Por favor, avaliem meu primeiro solo de guitarra

    Autor Mensagem
    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jan/14


    Fala pessoal, boa tarde.

    Gostaria que vocês ouvissem e avaliassem esse primeiro solo de "guitarra" que eu gravei (na verdade é um violão Crafter DE7 gravado com o guitar rig pois não tenho guitarra). Foi um improviso que fiz aqui.

    Peço que por favor postem vossas opiniões.

    A base está certa? Fiz com acordes em quinta; não seria melhor usar somente power chords com duas notas ou isso é questão de gosto?

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO - LINK REMOVIDO A PEDIDO DO USUÁRIO]

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: cafe_com_leite
    · votar


    Samá Samutte
    Legal, ficou bem melódico, na verdade ficou mais pra um tema do que um solo propriamente dito(quando falo solo, é aquele característico, geralmente no meio da música e bla bla bla) , um solo seria mais livre e falaria mais (musicalmente). Mas isso não é uma crítica, apenas uma observação. Eu não sei se você já tem conhecimento das técnicas de bend e vibrato, se não conhecer, vale a penas estudar pois "humaniza" mais o solo e o deixa mais dinâmico.
    Parabéns e boa sorte com os estudos da música.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    cafe_com_leite

    Cara, muito obrigado por postar sua opinião; é verdade, ficou mais um tema mesmo.

    Eu não sei se você já tem conhecimento das técnicas de bend e vibrato, se não conhecer, vale a penas estudar pois "humaniza" mais o solo e o deixa mais dinâmico.

    Sim, eu conheço; me falta mesmo é prática e estudo.

    Obrigado novamente.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Samá Samutte
    Está legal, as melodias estão boas, mas acho que faltou deixar o improviso com mais "cara de improviso" mesmo. Parece que vc anotou o solo antes de tocar, alguma coisa assim.

    A base está certa? Fiz com acordes em quinta; não seria melhor usar somente power chords com duas notas ou isso é questão de gosto?
    Power Chord podem ser feito com duas (tônica e quinta) ou tres (tônica, quinta e oitava) notas. Aí vai do gosto. Eu particularmente não vi nada de errado na base.

    na verdade é um violão Crafter DE7 gravado com o guitar rig pois não tenho guitarra
    Se vc não tivesse dito eu não perceberia!

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Parece que vc anotou o solo antes de tocar, alguma coisa assim.

    É claro que eu não gravei de primeira; mas a melodia foi no improviso mesmo.

    Power Chord podem ser feito com duas (tônica e quinta) ou tres (tônica, quinta e oitava) notas. Aí vai do gosto. Eu particularmente não vi nada de errado na base.

    Valeu, obrigado por me esclarecer.

    na verdade é um violão Crafter DE7 gravado com o guitar rig pois não tenho guitarra
    Se vc não tivesse dito eu não perceberia!


    Sério?! Pensei que estivesse nítido pois na gravação dá para ouvir aquelas "ranhuras" típicas de cordas novas de violão.


    Obrigado por postar.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Samá Samutte
    É claro que eu não gravei de primeira; mas a melodia foi no improviso mesmo.
    Realmente é uma melodia muito legal, só não ficou com cara de solo. : P
    O que faltou foi só variar mais as figuras de tempo (mínima, semínima, colcheia, semibreve, e.t.c.). Assim parece mais solo de Intro.

    Valeu, obrigado por me esclarecer.
    De nada.

    Sério?! Pensei que estivesse nítido pois na gravação dá para ouvir aquelas "ranhuras" típicas de cordas novas de violão.
    Eu não tinha percebido isso claramente. Só achei meio grave (não que seja ruim).

    Batema
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Ficou bem legal, cara. Não vou poder dar "dicas músicais" mais aprofundadas como deram, mas vou dar umas considerações; Seu solo ficou bem legal, curti esse timbre e se vc não falasse que era um violão eu ia achar que era uma guitarra (com uns caps "diferentes") pro resto da vida. Realmente, bends e vibratos dariam algo mais "especial" ao seu som, mas nada que faça o som atual ser ruim. Quanto aos acordes da base, já falaram: com oitava ou só quinta é vc que decide, o que vc achar que ficou melhor é o que conta. Acho que se vc tivesse utilizado mais "subidas e descidas" de escalas e outras técnicas traria algo mais legal ao resultado final. De resto, tá muito bom.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Samá Samutte
    Sobre os powers acords, se você quiser dar uma temperada nas bases, no lugar da oitava faça um 9 ou uma 7, fica bem interessante, eu particularmente viciei nessa sonoridade de acorde 1ª- 5ª- 9ª ou 7ª.

    landi
    Membro
    # jan/14
    · votar


    marcando para ver em casa.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: Samá Samutte
    · votar


    Post duplicado.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Batema

    Obrigado por postar, valeu.

    cafe_com_leite

    Vou testar sua sugestão para ver o resultado; obrigado.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Batema

    Obrigado por postar, valeu.

    cafe_com_leite

    Vou testar sua sugestão para ver o resultado; obrigado.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Samá Samutte

    Como primeiro solo ficou bem legal, cara. Você conseguiu tocar direitinho dentro do tom e do tempo, fez uma melodia agradável e coerente. Eu acho que você está no caminho, se continuar praticando tudo vai melhorar naturalmente. Desde a execução e as idéias até o timbre.

    Grave mais solos e se ouça pra analisar, pois isso ajuda bastante. Se tiver tempo participe das Jams do fórum também. Como já citaram aqui no tópico, acho que a primeira coisa que você deveria dedicar algum tempo extra seria no vibrato, que é provavelmente a principal articulação da guitarra que permite a expressividade.

    Ah, e compra logo uma guitarra, pô =P

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Como primeiro solo ficou bem legal, cara. Você conseguiu tocar direitinho dentro do tom e do tempo, fez uma melodia agradável e coerente. Eu acho que você está no caminho, se continuar praticando tudo vai melhorar naturalmente. Desde a execução e as idéias até o timbre.

    Valeu.

    Se tiver tempo participe das Jams do fórum também.

    Com certeza; assim que tiver uma eu estou dentro.

    Como já citaram aqui no tópico, acho que a primeira coisa que você deveria dedicar algum tempo extra seria no vibrato

    Ok; o que eu queria mesmo era daquelas alavancas (nem sei o nome) que fica na ponte das guitarras; acho muito legal.


    Ah, e compra logo uma guitarra, pô =P

    Agora que descobri o guitar rig isso será muito difícil de acontecer haha.


    Obrigado por postar sua opinião, valeu mesmo.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Samá Samutte
    Ok; o que eu queria mesmo era daquelas alavancas (nem sei o nome) que fica na ponte das guitarras; acho muito legal.

    Os dois tipos de alavanca mais comuns são a tremolo e a floyd rose.

    Tu pode achar legal, mas é interessante tê-las apenas como acessório. É importante que você saiba executar as técnicas sem o auxílio delas.

    Obrigado por postar sua opinião, valeu mesmo.

    Disponha!
    Tu resolveu se aventurar na "guitarra" por causa do cd que tu estava pensando em gravar?

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Os dois tipos de alavanca mais comuns são a tremolo e a floyd rose.

    Me referi à alavanca.

    Tu resolveu se aventurar na "guitarra" por causa do cd que tu estava pensando em gravar?

    HahaHaha... sério que tu sabe quem sou eu? Mas eu não dei nenhuma pista, nenhumazinha sequer :P

    Então, também. Cara, eu andei lendo umas coisas, lendo uns negócios ai e pelo que vi há muita gente gravando seu próprio som em casa, com home stúdio e fazendo bons trabalhos sem precisar gastar 20, 30 mil reais em um cd. Então pensei: eu toco violão e teclado, faço o básico no baixo, guitar rig ai, por que não experimentar gravar alguma coisa mais séria?

    O problema é o tempo sabe; por exemplo, eu não sei como se grava a batera e não tenho muito tempo para ficar pesquisando; meu trabalho consome muito meu tempo, então está meio difícil me aprofundar mais nessa parada de home stúdio, fora que eu ando meio confuso no que diz respeito ao meu futuro.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Samá Samutte

    Prá primeiro solo ficou bem legal......inclusive o som do violão timbrado como guitarra...hehehe.

    Assino embaixo o que disse o Die Kunst der Fuge

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Lelo Mig

    Pow, que honra você postando no meu tópico hehehe.

    Muito obrigado pelo coment, valeu mesmo.

    Vou tentar gravar algo lá na Jam... mas está bem complicado gravar em cima daquela BT (muito complexo para mim hahaha).

    Valeu mesmo por postar.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Samá Samutte
    HahaHaha... sério que tu sabe quem sou eu? Mas eu não dei nenhuma pista, nenhumazinha sequer :P

    heheh

    ^.^

    Então, também. Cara, eu andei lendo umas coisas, lendo uns negócios ai e pelo que vi há muita gente gravando seu próprio som em casa, com home stúdio e fazendo bons trabalhos sem precisar gastar 20, 30 mil reais em um cd. Então pensei: eu toco violão e teclado, faço o básico no baixo, guitar rig ai, por que não experimentar gravar alguma coisa mais séria?

    O problema é o tempo sabe; por exemplo, eu não sei como se grava a batera e não tenho muito tempo para ficar pesquisando; meu trabalho consome muito meu tempo, então está meio difícil me aprofundar mais nessa parada de home stúdio, fora que eu ando meio confuso no que diz respeito ao meu futuro.


    A questão é justamente essa. Pra fazer um trabalho profissional todo "em casa", além de ter de praticar pra caramba e treinar, tu ainda teria que ler muito sobre todo o assunto de produção musical. Precisa de muito tempo, disposição e dedicação.

    E não falo apenas de ler os bons tópicos que tem aqui no fórum, teria que ler pelo menos alguns livros.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Olha o link do seu soundcloud:

    Má que bela porcaria hein... mega fail... não espalha, please; poucas pessoas sabem meu nome; a maioria não consegue associa-lo ao nick antigo.


    A questão é justamente essa. Pra fazer um trabalho profissional todo "em casa", além de ter de praticar pra caramba e treinar, tu ainda teria que ler muito sobre todo o assunto de produção musical. Precisa de muito tempo, disposição e dedicação.

    E não falo apenas de ler os bons tópicos que tem aqui no fórum, teria que ler pelo menos alguns livros.


    Pois é... como eu disse, estou meio incerto no que diz respeito à esse projeto; é incrível como ao decorrer dos anos as prioridades em minha vida foram mudando; aquilo outrora era de suma importância passa a ficar em segundo plano, enfim. Gastar ai uns R$ 30.000,00 para gravar um cd não é para qualquer um.


    ps: sobre aquele tópico seu no OT que você fechou, realmente você mudou muito; você era chato pra baralho hehehe... parabéns pelo amadurecimento ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por favor, avaliem meu primeiro solo de guitarra