Ego e/ou Orgulho (timbre), tende mais para a guitarra ou pedais?

    Autor Mensagem
    Desbravadorde...
    Membro
    # jan/14


    Fala galera õ/

    Queria abrir um tópico para os desocupados que gostam de discutir ^^

    Queria saber o que enche mais o ego/orgulho do pessoal, é poder tocar naquela guitarra dos sonhos, ou ter aquele setup de pedais...

    Eu por exemplo, prefiro ter uma Epiphone e um AMP valvulado simples e os pedais mais fodas possíveis (Wampler, Tc Eletronic, Fulltone, Dunlop, Xotic, Strymon e etc).
    Queria saber se sou o único doente por pedais =/

    P.S.: Fiquei na dúvida, se postava no fórum de guita ou pedais.

    Desbravadorde...
    Membro
    # jan/14
    · votar


    ^^

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Desbravadorde...

    "Ego e/ou Orgulho (timbre)"

    ????????????????

    Timbre: Chama-se timbre à característica sonora que nos permite distinguir se sons da mesma frequência foram produzidos por fontes sonoras diferentes. Um Lá de 440 Hz é um Lá numa guitarra, num sax, num piano, num peido........mas "soam" diferentes, mesmo sendo o mesmo Lá......isso é timbre.

    Então, no meu caso, foda-se se a guitarra é uma Epiphone ou uma Tonante, se o ampli é um Orange ou um Corcel, se o pedal é um Eletro Harmonix ou um Nux.

    O que importa é o TIMBRE e minha capacidade ou não de tirar bons e pessoais timbres.

    O que importa é o guitarrista e sua capacidade de regular seus equipos.........

    O resto é viadagem de músico de Internet e de shredder do You Toba.

    Claro que, no geral, bons equipos lhe dão mais qualidade e possibilidades.....mas não é regra. Tá cheio de guitarrista "milionário em equipos" com som horroroso.

    guitarluiz
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Desbravadorde...
    Eu tenho uma config que é básica o resto, é pra tempero.

    Guitarra boa + Ampli bom+ afinador> wah>whammy

    mjbg
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    não uso pedais.. não to nem aí para efeitos.. ligo o drive do amp com um pouco do reverb do amp e já fico felizão..

    Guitarra também nunca me importei muito, mas agora resolvi gravar umas coisas e to sentindo falta de uma guitarra um pouco melhor..

    Marcos UNI
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Marcos UNI
    · votar


    Sei lá cara... o que me enche de orgulho mesmo é quando vejo que meus estudos estão sendo realmente eficientes, e consigo aplicar minhas ideas no instrumento. Isso sim me enche de orgulho!

    Mas...

    Hoje existe uma gama de equipamentos baratos, que se pode tirar um puta som, só upgredear um pouquinho, e eu prefiro assim.

    Na minha opinião, o resto vai ser pra ter status, ou porque o cara precisa realmente de um equipo mais forte para expressar suas ideias.( não é o meu caso agora)

    .

    Desbravadorde...
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Lelo Mig
    Até concordo que o timbre venha a maior parte da mão do cara, o mesmo equipo vai soar diferente em mãos de guitas diferentes... MAS, acho balela dizer que qualquer Amp e guita terá um bom timbre.

    O que importa é o guitarrista e sua capacidade de regular seus equipos.
    O que mais importa sim, mas não como verdade absoluta, qualquer guita do mundo não tiraria um timbre invejável numa tonante + Meteoro.

    Até acho legal teu pensamento, apesar de ser muito empírico no mesmo.


    guitarluiz
    Se o bom amp for um valvulado com 2 ou 3 canais, daí complica querer pedais de drive. kkk'



    mjbg
    não uso pedais.. não to nem aí para efeitos.. ligo o drive do amp com um pouco do reverb do amp e já fico felizão..
    Guitarra também nunca me importei muito, mas agora resolvi gravar umas coisas e to sentindo falta de uma guitarra um pouco melhor.

    Parece que nunca tinha se importado com o som que estava tirando, o negócio era descer a lenha e deu...


    Marcos UNI
    Eu também fico mais orgulho quando vejo meu progresso, mas, também acredito que o equipamento, quando muito ruim, impede o guita de crescer.

    mjbg
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Desbravadorde...
    Esse é o esquema.. sempre fui baixista.. com baixo não tem essas frescuras, é só engatar o cabo e meter a mão.. guitarra é cheia de mimimi..

    Luis A.
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Desbravadorde...

    Cara, vc pode amar seu equipamento, pode saber usa-lo perfeitamente, mas nao se torne escravo dele....

    Ha guitarrista q se a pedaleira estragar ou a palheta cair no chão, ele nao dá conta de conduzir com show ate o fim....

    Acho importante vc saber pegar um violão velho e mandar um belo solo, e se for capaz de fazer isso com identidade e singularidade será melhor ainda.....

    Desbravadorde...
    Membro
    # jan/14
    · votar


    mjbg
    Baixo tem menos variáveis, mas é bem peculiar, principalmente na hora de equalizar e etc.
    Mas eu curto guitarra não pelos mimimi e sim porque é um instrumento que consigo expressar meus sentimentos de melhor forma.

    Desbravadorde...
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Luis A.
    Curti tua ideia velho..
    Eu sou apaixonado pelas minhas coisas, e tem muitas coisas que quero e vou comprar, mas eu adoro sentar com os amigos com um violão e curtir e tirar som daquilo... eu tenho um Violão da Condor, acho que é o Sd10 e não vendo ele por nada no mundo.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: BrotherCrow
    · votar


    Essa história de "timbre dos sonhos" é, pelo menos pelo que eu vejo, mais comum nos guitarristas que nunca saem do quarto. Pô, eu consigo montar um timbre bem próximo do que eu considero ideal com o meu equipamento quando estou tocando em casa, mas isso é porque uso várias guitarras, três amps valvulados, uma pilha de pedais importados e tal. Juntei essas coisas ao longo dos anos e não me arrependo de ter comprado, mas nunca usei muito disso em shows.

    No show, levava sempre um transistorizado (porque aguentava melhor o volume que eu precisava com bastante headroom), uma guitarra só (a mais versátil possível) e uma pedaleira Boss super antiga (porque ao vivo é mais fácil trabalhar com patches do que ter que pisar 3 pedais pra mudar o som da estrofe pro solo). Às vezes uns pedais pras coisas que a pedaleira não supre (tipo um drive legal ou um wah).

    O engraçado é que, mesmo em casa, ficar montando um set complicadíssimo é mais praquelas horas de enrolação. Quando quero praticar a sério ou compor algo, ligo a Telecaster num valvuladinho e pronto. Quanto menos coisa disfarçando melhor. Isso quando não faço tudo acústico! Quando bate a inspiração (e a paciência) pra usar set de pedais, alternar entre guitarras e amplificadores, acabo gastando mais tempo mexendo em botões e knobs do que efetivamente tocando. Nada de errado nisso, porque saber timbrar um set complexo também é uma habilidade importante... mas é outra área, completamente.

    Acho que muito guitarrista mais novo se perde nessas coisas. Toda vez que vejo alguém dizendo que vai montar um set de pedais e quer sugestões... pô, o guri chega com uma lista de 10 pedais que ele nunca usou e quer comprar tudo ao mesmo tempo! Não me cabe na cabeça.

    mjbg
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: mjbg
    · votar


    Desbravadorde...
    Ah sim, guitarra é um instrumento fantástico.. mas eu ainda tenho minhas manias de baixista.. ter que ligar 100 coisas pra começar a tocar, to fora..
    no baixo até por ser um instrumento com muito mais dinâmica a mão do músico faz muito mais diferença que equipamento.. guitarra é mais delicado, muito mais difícil encontrar um timbre agradável principalmente por ter muitas referências/comparações.. posso ficar a semana inteira tentando soar como determinado guitarrista e dificilmente vou conseguir.. no baixo também, mas é tudo mais ou menos parecidos, se aplicar a técnica correta já tem mais da metade do caminho andado

    londrer
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Cara, eu nem saberia o que fazer com tanto pedal.

    Acho que quanto melhor for o som na raiz (guitarra + ampli) menor a necessidade de pedais. Na verdade, acho que vai muito do estido que você toca. Eu tenho um set de pedais: WahWah, Overdrive, Fuzz, Delay e Oitavador, mas 90% do meu tempo eu toco guitarra plugada direto no ampli.

    E digo mais, mesmo plugado, o q mais uso é o delay bem suave e delicado para soar quase como um verb. O resto uso em aplicações especificas. Não uso o Fuzz, por exemplo, como Base em uma música inteira, apenas para enfeitar algum solo ou algum riff.

    Desbravadorde...
    Membro
    # jan/14
    · votar


    BrotherCrow
    Mas todos, ou ao menos a maioria, dos músicos vai com um set leve e simples para shows, o que a galera se puxa mais, ao menos eu sou assim, é na hora de gravar alguma coisa, e guitarra é um tesão, muito mais fácil de chegar no timbre que quer, principalmente por não se preocupar se o volume do amp ta alto ou baixo, tu timbre ele como ficar melhor e deu...
    E tocar em casa, as vezes dá mais vontade de guita e amp mesmo e deu...
    Eu toco quase tudo o que gosto com um drive e um delay, mas eu curto Wah, usar dois delays ao mesmo tempo e etc...


    mjbg
    Mas este negocio de timbre é complicado, acho que o cara chega num timbre fera que o cara, toca e ouve e fala, que fod@ este som, mas nunca chega no perfeito...
    Hoje o cara toca algo achando fera e amanhã fala, que merd@ isto aqui kkk'

    Desbravadorde...
    Membro
    # jan/14
    · votar


    londrer
    Cara eu curto pedal e muito, eu gosto de variar, mas depende do dia, eu até esqueço que tenho um chorus no set, e olh e pensado, esta merda ta roubando sinal, e tiro, e depois coloco e assim vai kkkk'

    londrer
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    E quanto ao timbre, tem gente q vai achar seu timbre animal, tem gente q vai achar uma bosta. Você tem é q gostar do q ta fazendo, do som que ta tirando. E dependendo da aplicação, como eu já disse, aquele Fuzz mórbido, mordido, todo cagado, vai ser o efeito perfeito para aquela aplicação, aquela passagem da música, mas se vc usar para fazer uma base, fodeu... vai ficar uma bosta.

    londrer
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Desbravadorde...
    Ah sim, pedal é do caralho. Meu professor tem um Frozen, que funciona como um pedal de piano, saca? Vc toca, pisa e ele segura a nota, ai vc pode solar por cima. Eu acho do caralho esse pedal, mas pergunta se eu me vejo usando ele? Hahahahaha

    No final das contas, gosto e funcionalidade é q vão ditar seus equipos :)

    DOF Hard
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Guitarra.

    o que mais me deixa fascinado é a guitarra..
    quando vc cria uma intimidade com o teu instrumento aquilo se torna mais prazeroso, é algo particular.. vc e sua guitarra, é o seu rosto naquele instrumento. quando se esta no palco, é ela que fala por vc.

    Pedais estao ali e sempre sao bem vindos, mas se nao estao ali por um motivo ou outro nao me fazem falta.

    o Amp tbm eh algo que me enche os olhos, a combinação guitarra/amp faz a particularidade ficar ainda mais caracteristica.. mas vc quase nunca consegue usar teu amp num palco.. no meu caso eu nem tenho um amp descente.. mas quando tiver, sera aquilo e pronto..
    é claro que um wah wah e delay pra mim fazem uma puta diferença
    Mas a guitarra é o que me fascina

    krixzy
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Desbravadorde...

    Efeitos existem milhares e todos com praticamente o mesmo timbre, se quebrou um, amanha vc axa outro que consegue um timbre igual, ou tão parecido que vc não percebe diferença. Mas a guitarra, a guitarra é única, vc pode tocar com 2 guitarras feitas pela mesma pessoa, mesma madeira e configuração e o timbre ainda será diferente, pode ser parecido, mas não é a mesma coisa, ter uma guitarra bem construída, bem regulada e confortável com aquele timbre foda que você curte, o resto é descartável.

    Marcelo Sobral
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Bom,

    Acredito q a base seja uma guita honesta, bom ampli e bons cabos. Pedais tem q ser aquele que te agrade mais, independente se for de boutique ou o bom e velho Boss. Para vc chegar no som que lhe agrada vai tempo, e às vezes pode estar naquilo que é mais simples.

    guizimm
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    strato+fender valvulado fodão>qualquer outra coisa

    minholi
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Eu gosto de um Tube Screamer (tenho um Nux Drive Core) pra dar uma sujadinha no som limpo e tirar um blues ou pra empurrar o drive do Amp e tocar rock. Só toco em casa, não tenho amp valvulado.

    É legal, aumenta o sustain, dá uma esquentada no som. Acho que se tivesse um amplificador top não teria ido atrás disso, mas com 30$ num pedal já ficou bem do meu gosto, e acho que o que vale é isso.

    Leomju
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Desbravadorde...
    Bem...

    Esse tópico dá margem pra muita divagação.

    Crei que o que falta pra maioria dos guitarristas não é gosto por determinado tipos de equipamentos, mas é realmente descobrir-se.

    Se o guitarristas conhece seus gostos musicais e tem noção do som que quer produzir, ele já vai ter o equipamento certo dentro de sua cabeça, antes mesmo de comprá-lo.

    O problema maior é que a galera precisa estudar muito pra poder tirar "aquele timbre" do equipo "dos sonhos", senão, é verba e tempos perdidos.

    Grande abraço.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Leomju
    Se o guitarristas conhece seus gostos musicais e tem noção do som que quer produzir, ele já vai ter o equipamento certo dentro de sua cabeça, antes mesmo de comprá-lo.


    Concordo plenamente. Eu segui mais ou menos essa linha e acertei em cheio quando resolvi começar a comprar equipamentos melhores.

    Meu xodó é meu amplificador... Embora seja extremamente chato carregar um head + uma 2x12 (42 kg), a guitarra no case (10 kg) e o case dos pedais (12 kg), o resultado final acaba valendo a pena o esforço.

    O amp é meu maior orgulho. Consigo tirar com ele o timbre de guitarra que tenho na minha cabeça como minha identidade, o MEU timbre. Os pedais pra mim são complemento, pra dar um "tapinha" no som em algumas coisas.

    Marco A. SDD
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Toque com o equipamento que for. Avalie um solo ou arranjo improvisado por exemplo. Se for capaz de construir algo com a mesma qualidade (falando de uma maneira geral) numa guitarra clean ou até mesmo desplugada, você pode se considerar um bom guitarrista. Se não, saia do comodismo e estude mais seu instrumento e seu equipamento pra saber onde melhorar.

    maspn
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    isso é verdade, nunca vi um músico de verdade falando de equipamento,
    só quando é um workshop e cai no youtube.

    povinho do youtube tá foda... só fazendo os outros gastar dinheiro com porcarias.

    Led Zé
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Led Zé
    · votar


    Ja tive SS com pedaleira, SS com pedais bons, valvulado com pedaleira e pedais, etc...Sempre chego num som muito próximo um do outro. So iria fazer questão de um equipo específico pra gravar um disco. Eu sempre chego onde quero em timbres. Tenho preferência por um bom ampli mas viro com vários tipos de equipo. Não sou fodao, passo longe disso, mas quem precisa de pedal tal e pedaleira tal é bosta kkkkkkkkkk
    E outra, nego que tá preocupado com que os outros vão achar e que gosta de exibição de marca de pedal ou guitarra pode comprar um Nike shock , um juliete e aí dar rolezinho . Bando de zepa hahaha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ego e/ou Orgulho (timbre), tende mais para a guitarra ou pedais?