Clube da Guitarra Clean (jazz, blues etc)

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# jul/14 · Editado por: Alex guitar man


Galera, comemorando meu novo status de "veterano" (e agradecendo quem faz isso pra mim) estou fundando esse clube, o Clube da guitarra Clean.

Chega de só ouvir falar de distorção, aqui nos vamos conversar sobre tudo relacionado ao timbre limpos das guitarras, tipos de guitarras, captadores e amplificadores, vamos postar videos e videos sobre esse som que gostamos muito, a guitarra clean.

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


Uma ES em um polytone



Luisfelp FR1
Membro
# jul/14
· votar


Fuzz Club: Não entro
Clube das 7 cordas: Não entro
Clube da Telecaster: Não entro
Clube da guitarra clean: TO DENTRO !!!! \o/

Até que enfim achei um clube que me encaixo! xD

Curto muito tocar, treinar e fazer improvisos com a guitarra clean, acho um máximo, muitas vezes bem melhor do que com distorção, na verdade pra mim melhor que som clean é som com modulação de leve, delay e reverb a la The Edge.
Muito bom é tocar aquele slow blues e sentir aquele feeling que só som próximo do clean proporciona! Além de blues tem o jazz, que não domino muito bem (só sei o básico e alguns licks), por isso só escuto e curto muito :D


Bom vou ilustrar o tópico:
Autumm leaves, um clássico no Jazz


Dire Straits - Sultans of Swing, clássico do Rock, com uma guitarra que chega perto do clean:


Pink Floyd - Another Brick in the Wall, que dispensa apresentações outra com um som mais clean pro gênero:


Viva a o som Clean!!! \o/

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


Meus 2 cents:

http://vimeo.com/68100963

o/

Luis A.
Membro Novato
# jul/14
· votar


Alex guitar man

Boa iniciativa!! Tmb faço parte desse time!!!!

Para contribuição aí vai um Joe Pass !!!!




Rachmaninoff
Veterano
# jul/14
· votar


Mais um para o clube...



Thread original deste vídeo.

cafe_com_leite
Veterano
# jul/14
· votar


Acompharei este tópico, me interessa muito o assunto.

JotaEmidio
Veterano
# jul/14
· votar


Vou me juntar ao clube acrescentando algo...



MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Alex guitar man

Me arruma uma carteirinha desse clube! Tô nessa! kkkkkk

Luisfelp FR1

Fuzz Club: Não entro
Clube das 7 cordas: Não entro
Clube da Telecaster: Não entro
Clube da guitarra clean: TO DENTRO !!!! \o/

No clube de fuzz eu não entro, se entrar de bicão ali vou ser expulso a porrada.

No de 7 cordas é um sonho, queria entrar. A guitarra mais incrível que toquei até hoje foi a guitarra pessoal do Jimmy Foster. Ele quis me vender, eu recusei, ia comprar uma mais tarde e não sabia da doença dele que o levou ao andar de cima. Fiquei sem, na vontade. Até hoje sonho com uma de 7 cordas, depois da aula que ele me deu.

Telecaster... Nem de longe é minha paixão. Não nego que tem seus encantos, tem um som que só sai de tele. Depois de anos e anos de experimentações, depois de ficar no "quase" por 2 vezes (uma Nash e uma Fender vintage), posso dizer que achei uma que se encaixou no que pensava e tenho uma aqui. Acho uma guitarra extremamente difícil de me satisfazer, não sou admirador do modelo, não sei se me credenciaria a entrar no clube. Só se for por causa da tele que é muito bacana, mas não por mim com uma tele.

Mas som limpo... Cara, ficaria horas falando disso e curtindo muito.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Luisfelp FR1
Fuzz Club: Não entro
MMI
No clube de fuzz eu não entro, se entrar de bicão ali vou ser expulso a porrada.

Injustiça! hehe
É bom passear entre os extremos, de vez em quando... são todos bem vindos! :)
A propósito: sem preconceitos com que vive lá passear por essas bandas, certo??

Mas o assunto é esse:




Essa achei absurdo não ter no YT e fiz upload esse ano:


A última não é bem clean, mas se entendi a ideia do tópico, pode ser algo com OD mais leve também, certo?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/14
· votar


Opa...! Tô dentro também!

Ih, rapaz, num é que eu virei veterano também! hahahahaha


Agora é mais um clube a frequentar, além daquele do fuzz, e ainda tem o da teleca, que vou dar as caras assim que comprar uma.

Enfim, ultimamente tenho entrado numa praia de som clean. Todas as últimas jams que participei foram de som clean, quando rola uns improvisos de diversão aqui em casa, na maioria das vezes é com som clean. Tô pirando pra comprar uma semi acústica também.

Alex guitar man
Veterano
# jul/14 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Luisfelp FR1

Nossa rapaz, que bom que gostou, obrigado pela contribuição eu Amo essa guitarra.

ogner

Nossa, vendo seu video tive saudades da minha strato...

GuitarristaDoNickEstranho
JotaEmidio
FBlues_rock
Rachmaninoff

Obrigado pela contribuição que bom que gostaram galera :)

MMI

Que honra ter você aqui no topico! Fica tranquilo que aqui você é VIP!

Maycão
Veterano
# jul/14 · Editado por: Maycão
· votar


Alex guitar man

Cara, que ótimo tópico. Muito bem sacado. Eu sou um grande admirador da guitarra clean/crunh. Para mim é onde mais mostra a essência da guitarra. E quando é humbucker, nenhum supera o do braço hehe. Mas isso é gosto pessoal.

Tem vários sons que gosto, mas o primeiro que vem a mente é esse:

https://www.youtube.com/watch?v=32GZ3suxRn4


P.S: Não sei como funciona a transição de membro pra veterano, mas deve ser temporário e de forma geral, pois também virei hehe.

Edit: Só vi agora que o Ogner postou o mesmo vídeo que eu, foi mal rss.

Delson
Veterano
# jul/14
· votar


Pra mim, guitarra limpa se resume a isso:


Alex guitar man
Veterano
# jul/14 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Maycão

Nossa, concordo com você, nada supera o captador do braço!!

Delson

Nossa, que som!! É muito parecido com meu timbre atual!!!


A última não é bem clean, mas se entendi a ideia do tópico, pode ser algo com OD mais leve também, certo?

Então, eu acho que até um crunch pode rolar, vou deixar isso com pro pessoal decidir

clebergf
Veterano
# jul/14 · Editado por: clebergf
· votar


Alex guitar man

Opa, excelente ideia...eu toco clean em 99,9% do tempo..rs..
Minha contribuição:




Essa música está no primeiro CD de Jazz que eu ouvi inteiro...quando o CD chegou ao fim eu pensei: "pqp eu tenho q aprender a tocar isso...", to tentando... xD

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


clebergf

É isso ai! Que bom que gostou!! Tambem toco 90% do tempo clean

Filippo14
Veterano
# jul/14
· votar


Alex guitar man
OOOOOOOOO, tava demorando para aparecer alguém com uma ideia legal por aqui, to mais que dentro.


Bora colocar o mestre aqui!



Abração

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Alex guitar man

A última não é bem clean, mas se entendi a ideia do tópico, pode ser algo com OD mais leve também, certo?

Eu vinha tocando quase que 100% do tempo só clean, bem cristalino, vindo do Polytone. Atualmente estou dividido entre o Polytone e o Twinolux, que simplesmente não tem clean puro e cristalino, apesar de ser essa a proposta dele. Talvez 99,99% do forum diria que o Twin tem sim som limpo, e muito bom, mas quando se fala em som limpo de jazz, puro de verdade, quem dá é o Polytone e ele não chega lá. Por isso que boa partes dos jazzistas preferem esses bons SS, só ao Polytone aderiram nomes como Jim Hall, Herb Ellis, Joe Pass, George Benson e muitos outros como os brasileiros Sandro Albert e Chico Pinheiro. Mas o Polytone também dá um drivezinho legal... Só que nessa praia, de dar drive especialmente com guitarra sólida, o Twin reina.

A questão é que o limite entre o limpo e o crunch ou levemente distorcido é tênue. Isso vem desde os primórdios do jazz, onde os amps não davam conta e davam um drivezinho nas dinâmicas mais fortes. Isso já acontecia com Barney Kessel, que odiava quando acontecia (e eu adoro, mas na época não tinha SS, que ele passou a usar depois), acontece nesse vídeo do John Mayer que postaram 2 vezes. Já no vídeo da Les Paul 59 é o outro oposto, poucas vezes nas dinâmicas leves saiu som limpo mesmo, mas eu encaixaria no limite do que aceito como som limpo, mas aceitaria como som crunch também. kkkkk

Abç

clebergf
Veterano
# jul/14
· votar


MMI

Isso já acontecia com Barney Kessel, que odiava quando acontecia (e eu adoro, mas na época não tinha SS, que ele passou a usar depois)

Foda isso...o timbre do Barney é animal, e aquelas crunchadas são um tesão...

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


Filippo14

Ha tempos que tento tocar esse solo e não consigo!

MMI

Eu também gosto daquele crunch levinho e raro nas dinâmicas mais fortes, o que eu gosto mesmo, é deixar o som do amplificador muito aberto, e controlar a suavidade do som com os dedos (não toco de palheta), no som limpo, os controles de tone falam muito.

Eu ia criar um topico com o titulo "Segredo dos amplificadores com som Limpo" mas acho que co desenvolver esse assunto aqui, apenas vou deixar a pagina virar

StratovariaCaster
Membro Novato
# jul/14
· votar


To dentro, mas só na platéia por enquanto huehaeuh
minha contribuição é valida?


Javé
Veterano
# jul/14
· votar


Não podemos esquecer do mestre SRV
http://www.youtube.com/watch?v=pF1p8sawWJ0

http://www.youtube.com/watch?v=hjDOjSmwjKg

e mais essa do Eric Johnson ,tem um drive mais é bem de leve
http://www.youtube.com/watch?v=Mz2DgmBj0pM

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


clebergf
MMI
Foda isso...o timbre do Barney é animal, e aquelas crunchadas são um tesão...
[2]

SkyHawk
Membro
# jul/14
· votar


Me inscrevo no clube do clean que sou fãn incondicional porém sem preconceitos pelo high gain e scooped que também curto.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Alex guitar man

u também gosto daquele crunch levinho e raro nas dinâmicas mais fortes, o que eu gosto mesmo, é deixar o som do amplificador muito aberto, e controlar a suavidade do som com os dedos (não toco de palheta), no som limpo, os controles de tone falam muito.
Eu ia criar um topico com o titulo "Segredo dos amplificadores com som Limpo" mas acho que co desenvolver esse assunto aqui, apenas vou deixar a pagina virar


É bacana esse limpo-crunch. Também uso palhetas eventualmente, mas curto tocar com os dedos. Eu sou fanático por Les Paul por conta desse controle de timbres que ela proporciona (já desvirtuando o tópico, mas só para exemplificar como se tira diferentes sons limpos de uma boa guitarra).



Seria interessante ver o que a galera teria a dizer sobre segredos de amps de som limpo e sua relação com as guitarras.

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


MMI

To servico, nao vai dar pra ver o video agora, mas cara, é incrivel a possibilidades de timbres que as Lp nos da, voce chegou a tocar em uma ES 345? Eu nunca toquei e nem cheguei ver essa nas lojas, mas de longe me agrada.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Alex guitar man

voce chegou a tocar em uma ES 345?

Sim, 345 é a 335 com varitone, a 355 tinha escala de ébano. Era oferecido como opcional a vibrola ou bigsby, além de saída estéreo. São bacanas, de vez em quando pintam nas lojas.

A Lucille é uma 355 sem f-holes, mas com saída estéreo, com diferencial de braço em maple (a escala é em ébano). Eu tenho uma dessas, é uma guitarra bem interessante e tratada com muito carinho e respeito pela Gibson Memphis.

Em todo o caso, a 345 que lhe chamou a atenção tem o diferencial do Varitone. Você precisa testar para ver se é isso que vai fazer diferença, se terá uso. Ele muda bastante e dá versatilidade à guitarra trazendo para os agudos, quase que como uma tele. É isso que você iria querer? Eu quase não uso essas posições mais agudas, tenho certeza que me satisfaria com uma 335 (tem um colega aqui do fórum que tem uma espetacular, muito especial).

clebergf
Veterano
# jul/14
· votar


Alex guitar man
deixar o som do amplificador muito aberto, e controlar a suavidade do som com os dedos (não toco de palheta), no som limpo, os controles de tone falam muito.

Curto muito isso também, apesar de normalmente tocar com a mão na hora de fazer a harmonia e usar a palheta na hora de improvisar.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


MMI
Que coisa linda, aliás, lindíssima, essa gravação do Jimmy Foster que postou!

Depois que você e o nichendrix comentaram do Cassias, entrei no site e não paro de passar vontade na Archtop dele (aquela com Jazz Elite Violin). Agora piorou um pouco a vontade... rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Clube da Guitarra Clean (jazz, blues etc)