como fazer a manutenção sem prejudicar a guitarra?

    Autor Mensagem
    Kall666
    Veterano
    # fev/09


    oi gente tenhu varias perguntas sobre o assunto.
    bem ja tenhu a uns 3 meses a minah guitarra e acho que ja ta na hora de da um limpada nela,trocar as cordas entaum aih vai,vi isso na internet que queria saber se é alguma pegadinha ou nao

    1. para o jack nao enferujar e evitar mal contatos eu posso passar um anti oxidante e depois uma lixa de grão 600???? eu vi isso aqui http://www.youtube.com/watch?v=XtSeGz1O5ek&feature=PlayList&p=4B4359D4 59790C1D&index=0&playnext=1

    2. se eu limpar a guitarra com cera grand prix vai aranhar ou danificar a guitarra??? pode se pasar por toda ela????


    3.posso pasar uma fitra crepe nas escalas protegendoas e dexando só os trastes livres e limpalo com bombril ou posso usar um limpa aliança msm que tenhu aqui em casa????

    4.oq faço para limpar as escalas?????

    5. tentei afinar as oitavas aqui com as cordas velhas aqui e nao consegui de jeito nenhum,isso é por causa da cordas ou da guitara??? tao velhas msm=D

    6. que pano eu uso para limpar????

    7.nao seio tamanho das minhas cordas se sao 0.10 ou 0.9 mas eu to querendo bota 0.10 sera qe tem algum risco e que cordas eu boto,tava pensando em NIG???


    vc gente plz ajudem-me =D
    obs:desculpem qualquer coisa

    guitarg3
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    1 - na verdade esse video nao eh para prevençao.. e sim um socorro de emergencia.. tipo.. se tua guitarra ta xiando vc pode da uma limpada no jack desse jeito.. ms o melhor eh levar num luthier e pedir pra ele trocar o jack se ele tiver chiando muito.

    2 - Axo que se vc passar na pintura da guitarra nao irá danifica-la. Claro que vc nao vai passar no braço da guitarra né?

    3 - vc ja fez isso alguma vez? Acho melhor vc levar a guitarra para um luthier pq vc vai ter q tirar tds as cordas da guitarra pra fazer isso, e depois quando coloca-las de novo tera que regular o braço da guitarra novamente. Acho que nao é algo tao simples pra se fazer pra iniciantes.

    4 - da uma consultada nesse site que ele fala o produto pra usar, e ate como fazer um caseiro http://www.edmarluighi.com.br/dicas-do-luthier.asp

    5- Oo.. Voce deveria usar cordas novas pra fazer isso eu acho. E vc ja afinou as oitavas alguma vez?

    6 - eu uso perflex ou aquelas flanelas laranjas de algodao macias

    7 - Tem! Se sua guitarra tiver regulada para cordas 0.09 e voce colocar 0.10 vc pode entortar o braço da guitarra. Eu recomendaria vc a levar sua guitarra num luthier que o serviço vai ficar bom e vc nao correrá o risco de estragar sua guitarra, pq pelo que parece vc nao muita experiencia nessa area d luthiaria. Eu pelo menos faria isso.

    Mas de qualquer forma um luthier aki do forum pode responder melhor suas perguntas =)

    DaNaDo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cara eu já passei Grand Pix no meu primeiro baixo, e não deu nada; mais seilá tem gente que não recomenda, então acabo passando só uma flanelinha mesmo com um pouco de lustra móveis

    Das duas formas isole os trastes, e pode ser usado sim um Caol ou seja lá o nome do limpa pratas só cuidado isole bem com fita crepe a escala e também se possível faça com uma luva porque é meio forte ( já fiz isso nos meus trastes )

    Dependendo da sua escala se for escura pode usar óleo de peroba e deixar ela absorver bem dando outras demãos até perceber que tá demorando mais pra madeira "chupar"

    Se for colocar 0.10 talvez tenha que dar um ajuste no tensor, mais seu timbre agradeçe ( eu adoro cordas grossas (0.13), ui! kkkk )

    Kall666
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    guitarg3

    cara vlw mesmo cara só iniciante sim,tipo é a primeira vez que vou limpar e fazer esses negocios,pois antes eu tocava violão e na oprecisava se procupar com tudo isso,agora só to meio confuso msm entre esses negocios =D,mas onde eu posso encontrar um luthier?????

    DaNaDo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    cara vlw mesmo cara só iniciante sim,tipo é a primeira vez que vou limpar e fazer esses negocios,pois antes eu tocava violão e na oprecisava se procupar com tudo isso,agora só to meio confuso msm entre esses negocios =D,mas onde eu posso encontrar um luthier?????

    Cara, leve sua guitarra para uma regulagem ( alías ) como sempre o Bertola recomenda ao comprar sua guitarra já é interessante levar para uma regulagem ( algumas lojas até fazem, ou dão essa primeira regulagem grátis )

    guitarg3
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    vix ae vc tem q ver ai na sua cidade cara =S.. de onde vc é? as vezes alguem aqui no forum pode te indicar um

    sobre encerar a guitarra, naquele site q mandei ai em cima fala isso

    É verdade que para polir ou encerar a minha guitarra, preciso comprar aqueles polidores específicos e caríssimos?"
    Não é verdade. É claro que você também não pode pegar um polidor qualquer para carro e passar no instrumento.
    Existem instrumentos que possuem a pintura mais delicada, com menor quantidade de verniz, por exemplo.
    Como via de regra, o polimento sempre deve ser feito por um profissional da área, pois, o trabalho será melhor executado com máquinas específicas de polir, e feito de forma mais homogênea para que não surjam manchas e nem áreas com mais brilho do que outras.
    Muitas vezes, antes de polir um instrumento, se faz necessário lixa-lo antes com lixas d'água finíssimas (baixíssima abrasividade de n
    Úmeros 600 e 1200) para eliminar um pouco dos arranhões. Uma pessoa não experiente poderá danificar o verniz ou até mesmo a tinta, irreparavelmente de forma que somente uma repintura repararia o estrago.
    Agora, um enceramento para melhorar o brilho, retirar a sujeira e deixar mais lisa e deslizante a pintura de sua guitarra, isso você pode fazer em casa. Vá até uma loja especializada, e compre um pacote pequeno de algodão, e cera automotiva com silicone. Esse material servirá para você encerar sua guitarra por mais de um ano.
    Retire as cordas do instrumento e, com um chumaço pequeno de algodão espalhe um pouco da cera por todo o corpo do instrumento (FOTO 5). Com um pedaço maior de algodão retire com movimentos circulares a cera aplicada (FOTO 6).
    O brilho será o resultado dos movimentos circulares do algodão limpo contra a superfície encerada do corpo do instrumento.
    Esse procedimento deverá ser feito apenas uma vez por mês, na troca do encordoamento, por exemplo, pois o uso exagerado de ceras limpadoras pode desgastar a pintura.
    Quando quiser limpar o instrumento depois de encerado, use apenas algodão seco.

    http://www.edmarluighi.com.br/dicas_28-duvidas-mais-frequentes-IX.asp

    guitarg3
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    agora o q vc pode fazer para conservar a guitarra eh outra historia. Eu por exemplo, minha mao sua d mais, entao qnd acabo d tocar limpo bem a guitarra, e nas cordas e partes metalicas passo um oleo, dw40, assim as minhas cordas duram bastante e evita de enferrujar as partes da guitarra

    Kall666
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    vix ae vc tem q ver ai na sua cidade cara =S.. de onde vc é? as vezes alguem aqui no forum pode te indicar um
    cara só de novo hamburgo no rio grande do sul

    mas queria saber se realmente é bem aconselhavel levar a um luthier msm?sei la nao queria gasta muita grana com isso xP

    guitarg3
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    vc ja regulou alguma vez sua guitarra? pelo que vc falou sua guitarra esta desregulada as oitavas, deve estar o tensor tb a altura das cordas.. ai soh levando pra quem intende.. ai vc ja escolhe a espessura de corda que qer usar e td mais.. nao eh dinheiro jogado fora nao, vc vai ver otra guitarra dps q pega-la. bem mais macia e gostosa de tocar :D

    Kall666
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    vc ja regulou alguma vez sua guitarra? pelo que vc falou sua guitarra esta desregulada as oitavas, deve estar o tensor tb a altura das cordas.. ai soh levando pra quem intende.. ai vc ja escolhe a espessura de corda que qer usar e td mais.. nao eh dinheiro jogado fora nao, vc vai ver otra guitarra dps q pega-la. bem mais macia e gostosa de tocar :D

    hehehe nunk regulei naum,agora to pensando em leva num luthier para da uma regulagem completa,mas acho que o problema é acha um

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Kall666
    to pensando em leva num luthier
    Agora vc disse algo realmente correto.
    Abç

    Tivertimailaif
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    6. que pano eu uso para limpar????

    putz kra, eu uso uma meia veia minha, de argodão, ela deixa a guita brilhando, muito tri mesmo

    Slave of hell
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    se vc quiser tentar limpar e talz sua guitarra vc um dia vai ficar bom nisso..mas até lá mta coisinha chata pode rolar viu?se prepara

    cadojapan
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    putz kra, eu uso uma meia veia minha, de argodão, ela deixa a guita brilhando, muito tri mesmo(2)

    Tb uso cuecas velhas sem freada....

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Kall666

    como fazer a manutenção sem prejudicar a guitarra?

    Fazendo direito!

    A maioria são procedimentos simples...e chatos!!
    Não tem segredo, é só por a mão na massa, ler uns topicos no forum e perguntar se tiver dúvidas!!

    Abraços!

    Kall666
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    huuuum... é vo leva num luthier para da uma regulagem nela msm,alguem sabe um bom aqui em novo hamburgo RS???

    rickymaster
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    em novo hamburgo nao sei não...acho qe o negocio eh vc levar em POA mesmo...tem uns qe fazem um serviço legal...tem alí na luffing...tem um luthier perto da Cristovão...algo como Chris Iwers o nome dele...ele faz um serviço legal tbm...

    Eu sou de Triunfo...mais longe de POA duq novo hamburgo...e tenho qe levar em POA tbm... ¬¬' eh foda...

    rickymaster
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Tem a guitar garage tbm..acho qe eh a mais cara...mas parece ser o melhor serviço...eles tem um site proprio...bota no google ae se quiser o endereço...quem tem instrumento caro só leva lah...lah eh garantido mesmo...mas se nao quiser recomendo o Chris;;;

    andshl
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: andshl
    · votar


    opa, para limpar escalas tenho esse link bem legal:

    http://guitcetera.wordpress.com/2012/07/17/manutencao-de-escala-em-ros ewood/

    e um pra cuidado com a Nut:

    http://guitcetera.wordpress.com/2012/07/30/cuidados-com-a-pestana-nut/

    Acho que ajudam!

    Vintage02
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    andshl
    Cara, ele já aprendeu como limpa sem oxidar, esse tópico é de 2006 e a última mensagem de 2009.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    Vintage02

    "esse tópico é de 2006"

    A esta altura, o "moleque" já é o "Personal Luthier do Steve Vai".....kkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como fazer a manutenção sem prejudicar a guitarra?