Pesquisa - O que você considera mais importante para um bom timbre? Digo : o mais

    Autor Mensagem
    eduardodff
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: eduardodff


    O que você considera mais importante no timbre da guitarra?

    1. Guitarra (madeira, braço, trastes, etc)
    2. Captadores
    3. Amplificador
    4. Pegada
    5. Outro => especificar

    Eu voto em pegada!!

    Divulgo o resultado depois...

    caiodorn
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Na verdade uma coisa depende da outra, umas mais, outras menos.

    Por exemplo: se tu der um puta equipamento pra um cara com uma pegada porca, que não sabe fazer um vibrato nem fazer a nota "cantar", oq tu vai ouvir será uma merda.

    Btardelli
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eduardodff

    Em primeiro lugar, com certeza a pegada (tem cara que tira som de radinho a pilha!!)

    e depois, um bom amp ja é boa parte do teu timbre, a guitarra vem depois e os pedais são decoração!

    abç

    strinbergshredder
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eduardodff
    pegada em primeiríssimo lugar.
    depois amp, guitarra, captadores, e pedais, na ordem.

    caiodorn
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    É isso aí.

    alecrunch
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: alecrunch
    · votar


    Cara, timbre é o conjunto de tudo o que você citou.
    Não é fácil montar um timbre legal - que TE AGRADE,
    pois gosto não se discute, portanto o que é muito legal pra mim pode não ser tão bom pra você!
    Há anos procuro o timbre certo, para aquele momento ou aquele período.
    E pegada é o mínimo que um guitarrista tem que ter, mesmo que seja pessoal. Conheço caras que afundam a mão nas cordas e tiram um excelente timbre. Eu mesmo tenho as duas mãos bem pesadas, toco com 0.09 e 0.10 e palhetas de 1.0 mm, ao ponto de ter que manter os captadores mais baixos para não desfinar minhas notas (pelo oscilação excessiva próxima demais do campo magnético). Entretanto, o melhor guitarrista que eu acompanho, aqui por perto (Rodrigo Campagnolo), tem uma suavidade impressionante para tocar, mas arregaça! Por isso que eu acho a pegada algo importante e muito pessoal.
    O timbre perfeito é nossa eterna busca, por isso somos felizes!
    1- PEGADA
    2-GUITARRA
    3-AMP
    4- O RESTO
    Abração!

    victorleon
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Com certeza pegada heheh, depois Amp e Caps

    ogner
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Pegada:
    O ataque, palhetada, dinâmica, ou seja todo o aspecto que o guitarrista imprime. Depois o amp!! hehe

    Agora se vc quer um timbre especifico. Um clean de um Twin Fender, nao tem pegada que transforma um SS num timbre Twin. É difícil responder!

    Um timbre BOM. A "parcela de culpa" do guitarrista/pegada é enorme. Pra um timbre especifico geralmente é preciso um equipo especifico.

    Paul Gilmour Petrucci
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    sendo realista


    1. Amplificador
    2. Pegada
    3. Guitarra (madeira, braço, trastes, etc)
    4. Captadores

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Pegada:
    O ataque, palhetada, dinâmica, ou seja todo o aspecto que o guitarrista imprime. Depois o amp!! hehe


    Falou e disse!!!

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    O ataque, palhetada, dinâmica, ou seja todo o aspecto que o guitarrista imprime. Depois o amp!! hehe

    Acho que esse é o ponto. Se vc der o mesmo equipamento, tudo igual, tudo! para dois guitarristas diferentes, os timbres serão diferentes.

    danilomagacho
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Pegada > Amp > Efeitos > Guitarra

    A guitarra é importante para o guitarrista... conforto, adaptação, etc... a guitarra não precisa ser esta ou aquela, tem que ser a que combina com o guitarrista... eu sinceramente tenho a minha, é o timbre que eu gosto, com a ação que eu gosto, shape do braço, tudo...

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/11
    · votar


    Pegada.

    ogner
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Hehehe, 0:27 ~ 0:40. por favor!!!



    ogner
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    renatocaster
    Acho que esse é o ponto. Se vc der o mesmo equipamento, tudo igual, tudo! para dois guitarristas diferentes, os timbres serão diferentes.

    Concordo!!! E não tenho duvida quanto a isso!!

    hugo_prado
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    1o - Pegada
    2o - Amp/simulador de Amp, empatado com cadeia de efeitos.
    3o - Guitarra

    Mr. Dizzy
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eduardodff





    não tenho muito a comentar sobre esse vídeo.... satch tava passando na casa do guri , foi convidado pra tocar com o equip dele, olha aí no q q deu

    caiodorn
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ogner
    Esse cara é foda..

    caiodorn
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Mr. Dizzy
    AHAHAHAHAH QUE FODA ESSE VÍDEO!

    Ramsay
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    O timbre, a meu ver, não tem nada a ver com o guitarrista!!
    Guitarrista é pegada, feeling e qualidade individual.
    Mas, o timbre, em sí, é a qualidade sonora somada da qualidade da guitarra, do amp e dos efeitos, simples assim.
    Mas, isso é só a minha opinião pessoal, nada mais!!

    MMI
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    O timbre, a meu ver, não tem nada a ver com o guitarrista!!
    Guitarrista é pegada, feeling e qualidade individual.
    Mas, o timbre, em sí, é a qualidade sonora somada da qualidade da guitarra, do amp e dos efeitos, simples assim.
    Mas, isso é só a minha opinião pessoal, nada mais!!


    Acho quase a mesma coisa, acho só que tem pouco a ver com o guitarrista porque penso que a técnica, muito mais ligada a dinâmica, influencia no timbre. Mas muito pouco a ver mesmo.
    Depende do que a pessoa define como "timbre"...
    Vou dar um exemplo bem simples, que depende muito menos de equipamentos para confundir. Há um tempo atrás pude tocar num violão Gibson J-200 da década de 60. Aquilo tem um puta som de violão, baita timbre, independente se for um moleque que só sabe fazer um sol maior ou se é um grande violonista.
    Para mim, esse video de Satriani somando o equipamento ruim ao chiado (mic da câmera, cara falando junto) e à compressão do Y2B, o timbre está pior que um lixo. Mas a musicalidade e técnica do cara não tem nem o que falar.

    Bog
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    MMI
    Para mim, esse video de Satriani somando o equipamento ruim ao chiado (mic da câmera, cara falando junto) e à compressão do Y2B, o timbre está pior que um lixo. (2)

    Para mim, dizer que "o timbre vem da pegada" é tão estranho quanto dizer que a cor vem da mão do pintor. A cor vem das tintas. Cabe ao pintor saber usar as tintas para obter um resultado artístico. Ele pode até manipular as tintas para obter novas cores, usar técnicas diversas para obter nuances, etc. Mas não se pinta uma Capela Sistina com carvão. O mesmo vale para o timbre. É óbvio que o jeito de tocar afeta o timbre, mas não sei como colocam este vídeo para exemplificar que "o timbre vem das mãos". Ele mostra exatamente o contrário. O som está uma porcaria!

    eduardodff

    Eu não voto em nenhuma das coisas. Olhando para o sistema como um todo, eu penso que o mais importante não é este ou aquele componente, e sim a interação, a sinergia entre todos os componentes. Tudo o que vier além disso depende muito do resultado que o cara quer obter. Se a imaginação do sujeito pede um trecho com wah e oitavador, os efeitos são fundamentais; se pede um clean puro de uma boa guitarra hollowbody, talvez até o amp seja dispensável; se pede peso e volume, o amp é a base de tudo. E por aí vai.

    Enfim, ficar discutindo o que é mais importante para um bom timbre para mim é como ficar discutindo se a guitarra é mais importante que o baixo, a bateria, o xilofone ou o oboé.

    ogner
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: ogner
    · votar


    Ramsay
    MMI
    Bog

    Concordo com vcs. Timbre é timbre. Me equivoquei dizendo que é o guitarrista/pegada. Não consigo disparar o "item" mais importante pra um timbre. É o conjunto.


    Na verdade essa minha resposta anterior é ato falho. Pelo tanto de guri daqui que fica criando topico pra trocar equipo achando que isso é causa do timbre xexelento deles. E quase sempre o problema é o peopleware, hehe!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Timbre é a resultante de um monte de fatores, óbvio. Mas o guitarrista, com sua pegada pode alterá-lo, basta tocar com dedo/unha ou palheta (tipo de palheta influencia também), por exemplo. No meu entender, o ataque da mão direita em conjunto com a forma da pegada da mão esquerda (força aplicada à escala) e o local na escala podem soar diferente. Nos singles coils isso, pra mim, fica mais evidente. Essa é tal diferença na pegada que muda o tom. Aliás, ali pela 12º casa essa diferença parece ser mais perceptível. Não sei pq. Deve ser viagem minha.

    Ou seja, palhetar "enfiando a porrada" e digitar com vontade, soa diferente se você fizer o mesmo só que com menos "porrada", heheh.

    Abs

    renatocaster
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    MauricioBahia

    Mas o guitarrista, com sua pegada pode alterá-lo

    Pois é, por isso que falei no outro post que se vc der um equipamento idêntico a 2 guitarristas diferentes, o timbre vai soar diferente.

    Realmente é o conjunto como um todo que contribui para o timbre final, agora qual é o mais importante, essa é a questão. Se é que tem isso, o mais importante.

    Mr. Dizzy

    não tenho muito a comentar sobre esse vídeo.... satch tava passando na casa do guri , foi convidado pra tocar com o equip dele, olha aí no q q deu

    E deu merda, hehehe. Acho que o Satriani nunca mais volta na casa desse cara. Logicamente que vc vê ele tocando com bastante fluência, mas isso já era de se esperar. Mesmo pelo fato dele praticamente interromper várias vezes a execução durantre a musica para procurar recursos que ele normalmente usa e que esta guitarra não lhe ofereceu.

    O timbre final ficou uma bosta cara. Só o guitarrista não faz milagre.

    MMI
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ogner

    Me equivoquei dizendo que é o guitarrista/pegada

    Você tem tanto crédito que faço de conta que nem percebi. Um grande guitarrista quando dá uma nota fora foi porque deu uma modulada, mudou de escala ou explorou uma dissonância, não foi erro, foi o público que não entendeu! hehehehehe


    MauricioBahia

    Um exemplo bem fácil, xará... Quando um guitarrista usa "palm mute", o som fica claramente mais grave, ou seja, muda o timbre. Por essa e outras que eu acho que o timbre depende muito pouco do guitarrista, mas depende. Só que no global ainda acho que é mínimo, timbre é muito mais do equipamento.

    Curly
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    depende das duas coisas, equipamento e guitarrista. isso fica mais claro com baixistas, não sei se já notaram mas o som de um mesmo setup varia bastante de acordo com a pegada do baixista, tem uns caras que tem uma pegada animal no baixo e realmente tiram uma sonzeira diferenciada. Com guitarra, nem tanto.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Concordo que no timbre dependa das duas coisas, pois como já disseram, algumas técnicas e articulações alteram o timbre. Concordo também que a parcela na alteração do timbre possui maior contribuição do equipamento do que do músico em si.

    Mas falando do resultado sonoro final e não somente de timbre, na minha opinião, eu acho a pegada (a parte que compete ao músico) muito mais importante.

    Por exemplo, se o cara toca as notas certinhas da música, com um timbre lindo, mas sem pegada, eu não gosto.

    Por outro lado, se o cara tem um timbre ruim ou meia boca, mas toca tudo certo com uma pegada excelente, eu prefiro este.

    Obviamente, é apenas uma situação hipotética, o melhor mesmo é o cara tocar muito bem e com um timbre excelente.

    danilomagacho
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: danilomagacho
    · votar


    Essa discussão toda deve-se ao fato de ser muito difícil analisar um sem o outro.

    De fato timbre depende do guitarrista, e pegada não depende do timbre, mas nós não conseguimos avaliar um sem avaliar o outro, esta é a verdade.

    Pode ser o melhor timbre do mundo, mas se o cara é fraco vamos desabonar muito o timbre por causa da qualidade do guitarrista, e se o timbre é ruim, podemos valorizar ele além do que realmente é por conta da qualidade de um bom guitarrista.

    Mas que a forma de tocar, força da palhetada, técnica, que isso afeta o timbre, com certeza afeta, e muito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pesquisa - O que você considera mais importante para um bom timbre? Digo : o mais