Guitarra de acrílico - Marcas, modelos, reviews, impressões, material e OPINIÕES

Autor Mensagem
T. Forge
Membro Novato
# jun/14


Há um tempo fiquei muito interessado em uma guitarra modelo SG da Art Pro feita em acrílico, mas, como a maioria, fiquei com um pé atrás por nunca ter tocado em algo do tipo.

Queria reunir aqui informações sobre esse tipo de construção, suas característica peculiares, seus prós e contras, reviews, sons e etc.

O modelo em questão que me despertou o interesse foi esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-564245353-guitarra-modelo-sg-ar t-pro-de-acrilico-com-case-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-551520388-guitarra-art-pro-em-a crilico-total-transparente-modelo-sg-_JM

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


T. Forge

Nunca toquei, apesar de ouvir falar que o som é magro não posso dizer nada. mas na minha experiencia com acrilico posso dizer que ela risca facil, mancha, Não é facil limpar, tem que ser produtos certo, não pode ficar no sol de geito nenhum, e evitar ao máximo batidas, é um material bem rigido e trinca facil, se trincar, um vento quebra..

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


T. Forge

Não é um bom material. Além do que o Alex guitar man falou, tem problemas de durabilidade pelo seguinte... Por razões óbvias, o braço é parafusado. O braço com o tempo pode dar uma folga, pelo problema do acrílico dar aperto no braço.

Não é um material que recomendo, dos materiais diferentes, o melhor é a fibra de carbono.

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


Quando risca da pra polir, mas da mt trabalho.

É perigoso ela cristalizar, e o braço dara muito problema como o MMI falou e nas partes parafusadas em geral tmb, não é uma guitarra eterna, durará pouco,

T. Forge
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: T. Forge
· votar


Caramba.

Vocês me desiludiram legal. Eu estava realmente pensando em pegar uma dessas, pois o visual muito me agrada. Mas depois de tantos relatos negativos, desanimei.

Ainda assim, vou ver se acho alguma dessas pra testar.

MMI
Você tem uma?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


T. Forge
Fuja dessas guitarras...
Ademais, IMHO, o "visual" é de gosto duvidoso...
Compre essa aqui, beeeem melhor:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-561864672-guitarra-sx-ssg-tdwb- standard-preta-com-um-semi-case-_JM
Abç

Led Zé
Veterano
# jun/14 · Editado por: Led Zé
· votar


Ao contrário dos colegas , minha opinião é bem diferente .Um amigo tem uma Telecaster de acrílico, feia pelo Sanzio luthier lá de BH, muito bem feita. A guitarra tem um puta som com um puta sustain. A guitarra , ao contrário do que se imagina, conduz muito bem o som das cordas fazendo com que vibre ao tocar assim como uma guitarra de madeira . Não tem nada de som morto , sem vibração como alguns gostam de alegar. O problema é o peso. MUITO pesada. Não dá pra tocar 3 músicas num show. Totalmente sem noção. No seu caso, você vai lidar, além do peso exagerado, com possíveis falhas de construção pois é uma ART Pro, que é uma marca conhecida por fabricar porcaria. Não compraria uma guitarra dessa marca, muito menos de acrílico.

Lelo Mig
Membro
# jun/14
· votar


T. Forge

Concordo com o Led Zé. Esse negócio de som "magro", em minha opinião, é mais movido pelo "inconsciente" em não ser madeira do que pelos ouvidos.

Ao contrário, acho o som bastante brilhante e com muito sustain, talvez até, porque o acrílico é muito denso.

Mas não compraria, a não ser que tivesse muitas guitarras e dinheiro sobrando.

Por dois motivos principais:

1- O peso. Prá você ter uma ideia uma Fender Strato pesa em média 3,5 kg. Uma acrílica em média 6 Kg. Parece que não, mas é muita coisa.

2- A durabilidade. Ele resseca, fica feio, com pequenas fissuras em tempo bem menor que as madeiras, com o inconveniente de ser bem mais complicado de recuperar.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Pois é, o problema nem é tanto o som mesmo. É que é encrenca mesmo!

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Putz, então até aquela Ibanez JEM 20th Anniversary é cilada?

renatocaster
Moderador
# jun/14
· votar


MMI

Por razões óbvias, o braço é parafusado. O braço com o tempo pode dar uma folga, pelo problema do acrílico dar aperto no braço.

Isso faz muito sentido. E está aí um motivo mais do que evidente para eu não querer pegar uma guitarra dessas.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao

Eu achei ruim além de tudo. Qual a função de uma guitarra que acende luzinha? Cilada total.

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar


Mas se é um material tão problemático assim, qual a razão de investir tempo, dinheiro e esforços em utilizá-lo?

É muito surreal imaginar que as empresas simplesmente resolvam fazer isso sem antes estudar as características de um novo material.

Led Zé
Veterano
# jun/14
· votar


T. Forge
Mas se é um material tão problemático assim, qual a razão de investir tempo, dinheiro e esforços em utilizá-lo?

Para aparecer. É uma guitarra "show off", pra impressionar . Não se leva em conta a durabilidade nem o conforto. É pro cara aparecer lá, tocar 2 músicas e só. Outro fator importante levantado pelos colegas é a questão de manuntenção. Art Pro é conhecida por braços tortos , problema de fixação da ponte , etc...Numa guita de madeira se faz o reparo mas numa de acrílico ninguém vai querer mexer . Não acho que acrílico de boa qualidade resseque mas arranha. Tenho outro hobby que é aquarismo e os aquarios de acrílico são ótimos e são mais leves que vidro. Mas arranham com facilidade. Qualquer coisinha é um risco. Numa guitarra tocada constantemente, aquele visual lustroso vai embora rapidinho.

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


T. Forge

Cara, pense no seguinte:

Quantos músicos você conhece que possuem uma Acrílica? Quando elas surgiram, no final dos 70´s, Nile Rodgers do Chic, entre outros usaram, mas eram guitarristas famosos, que possuem grana para ter várias guitarras ou receberam "de grátis" para propagar o produto.

Sem considerar estas com "luzinhas" que acho brega prá caramba, existem umas bonitas, a Strato de acrílico cristal, por exemplo, acho muito bonita. E ficam legais no palco, dependendo da banda, estilo, etc. É um apelo visual a mais.

Contudo, para um músico que não pode ter várias guitarras, que depende do instrumento para tudo, não acho aconselhável, ainda mais de marca "meia boca".

Comprar somente porque acha bonita bonita é um grande erro.

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


O Acrilico é mt rigido, por isso qualquer batida que faça um trinco vivo fara com que a guitarra se divida em dois, e nesses caso é correto fazer um furo na "parte viva" do trinco ou arredonda-lo, assim como nos pratos de bateria.

Led Zé
Não acho que acrílico de boa qualidade resseque mas arranha.

Ai depende muito do tipo de fabricação, temos Acrilico feito em "banho Maria" que na minha opinião é uma beleza pra se trabalhar, melhor que madeira até, mas é impuro e na hora de polir pra dar a transparencia pode queimar, temos tmb o feito em fornos que é dificil trabalhar, trinca mais facil, mas é mais resistente...



Aquele headstock feito de acrilico é um puta perigo! Se você bater algo rigido no "pé" dele eles estora na hora rsrs

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


O acrilico reage mt facil a temperatura tmb, não é um material estavel, ele delata e amolece mt facil, por isso, nem pense em tocar onde pega sol que você vai perder afinação seguido dos parafusos da ponte se soltando haha


* é dificil mas acontece sim

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


T. Forge
Cara, o outro guitarra da minha banda tem uma Ampeg Dan Armstrong.

Eu acho ela bem legal, mas confesso que minha Lespa me agrada mais, tanto em pegada quanto em sonoridade. A Lespa me parece com som mais encorpado e um pouco mais de sustain. Mas creio que isso não seja regra... Deve variar de guitarra pra guitarra.

Ele tem essa há uns 2 anos e não relatou problemas... Mas 2 anos é pouco tempo pra dizer sobre a durabilidade.

Não vou comentar se acho bonita ou feia porque isso é pessoal.

Aqui tem uma foto de uma apresentação nossa.

Um aceno de longe!!!

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


Del-Rei
Del-Rei

Nessa foto.. vocês estão em acordes diferentes?

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


Alex guitar man
Nessa foto.. vocês estão em acordes diferentes?

Rs... Cara, provavelmente não estávamos fazendo a mesma coisa. Mas não sei dizer o que era, exatamente. Não faço idéia de que momento foi esse, ou qual música estávamos tocando... rsrs.

Um aceno de longe!!!

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


Del-Rei

Não fico bravo né? tava só brincando rsrs

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar


É, então pelo visto o problema mesmo está nas marcas mais modestas tentarem "popularizar" esse tipo de material absurdamente instável.

Não fazia ideia de quão problemático o acrílico poderia ser.

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


T. Forge

Como foi dito acima, essa guitarra é pra você se aparecer, nada mais, depois vc guarda o hardware e joga o corpo no lixo.. acredite a sucata de acrílico é 50 centavos o quilo kkkk

john Norum
Veterano
# jun/14
· votar


T. Forge

Papa, o problema dessas guitarras são as futuras dores de cabeça, uma dica que dou para você não e se preocupar só com aparência o som também influi.

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar


john Norum
Não me preocupo tanto com a aparência quanto parece. Tanto que a minha única preocupação e o que pesou de verdade pra não pegar uma dessas lendo o tópico foi o fato da instabilidade do acrílico em relação à construção da guitarra. Sobre ele riscar, manchar, secar e ficar "feio" nem me importo. pelo contrário, até curti isso. Gosto de "relicagem".

john Norum
Veterano
# jun/14
· votar


T. Forge

O problema e que essas guitarras de acrílico como falaram acima não são feitas para durar muito além de sair um som magro.

Led Zé
Veterano
# jun/14 · Editado por: Led Zé
· votar


john Norum
O problema e que essas guitarras de acrílico como falaram acima não são feitas para durar muito além de sair um som magro.

Nem leu o que estava ecrito acima né hehehehe.Não tem isso não velho...Nada de som magro. Se vier som magro é porque art pro é uma bosta e mal serve como enfeite de parede. E a guitarra dura sim. Arranhada ou não.

T. Forge
Seu problema aqui é uma mistura alguns fatores:
Guitarra de material não convencional + fabricante ruim + excesso de peso = encrenca.

Não compraria nem recomendo. Aliás, não recomendo art pro de maneira alguma.

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


Led Zé
Guitarra de material não convencional + fabricante ruim + excesso de peso = encrenca

Não, depois ele pode fazer academia com ela, não é encrenca, é SAÚDE!

kkkkk não guentei...

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


Alex guitar man
Não fico bravo né? tava só brincando rsrs

Hehehe... Claro que não. Pareci bravo...?

T. Forge
Cara, te aconselho testar uma antes de tomar sua decisão. Dá uma sacada na sonoridade dela. Se te agradar e o preço for acessível pra você, depois você pensa se vale à pena. Acho complicado tomar decisões baseado apenas em relatos de terceiros... A durabilidade vai ter uma relação direta com o cuidado que você terá...

Um aceno de longe!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


Del-Rei
Eu toquei em um DanArmstrong/Ampeg aqui no RJ e não gostei do timbre.
Aliás, para "incrementar" o "low end" esse baixo era construído com escala curta (30 polegadas). Se o braço tivesse 34 pol (padrão Fender), certamente a resposta seria ainda mais aguda.
Em recente entrevista o grande Geezer Butler disse que comprou um desses (está na contra capa do Vol.4) pois seu Fender P-Bass original fora roubado e achou o som ruim também (não estou querendo me comparar à esse mestre de jeito nenhum!).
O Plexiglass (ou Lucite) é resistente pra caramba, mas também é pesado para esse fim, além de trincar em áreas mais sensíveis (como a trócula, principalmente nas junções dos parafusos de fixação).
Sobre esse tipo de material, este site tem algumas colocações pertinentes:
http://www.bestbassgear.com/ebass/ideas/thinking-of-building-a-body-ou t-of-acrylic-tread-carefully.html
Does acrylic do anything for tone?
Acrylic bodies do not do a damned thing for tone and never did. In simple terms, you’ll be exclusively relying on the voicing of the pickups as far as tonal character is concerned.

You can choose whatever pickup you want for your build, obviously, but for an acrylic body the general rule of thumb is to use hot-output pickups. Why? Because when in doubt, blare it out. You basically will have no idea what the bass will sound like until it’s all put together, and have the added unknown of what pickups sound like when mated to an acrylic body. Best to compensate for that with hot-output pickups. If you find the bass sounds “too flat”, you can slap an overdrive effect that will work better with more signal and compensate for the “flatness” of sound.

I’ll put it another way. It’s highly unlikely your acrylic-body bass build will be your main guitar. Your only reason for having it is just so it looks cool (especially with LED lights) on stage, and that’s fine. Do not expect it to sound great. If you get lucky and it does when the build is complete, good for you. If it doesn’t, “drive it” until it does sound good since it will mainly be used for stage-trick purposes anyway.

Tirem suas próprias conclusões...
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra de acrílico - Marcas, modelos, reviews, impressões, material e OPINIÕES