Stratocaster 3 em 1

    Autor Mensagem
    JJJ
    Veterano
    # fev/14


    Tenho certeza de que alguém já deve ter pensado nisso... talvez até aqui mesmo no FCC.

    Mas eu pensei há pouco tempo e resolvi fazer e compartilhar a ideia com vocês.

    É o seguinte: eu tenho uma Strato que montei no "formato" HSS:

    Essa aqui.

    Quem acompanha meu tópico de montagem deve lembrar da bichinha. Ficou muito bacana, porém... definitivamente, eu não curto muito HSS... e bateu uma saudade danada de quando ela era SSS (e olha que eu tenho outras duas Stratos SSS... mas o som daqueles 3 singles... ô timbre bom... hehehe).

    Daí não teve jeito... Quis voltar ao esquema SSS. Como eu ainda tinha o escudo SSS e o single da ponte, tudo bem; era só desmontar o HSS e montar de novo o SSS.

    Mas... peraí... eu ia ficar com um humbucker sobrando e ainda um trio de singles meio mais ou menos que ainda tenho... e se eu montasse dois escudos?

    O que faz uma Strato HSS virar SSS ou vice-versa?

    O escudo montado. Só isso...

    "Ah... mas tem as soldas... é meio chato dessoldar tudo e soldar de novo..."

    Hummmmm.... conectores existem pra isso!!!

    E se posso passar de SSS pra HSS, por quê não HH? ou HSH?...

    HSH eu não sou muito chegado, mas Strato HH é bem interessante!!! Vou comprar um escudo HH e com 2 hb sobrando aqui montar um terceiro escudo. Strato 3 em 1!

    A cada troca de cordas, uma Strato diferente, só tirando os parafusos e encaixando o novo escudo. SSS, HSS ou HH, de acordo com o meu humor!

    Então, ideia na cabeça e peças na mão, CHEGA DE PAPO! Vamos lá!

    Primeiro, tive que cavar o buraco para caber o humbucker (quando for colocar o escudo HH).

    Depois refiz a blindagem.

    Soldei o conector fêmea (tanto faz, podia ser o macho) na guitarra, direto no jack.

    Soldei o conector macho no escudo.

    Essa foto dá pra entender bem o esquema. Repare que o escudo fica 100% livre do corpo.

    Isso porque é Strato, claro... A maioria dos outros modelos de guitarra não tem como fazer tão simples assim.

    Tudo ligado!

    Repare o fio "terra" para a blindagem (que normalmente pega no escudo também) indo pra dentro da cavidade do jack. Liguei no negativo.

    Bichinha pronta como SSS.

    Se bater saudade da HSS, vou ter o escudo montadinho, com o conector. É só tirar as cordas, desparafusar o SSS, soltar o conector e ligar o HSS. Idem para o HH...

    Ismah
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Cara pra que toda essa mão se vc poderia colocar um pot push-pull? To pensando em fazer minha strato HHH com 3 push-pull's

    renatocaster
    Moderador
    # fev/14 · Editado por: renatocaster
    · votar


    JJJ

    O Curly tinha (ou ainda deve ter) uma strat com esse lance. Só que a strat dele era com o "piscinão", daí nem precisou fazer a cavidade para ancaixar o humbucker.

    Se não me engano, era uma strat Yamaha. Mas ele fez isso, só que eu acho que ele tinha umas 3 configurações de escudo diferentes.

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Ismah

    É, podia. Mas eu queria esses 3 singles. Não confio muito em hb splitado... rs

    renatocaster

    Imaginei que já teriam feito algo assim... Eu vou ficar com 3 escudos também: aquele HSS que estava nela, o SSS que ficou e um HH que falta só chegar o escudo, porque tenho uns HB de reserva aqui.

    Ismah
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JJJ

    e por que não splita um par "desses" SC's?

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JJJ
    vc curte umas marcenarias mesmo uheuuhe. legal essa strato porque não tem alavanca. Eu queria uma assim pra ficar com mais densidade no corpo. Legal tmb que vc tirou esse pot de volume debaixo do captador, eu as vezes bato a mão nele e o volume abaixa um pouco.
    Mas eu acho que essa ideia não fica muito pratica por causa do trabalho que vai ter para trocar de escudo.

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Ismah
    e por que não splita um par "desses" SC's?

    Splitar um par de singles? Tipo juntar 2 singles? Primeiro, porque aí precisaria de mais captadores "desses"; segundo, porque dois singles juntos fica maior que um hb; e terceiro, porque não sei se isso fica bom... rs

    Luiz_RibeiroSP
    vc curte umas marcenarias mesmo uheuuhe

    Adoro madeira, confesso...

    legal essa strato porque não tem alavanca. Eu queria uma assim pra ficar com mais densidade no corpo.

    É uma diferença com relação às outras. A ponte fixa na madeira dá um "jeitão" diferenciado à Strato. A "impressão" é essa mesmo que você falou: mais densidade (embora eu não tenha feito um teste "científico" pra medir isso).

    Legal tmb que vc tirou esse pot de volume debaixo do captador, eu as vezes bato a mão nele e o volume abaixa um pouco.

    É outra diferença nessa Strato. 1 volume e 1 tone só. Particularmente, acho melhor. Mas tem gente que gosta do pot de volume mais perto das cordas, pra fazer swelling na mão.

    Mas eu acho que essa ideia não fica muito pratica por causa do trabalho que vai ter para trocar de escudo.

    A ideia é fazer isso ao trocar as cordas (se quiser, claro). Porque aí basta soltar os parafusos do escudo, tirar, colocar o outro e parafusar. Não é tanto trabalho assim... é basicamente só o trabalho de tirar e colocar os parafusos.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JJJ
    Que massa! Lembrei desse produto aqui... http://www.seymourduncan.com/blog/new-product/liberator%E2%80%94the-so lderless-pickup-change-system-seymour-duncan/

    Poderia te interessar. Acho útil para essas brincadeiras.

    Por sinal... a cor dessa Strato é LINDA. Que produto vc usou para pintar e qual o nome dessa cor? Gostaria de pintar uma guita com essa mesma cor. Abraço

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Rei Arthur Pendragon

    SD a gente não mexe, né? Deixa quieto lá... hehehehe

    Por sinal... a cor dessa Strato é LINDA. Que produto vc usou para pintar e qual o nome dessa cor? Gostaria de pintar uma guita com essa mesma cor. Abraço

    Hiiiii, rapaz... Isso é uma epopéia... Não aconselho!

    É dourado metálico. Só que deu merda... A guitarra acabou me dando o maior trabalho... A tinta meio que "derrete" cada vez que eu pego. Depois fui ler o rótulo do spray e é cheio de "nove horas"...

    Tive que desmontar a bicha de novo, lixar, repintar e passar um verniz especial pra tinta metálica... Só assim ela melhorou.

    Mas agora já está voltando a ficar esquisita. Deixei no suporte de chão ontem e já tá soltando tinta de novo!

    Fica muito bonito realmente, mas o rótulo da tinta diz claramente que não é pra "manusear" as coisas pintadas, é mais pra decoração, saca?

    Um dia vou acabar raspando e pintando de branco...

    Se quiser ver o processo, tá tudo documentado no meu tópico de montagem, (mas isso foi antes de eu sacar que a tinta saía fácil):

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/294120/p7#8806998

    lindoso
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JJJ
    muito bem pensado cara!
    mas gostei muito foi da ideia dos conectores, é um saco ficar soldando esses fios que vao pro jack da guitarra....qual o nome desses conectores?

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JJJ
    Melhor achar uma tinta apropriada mesmo. Era assim que eu queria :
    http://www.basscentral.com/musicman/pics/Ernie_Ball_Musicman_John_Petr ucci_6_String_Guitar_Desert_Gold_No_Pickguard_Matching_Headstock_Rosew ood_Fingerboard_Custom_Inlays_Piezo_Tremolo_Bridge.jpg

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    lindoso
    qual o nome desses conectores?

    Foi o que eu perguntei pra mocinha da loja de peças eletrônicas... Resposta: "conector"... rs

    Vai numa loja de eletrônica qualquer e pede uns conectores pequenos de plástico com positivo e negativo. Os cabinhos já vem neles, é muito fácil de usar (e baratinho).

    Rei Arthur Pendragon

    Essa aí está puxando mais pro laranja. Muito bonita mesmo.

    Ismah
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JJJ
    e o que é um HB se não dois singles acoplados?!

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Ismah
    o que é um HB se não dois singles acoplados?!

    Acho que meio HB bom é "menos" (em qualquer sentido) que um bom single... Mas é um bom ponto de discussão.

    PGilbert
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Po cara, curti!

    Pessoal comentou que outros já fizeram mas eu nunca tinha visto!

    Parabéns pelo trabalho!

    Abs.

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    lindoso
    JJJ

    Bem legal! já pensei em fazer isso mas me deu preguiça rsrs..

    Pelo que deu pra ver, os conectores que voce usou são os usados em modelismo em geral, aero, etc., tipo ESSE AQUI

    Outro que daria pra usar também é de aeromodelismo, usado pra ligar os motores elétricos no ESC, conhecidos como plugs bullet no ebay, ou plug banana aqui no Brasil,como ESSE AQUI

    lindoso
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Iversonfr
    Ah sim...então o nome é esse...JST? bem praticos....
    nao entendi foi o mecanismo desses bullets rsrs...

    JJJ
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    Iversonfr

    Exatamente esses primeiros aí (só que eu acho que na lojinha de eletrônica foi mais barato... rs).

    PGilbert

    Valeu!

    Keith.Scott
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JJJ
    Muito massa, cara!
    Vc mandando bem sempre, nas suas modificações!
    Parabens pela guita ae!
    Ficou linda!

    EduBluesMan
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JJJ
    Velho, vou desviar um pouquinho o assunto, pois curti demais a logo que vc utilizou
    "Frankie - Partscaster"
    No seu álbum verifiquei que vc deve ter feito o logo no PC, impressão no papel, recortou, colou e envernizou por cima.
    Se foi isso mesmo, pode me ensinar com fez pra ficar legal?
    Algum papel, cola ou verniz específico pra essa logo ficar perfeita como vc fez ficar?????

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Keith.Scott

    Valeu, camarada!

    EduBluesMan

    Fiz na impressora mesmo, mas não em papel comum. Usei etiqueta transparente da Pimaco (deve ter de outras marcas também). Depois de impresso e seco, é só cortar e grudar no headstock. Se olhar bem de perto na contraluz, não fica tão perfeito como um decalque, mas além de 30cm já fica quase imperceptível...

    EduBluesMan
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: EduBluesMan
    · votar


    JJJ
    entendi.
    depois enverniza por cima?

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    EduBluesMan
    depois enverniza por cima?

    Se quiser... Numa delas joguei spray de verniz por cima, em outra não...

    A vantagem do verniz é que protege mais, mas se quiser tirar é pior.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Stratocaster 3 em 1