Efeito "esticar o som" com a guitarra.

    Autor Mensagem
    Tielo Gonçalves
    Membro Novato
    # fev/14


    Procurei no fórum e não encontrei nada sobre o que eu quero, talvez por ser difícil explicar com palavras (ou por que não sei explicar mesmo).

    Exemplificando, gostaria de saber como se faz esse "efeito" da intro de Thickfreakness dos Black Keys:

    E se não for pedir muito, gostaria de saber umas dicas de equalização do amp pra tocar esse tipo de música, rock meio sujo e tal.

    Tenho uma Walker Strato (nunca ouvi falar da marca, mas comprei de barbada, então...) e um Peavey Rage 158. Penso em comprar uma pedaleira de até uns R$500,00, alguma sugestão?

    Valeu.

    makumbator
    Moderador
    # fev/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Tielo Gonçalves

    Isso é meramente um slide ascendente. Pode ser feito de várias maneiras (desde manualmente na escala do instrumento usando os dedos ou mesmo um slide ou ainda usando alavanca, whammy, etc...)

    Tielo Gonçalves
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    makumbator

    Fazendo um slide manual dá pra ouvir a "troca" de som de uma casa pra outra, não fica muito parecido. E na opção da alavanca, a da minha guitarra só "afrouxa" as cordas, o efeito fica ao contrário, ao invés do som "crescer", ele "diminui".

    Sabes me dizer se precisa de algum pedal ou algo do tipo?

    maspn
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    é, pela música é um slide e alavanca mesmo.

    Tielo Gonçalves

    na verdade precisa uma boa guitarra que não desafina quando se usa a alavanca.

    makumbator
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    Tielo Gonçalves

    Ele pode ter feito com um slide de vidro ou metal no dedo (nesse jeito não tem o som dos trastes). Apesar que no fim do efeito (logo antes do riff entrar percebe-se um pequeno som de mudança de trastes).

    E na opção da alavanca, a da minha guitarra só "afrouxa" as cordas

    Tem que ser guitarra com essa opção (de subir a afinação na alavanda).

    Sabes me dizer se precisa de algum pedal ou algo do tipo?

    Dá pra fazer com pedais do tipo whammy.

    Tielo Gonçalves
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Valeu, caras!

    Shy_Boy
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Tielo Gonçalves

    Você também pode fazer raspando a alavanca no braço da guitarra, no caso de não ter um slide.

    Pra tu ver o que eu to falando, logo nos primeiros segundos de vídeo:



    Tielo Gonçalves
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Tielo Gonçalves
    · votar


    Shy_Boy

    Bah, valeu cara, boa ideia!

    kyo_ryo
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Tielo Gonçalves
    Eu votaria pelo slide mesmo. Mas se sua alavanca só desce, toque uma nota mais aguda com a alavanca toda pressionada e vai a soltando aos poucos, até voltar pra posição original.

    Ao invés de pegar a nota inicial e alavancar para cima, pegue a nota final e alavanque de baixo para cima.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efeito "esticar o som" com a guitarra.