limpeza em acabamento fosco/acetinado (satin)

    Autor Mensagem
    LEO_BAK
    Veterano
    # out/07


    Ae pessoal tenho um problema pequeno mas q me incomoda bastante.
    Bem recentemente adquiri uma squier strato standard com acabamento fosco na cor marrom escuro, pelo qual se pode notar os veios da madeira (parece ser uma tinta translúcida, não sei ao certo o que é)

    Pra quem quiser ver é exatamente esta da foto: http://www.squierguitars.com/products/search.php?partno=0321700592

    O fato é que nas minhas outras guitarras envernizadas/laqueadas passo poliflor ou outros lustra móveis semelhantes no corpo e no braço para limpeza.
    Ocorre que este acabamento fosco (satin) não aceita o poliflor,. Parece q ele não se distribui bem pelo corpo e não tem um resultado satisfatório pq não tira as marcas.

    Será q tem algum outro produto ideal para limpar madeira com este tipo de acabamento??

    Xfactor
    Veterano
    # out/07
    · votar


    LEO_BAK
    O ideal mesmo é usar, nessas limpezas caseiras, apenas um pano levemente umedecido e que, de preferência, não solte pêlos.

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    um pano levemente umedecido e que, de preferência, não solte pêlos. PÊLOS, eu não li isso
    ai meu Deus, água + madeira não dá certo, existem trocentos produtos pra limpar, dunlop, fender polisher e etc, tipo, poder soltear plumas pode, no corpo sim, nas cordas é que não é bom, tipo, pano de algodão ou fralda de pano serve muito bem pra limpar corpo de guitarra

    Xfactor
    Veterano
    # out/07
    · votar


    MANFREDINI
    PÊLOS, eu não li isso

    Explique-se....

    Você acha que essa madeira está totalmente natural? Se estivesse sem acabamento algum pra proteger, usar "água" não seria o indicado. Mas como se trata de um instrumento acabado, usar um pano levemente umedecido é o recomendável sim. Quer que eu desenhe o "levemente umedecido" ou você é capaz de entender sozinho?

    Xfactor
    Veterano
    # out/07
    · votar


    A propósito... não passe na escala, nem nos captadores. A escala sim pode absorver água e os captadores definitivamente não combinam com ela também.

    LEO_BAK
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Pano levemente umedecido não rola mesmo, ainda mais com este acabamento q não tem proteção de verniz, eu acho. Acaba fazendo gosma com a sujeira seca.

    MANFREDINI

    Engraçado, será q é do acabamento esta aversão por uma limpeza decente? Vc já testou o limpador da fender? Sabe Qto custa em média?

    LEO_BAK
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Xfactor

    Vc viu a foto do site? Não sei se é um verniz tingidor
    Pra dizer a verdade já tinha tentado o pano levemente umedecido, não ficou como eu esperava, nem um pouco

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Xfactor
    ... tá bom, agora panos soltam pêlos, acho que a biologia deve explicar

    Você acha que essa madeira está totalmente natural?
    já não pode ser, ainda você passa água? tudo bem que não vai afetar, mais é n vezes melhor comprar algo próprio pra limpar a guitarra, o resultado vai se rmelho, a pintura vai durar mais (pintura também oxida, sabia?) e etc

    A escala sim pode absorver água e os captadores definitivamente não combinam com ela também.
    por que raios a escala pode absorver água e o corpo não? você acha que a pintura não deixa? a pintura da guitarra é feita de forma que deixa a madeira "respirar", pra não comprometer a qualidade da medeira, pois assim ela vai secando melhor com o tempo e etc, até pintura de parede pode absorver água, você andou matando as aulas de química hein...

    Xfactor
    Veterano
    # out/07
    · votar


    LEO_BAK
    Não eu não tinha visto...
    Nesse acabamento ficam "poros" abertos né?!

    Xfactor
    Veterano
    # out/07
    · votar


    MANFREDINI
    Velho... não precisa me ensinar sobre o básico da quimica que você aprendeu na escolinha não. Você não me conhece e está falando merda demais.

    Apenas alguns tipos de tinta dão acabamento que deixam a madeira respirar. Você acha que essas guitarras mais baratas possuem pintura para isso? Vai pesquisar companheiro.

    Já me posicionei quanto ao acabamento da guitarra do LEO_BAK. Imaginei que fosse um acabamento solid, comum, li mau lido e não olhei o link. Peço desculpas ao LEO_BAK.

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    LEO_BAK
    cara, deve ter limpador melhor qu e o da Fender, eu só citei os que veio em mente, ele é bom (o da Fender), meu colega vive usando, ele tem até um cheiro bom, dá um pouco de trabalho pra limpar, mas a guitarra fica limpinha, lindona, não sei quanto custa, sei que deve existir n limpadores no mercado, pergunta pro Bertola qual ele recomenda, ele deve ter experiencia com altos polidores/limpadores de guitarra, ele sabe pra caramba, se brincar ele deve ter até formula caseira hahuauha

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Xfactor
    velho, como eu falei, até pinturade parede pode absorver água, existe um espaço entre as moléculas (mesmo que você não veja) que deixa a água passar

    Xfactor
    Veterano
    # out/07
    · votar


    MANFREDINI
    Até pintura de parede? É lógico!
    As tintas que deixam a madeira "respirar" são a base de Poliuretano e Nitrocelulose. Essas pinturinhas que você por aí não são nada disso. Vai pesquisar, estudar, etc. Você fala com muita propriedade, mas não domina nada ainda.

    LEO_BAK
    Desculpa a má indicação e por desvirtuar seu tópico. Termino aqui.

    LEO_BAK
    Veterano
    # out/07 · Editado por: LEO_BAK
    · votar


    Sempre existem poros abertos em qualquer tipo de madeira, bem como no acabamento em si.
    É q a diferença entre este modelo e os outros em verniz poli ou nitrocelulose é que eles dão maior proteção contra a umidade, mas não a impedem absolutamente.

    Sobre o pano umedecido passei sim apenas uma única vez para testar. Não rolou. É claro q eu não passaria de qq forma, nem no corpo todo da guitar, só em um ponto localizado pra ver com ficaria ao final.

    Brinco de guitarra há 9 anos, não sou newbie. Apenas não consigo encontrar a coisa certa pra deixar a guitar lisa e limpa como esperava ( é claro q nas outras é mais fácil por causa do verniz) mas diz aí do limpador fender...não quero gastar com um negócio q pode ser = ao poliflor

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Xfactor
    tá cara, faz assim, compra uam guitarra com esse acabamento e deixa um pedaço de molho na pia do banheiro uma semana, imagina a bosta que vai ficar, bota só uns 4 cm em uma parte onde só tem a pintura, agor aimagina o cara limpando a guitarra dele direto com um paninho úmido, como não vai ficar oxidada a pintura da guitarra dele, se liga, quaquer um sabe que guitarra não combina com água

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07 · Editado por: MANFREDINI
    · votar


    mas diz aí do limpador fender...não quero gastar com um negócio q pode ser = ao poliflor
    não tem só da fender, eu sei que tem da dunlop também, pergunta um bom pro Bertola que ele vai saber te responder

    LEO_BAK
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É isso aí valeu!

    Levy Fialho
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Putsss eu ja usei prefex c/alcool(bem pouco msm) pra passar no corpo e nas cordas

    Alguem sabe se prejudica, resseca a madeira sei lá ???

    infoleon
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ae LEO_BAK, sua guita é sim envernizada.
    Ce falo que o braco da minha guita não era, mas é também, dei uma olhada direito aqui. É que é um verniz que não brilha, para não "grudar" a mão, entende?

    E passar um paninho com agua, sem exagero, não tem problema também, mesmo que o verniz chupe um poco de aguá.

    Cara, esses poliflor da vida funciona? Eu passo nos móveis e fica com um tipo de crosta. Eu exagerei no lustra móveis?
    Geralmente eu passo um pano de algodão varias vezes no mesmo local e bem devagar, com o tempo acaba saindo tudo, mas precisa ter bastante paciencia.

    Levy Fialho
    Cara se não apareceu manchas não da nada. O problema do alcool no verniz é que ele mancha e dai já era.

    Até mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a limpeza em acabamento fosco/acetinado (satin)