Timbre scooped Ser ouvido sem prejudicar o timbre?

    Autor Mensagem
    MacB0y
    Veterano
    # abr/14


    Fala galera!

    Seguinte, estou com uma duvida, que acredito que seja algo simples, porém não consegui visualizar a solução ainda...

    Tenho uma banda de tributo ao Pantera, como alguns sabem, e consegui um timbre até bem próximo do grande Dime... O problema está em ser ouvido durante apresentações e ensaios...

    O Timbre do dimebag era caracteristicamente scooped e bem agudo, e nisso com um Boss GE-7 no return do ampli, consegui chegar a algo bem próximo.

    O timbre é lindo durante gravações e tocando sozinho, mas quando toco com a banda, eu literalmente não me escuto...

    Desconfio que a falta de médios que deixa o timbre "scooped" é justamente o motivo de eu não ser ouvido, mas como resolver isso sem perder o timbre?

    Abraços!!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Passei por uma situação bastante parecida na época em que eu estava tocando numa banda cover do Dream Theater. O timbre era perfeito quando eu estava sozinho, mas sumia com o resto da banda, principalmente tocando em shows. Pra piorar, tinha o drama da corda B grave (guitarra de 7 cordas), que naturalmente é complicada por ser grave demais. Com timbre scooped, piorou.

    Não tem saída cara, é tacar médio mesmo. Parei de me importar com isso quando, ao me ouvir ao vivo numa gravação, percebi que a pegada conta muito mais do que o timbre, e que mesmo com o timbre longe do que eu queria, o som era do c*****o.

    Meu conselho? Taca médio e desencana!

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    MacB0y
    Um erro comum em ensaios (e até em apresentações) é tocar com o amplificador apontado pra canela. Desta forma, o você tende a aumentar o volume até conseguir se ouvir; mais o baixista e o outro guitarrista, que estão mais distantes do seu amplificador, vão sentir que a sua guitarra está muito alta e, consequentemente, vão aumentar os seus respectivos amplificadores. E então começa a guerra de volumes.

    Certifique-se que você esteja com o falante do seu amplificador apontado para a sua cabeça, seja colocando o amplificador sobre um apoio e ficando a uns 2 metros do mesmo, seja colocando ele inclinado no chão e ficando a uns 3 ou 4 metros do mesmo.

    ROo
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    MacB0y
    Cara, isso dá um bom trabalho...
    O que acontece é que nesse tipo de regulagem o som fica "maravilhoso" (para nós guitarristas tocando metal) quando tocamos sozinhos e em volumes baixos. Numa regulagem tipicamente V shape quando aumentamos o volume para o ensaio ou show, o que acontece? Aquele caminhão de agudos e presence que colocamos gritam. E você continua aumentando o volume, porque a guitarra não aparece... ah, mas os agudos sim. E as vezes só os outros caras da banda percebem.
    A regulagem deve mudar em determinados volumes, inclusive, ou melhor, principalmente os médios que no metal é tão detestado.
    Como eu bati a cabeça com isso, montava o timbre dos sonhos em casa, chegava no ensaio era uma agudeira desgraçada e todo mundo aumentando o volume como loucos, até que "ei... antes de começar, vamo timbrar todo mundo junto?" e aí é totalmente diferente.

    A questão em uma banda é "cada um no seu lugar". Aumentar desnecessariamente o grave da guitarra só vai atrapalhar o seu baixista e ao mesmo tempo destruir o grave da sua guitarra e vai peidar em cima do bumbo, deixando o som muddy.
    Aumentar demais o agudo vai embolar com os pratos da bateria. A guitarra tem que ser colocada no lugar certo.
    Eu sei que um dos primeiros mandamentos para quem toca metal é "tira os médios"... mas tenta timbrar sem pensar nisso, no volume certo e com a banda toda.

    O Pantera é um pouco o exemplo disso.
    A guitarra do Dimebag quando aparece sozinha na música eu acho uma desgraça, ela se faz quando entram os outros instrumentos. O baixo complementa os graves, mesmo assim o bumbo aparece perfeitamente.

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    ROo
    E você continua aumentando o volume, porque a guitarra não aparece... ah, mas os agudos sim. E as vezes só os outros caras da banda percebem.
    Isto tem cara de guerra de volumes, como eu citei anteriormente.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    eu gosto de pensar numa banda ao vivo como numa mixagem,é tudo uma questão de balance, de equilibrio:

    se o baixo ta muito grave o bumbo vai sumir e vai tirar grave da voz , se o timbre da guitarra é composto por graves e agudos sem medios , é preciso que os outros instrumentos se concentrem mais nos medios, e por ai vai, pensei que você esta tentando regular equalização em uma mixagem em mono que vai te ajudar muito. principalmente na hora de regular equipamentos na passagem de som pra shows.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    erico.ascencao
    Certifique-se que você esteja com o falante do seu amplificador apontado para a sua cabeça

    Eu discordo, amp foi feito pra ficar no chão. O que eu faço nos ensaios é simplesmente ficar do lado oposto do amp, por exemplo: se eu estou de frente para o baixista, meu amp fica na canela dele, e o dele na minha canela.

    Se você colocar o amp apontado pra você, você tende a tirar agudos da equalização, porque é uma faixa irritante (e prejudica a audição a longo prazo).

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Rachmaninoff
    O que dizem é que o ampli perde graves quando tirado do chão. Entretanto, em palcos/estúdios pequenos, o melhor acaba sendo erguer o amplificador.

    boblau
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Rachmaninoff
    erico.ascencao

    Não tem nada de errado em apontar o amplificador ou gabinete na direção do seu rosto, seja inclinando, seja apoiando em algo mais alto. Os amplificadores fender, por exemplo o twin reverb, vêm inclusive com um apoio para inclinar de fábrica. e os gabinetes 4x12 tem versões inclinadas, principalmente para tocar quando instalados no chão.

    Para tocar mais baixo em termos de volume, eu sempre optei pelo sistema "cada um no seu quadrado". Cada músico perto do seu ampli e timbrando o seu instrumento com os alto falantes apontados para eles. Somente a voz era compartilhada a todos. Aí ficava bem mais fácil de timbrar toda a banda. Se faltasse baixo, o baixista ficava bem satisfeito em poder aumentar o volume, e assim com todos os outros músicos.

    O esquema do colega rachmaninoff também funciona, porém a tendência é de se elevar o volume geral, pois fica tudo cruzado. Outra desvantagem é que quando se quer regular o ampli, precisa atravessar. Mas sem dúvida é um esquema que funciona.

    Eu sempre preferi tocar junto ao ampli, com ele apontado para mim. Vc gerencia seu timbre, ressonâncias, feed backs e principalmente VOLUME para não encher o saco do resto da banda....

    DOF Hard
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Eu sempre sugiro a banda que trocamos de lugar...
    com a amp no chao, a tendencia é quem esta mais longe, escular ele melhor, entao, fico mais longe do meu amp e o escuto bem sem precisar socar volume

    MacB0y
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Valeu mesmo galera, estou tentando por em prática todas as dicas de vcs! Amanhã tenho ensaio, e domingo tenho show, então vamos ver se vai dar certo! Abração!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbre scooped Ser ouvido sem prejudicar o timbre?