Acabamento fosco - Admiração e processos de como fazer

    Autor Mensagem
    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14 · Editado por: T. Forge


    Olá.

    Vi em alguns tópicos de "tunning" a preferência pelo acabamento fosco. Considero o mais belo tipo de pintura em uma guitarra. Na minha opinião, aquele brilho exagerado estraga o visual como um todo.

    Estou abrindo este tópico pois pretendo transformar minha guitarra de brilhosa para fosca.

    Gostaria de saber aqui se alguém já fez esse processo e como fez, quais os cuidados que se deve ter e quais os procedimentos para o pós.

    Isso aí. Paz.

    clguitar
    Membro
    # jun/14
    · votar


    Dá uma olhada no Youtube, tem vários vídeos explicando.

    https://www.youtube.com/watch?v=uqnfCGq96sM

    Imagino que no fórum aqui também já tenham abordado o tema. Use a busca.

    Basicamente, para tirar o brilho de um acabamento, a ideia é dar uma lixada de leve, seja com palha de aço, seja com lixa mesmo.

    Abraço.

    Thorin o Hobbit
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    Cara uma vez eu vi aqui no fórum um cara que passou aquela esponja scott bright com o lado amarelo para tirar o brilho da pintura.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Thorin o Hobbit
    Sim, vejo alguns relatos sobre este procedimento. mas nunca com finalizações. Se com o tempo deu algum problema, se a pintura deve ser selada depois com algum produto e se sim, como é feito esse processo.

    clguitar
    Membro
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    O princípio do que você está buscando é simples: quanto menos arranhado o acabamento, mais brilhoso. Logo, para que ele fique menos brilhoso, precisa ser arranhado.

    Se você só usar uma lixa leve, a quantidade de material que vai retirar do acabamento é negligenciável. O acabamento será exatamente o mesmo, mas um pouquinho arranhado, o que permite o visual fosco.

    Dá uma olhada neste fórum aqui:
    http://www.thegearpage.net/board/showthread.php?t=49408

    Há formas de fazer isso que permitem, inclusive, que você reverta o processo. Bastaria, em tese, lixar o acabamento com uma lixa ainda mais fina e, depois, polir direitinho.

    Led Zé
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    Velho, é a coisa mais simples do mundo. Já fiz uma vez seguindo os procedimentos do Jaques Molina (colunista da Guitar Player). Use um bombril e vá retirando a resina aos poucos, uniformemente. Cubra os polos magneticos dos captadores com fita para o pó do bombril não grudar. Use uma máscara para não inalar nenhum desses resíduos. Faça aos poucos, para deixar uniforme. Ele manda usar movimentos circulares mas eu achei que movimentos que acompanhem o desenho da guitarra são mais fáceis e ficam com melhores resultados. Tire tudo até chegar no momento em que se você lixar mais, chegará na madeira. Para tirar o aspecto de arranhado/lixado, passe um pano com lustra móveis e dê uma boa polida. Pronto. Não prescisa de mais nada. Só vale lembrar que você tirou a proteção e a guitarra vai descacar, envelhecer ou "relicar" com mais facilidade.

    Renato F
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    Qual a tua guita? Posta umas fotos antes e depois!

    Curioso vc e muitos outros quererem tirar o brilho da guita. O acabamento com o brilho torna o instrumento mais caro. O consumidor paga por isso e depois não quer mais.

    Não estou lhe criticando e apenas uma constatação, ok?

    A Gibson, por exemplo, economiza uma boa grana com os modelos faded e satin finish exatamente por não fazer o acabamento com o gloss.

    Mas, gosto é gosto. Boa sorte em sua empreitada!

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    clguitar
    Led Zé
    Renato F

    Deu a louca aqui e já comecei a raspar a bichinha.

    Como dito, os movimentos circulares acabam deixando um aspecto muito "nas coxas". Movimentos retos, seguindo uma única direção, deixa o acabamento bem melhor. Estou terminando o corpo, já fiz o braço e jajá passo pro headstock.

    Quando terminar posto aqui o resultado.

    Led Zé
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    Calma fi....kkkkkkk...Eu gastei um fim de semana pra dar um acabamento bacana hahahhaa. Faz direito pra fica legal. Tira tudo, sem deixar partes desiguais...

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Led Zé
    Eu comprei uma guitarra nova, então to usando essa antiga como um "parque de diversão". Desmontei ela toda (coisa que não fiz em anos), limpei tudinho. No final, a raspagem do verniz foi secundário. Ela precisava e merecia uma limpeza há muito tempo.

    Eu gostei do resultado. Obviamente não ficou exatamente igual a um instrumento que já vem com pintura fosca de fábrica. Mas ficou melhor do que eu esperava.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Aqui algumas imagens. Tirou até uns arranhões antigos que eu achava que eram profundos mas estavam apenas na camada de verniz.

    http://imgur.com/a/RX5x5

    Funkadelics
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Eu fiz isso na minha primeira guitarra, taquei o bombril nela. Ficou legal até, mas da um trabalhinho, mas compensa, fica bem legal a guitarra fosca.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Funkadelics
    O pior de tudo mesmo é o pó metálico se espalhando pelo ambiente todo.

    Luis A.
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    T. Forge

    Cara a minha guitarra está no tópico das tunagesn, ela tem 16 anos e ficou fosca por causa do suor das minhas mãos....

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Durante.

    http://i.imgur.com/gFXhVoP.jpg

    JJJ
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    Thorin o Hobbit
    uma vez eu vi aqui no fórum um cara que passou aquela esponja scott bright com o lado amarelo para tirar o brilho da pintura.

    O "cara" fui eu (o lado da esponja era o duro, não o amarelo).

    E o tópico segue:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/303639/

    Usar o lado duro da esponja é bem melhor que bombril, porque não sai aquele monte de partículas de ferro.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    JJJ
    Usar o lado duro da esponja é bem melhor que bombril, porque não sai aquele monte de partículas de ferro.

    Realmente, isso é um inferno.

    Comecei usando a esponja, mas estava muito cansativo e aí passei para a palha de aço, que faz o serviço bem mais rápido. Com o contra, claro, de pestear o ambiente com "pó".

    Thorin o Hobbit
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    JJJ
    Você mesmo cara, como fazia um tempo que li teu tópico, me confundi qual lado da esponja você usou haha.

    JJJ
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Thorin o Hobbit

    Se usasse o lado amarelo estaria raspando até hoje! hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acabamento fosco - Admiração e processos de como fazer