Escalas fórmulas x shapes

    Autor Mensagem
    Rodrigues
    Veterano
    # jul/07


    Sempre estudei(nunca tive professor, sou autodidata), aprendendo as escalas pelas formulas e formatos, mas li em outros tópicos que não se deve aprender escalas pelos shapes, pois isso te deixa preso aos formatos da escala,ai surgiu a dúvida como então seria a forma certa de aprender escalas?Se eu usar somente as formulas eu não acabo aprendendo os shapes do mesmo jeito?O que tem de certo e de errado nessa dúvida?
    Agradeço desde já...

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Rodrigues

    Seguinte, não posso afirmar que esta certo, nem que está errado. Se voce aprendeu assim, e sabe usar bem, então já era.

    Eu critico os shapes, pq a pessoa acaba decorando o desenho, e muitas vezes não sabe nem o pq está tocando aquilo, não sabe o intervalo caracteristico, e não entende onde a escala se encaixou no acorde ou na sequencia harmonica.

    O desenho te deixa preso nisso, voce decora ele, e depois tem preguica de entender o pq das coisas, saca ?

    Uma maneira eficiente de estudar escalas, além da formação e dos possiveis shapes/desenhos, é estuda-las pelos intervalos.

    É o intervalo que vai te dar noção de qual escala é, de qual acorde está sendo tocado, e qual escala vai encaixar bem, entre outras cositas.

    Alias, manjando o intervalo, voce não precisa ficar tão preso a um desenho. Voce vai conseguir visualizar no braco, por exemplo, onde está a terça da nota que voce está tocando, e ela pode estar a frente, em cima, em baixo, etc...

    É ai que voce comeca a fugir um pouco dos desenhos manjados, e se solta pelo braco da guitarra, pq voce vai saber exatamente onde voce está, e onde estão as notas/intervalos ao seu redor.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    falei falei e não expliquei muita coisa

    na verdade, já tem um topco do Panucci explicando isto de maneira exemplar, o cara é o cara !!

    dá um search q vc encontra

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas fórmulas x shapes