Shapes das escalas em afinação diferentes

    Autor Mensagem
    Charlizard
    Membro Novato
    # jun/14


    Galera, sou novo aqui e usei o search pra procurar sobre e não achei.

    Seguinte, to tocando com afinação em C. Queria saber se os shapes das escalas mudam de acordo com a afinação que você está tocando, ou se elas se mantém.

    Outra dúvida que eu tenho sobre shapes é pra que exatamente servem os shapes? Eu só acho material mostrando os desenhos mas não vi nenhuma explicação do por que eles existirem. A ideia é ter outras formas de tocar uma mesma escala pra você ter mais variedade?

    Valeu galera.

    Filippo14
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Charlizard

    Mudando afinação você acaba mudando as notas naquelas casas do braço do instrumento, portanto é preciso mudar os shapes também para que as notas sejam as mesmas.

    Shapes são modelos das escalas, existem os shapes mais tradicionais, que são os mais facilmente encontrados por aí e tem shapes que você pode criar agora. Tomando cuidado para manter os intervalos corretos das escalas, você pode tocá-las da forma que você quiser.

    Pegar determinada escala e expandi-la para todo o braço é uma forma de visualizar muitos shapes diferentes, o que as pessoas costumam aprender e ensinar inicialmente é a forma que a grande maioria costuma acreditar que seja a mais facil de entender inicialmente.

    Abração

    Filippo14
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Charlizard

    Alias, pelo jeito você está começou a tocar faz pouco tempo, se der, procure um professor, ou aprenda as escalas mais tarde, acho que ainda não é o momento.

    Van_Lorien
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Charlizard
    A guitarra afinada em C seria com todas as cordas dois tons tons abaixo? Se sim, basicamente as escalas seguiriam iguais nos shapes, mas dois tons abaixo. Ou seja, uma penta menor de lá começando na sexta corda na quinta casa seria na verdade uma penta menor de Fá.

    Os shapes servem pra facilitar na hora de tocar, eles mostram as notas no braço de acordo com os intervalos da escala. Em qualquer lugar do braço que tu aplicar o shape tu vai ter a escala, só que num tom diferente. Em vários desenhos eles mostram onde tá a nota Root que a é a nota que determina o tom.

    Pra exemplificar, dá uma olhada nessa escala. Do jeito que tão posicionados os shapes, seria uma escala maior de Sol. Mas se tu iniciar a primeira nota do shape 1 na casa 4 ao invés de na 2 como mostra, vai ser uma escala maior de Lá. O "R" (root) determina o tom que está a escala.

    O ideal mesmo é tu entender como a escala é formada, não simplesmente decorar os shapes, mas eles ajudam bastante.

    Abraços!

    Charlizard
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Filippo14
    Pior que eu toco faz tempo cara... O problema é que quando comecei, eu fui aprendendo só prática e tocava com tablatura. Tô começando a me aprofundar em teoria agora e a parte das escalas pareceu o ideal pra improvisar solos um pouco que, no momento, é o objetivo.

    Obrigado pela explicação também, meu caro.

    Van_Lorien
    Exatamente, é afinação com os dois tons abaixo. Acho que entendi o ponto, os shapes vão permanecer quase sempre os mesmos, com possíveis alterações, certo?

    Então, se uma escala tem, digamos, 5 shapes. Em cada shape, eu estaria tocando a mesma escala mas de uma forma diferente?

    Outra duvida que eu tenho é em relação à Root note, que você citou aí. Eu sempre pensava que a Root era a tônica numa escala e que, portanto, é a primeira nota a ser tocada. Mas, vendo alguns shapes, percebi que ela nem sempre é a primeira. Isso me confunde um pouco :P. Vocês têm alguma dica sobre o assunto?

    Sobre a formação da escala, eu to tentando decorar a disposição dos intervalos de cada uma e a "fórmula" de tons também, tipo a maior que seria T>T>St>T>T>T>St.

    Van_Lorien
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Charlizard
    Acho que entendi o ponto, os shapes vão permanecer quase sempre os mesmos, com possíveis alterações, certo?

    Isso. Se tu executar da mesma forma a escala que tu executava na afinação padrão, ela vai soar dois tons abaixo só. Em afinações com intervalos diferentes (como afinações abertas) sim tu teria que modificar os shapes, mas aí já é outra história.

    Então, se uma escala tem, digamos, 5 shapes. Em cada shape, eu estaria tocando a mesma escala mas de uma forma diferente?

    Exatamente. Cada shape é uma execução da mesma escala através de 6 cordas em uma posição do braço.

    Outra duvida que eu tenho é em relação à Root note, que você citou aí. Eu sempre pensava que a Root era a tônica numa escala e que, portanto, é a primeira nota a ser tocada. Mas, vendo alguns shapes, percebi que ela nem sempre é a primeira. Isso me confunde um pouco :P. Vocês têm alguma dica sobre o assunto?

    Depende da escala. Nessa que eu te mostrei o Root (que na verdade é a tônica), não é a primeira nota tocada no shape, mas nada impede que tu comece por ela. Os shapes são só pra facilitar. Na penta menor que ele é a primeira nota do primeiro shape. Na escala menor (que temos mesmos shapes da maior, só que em ordem diferente, compara uma com a outra), tu começa o primeiro shape pela nota root, ou seja, pela tônica.

    Acho que a dica é tentar entender a formação da escala e visualizar isso no braço. Eu como toco só por hobby mesmo, sou guitarrista de quarto, acabo me focando mais nos shapes mesmo por preguiça, mas tentando entender um pouco eles.

    Sobre a formação da escala, eu to tentando decorar a disposição dos intervalos de cada uma e a "fórmula" de tons também, tipo a maior que seria T>T>St>T>T>T>St.

    Isso depende de cada escala. Cada uma tem uma formação diferente. Não sei responder exatamente como seriam os intervalos de cada uma, deixo essa pra alguém que entenda a teoria.

    Abraços!

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Charlizard
    A estrutura do shape em escala maior, menor, modos gregos é básicamente a mesma, é um mapeamento que segue a regra de formação de escala, ou seja, vai ser o mesmo desenho em qualquer escala, só vai mudar de posição no braço dependendo do tom.

    No exemplo prático, o shape é o mesmo, só muda de lugar:
    Esse é o shape de C

    Esse é o shape de D

    krixzy
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Charlizard
    Filippo14
    Como já disseram, na afinação padrão de C, os shapes permanecem todos iguais aos da afinação padrão em E, o que acontece, é que por ser uma afinação 2 tons abaixo do padrão E, tudo que vc tocar vai estar 2 tons abaixo da afinação padrão E.

    Sobre a tônica da escala, talvez vc acabe se confundindo ou tendo dúvidas de como saber o tom dos shapes, já que vc achava que começava sempre pela tônica (todo mundo começa aprendendo com esse pensamento) e agora está vendo que não é bem assim, uma dica pra saber o tom de um shape que vc não conhecia, ou pra formar seus próprios shapes (o que acho um grande diferencial na sonoridade de um músico tornando mais original) é saber a ordem dos intervalos da escala, por exemplo, o modo Jônio, faça o shape na sua guitarra e observe as notas que vão formando.

    T, T, ST, T, T, T, ST
    C D E F G A B

    Você percebe que no tom de C, não há acidentes (notas sustenidos nem bemóis) Logo, independente desse shape começar pela nota C, vc conhece que a tonalidade é C Jônio, pois não há acidentes.

    Já se estiver na tonalidade de D com o mesmo shape, as notas serão:

    T, T, ST, T, T, T, ST
    D E F# G A B C#

    Então vc percebe que está no tom de D por conta dos dois acidentes, F# e C#.

    Em cada tom, terá uma variação diferente de acidentes que caracteriza a tonalidade, assim vc pode saber em qual tom está o shape.

    Resumindo:

    Sabendo os intervalos das escalas vc pode formar os próprios shapes, e identificar os acidentes que ocorrerá em cada tom, e isso irá caracterizar a tonalidade do shape.


    Acho que é isso, caso eu esteja errado, por favor, alguém me corrija rs...

    Charlizard
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Valeu galera, ajudaram muito. Estudar teoria sozinho é bem complicado huiahieahae. Se vocês tiverem sugestões de tópicos pra estudar eu agradeço.

    Charlizard
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Outro tópico que vou trazer aqui:

    To tocando stoner com uma pegada psicodélica, por isso to correndo atrás de pegar escalas pra improvisar.

    Mas também tenho um interesse pesado em reggae, alguma sugestão pra aprender? O que percebi é que rola muita pestana alta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Shapes das escalas em afinação diferentes