O Tópico das Telecasters - Postem tudo que sabem!

    Autor Mensagem
    Filippo14
    Veterano
    # mai/14


    Gente existem muitos tópicos sobre Telecasters, mas infelizmente ela não é a guitarra mais falada do fórum.
    Ando a um tempo pesquisando sobre telecasters, mas já vi que existem muitos tipos diferentes. Basicamente existem teles de vários tipos de madeira, com todas as pontes possíveis nelas, com todos os tipos de captadores e varios tipos de braço. Ai que me veio a ideia de um tópico onde pudesse ser debatidas as diferentes nuances dessas guitarras.


    Queria começar com 2 questões: O que significa uma telecaster ter "cabronita" no nome?
    Quais as diferenças sonoras para uma thinline? Se assemelha a uma Es-335?

    Qualquer dúvida, postem aqui!


    Abração

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Me interessa isso... Quero uma teleca pra deixar afinada em OpenD

    Filippo14
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ismah
    Eu já pesquisei a um tempo umas teles, vi que tem umas diferenças entre as 52', 54' e 62' (Acho que são esses os anos).

    Já vi tele com todo tipo de hardware e captadores, de p-90 até humbucker. Existem até os b, g - benders, que são interessantíssimos.

    E o engraçado é que elas em muitos estilos aparecem bem menos que outros modelos como strato e les paul, mas existem muitos músicos que em estúdio usam elas demais, onde a gente acha que é lespa, na vdd é teleca ( Vide Led Zeppelin I).

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Filippo14

    Vejo ela bem presente no metal ultimamente... As bizarras/exóticas (explorer, warlock, star) andam desaparecidas, perdendo o espaço pras telecas...

    Mas morre aí o que sei... prefiro escolher baseado em meus ouvidos...

    Filippo14
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ismah
    Exatamente, andam tendo muitas telecas from hell por ai ahahha, com uns captadores de alto ganho e tudo mais, por que a escolha desse tipo de corpo, não soaria melhor uma les paul ou uma super strato por exemplo? Os sons de metal tendem a ser mais graves que agudos e as distorções meio que acabam com o estalado das teles, será que alguém sabe a razão de utilizar esse tipo de corpo? Lógicamente que vão dizer que é por que o cara curte essa sonoridade. Ok, todos já estamos cansados de saber que instrumento se escolhe pelo som, mas a pergunta é mais voltada para as características sonoras dessa combinação por exemplo.


    Abração

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Filippo14

    Em teoria as telecas diferem das LP's já na contrução (sem braço angulado), e são mais magrinhas (no sentido literal)... E soam mais médias que uma strato, e mais agudas que uma LP, logo elas soam melhor nos solos (como as fly's), formando um duo idealizado a 34 anos...

    Alex guitar man
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Eu sempre achei a Lespaul um violão jumbo solido, e a telecaster um violão folk solido.

    Reparem nos formatos hehe

    Ismah

    Eu tmb andei pensando em uma tele pra um som mais pesado, mas desisti.. muito rapido

    Ismah
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    Alex guitar man


    Nunca me ocorreu usar ela para som pesado... Se fosse o caso desejaria uma Fly 2 ou Explorer (mas associarei eternamente essa ao country rock)...
    Quero ela para country na verdade... Mais especificamente lap steel/slide... Por isso a afinação open...

    Filippo14
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    E o Lance da Cabronita e da Thinline, vocês sabem?

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Filippo14

    Cabronita parece um termo hispânico, te trago retorno assim que tiver algo...

    JJJ
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Errrr... Sem querer sem chato...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/308871/

    Filippo14
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    JJJ
    Caguei demais, juro que não vi seu tópico. Dei uma procurada, mas realmente não achei nada. Vou postar tudo lá então, vamos deixar uma coisa só, menos confusão.


    Abração

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a O Tópico das Telecasters - Postem tudo que sabem!