Preciso fazer upgrade em algo na guitarra? [RESOLVIDO]

    Autor Mensagem
    matheuust
    Membro Novato
    # jun/14


    Então, ultimamente tenho ficado meio triste com o som da minha guitarra quando comparo com o som de uma ephiphone que meu professor tem.
    O pior que minha guitarra é relativamente boa, uma Yamaha Pacifica 112.
    Não manjo nada de captadores, etc (e nem sei se faz alguma diferença no som).
    Sou iniciante.
    O que eu poderia fazer pra pegar um som melhor nela? Segue algumas fotos.
    http://imgur.com/a/mlOEq#zcVfSyd

    Obrigado!!

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    matheuust

    Dê uma referência.

    Ismah
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    Duplo.

    matheuust
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Tenho a impressão que o timbre dela ta meio morto, sei la
    Enquanto as outras guitarras do meu professor da pra tirar um som dahora, essa minha está meio estranha...
    Tem alguma coisa a ver com os captadores ou as cordas?

    renatocaster
    Moderador
    # jun/14
    · votar


    matheuust

    quando comparo com o som de uma ephiphone que meu professor tem.

    Só uma dúvida: Vc compara o som da sua Yamaha com a Epiphone do seu professor quando ele está tocando ou quando vc está tocando com ela (Epiphone)?

    matheuust
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Quando eu toco ela...

    renatocaster
    Moderador
    # jun/14
    · votar


    matheuust

    Ok. Bom, se a Epiphone do seu professor for uma LP, já é bem diferente da sua. Captação, construção, etc. Talvez vc esteja achando ruim ou estranhando o som mais "magrinho" da sua devido aos captadores singles-coil.

    Captador ajuda, mas não é tudo. Acho que por hora vc tem que ir ajustando o som da sua guitarra de maneira que ele fiquei mais agradável pra vc. Quando vc conseguir identificar mais claramente o que vc deseja mudar em termos de timbre, aí vc pode optar pela troca de captadores.

    Digo isso pq corre o risco de vc trocar os captadores e não mudar praticamente nada. O timbre da guitarra é uma combinação de fatores, e cada uma tem uma característica.

    matheuust
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    renatocaster

    Renato, agradeço a ajuda até agora!!
    Entendi mas agora eu me lembrei de uma coisa.
    Aqui em casa eu utilizo só um amp sem muita opção pra mudar o timbre, um Fender frontman 10G, enquanto meu professor tem aqueles pedais,etc.
    Será que pode ser isso?

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    matheuust

    Talvez... Depende do que muda do seu som pro som dele...

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    matheuust

    Ligue sua guitara no equipamento dele ué, ve o som..

    raphael.rui
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    /\ ta aí uma boa dica. pluga sua guitarra no equipamento dele pra voce analisar a diferença entre as duas com mais certeza. um fender frontman 10g certamente nao te entrega parte do timbre da sua guitarra.

    elas vao soar diferente com certeza, mas talvez a magreza e falta de timbre que voce sinta seja do seu amp, e nao da sua guitarra em si.

    matheuust
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Boa ideia, vou fazer isso!
    Obrigado a todos que me ajudaram !!

    nivekk
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    matheuust
    Então cara, cheguei tarde mas vou dar minha opinião tbm (não que valha mta coisa mas ta ae).

    Quanto a pergunta do título, sou completamente contra qualquer modificação na guitarra qnd vc não tem certeza do resultado, pois assim como ja disseram, isso provavelmente vem da diferença no equipamento de um modo geral, acho que vc precisa passar mais tempo girando botões no seu equipo antes de pensar em modificar a guitarra...

    faz o que já disseram, leva tua guitarra pra aula e testa ela junto com teu professor, ele vai te ajudar a timbrar ela.

    renatocaster
    Moderador
    # jun/14
    · votar


    matheuust

    Aqui em casa eu utilizo só um amp sem muita opção pra mudar o timbre, um Fender frontman 10G, enquanto meu professor tem aqueles pedais,etc.
    Será que pode ser isso?


    É o que eu te falei: O timbre é uma combinação de vários fatores. Tudo influencia, da palheta, passando pelas cordas, cabos, pedais, até chegar no amplificador. E o mais importante é que vc toque com firmeza, já tenha uma pegada desenvolvida, pois se não tiver isso, nenhum equipamento vai ajudar.

    O som da guitarra plugada direto no amp tende a ser mais "seco" mesmo. Aí pra tirar um som legal depende mais do guitarrista, pq o som final vai evidenciar alguma eventual deficiência que vc tenha. Notas fora, esbarrão em outras cordas, etc.

    O Fender Frontman é um amp com algumas limitações, então pra complementar seu timbre, seria legal vc pegar alguns pedais, ou até mesmo uma pedaleira.

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    renatocaster

    G1N na cabeça.

    renatocaster
    Moderador
    # jun/14
    · votar


    Ismah

    G1N na cabeça.

    Seria uma boa. Essas pedaleiras de hoje em dia são bem legais, até mesmo as mais simples. Dá pra timbrar legal com uma Zoom dessas.

    matheuust
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Pessoal, voltei!
    Testei a guitarra no amp de um amigo, ele tem uma Boss ME 25.
    O som ficou show, não era a guitarra....
    Realmente era o som do amp que tava faltando alguma coisa!
    Estou pensando em pegar uma pedaleira... pesquisei na net sobre essa G1N mas fiquei apaixonado com aquela ME 25, mesmo sendo bem mais cara.
    O que vocês acham?

    matheuust
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    *na pedaleira de um amigo

    ALF is back
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    matheuust
    70% do timbre da guitarra vem do amp e/ou pedaleira, não da guitarra...é ai que vc tem que apostar! Por ser iniciante, muitos não recomendariam uma mexida em set agora, mas sou a favor quando o iniciante já sente diferença de timbres, que é sseu caso...ao melhorar o timbre, da uma gás nos ânimos e vontade de aprender...invista em amp ou pedaleira ou interface de áudio pra tocar no PC...abç!

    Van_Lorien
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    matheuust
    A ME-25 é uma ótima pedaleira e mais cara que a G1N, como tu mesmo observou. Existem opções pra todos os gostos e bolsos, Além das citadas, dá uma olhada na Zoom G3X e na Zoom G2.1nu.

    Eu só acho que, dependendo das tuas aplicações, investir muito numa pedaleira não seja negócio, sendo melhor investir em um amplificador melhorzinho e uma pedaleira com um valor intermediário, como a Zoom G2.1nu.

    Dá uma pesquisada no fórum pois tem bastante informação sobre essas pedaleiras.

    Abraços!

    matheuust
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    ALF is back

    Engraçado, eu estava achando a guitarra normal há 1 mês atrás, agora que comecei a sentir essa diferença...

    Van_Lorien

    Amigo, você sabe me dizer qual é melhor, ME-25 ou G3X?
    Eu gostei muito do "clean" da ME-25, essas outras que você citou incluindo a G1N da pra conseguir esse timbre?
    E também gostei do loop dela, a G1N possui essa função? https://www.youtube.com/watch?v=nHt5NDr2w8I

    matheuust
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Estilo esse clean https://www.youtube.com/watch?v=8WUw79gMrzQ

    Van_Lorien
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    matheuust
    Difícil dizer qual é a melhor, acho que depende dos recursos que cada um quer. Eu se tivesse que escolher entre uma ou outra escolheria a Zoom G3X, ao meu ver, ela parece mais completa e as simulações e efeitos dessas novas Zoom são bem legais (tenho uma G2nu).

    A G1N eu acho que não tem Loop, mas a G3X tem e permite gravações de até 40 segundos.

    Quanto a esse clean, não tem nada demais, pelo que pude entender, ele usou uma simulação de Roland Jazz Chorus, mas qualquer simulação de Fender Blackface com pouquíssimo ganho vai dar um resultado nessa linha.

    O ideal é tu testar as pedaleiras, baixar os manuais delas, ler reviews, especificações pra decidir qual escolher.

    Abraços!

    renatocaster
    Moderador
    # jun/14
    · votar


    matheuust

    Bom, vc já sabe que a sua guitarra não é tão ruim quanto vc imaginava. Agora estamos partindo pra outro assunto (pedaleiras), que não é para ser debatido aqui. Use a busca e/ou poste suas dúvidas nos tópicos já existentes no fórum de "Pedais e Pedaleiras".

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Preciso fazer upgrade em algo na guitarra? [RESOLVIDO]