Strato e Les Paul - o projeto da guitarra e a produção industrial

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # ago/07 · Editado por: kiki


    Caros amigos do FCC.
    venho compartilhar com voces este esboço de artigo que escrevi hoje. gostaria de todo tipo de critica/sugestao/correção possivel.

    quero tambem informar à aqueles que ainda não sabem, que não sou luthier, e as informações que aplico aqui são da minha pequena incursão nesse mundo da luthieria, apoiados pla minha formação academica (em curso) e pelo debate constante com tantos curiosos e especialistas aqui nesse forum.

    segue abaixo o texto:

    kiki
    Moderador
    # ago/07 · Editado por: kiki
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    Fender Stratocaster e Gibson Les Paul – o projeto da guitarra e a produção industrial

    Vou discutir aqui neste texto alguns aspectos do projeto das duas principais guitarras elétricas solid-body (corpo maciço) produzidas industrialmente, a Fender Stratocaster e a Gibson Les Paul. Projeto no sentido usado em arquitetura e design, como a concepção da forma. Esta comparação entre as duas será apenas do ponto de vista da produção industrial, de modo que as conclusões aqui tiradas não têm nenhuma relação com a sua qualidade sonora.


    Traçando rápido percurso histórico, percebemos uma diferença de início: a Gibson foi fundada em 1902, como uma manufatura de instrumentos acústicos, ainda de maneira artesanal. A Fender foi fundada em 1948, como uma fábrica de instrumentos elétricos, já visando uma produção em massa.

    O surgimento da guitarra elétrica data aproximadamente da década de 30, com alguns modelos Rickembacker, que ainda eram violões com captadores. Até a década de 50 as guitarras elétricas desenvolveram-se em torno dos violões, com caixas acústicas, sendo um dos maiores avanços a criação do cutaway. A Gibson se tornava reconhecida pelas suas guitarras archtop (semiacusticas), com captadores magnéticos.

    Em 1950 foi lançada pela Fender a Telecaster, na época ainda chamada Broadcaster, e uma variação simplificada, a Esquire. O objetivo deste projeto era construir uma guitarra solid-body em escala industrial, a preços acessíveis. Veremos mais adiante algumas inovações deste projeto, mantidos na Stratocaster.

    Em 1952, em resposta ao sucesso da Telecaster, A Gibson lançou a Les Paul, modelo que havia sido desenhado pelo guitarrista homônimo. O guitarrista já havia criado um protótipo de guitarra solid-body, chamado "The Log", que alguns consideram como a primeira guitarra solid-body, e já havia levado esta idéia até a Gibson, mas fora rejeitado. A Gibson fazia questão de ser uma manufatura de instrumentos de qualidade, e considerava tal projeto um desvio de seus princípios. Com o sucesso das Fender Telecaster, o projeto Les Paul foi reconsiderado. Posteriormente a Gibson incorporou a idéia, lançando a SG, e modelos mais ousados de solid-body, como a Explorer e a Flying-V.

    Em 1954 foi lançado pela Fender a Stratocaster, projeto que ainda hoje é considerado um paradigma de guitarra elétrica. Pode-se dizer que esta guitarra é um desenvolvimento da Telecaster, pois incorpora muitas de suas inovações, e introduz algumas melhorias. Os princípios da Stratocaster também foram aplicados nos Precision Bass e Jazz Bass, projetos de baixo também paradigmáticos.


    Para entender as diferenças dos projetos de cada uma, passaremos por alguns itens de cada uma.

    Primeiro vamos analisar o corpo de cada uma. A Les Paul tem um corpo com top abaulado, além de ser de madeira diferente. Para sua produção, é necessário colar as duas partes e, além do corte do formato, é necessário o arredondamento do top. O acabamento das quinas é todo em binding (aquela faixa em toda a borda), deixando a quina viva, mas em outro material, que receba melhor os impactos. Este processo é uma etapa ainda bastante artesanal.

    A Stratocaster por sua vez tem o corpo plano, em uma peça apenas, o que simplifica a produção em escala, pois necessita menos etapas de usinagem. As únicas partes não planas são os chanfros para o apoio do braço e do corpo, introduzidos como uma revisão em relação à Telecaster. A borda do corpo é todo arredondado, na própria madeira, processo que pode ser feito com uma tupia, muito mais rápido que um binding.

    Outra diferença importante é a presença do escudo (pickguard) nas guitarras Fender, que servem como um acabamento. Como o escudo cobre as cavidades da madeira (na Telecaster em duas partes, o escudo e o control plate; na Stratocaster apenas um escudo), é possível trabalhar com alguma folga nas dimensões. Os encaixes de captador, potenciômetros e jacks estão todos no plástico (e no metal, no caso das Tele), que são de usinagem mais fácil, de maior precisão portanto. A Strato ainda simplificou no desenho das cavidades em relação às Tele, mudando o jack da lateral para o escudo, e juntando todos os captadores "à ceu aberto" (fresado) e não por "túneis" (furadeira), resolvendo assim todo o espaço da elétrica em apenas um processo de usinagem.

    A Les Paul não possui um escudo como as Fender, que esconde as cavidades, apenas um escudo que protege das palhetadas (pickguard no seu sentido literal), que pode ser retirado sem prejuízos estéticos, ao contrario das Fender. Desse modo, as cavidades na madeira devem ser mais precisas, para um encaixe exato. Além disso, possui jack na lateral e acesso à elétrica por trás, de modo que são necessárias pelo menos três etapas para a usinagem de todo o espaço da elétrica.


    O braço e a escala também trazem diferenças significativas. A primeira diferença é o tipo de encaixe. A Les Paul é glued-in neck (colado), e a Strato é built-in neck (parafusado). Á parte qualquer especulação sobre a qualidade sonora, estas duas opções trazem diferenças construtivas importantes. O braço parafusado das Fender foi adotado pela maior facilidade de construção e manutenção. Facilita a construção por que a junta não precisa ser exata, ao contrário do braço colado (até hoje ainda é necessário um ajuste fino artesanal para a colagem dos braços das Gibson), e a manutenção, por que permite a troca em caso de algum problema. A Fender também simplificou a construção, transformando o braço em one-piece (uma peça de madeira apenas), ainda que atualmente seja mais comum a escala separada.

    Além disso, o braço da Les Paul é angulado, o que demanda maior precisão, enquanto o da Strato é plano, de modo que, se perde em conforto, ganha em agilidade na produção, uma vez que as máquinas trabalham a partir dos eixos ortogonais.

    Assim como no corpo, o braço das Gibson recebem binding, acabamento novamente dispensado pela Fender. Além disso, a marcação das Les Paul tradicionalmente são trapézio em madrepérola, enquanto a Strato (assim como a Tele) optou pela bolinha de plástico preta, nos primeiros modelos de escala clara em Maple. A bolinha pode ser feita com uma broca simples, enquanto o trapézio é artesanal.

    Por fim, um detalhe interessante: a ponte tremolo da Strato, com seus saddles (carrinhos), permitem maior extensão de ajuste que as ponte tune-o-matic da Les Paul. Inclusive, a tune-o-matic foi introduzida posteriormente ao projeto da Les Paul (1954), que até então tinha uma ponte fixa com Tailpiece, que remonta à sua origem na guitarra semiacústica, e que não permitia ajustes. Mesmo a tune-o-matic permite pouco ajuste, de modo que o posicionamento na construção deve ser mais preciso (levemente inclinado). As pontes da Fender, tanto da Tele quanto da Strato, são posicionadas perpendicularmente às cordas, e o ajuste é feito nos carrinhos, o que permite maior rapidez na produção.


    A partir destes aspectos, fica evidente a diferença de princípios entre as duas Fabricantes. A Gibson, com sua origem manufatureira, preza pela qualidade artesanal, pelo acabamento e conforto, enquanto a Fender partiu da racionalização do projeto, visando uma produção em escala. Atualmente existem tecnologias de produção muito mais avançadas, que permitem uma execução mais rápida e precisa, atenuando muitas destas diferenças aqui apontadas (pense no que significava isto tudo na década de 50). Mas essa opção pela racionalização ou pelo artesanal ainda existe. Não à toa encontramos no mercado um maior número de versões econômicas de Stratos do que de Les Paul. O projeto da Fender permite um maior barateamento, devido à sua simplicidade, enquanto a Les Paul exige alguma precisão a mais, de modo que quando simplificado nas versões econômicas (braço parafusado, corpo plano), é mal visto.

    Alguns tópicos relacionados:
    Historia da guitarra
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/147047/
    Homenagem ao Ramirez (origens do violão)
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/164983/

    vídeos:
    visita à Gibson
    http://www.youtube.com/watch?v=3vARFwbhLOM
    visita à Fender
    http://www.youtube.com/watch?v=aL9fUomMA8Y

    old steel
    Veterano
    # ago/07
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    Ta muito longo.Vou resumir,Fender é Fender,Lespa é Lespa,as duas não combinam,seus donos as vezes.

    RafaS1410
    Veterano
    # ago/07
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    Esse cara acima da pra nota q le bastante, ta mt comprido? --.--
    Gostei do artigo, n sabia dessas paradas, da pra nota q a Gibson eh mt mais artezanal e mais caprichada, so uma coisa, um erinho de portugues mais notorio:
    "Desse modo, as cavidades na madeira devem ser mais precisos..."
    "cavidades deve concordar com o q esta em negrito, portanto eh "precisas", pois cavidades eh uma palavra feminina x^]...

    kiki
    Moderador
    # ago/07
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    old steel
    há, deduziu o assunto sem ler...

    RafaS1410
    huahua... valeu. se a frase vai ficando longa, eu vou perdendo a referencia. faltou uma revisão mesmo.

    desculpem, ficou longo mesmo. quem tiver paciencia de ler, como nosso amigo RafaS1410, eu agradeço.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # ago/07
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    old steel
    Boa Man, quem tem qualquer uma delas liga o ampli com o foda-se no 10, põe um copo de whiskie do lado e manda o pau.

    nao sei
    Veterano
    # ago/07
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    Valeu, interessante a matéria!
    Então as Gibson são mais trabalhosas, e as Fenders tem maior produção indústrial!

    Blackus
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Blackus
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    RafaS1410
    da
    nota
    artezanal
    erinho de portugues

    Uns errinhos de ortografia e acentuação pra ti também. (Note a relação entre o número de palavras e erros de cada um.)

    kiki
    Moderador
    # ago/07
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    nao sei
    hoje em dia isso já ta mais equilibrado.. veja os videos do youtube pra sentir. as fabricas usam CNC (usinagem por computador), da quase na mesma.
    Mas as fabricas mais baratinhas não devem ter desses equipamentos pesados, por isso acabam ficando com as strato mesmo.

    Blackus
    huahuahua. eu nem tinha percebido.
    erar é umano. percistir no herro é burrisse.

    RafaS1410
    Veterano
    # ago/07
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    Blckus
    Na internet eu n uso acentos, o maximo q eu colo"k"o e"h" um H no fim, e olha lah!!!!
    E digito rapido tambem, desculpe, "tambem" tem acento tah????
    artezanal e erinho, sao causas do que eu disse acima, artezanal eh mais grotesco o.O, mas "erinho", falo nada....

    Mode escrever certinho ON

    E fiz essa crítica, (comecei a usar acentos, porque parece que sem eles vocês não entende) construtiva, só para melhorar o artigo do kiki e não pra zuar, visto que é um artigo sério, (comecei a escreve mais lentamente, só para eu não errar e você entender, beleza?), e a questão não tem nada a ver como eu escrevo ou o que eu erro, mas sim com o artigo do nosso amigo, portanto se for comentar algo, faça-o em relação ao artigo e não a mim, OK???
    Desculpe qualquer erro de português no que eu escrevi acima, pois não revisei, também já seria de mais, não é?!?!
    No more....

    Modo escreve "S"ertinho OFFI

    Blackus
    Veterano
    # ago/07
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    RafaS1410
    vocês não entende
    entendem

    Cara, melhorar o artigo é implementar alguma informação desconhecida dele, e não corrigir o português.

    nao sei
    Veterano
    # ago/07
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    Eu vi apenas um pedaço do vídeo da Gibson, minha net é lenta pra carregar videos. Mas deu pra ter uma ídeia de como uma empresa de instrumentos funciona! Da pra ver que já é um processo mais automatizado.

    RafaS1410
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: RafaS1410
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    Blackus
    Na verdade o "endendo" tá certo, o q ta errado eh o vocês, era pra ser so "você" =^\....
    N vo mais responde nada relaciona a isso, pq o topico eh sobre o artigo e não sobre meus erros de portugues....

    Snakepit
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Snakepit
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    kiki

    Bem legal a matéria, boa até pra justificar a enorme diferença de preço entre as duas guitarras. Na minha opinião, a única diferença de qualidade que existe entre as duas guitarras é exatamente o acabamento. Não é que a Fender Strato possua um acabamento porco, pelo contrário, é perfeito, porém muito simples. A Gibson LP tem tampo em maple, binding e mais um monte de "frescuras", que não influenciam na qualidade sonora da guitarra.

    Mas felizmente essa diferença aparece no preço. Ridículo seria se ambas fossem o mesmo preço. Uma Fender American Strato Delxue custa 1200 dólares, enquando a Gibson LP Std custa 2.100 dólares, quase o dobro. Isso sem falar nas Signatures, que da Fender saem por 1500 e da Gibson chegam a absurdos 4.000 dólares.

    Porém na qualidade final do instrumento, plugado no amp, as duas são fantásticas e não existe melhor, só com o gosto pessoal se pode dizer qual é melhor.

    Além disso, o braço da Les Paul é angulado, o que demanda maior precisão, enquanto o da Strato é plano, de modo que, se perde em conforto, ganha em agilidade na produção

    Isso eu não concordo. Pq se perde conforto? A unica diferença é que na fender precisa daquele férrinho no Headstock pra abaixar a corda depois do nut, mas isso não muda nada no conforto do braço.

    Blackus
    Veterano
    # ago/07
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    Isso eu não concordo. Pq se perde conforto? A unica diferença é que na fender precisa daquele férrinho no Headstock pra abaixar a corda depois do nut, mas isso não muda nada no conforto do braço
    Porque a LP meio que encaixa em você.

    kiki
    Moderador
    # ago/07
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    Snakepit
    bom, isso eu digo não por mim, pois não tenho experiencia com LP. mas dizem que as guitarras com braço inclinado para tras, como as lp e as semiacusticas em geral, sao mais confortaveis.

    eu sei que a minha tele eu sempre toco meio de lado, com o braço apontando pra frente, mas não acho desconfortavel nao. e imagino que essa inclinação serve pra ajeitar dessa maneira. foi o que disse nosso amigo Blackus.

    no mais, legal que voce curtiu. bom saber que os preços realmente batem com a minha conclusão. não fiz muita pesquisa de preço das top.
    valeu!

    axleWs
    Veterano
    # ago/07
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    kiki

    aee, gostei de ver, matéria muuuuito show, e bem escrita, bem dividida...
    perguntinha: a idéia de escrever veio da nossa conversa aquele dia?
    tá de parabéns mesmo.

    Snakepit

    a questão do conforto seria pq o braço é mais angulado, ou seja, fica mais perto do nosso corpo, mas é coisa mínima, no entanto ajuda.

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # ago/07
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    Porque a LP meio que encaixa em você.

    só se for em vocês
    guitarra nenhuma encaixa em mim
    lá elezão

    old steel
    Veterano
    # ago/07
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    RafaS1410
    Descobriu a roda meu camarada.

    old steel
    Veterano
    # ago/07
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    Como fã de Fender e Gibson,acho que toda a pessoa que curte esses dois clássicos,já devia conhecer a história dos insrtrumentos.Me expressei mal.

    T-head
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: T-head
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    kiki

    muito legal seu texto, mas pqp do jeito q vc fala parece que Leo Fender era o vilão da história, não se esqueça que são anos de evolução dos processos de produção e os formatos/caracterísitcas da Strato não necessariamente tem a ver com a automação.

    Outro vídeo interessante de ver é o da G&L, a produção é mais artesanal q a da Fender e acho q resume melhor a época de seus criadores.


    axleWs
    Veterano
    # ago/07
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    T-head

    bem lembrado também..

    vale lembra, que a fender foi criada após a avalanche de idéias de Frederick Taylor, o que empurrou ainda mais para uma fabricação automatizada. Já a gibson foi criada antes, então não teve tanta influência.

    kiki
    Moderador
    # ago/07
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    axleWs
    a idéia de escrever veio da nossa conversa aquele dia?
    na verdade são coisas que eu vinha percebendo faz um tempo, desde que comecei minha tele... mas a ficha só caiu naquele dia, quando a gente tava vendo aquele encaixe da lespaul. voce tinha falado que nao achava les paul barata, e eu lembrei que so vejo strato baratinha mesmo (menos de 400 R$).

    vale lembra, que a fender foi criada após a avalanche de idéias de Frederick Taylor
    legal! não tentei nenhuma relação historica, mas deve ter varias... voce puxou mais a sardinha pro lado economico, eu vou puxar mais pro lado industrial de novo:
    outra que eu percebi foi a moda do styling aerodinamico. nos anos 50 nos eua a moda no design era fazer tudo aerodinamico, por causa do aviões supersonicos. os carros parecem aviões, e tudo mais, ferro de passar, radios, eletrodomesticos em geral. e as guitarras tambem. nao à toa a pintura das fenders é igual de carro. só isso já dava outro texto.

    T-head
    mas pqp do jeito q vc fala parece que Leo Fender era o vilão da história
    que nada! eu sou partidario da racionalização na produção industrial.
    mas interessante que voce achou isso, por que eu fiquei com medo de parecer que eu era defensor das fender e tava acabando com a gibson... não to defendendo nem criticando nehuma das duas, só apresentando um tipo de diferença, além das questões musicais.
    acho que o comentário do nosso amigo Snakepit ajuda bem a entender o que eu quis dizer.

    legal o video, muito bom. mas ainda tem uma porrada de maquinas. a marcação bolinha é toda feita sozinho, so na maquina!

    valeu pelos comentarios!

    Snakepit
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Snakepit
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    kiki
    Tem outro detalhe que vc não mencionou. A Fender passou por alguns donos diferentes e algumas graves crises financeiras durante a sua história, que mudaram bastante a estrutura da empresa e juntamente toda a forma de produção/qualidade das guitarras, ao contrário da Gibson. Tanto que existem as Stratos da epóca pré-CBS, que valem uma verdadeira FORTUNA, que são dos anos 50/60 se não me engano, e são consideradas as mais fodas.

    Depois disso ela foi vendida algumas vezes, e na decada de 80 (não tenho certeza da data) mudou novamente de dono e então ela foi estruturada da forma que conhecemos hoje, tirou ela da crise financeira e tornou de vez essa potencia em popularidade e qualidade que conhecemos, novamente, e é assim até hoje.

    Com isso foi criada a linha American para produção em escala top de linha, em Corona na Califórnia, EUA, e criada a fábrica no México para produzir guitarras ótimas, mas sem toda a qualidade das Americans e utilizar a mão de obra barata. Além disso ainda existe a linha Custom Shop que fazem as Stratos top de linha, que são os verdadeiro padrão da industria, essa sim de forma mais artezanal e com todo o cuidado, que são representadas por algumas signatures e os modelos Relics, e essas sim podem ser comparadas um pouco com a forma de produção das Gibson Std.

    E tmb a Squier, que é uma marca separada porém pertence à Fender, que são fábricadas na China (ou algum países desses) pra conseguir preços muito baixos e de qualidade duvidosa, mas felizmente tudo isso se reflete no preço, que é bem acessivel.

    Além de tudo ainda existe os amps Fender, que são verdadeiros Clássicos e excelentes, que fizeram muita história, ao contrário da Gibson.

    To meio bebado então acho que errei um monte de coisa, quem se interessou olha aqui:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fender_Musical_Instruments_Corporation

    kiki
    Moderador
    # ago/07
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    Snakepit
    eu até ja tinha lido alguma coisa sobre as pré CBS, mas não cheguei a aprofundar nisso não. peguei só o surgimento dos projetos mesmo.

    valeu pela colaboração!

    Rômulo_DF
    Veterano
    # ago/08
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    E dá-lhe KIKI

    você poderia ter mencionado, também, o surgimento dos projetos de produção em série das TELEKIKI's

    felicidades meu amigo

    kiki
    Moderador
    # nov/08
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    Rômulo_DF
    hahahaha, não tinha visto seu comentário!
    mais de um ano depois! vale até um up!
    tá sumido hein?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/08
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    kiki
    Até hoje os moderadores não arrumaram o título?????
    Strato e Gibson - o projeto da guitarra e a produção industrial

    ps.: errei no titulo, era pra ser strato e les paul. algum moderador pode arrumar isso?

    kiki
    Moderador
    # nov/08
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    Luiz Almeida
    hahahaha

    na época eu não sabia usar a central de ajuda. agora pedi e mudaram! antes tarde do que nunca!

    valeu!

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