, fiz minhas próprias pesquisas, montando stratocasters idênticas em ferragens e elétrica ora variando apenas o braço, ora variando o corpo. a madeira influencia SIM, não tanto como nos instrumentos acústicos mas tem uma influência nítida e perceptível. a vantagem de vc tirar as próprias conclusões é que deixa de depender das opiniões dos outros, sejam leigos ou profissionais, embora respeite opiniões diferentes...

Pepe Le P
Veterano
# mai/11
· votar


Agora falando sério... eu trabalho com pesquisa e agente ve muita coisa no mínimo duvidosa por aí. Não querendo desmerecer o trabalho de quem quer que seja que conduziu essa pesquisa, mas sair por aí afirmando algo com base em um estudo de um cara é, no mínimo, muito arriscado.

Minha opinião: acho que algumas vezes a diferença de timbre e etc. entre madeiras é de fato superestimado, mas existe (eu já tive há pouco tempo atrás essa nóia das madeiras e timbres e tal, hoje felizmente, estou mais intersado em aprender a tocar). Embora eu nunca tenha tocado em uma guitarra 100% identica a outra (mesmas ferragens, captadores e design) eu sinto uma diferença entre o som de guitarras desplugadas, se essa diferença se deve a outros fatores que não a madeira não posso afirmar.

Por acaso alguém teria como disponibilizar o estudo original? Foi publicado onde?

R. Skipper
Veterano
# mai/11 · Editado por: R. Skipper
· votar


Pepe Le P
Trabalhando com pesquisa, sabe que, infelizmente, a única forma de refutá-lo é provar, também atrávés do método científico, que ele está errado. Eu gostaria, mas não sei nem apontar um lápis com estilete...
Também estou muito curioso sobre o paper dele. Entrei no site do curso, mas está offline.
http://www.et.ufpr.br/index2.php
Gostaria de, além de pedir o artigo, ter questionamentos sobre:
- Foi feito para todas as cordas? Foi considerado para notas que não cordas soltas? Quantas vezes foi tocada cada nota? Qual o método de união/interpolação/sei-lá-o-que entre estas idênticas?
- Qual o nível de "aproximação"? É impossível que tenham sido COMPLETAMENTE idênticas, e sim no nível da percepção humana. Mesmo assim, é bom saber o que foi utilizado.
- Captação ativa ou passiva? Eu como guitarrista iniciante nem entendo disso, mas só pelo significado das palavras já dá para desconfiar que pode ter diferença.
- Aquela máquina de palhetar não tava muito bruta, não? :)
- E... me diz que aquele netbook era só para aparecer na TV e que foi usada uma interface decente no estudo de verdade. Hahaha!
Para trabalho futuro, eu recomendaria (quem sou eu pra isso, mas enfim) que fizesse agora um estudo com mesmo corpo e braços de madeira diferente. Ou então diferenças entre braço em peça única, colado e parafusado. Tem bastante coisa pra pesquisar, bem promissor.

EDIT: Olhando o Lattes, pelo jeito este não foi publicado.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=P8082116

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


Eu queria ver a opinião dos luthiers aqui.

Sei não hein! Madeiras diferentes tem diferentes densidades, e acho que a densidade da madeira influencia sim.
Queria ver como soaria uma Les Paul feita em Alder.

Mas eu ainda queria saber da opinião dos Luthiers aqui, isso pode desmistificar muitos mitos.

Leomju
Veterano
# mai/11
· votar


Pessoal, é assim, pra mim o q vale é a experiência...

Um só post do Bertola aqui... valeria mais que qualquer pesquisa!

Pepe Le P
Veterano
# mai/11 · Editado por: Pepe Le P
· votar


R. Skipper
Lembrando os filõsofos da ciência: Uma afirmação que não é falseada não necessariamente é verdadeira. Mas sem entrar nesse mérito, é muito importante ter visão crítica sobre metodologia utilizada e afrimações feitas além da repetibilidade dos resultados.

Mas enfim, acho que o colega Curly fez uma colocação interessante. Tirar suas próprias conclusões é uma abordagem interessante. Várias opiniões convergentes podem indicar "aproximação da verdade".

Mas no final das contas, o que vale é tocar guitarra, seja com que madeira for!!!

R. Skipper
Veterano
# mai/11
· votar


Leomju

Um só post do Bertola aqui... valeria mais que qualquer pesquisa!

Desculpe, mas o método científico só pode ser refutado pelo próprio método. É o mesmo que diz... Não! Não começarei flamewars.
É melhor esperar informações mais completas do pesquisador. Estou tentando entrar em contato.

Saul Morello
Veterano
# mai/11
· votar


rapaz axo que influencia como disse oo viciado em guarana madeiras diferenstes tem densidades diferentes....como soaria um lp em ash?alder? ou uma tele em mogno? se oos luthiers postarem provelmente vão tirar nossas duvidas...

Curly
Veterano
# mai/11 · Editado por: Curly
· votar


R. Skipper

Desculpe, mas o método científico só pode ser refutado pelo próprio método.

apenas para aqueles que o seguem, meu caro ! A luthieria não é ciência, é uma arte, a maior parte dos conhecimentos aplicados são puramente empíricos. Se alguém duvida disso, então convoque cientistas para construir um violino com sonoridade igual ou melhor que os stradivarius. aliás, quem conseguir isso está milionário...

Valter Bergamo
Veterano
# mai/11
· votar


Algo que temos que analisar sobre a pesquisa é:

Muitas madeiras tem timbre médio. Seria interessante avaliar as 9 madeiras utilizadas, se tem nesse corpo de prova madeiras com timbre graves, médio e agudo.

Outra coisa temos que dar crédito a pesquisa mas não utilizar como regra até que se tenha um estudo mais aprofundado.

Abraço!

R. Skipper
Veterano
# mai/11 · Editado por: R. Skipper
· votar


Curly
apenas para aqueles que o seguem, meu caro
Justo. Concordo plenamente, tanto que também estou cheio de dúvidas.
Mas, se eu ouço uma diferença, você e todo mundo do fórum também encontrasse diferença, por que o método utilizado apresentaria estes resultados? O método deve ser corrigido, então. Todo progresso para melhor entender nosso mundo é bem vindo (pelo menos na minha opinião).

então convoque cientistas para construir um violino com sonoridade igual ou melhor que os stradivarius
Rá! Mas a questão não é essa, e sim se haveria diferença entre dois violinos feitos pelo sr. Stradivarius, um de madeira X e outro idêntico de madeira Y. ;)

augustoccm
Veterano
# mai/11
· votar


Eu fiquei pensand tb que o timbre foi limitado pelo amplizinho e microfone que ele usou para registrar o som.

Valter Bergamo
Veterano
# mai/11
· votar


Curly
R. Skipper

Acredito que a arte tem sua ciencia também. Quando um artesão por exemplo experiemnta novas tecnicas, mesmo não sabendo esta aplicando a ciencia.

Uma coisa é certa, musica e luthieria nao é uma ciencia exata como a matemática, tecnicamente sim, mas não há formulas predefinicdas quanto a isso.

Um ponto tambem, cada um houve diferente do outro, como analisar o que alguem esta ouvindo? E como analisar o timbre. Não basta comparar frequencias apenas.

É um estudo muito longo a ser feito para comprovar ou nao essa realidade que temos imposta pela industria e por nós mesmos sobre o som de cada madeira.

Tem muita variável nisso... um captador melhor que o outro, ai tambem faz diferença.... um cap ruim pode nao dar diferença e um bom sim.... há muitas possibilidades....

No dia a dia do meu trabalho eu percebo sim diferenças sonoras em alguns grupos de madeira.

Como falei a maioria que temos tende ao medio. Poucas com caracteristicas marcantes em grave e agudo.

renansena777
Veterano
# mai/11
· votar


Instrumentos sólidos elétricos, não tem influência do tipo de madeira no som.
Fim de papo.
Mogno asiático, alder, basswood, maple, marupá, blá, blá, blá...




E eu achava que ja tinha lido muita merda no forum de guitarra

Deiab
Veterano
# mai/11 · Editado por: Deiab
· votar


Só pra complementar, ele tinha me contado que isso fazia parte de uma aula, onde todos davam suas opiniões sobre as madeiras puxando pro médio, médio-grave, agudo, e cada um tinha uma opinião.
Depois mostraram o teste com a leitura do computador e os alunos se espantaram com o resultado, pois as diferentes freqüencias emitidas, não eram perceptíveis ao ouvido humano.

renansena777

Só estou comentando um estudo científico feito por professores de uma escola técnica federal com experiência larga em luthieria.

Se eu falei MERDA como você disse, prefiro a opinião dos profissionais habilitados que estudaram pra isso, do que de um sabugo qualquer.

Drinho
Veterano
# mai/11
· votar


Ai é complicado hein...querem me fazer quebrar um negócio que eu acredito há anos....
Uma coisa que pra mim é duvidosa até certo ponto é a madeira para braço, isso é uma coisa minha que eu nunca compartilhei com ninguém porque a tendência é que discordem, pra mim quem é responsável pelo som é o traste dependendo de seu tamanho, mas isso é meu e não faço questão que ninguém concorde. Agora no restante do conjunto temos corpo e captador que há muitos anos nos meus ouvidos têm influenciado muito no som do instrumento, e eu sinto sim diferença, e um monte de gente sente diferença.

tá todo mundo louco então?

rafael_cpu
Veterano
# mai/11
· votar


Interessante a pesquisa.

Seria necessário verificarmos os parâmetros utilizados na comparação entre os sons emitidos pelos diferentes corpos a fim de análise dos timbres (que segundo o professor, são exatamente indiferentes).
Em outras palavras, quais foram os parâmetros utilizados para considerá-los (os timbres) exatamente iguais? São suficientes? Existem outros? E assim por diante.
Tomara que seja publicado o trabalho. E que venham outros contradizendo ou corroborando este.

Agora, verdade seja dita, lindos aqueles corpos de tele um em cima do outro com as variações tão belas das diferentes madeiras.
Vontade de ter todos!

T+

paulinho pc
Veterano
# mai/11
· votar


renansena777
Se eu falei MERDA como você disse, prefiro a opinião dos profissionais habilitados que estudaram pra isso, do que de um sabugo qualquer.


SASSHUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHHHSUAHSUAHSUAHSUAHSUSUAAHS UAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSHHSIAHSHSIAHSIASIAHSIAHSIAHSIAHSIAHSIAHIAHSIAH SIASUASASAHSIAAH
SAUHUA

Foi malz...porém inevitável.

Drinho
Veterano
# mai/11
· votar


sabugo

uhauha essa é nova

renansena777
Veterano
# mai/11
· votar


Deiab
Só estou comentando um estudo científico feito por professores de uma escola técnica federal com experiência larga em luthieria.

Entao da proxima vez fale sobre algo que vc ja tenha testado e conferido pessoalmente, nao saia repetindo asneiras que vc leu em um forum ou uma revista por ai

maspn
Veterano
# mai/11
· votar


nao acredito nisso, tem guitarra que deixa o captador mais agudo, outras mais grave...
nao vai ser um professor com pouca bosta na cabeça que vai mudar o que o mundo inteiro pensa

Tsgk
Veterano
# mai/11
· votar


não faz sentido um cara fica quase a vida toda fica buscando a madeira exata para chegar ao timbre perfeito sendo que a madeira não faz diferença.

juniorguitarman
Veterano
# mai/11
· votar


Sempre desconfiei que mdf era igual ao mogno!!!

uashuashasu isso na minha opinião é furada!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pesquisa sobre madeiras para corpo de guitarra.