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T. Forge Membro Novato |
# jun/14 · Editado por: T. Forge
Olá.
Vi em alguns tópicos de "tunning" a preferência pelo acabamento fosco. Considero o mais belo tipo de pintura em uma guitarra. Na minha opinião, aquele brilho exagerado estraga o visual como um todo.
Estou abrindo este tópico pois pretendo transformar minha guitarra de brilhosa para fosca.
Gostaria de saber aqui se alguém já fez esse processo e como fez, quais os cuidados que se deve ter e quais os procedimentos para o pós.
Isso aí. Paz.
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clguitar Membro |
# jun/14
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Dá uma olhada no Youtube, tem vários vídeos explicando.
https://www.youtube.com/watch?v=uqnfCGq96sM
Imagino que no fórum aqui também já tenham abordado o tema. Use a busca.
Basicamente, para tirar o brilho de um acabamento, a ideia é dar uma lixada de leve, seja com palha de aço, seja com lixa mesmo.
Abraço.
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Thorin o Hobbit Veterano |
# jun/14
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T. Forge Cara uma vez eu vi aqui no fórum um cara que passou aquela esponja scott bright com o lado amarelo para tirar o brilho da pintura.
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T. Forge Membro Novato |
# jun/14
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Thorin o Hobbit Sim, vejo alguns relatos sobre este procedimento. mas nunca com finalizações. Se com o tempo deu algum problema, se a pintura deve ser selada depois com algum produto e se sim, como é feito esse processo.
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clguitar Membro |
# jun/14
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T. Forge O princípio do que você está buscando é simples: quanto menos arranhado o acabamento, mais brilhoso. Logo, para que ele fique menos brilhoso, precisa ser arranhado.
Se você só usar uma lixa leve, a quantidade de material que vai retirar do acabamento é negligenciável. O acabamento será exatamente o mesmo, mas um pouquinho arranhado, o que permite o visual fosco.
Dá uma olhada neste fórum aqui: http://www.thegearpage.net/board/showthread.php?t=49408
Há formas de fazer isso que permitem, inclusive, que você reverta o processo. Bastaria, em tese, lixar o acabamento com uma lixa ainda mais fina e, depois, polir direitinho.
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Led Zé Veterano |
# jun/14
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T. Forge Velho, é a coisa mais simples do mundo. Já fiz uma vez seguindo os procedimentos do Jaques Molina (colunista da Guitar Player). Use um bombril e vá retirando a resina aos poucos, uniformemente. Cubra os polos magneticos dos captadores com fita para o pó do bombril não grudar. Use uma máscara para não inalar nenhum desses resíduos. Faça aos poucos, para deixar uniforme. Ele manda usar movimentos circulares mas eu achei que movimentos que acompanhem o desenho da guitarra são mais fáceis e ficam com melhores resultados. Tire tudo até chegar no momento em que se você lixar mais, chegará na madeira. Para tirar o aspecto de arranhado/lixado, passe um pano com lustra móveis e dê uma boa polida. Pronto. Não prescisa de mais nada. Só vale lembrar que você tirou a proteção e a guitarra vai descacar, envelhecer ou "relicar" com mais facilidade.
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Renato F Veterano |
# jun/14
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T. Forge Qual a tua guita? Posta umas fotos antes e depois!
Curioso vc e muitos outros quererem tirar o brilho da guita. O acabamento com o brilho torna o instrumento mais caro. O consumidor paga por isso e depois não quer mais.
Não estou lhe criticando e apenas uma constatação, ok?
A Gibson, por exemplo, economiza uma boa grana com os modelos faded e satin finish exatamente por não fazer o acabamento com o gloss.
Mas, gosto é gosto. Boa sorte em sua empreitada!
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T. Forge Membro Novato |
# jun/14
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clguitar Led Zé Renato F
Deu a louca aqui e já comecei a raspar a bichinha.
Como dito, os movimentos circulares acabam deixando um aspecto muito "nas coxas". Movimentos retos, seguindo uma única direção, deixa o acabamento bem melhor. Estou terminando o corpo, já fiz o braço e jajá passo pro headstock.
Quando terminar posto aqui o resultado.
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Led Zé Veterano |
# jun/14
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T. Forge Calma fi....kkkkkkk...Eu gastei um fim de semana pra dar um acabamento bacana hahahhaa. Faz direito pra fica legal. Tira tudo, sem deixar partes desiguais...
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T. Forge Membro Novato |
# jun/14
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Led Zé Eu comprei uma guitarra nova, então to usando essa antiga como um "parque de diversão". Desmontei ela toda (coisa que não fiz em anos), limpei tudinho. No final, a raspagem do verniz foi secundário. Ela precisava e merecia uma limpeza há muito tempo.
Eu gostei do resultado. Obviamente não ficou exatamente igual a um instrumento que já vem com pintura fosca de fábrica. Mas ficou melhor do que eu esperava.
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T. Forge Membro Novato |
# jun/14
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Aqui algumas imagens. Tirou até uns arranhões antigos que eu achava que eram profundos mas estavam apenas na camada de verniz.
http://imgur.com/a/RX5x5
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Funkadelics Membro Novato |
# jun/14
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Eu fiz isso na minha primeira guitarra, taquei o bombril nela. Ficou legal até, mas da um trabalhinho, mas compensa, fica bem legal a guitarra fosca.
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T. Forge Membro Novato |
# jun/14
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Funkadelics O pior de tudo mesmo é o pó metálico se espalhando pelo ambiente todo.
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Luis A. Membro Novato |
# jun/14
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T. Forge
Cara a minha guitarra está no tópico das tunagesn, ela tem 16 anos e ficou fosca por causa do suor das minhas mãos....
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T. Forge Membro Novato |
# jun/14
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Durante.
http://i.imgur.com/gFXhVoP.jpg
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JJJ Veterano
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# jun/14 · Editado por: JJJ
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Thorin o Hobbit uma vez eu vi aqui no fórum um cara que passou aquela esponja scott bright com o lado amarelo para tirar o brilho da pintura.
O "cara" fui eu (o lado da esponja era o duro, não o amarelo).
E o tópico segue:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/303639/
Usar o lado duro da esponja é bem melhor que bombril, porque não sai aquele monte de partículas de ferro.
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T. Forge Membro Novato |
# jun/14
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JJJ Usar o lado duro da esponja é bem melhor que bombril, porque não sai aquele monte de partículas de ferro.
Realmente, isso é um inferno.
Comecei usando a esponja, mas estava muito cansativo e aí passei para a palha de aço, que faz o serviço bem mais rápido. Com o contra, claro, de pestear o ambiente com "pó".
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Thorin o Hobbit Veterano |
# jun/14
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JJJ Você mesmo cara, como fazia um tempo que li teu tópico, me confundi qual lado da esponja você usou haha.
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JJJ Veterano
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# jun/14
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Thorin o Hobbit
Se usasse o lado amarelo estaria raspando até hoje! hehehe
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