Reflexão e Discussão - Até que ponto a essência da guitarra será preservada

Autor Mensagem
Luisfelp FR1
Membro
# jan/14 · Editado por: Luisfelp FR1


Bom galera escrevi esse tópico propondo uma reflexão sobre o assunto, então espero que não ''disvirtuem'' como fizeram com outros bons tópicos. Façam seus comentários com respeito por favor!
Senta ai e fique sossegado pois a reflexão é meio longa xD !

Por mais paradoxal que seja, o ser humano tem um pouco de receio de experimentar o novo, só que ao mesmo tempo adora inovar mesmo pensando (ou não) nos riscos que pode causar.Hoje em dia a tecnologia está em praticamente tudo em que vemos, desde à maneira de tomar seu café da manhã até a maneira como nos comunicamos. Parece ser algo inevitável a aproximação dela, é como se fosse uma ventania que inevitavelmente atingirá todos e depois que passar deixará uma serie de mudanças pelo caminho, na maioria das vezes para melhor mas também pra piorar o sistema da vida. A Revolução tecnológica, que citei acima ,já está mudando os caminhos da guitarra já faz muito tempo desde o aperfeiçoamento dos equipamentos para cortar a madeira até a melhoria dos sistema de captação.
O ponto crítico dessa revolução é que o objeto pode ser tão modificado a ponto de deixar de ser ele mesmo, ficar descaracterizado, perder sua essência principal. Onde eu quero chegar é o seguinte: Será que a tecnologia já não está tirando um pouco a essência da Guitarra?
Por exemplo: Atualmente estão investindo cada vez mais nas guitarras que vem com aqueles 'super captadores' que fazem simulação de outros instrumentos tipo saxofone, piano, flauta dentre outros.
Claro que a versatilidade é uma das qualidades principais, associado ao som emulado que está se tornando cada vez mais convincente, só que será que realmente precisamos de um desenvolvimento em primeiro plano desse tipo de instrumento, ou será que não é melhor focar ainda mais o desenvolvimento na qualidade das madeira relacionando-as ao custo benefício?
Outro coisa (essa é mais polêmica), será que vale a pena insistir em criar o captador 'single puro' de zero hum? Será que o hum de uma Stratocaster não deve ser associado a uma qualidade e não um defeito? (eu particularmente, gosto do Hum da Strato).Ao meu ver é melhor tratar tais captadores super-ultra-revolucionários como captadores alternativos e não como a solução de todos os problemas do mundo e nem como os exterminadores dos captadores clássicos.

Bom essa é a reflexão. Espero que tenham entendido o que eu propus, qualquer erro me avisem ai por favor e postem ai mais sobre o que vocês acham sobre todo esse assunto. Se acharam o assunto irrelevante podem postar também

Luisfelp FR1
Membro
# jan/14
· votar


Resolvi criar o tópico depois de ter visto esse vídeo, que acabou gerando uma reflexão na minha cabeça.


Luisfelp FR1
Membro
# jan/14
· votar


Minha opinião sobre tudo isso é a de que deve-se respeitar um pouco mais a essência do instrumento e não fazer como fizeram com os celulares (enfiando tudo que da pra por em um aparelho), pois não funcionaria assim. Devo deixar claro que quem vos escreve não é nenhum Jack White da vida, só acha que deve-se estipular um certo limite a tal revolução. Sou a favor de inovações que ressaltem ainda mais a essência da guitarra e não apoio as tais ''mudanças de perfumaria'' ou seja aquelas que não acrecem nada, só desvirtuam o objeto e só são justificativa para o aumento no preço.

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


Minha pergunta é: o que é mais importante, o som/a música ou essa tal essência?

Eu particularmente não dou a mínima para essa essência, a guitarra foi criada destruindo a essência do violão acústico, os dois sobreviveram e se tornaram instrumentos diferentes.

Outra coisa é que investir na investigação das madeiras é aparentemente inútil, já que as maiores influências no timbre da guitarra está na parte eletrônica, na regulagem, no processamento do som e no amplificador, pesquisas nesse sentido nos dão resultados concretos, em direção a madeiras não, por conta da tradição e de uma espécie de placebo, madeiras caras sempre serão as melhores para os guitarristas e madeiras baratas sempre serão as piores.

Conclusão: falar sobre coisas como respeito a um objeto inanimado é loucura... Eu vou destruiria todas as guitarras do mundo para conseguir o som que quero sem pensar duas vezes, o importante é o músico e a música.

Luisfelp FR1
Membro
# jan/14
· votar


Insufferable Bear

E ai cara blz,

Achei interessante o seu ponto de vista, é parecido com o meu. Também acho que a parte eletrônica deveria ter uma atenção maior do que quantas emendas tem a guitarra.
O que eu acho é que esse lance de priorizar a produção de guitarras em sintetizadores (que está acontecendo) deve-se tomar cuidado, pois assim fica tudo artificial, sem essência, ou seja sem som nem cara de guitarra.

Quando eu disse essência não estou falando só da parte física, de como ela é feita mas sim o som característico que permite agente distinguir que é uma guitarra e cada característica de cada modelo.

Luisfelp FR1
Membro
# jan/14
· votar


Galera eu criei o tópico pois estava interessado em saber a opinião de vocês e ver as diferentes ideias sobre esse assunto.
Então pode postar, de maneira respeitosa, mesmo que seja uma opinião diferente do da maioria.
:)

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


a produção de guitarras em sintetizadores (que está acontecendo)
Não tá não...
Como eu disse, tecnologia antiga, anos 80, e depois de 30 anos ainda temos guitarras convencionais, nada vai ser substituído de uma hora pra outra assim não, fica tranquilo que guitarra midi vai ser de um público bem limitado por um bom tempo...

JeGuitar
Veterano
# jan/14 · Editado por: JeGuitar
· votar


Luisfelp FR1

A internet, os torrents, os ebooks da vida quebraram as livrarias e sebos?

Não mesmo, só criaram um nicho diferente, os tradicionais continuam indo pelos meios tradicionais.

E assim é com a música, vejo muita mais gente tentando caçar uma guitarra vintage dos anos 60 ou 70 do que gente sendo o primeiro na fila pra comprar o novo modelo da les paul 2014 ou a nova guitarra midi da line6.

AllanGouveia
Membro
# jan/14
· votar


Luisfelp FR1
Por exemplo: Atualmente estão investindo cada vez mais nas guitarras que vem com aqueles 'super captadores' que fazem simulação de outros instrumentos tipo saxofone, piano, flauta dentre outros.

Cara, particularmente, sou totalmente contra Sintetizador de guitarra... Acho que cada instrumento deve soar como tal... Acho que mesmo a guitarra com drives e modulações, ela ainda soa como guitarra, mas sintetizador, não dá!

Outro coisa (essa é mais polêmica), será que vale a pena insistir em criar o captador 'single puro' de zero hum? Será que o hum de uma Stratocaster não deve ser associado a uma qualidade e não um defeito?

Acho bacana eles tentarem fazer o Single sem o "HUM" de 60Hz porque com toda certeza eles continuariam fabricando os 2 tipos: os sem o "hum" e os com o "hum" que eles provavelmente chamariam de vintage... ou seja, teria captadores para todos os gostos.

Insufferable Bear
Outra coisa é que investir na investigação das madeiras é aparentemente inútil

Cara, acho isso um pouco relativo... Por exemplo: Ao meu ver, uma guitarra tonante com umas madeiras que parece mais madeira de bananeira com captadores fender e a parte elétrica toda fender, nunca vai soar como uma guitarra fender com aquelas madeiras selecionadas e corpo sem emendas... Mas é opinião pessoal minha...

Mas concordo com a galera que acho que não mudará de uma hora para outra...

Luisfelp FR1
Membro
# jan/14
· votar


Insufferable Bear
JeGuitar
AllanGouveia

Também acho que essa mudança vai demorar um pouco, só acho que está acontecendo mais rápido. Mas isso eu tenho em mente, o que eu quis colocar em pauta é até onde essas mudanças vão chegar e suas implicações no futuro musical.

Valeu por opinarem sobre o assunto ;)

Luis A.
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: Luis A.
· votar


Evolução sempre vai existir, nao adianta tentar barra-la, assim como os instrumentos tradicionais vao permanecer no mercado enquanto houver quem os admire.

Eu nao me importo com as inovações, e sim com oq será produzido através delas...

Se a musica for boa nao me interessa se foi feita em um violão flamenco com cravelhas ou em um computador....

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Ultimamente venho mudando muito minha mente pra essa questão de timbre, até um tempo odiava o som dos metais, hoje adoro. Então a minha opinião é que quanto mais ferramenta de qualidade eu puder ter, melhor. Por exemplo, se por acaso algum dia eu em uma composição quiser colocar um som de saxofone, porém eu não sei tocar a parada e nem tenho um, mas aí eu me lembro que o meu super captador pode emular o som de um saxofone, po seria fantástico. Menos barreiras. Mas parto dessa opinião contando que esse super captador não mude o timbre de uma boa guitarra, uma strato por exemplo.

rcorts
Veterano
# jan/14
· votar


Algumas questões:

1º gosto pessoal;
2º interesses do capital e do consumo;
3º qual o impacto e o uso que se dá para a tecnologia: a tecnologia vai limitar ou expandir a capacidade criativa?

Eu poderia gastar vários parágrafos aqui para falar sobre isto, mas vou me limitar a deixar um exemplo: desde que os primeiros celulares foram inventados (os famosos "tijorola") muitas mudanças tecnológicas foram feitas (interesses do capital e do consumo) e na minha opinião (gosto pessoal) foram muito bem-vindas. Por outro lado conheço pessoas que ainda utilizam os primeiros celulares (que ainda funcionem, é óbvio) e estão satisfeitíssimas porque pra elas celular serve pra fazer chamadas telefônicas, e pronto.

Agora imagine se as empresas de telefonia nunca tivessem se preocupado com o desenvolvimento tecnológico ou com as inovações de produto. Até hoje precisaríamos de ter vários aparelhos para realizar funções que hoje são relativamente simples e básicas em um smartphone.

É lógico que tem uma diferença entre celulares e guitarras aí. Os primeiros são ferramentas utilitárias do nosso cotidiano. Já as guitarras são um ícone de arte. Mas mesmo na música, depende muito do que as pessoas vão fazer com elas. Seja uma guitarra do tipo "pau com cordas" ou uma com sintetizadores, tem gente que vai fazer sons legais com elas, assim como tem gente que não vai fazer nada que presta.

Então o problema não está na tecnologia, mas sim no uso que se faz delas.

Vilarreal
Veterano
# jan/14
· votar


Eu vejo umas guitarras com uns fru-frus que eu nunca pretendo ter... MAAAAAS, desde que não deixem de fabricar as tradicionais, nao vejo problema...

Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


Luisfelp FR1

Você é jovem....guarde essa frase:

"Se fosse, somente pela fé, estaríamos até hoje, a boca de nossa caverna, esperando um raio cair para acender nossa fogueira!"

Ela vale para tudo que contraria a evolução. E evolução, mesmo quando não achamos que é boa, têm que existir, sempre.

Luisfelp FR1
Membro
# jan/14 · Editado por: Luisfelp FR1
· votar


Luis A.
Eu nao me importo com as inovações, e sim com oq será produzido através delas... (2)
Penso o mesmo. Como disse acima se vier pra ajudar, ótimo, mas se não, acho que nem precisa gastar tempo pensando.

cafe_com_leite
Então a minha opinião é que quanto mais ferramenta de qualidade eu puder ter, melhor
Na maioria dos objetos penso o mesmo , só acho que a guitarra é um caso especial. Claro que a versatilidade é algo inquestionável, a partir do momento que seja de qualidade, só acho que certas inovações ofuscam a coisa mais bela na guitarra que é o seu verdadeiro som.

rcorts

Legal você citar esse paralelo entre guitarras e celulares, fazer certas analogias podem ajudar no raciocínio.

Então o problema não está na tecnologia, mas sim no uso que se faz delas.
Cara, por mais que essa frase seja simples (e eu já conhece-la) não cheguei a cogitar em utiliza-la nessa situação(mesmo parecendo óbvio). As vezes, o que me deixa um pouco preocupado com os rumos que a guitarra toma seja o fato de que ainda certas inovações não sejam muito bem utilizadas, claro que ver isso ou não é puro gosto, mas pra mim pode ser isso.
Muito bom você ter citado isso!

Vilarreal

Por mim é isso ai. Se eles preservarem a guitarra tradicional sem deixar de lado seu 'som verdadeiro' e produzirem essas guitarras synth em um plano secundário está ótimo.

Lelo Mig

Bela frase! Já conhecia outras que falam a mesma coisa que esta só que em outras palavras.
Cara, eu não sou avesso a evolução tecnológica, muito pelo contrário sou até meio geek (meio fissurado por novas tecnologias), uma minhas bandas favoritas são U2 (sou super fã) e Muse, cujos os guitarristas (The Edge e Matt Belammy) utilizam muita tecnologia no som, que na minha opinião os dois são super virtuosos quando a questão é combinar pedais e coisas High-Tech no som (o que me faz adorar o trabalho de ambos), e não descaracterizam o som da guitarra. Mas também acho que certas 'evoluções' não levam a nada, no âmbito da guitarra isso aconteceu e ainda acontece especificamente na área de captadores (não vou aprofundar nisso pois estaria 'flertando' com o desvirtuamento do tópico) e o pior é que ainda tem quem investem essas ideias, é como ficar batendo a cabeça na parede. O que eu acho é que certas tecnologias estão descaracterizando o som da guitarra, tirando sua 'essência', após o que o nosso amigo rcorts disse, passei o pensar um pouco mais no fato de que algumas dessas novas tecnologias podem até causar o efeito citado acima mas outras podem apenas estar sendo usadas da maneira errada.
O que eu tirei desse seu raciocínio é: As vezes andar pra frente pode ser retrógrado, mas no futuro esse ato pode ser crucial para uma causa de maior importância.

Valeu galera!

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


Luisfelp FR1

O que eu acho é que certas tecnologias estão descaracterizando o som da guitarra

Cara, eu nao vejo assim, as inovações nao estao tirando o espaço de nenhum instrumento, apenas estão oferecendo novas possibilidades.

Esse mesmo raciocínio reacionário ou ortodoxo q vc esta apresentando deve ter surgido na década de 50 quando a guitarra elétrica surgiu, e o violão está aí ate hoje....

Essa conversa ta me fazendo pensar na "passeata contra a guitarra elétrica" na década de 60, q na verdade foi uma passeata contra a influencia norte americana....
Muita gente pensava q a influencia norte americana ia descaracterizar a musica brasileira, mas nao descaracterizou, apenas ofereceu novas possibilidades e ampliou horizontes..... O chorinho continua aí ate hoje, entretanto hoje temos a bossa nova q é super brasileira apesar de ter influencias americanas.....

130ever
Veterano
# jan/14
· votar


Adorava ouvir meu Blues toda dia de manha na rádio, até um dia um cara ~doido~ enfiar umas coisas em seu amplificador e distorcer o som, depois disto inventaram um TECNOLOGIA para distorcerem o som sem a necessidade de estourarem os amplificadores a cada show..
.
.
.
Nossos amplificadores valvulados são incriveis, agora iventarem essa droga de transistorizados, mas qualé desse som!? Para distorcer tem que apertar um botão!? Hein!? odeio TECNOLOGIA
.
.
.
Essas dias ouvi um cara que dizia tocar guitarra..mas o som que ele emitia parecia um grito de uma menina com dor de dente, Tecnologia..puf..alias o cara tem aqueles cabelos grandes modernos..qual o nome dele mesmo..Mac, Vec..Eddie!! Eddie Van halen
.
.
.
Cara, que banda é essa que não tem Teclado!? Aff cade as simulações Tecnologicas!? Isto é rock!? Cadê as floys roses dos caras!? E ainda são roses..Guns 'n...

MauricioBahia
Moderador
# jan/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Luisfelp FR1: Onde eu quero chegar é o seguinte: Será que a tecnologia já não está tirando um pouco a essência da Guitarra?

Aí que tá. Há uma inversão de valores, no meu entender. O que importa não é a guitarra, mas a música. A Obra é o objetivo, e a guitarra é apenas um instrumento como uma serra de cortar madeira. A casa erguida e pronta para morar, é o fim. O motivo de tudo! Se o construtor Zé achar que uma serra movida a óleo dará conta do recado, ok. O João pode ser fiel as serras manuais pois gosta desse procedimento para o mesmo fim, perfeito!

Às vezes eu acho que damos um valor excessivo pra guitarra no FCC quando ela não joga sozinha e nem ganha jogo sozinha. É preciso de uma banda ou outros instrumentos. Estamos falando de música, portanto falar sobre tecnologia tirar a essência da guitarra não faz sentido pois estamos deixando de lado os dois extremos do processo: o carpinteiro e a obra finalizada. ;)

Pra mim, guitarra é um instrumento musical como qualquer outro e só.

Abs

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


Luisfelp FR1
Na maioria dos objetos penso o mesmo , só acho que a guitarra é um caso especial. Claro que a versatilidade é algo inquestionável, a partir do momento que seja de qualidade, só acho que certas inovações ofuscam a coisa mais bela na guitarra que é o seu verdadeiro som.

Não sei, mas isso pra mim é um endeusamento de um instrumento. A guitarra é uma ferramenta para se extrair música como qualquer outra.

MauricioBahia
Moderador
# jan/14
· votar


cafe_com_leite

Resumiu minha postagem!

:)

cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


MauricioBahia
Pra mim, guitarra é um instrumento musical como qualquer outro e só.

Engraçado que eu li o seu post depois de postar e falamos a mesma coisa só que com palavras diferentes haha.

Will Bejar
Veterano
# jan/14
· votar


Tá liberado!!!

Mas as minhas são tradicionais mesmo... nem ligo pra essas que passam até café!!! hehehehe

o/

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


MauricioBahia
Pra mim, guitarra é um instrumento musical como qualquer outro e só.

O que é isso, companheiro? rs

MauricioBahia
Moderador
# jan/14
· votar


JJJ: O que é isso, companheiro? rs

Eu não acho, tenho certeza! Olha, velho, na boa... Tô cansado de encontrar carinhas falando sobre guitarras e suas peculiaridades. Falando mal de marcas "x" ou "y", defendendo outras com unhas e dentes. Depois de anos, tocando com banda, isso cansa. E a "mea culpa"? Geralmente "guitarrista" bota a culpa em tudo (inclusive nos outros membros da banda), menos nele. Se acha Deus!!! Jimi Henderix!! Aumentam seus volumes lá na PQP, fazem solos caóticos e ainda querem reclamam do amp. Normalmente, esses nem afinam o instrumento antes de tocar...

Aí, chega um carainha que REALMENTE sabe tocar e tudo fica simples. Só isso!

cafe_com_leite

:)

Luisfelp FR1
Membro
# jan/14
· votar


Luis A.

Esse mesmo raciocínio reacionário ou ortodoxo q vc esta apresentando
Que nada cara,pode até parecer mas, tenho esse pensamento não. Como disse acima sou até fã de U2 e Muse principalmente por causa da maneira que os guitarristas conduzem as músicas na banda.

Eu não conhecia essa tal "passeata contra a guitarra elétrica", depois dei uma pesquisada nele e achei interessante. Já sabia como as coisas eram no setor da música naquela época, mas não sabia que esse movimento tinha ocorrido. Valeu por ter comentado-o!

130ever

Captei o que você quis dizer.
Bela analogia! +1

cafe_com_leite

Não sei, mas isso pra mim é um endeusamento de um instrumento.
Cara, eu particularmente não sou a favor de ficar endeusando instrumento. Pra mim o que importa é o som que cada instrumento faz, por exemplo (é meio bizarro mas serve) se uma gaita fizesse um 100% som igual ou melhor do que o de uma guitarra, e/ou se fizesse um som totalmente novo diferente do que qualquer um já ouviu e se eu gostasse disso, com certeza eu iria só usar essa 'gaita' e ia jogar minha Fender fora. Só sou a favor da preservação do bom som que a guitarra elétrica, não importa se clean ou se associada a um sistema High-Tech. Não curto muito substituir a guitarra tradicional para uma guitarra com som de synth, sei lá, na minha opinião, é uma coisa meio retrógrada, pois teriamos duas coisas iguais com nomes e formatos diferentes. Mas como disseram se isso ocorrer vai demorar muitos anos e as chances da guitarra tradicional sumir é muito difícil, se até os violinos existem até hoje por que com uma guitarra não seria assim?

Will Bejar

kkkkkkkkkkk'
A minha ainda é tradicional também.

MauricioBahia

Comparação muito boa, Parabéns!
Como disse acima, se qualquer outra coisa, mesmo que um prato quebrado, fizer um som de guitarra ou qualquer outro que eu goste com certeza iria utiliza-lo (vixi mas esse exemplo ia dar uma trabalheira pra limpar depois).
Às vezes eu acho que damos um valor excessivo pra guitarra no FCC quando ela não joga sozinha e nem ganha jogo sozinha. É preciso de uma banda ou outros instrumentos.
Concordo plenamente com isso. O pior que não é só no FCC que esse vlor é excessivo, até fora dele isso ainda acontece, ao meu ver, ainda bem que com menos frequência que antes, porque até onde eu lembro todo mundo que eu conhecia só valorizava guitarrista, você não tem noção como era difícil montar banda, só tinha cara querendo pegar vaga de guitarrista, baixista e vocalista não tinha muita vez, só o baterista que era um pouquinho mais valorizado. Hoje, pelo menos entre as pessoas que eu conheço, as coisas estão um pouco mais balanceadas entre os instrumentistas.
Concordo também com seu segundo post. Com certeza, muitos guitarristas realmente seriam bons se parassem de mimimi e fossem estudar de verdade, pois o que tem de gente que não sabe usar uma penta direito, se acha o 'Isléchi' e fala que só não é bom por causa do seu amp de 15w e sua guitarra de 500 contos.
Pelo visto não é só eu que acha que essas coisas enchem muito o saco. Guitarra como qualquer outro instrumento se você souber tocar, da pra fazer sons épicos.
Sou a favor daquele som bom e único!

AllanGouveia
Membro
# jan/14
· votar


eu sou a favor da evolução... Se não fosse ele, quando eu fizesse 40 anos ia ter que levar uma dedada no exame de próstata, mas graças a ela, temos exames sem dedos em lugares inapropriados hehehe!

Falando sério: O mundo evolui em tecnologia e os equipamentos musicais também... o que for bom vai ficar e o que não for (e não der lucro) vai descontinuar...

JJJ
Veterano
# jan/14
· votar


MauricioBahia
Eu não acho, tenho certeza! Olha, velho, na boa... Tô cansado de encontrar carinhas falando sobre guitarras e suas peculiaridades. Falando mal de marcas "x" ou "y", defendendo outras com unhas e dentes. Depois de anos, tocando com banda, isso cansa. E a "mea culpa"? Geralmente "guitarrista" bota a culpa em tudo (inclusive nos outros membros da banda), menos nele. Se acha Deus!!! Jimi Henderix!! Aumentam seus volumes lá na PQP, fazem solos caóticos e ainda querem reclamam do amp. Normalmente, esses nem afinam o instrumento antes de tocar...
Aí, chega um carainha que REALMENTE sabe tocar e tudo fica simples. Só isso!


Calma... eu só tava brincando... hehehe

rcorts
Veterano
# jan/14
· votar


Se tem uma coisa certa que falaram nesse tópico é que a guitarra como é conhecida hoje não vai desaparecer tão facilmente.

É como os carros clássicos. Tem cara hoje em dia capaz de gastar 50 mil dólares em carros antigos restaurados só pra ter o prazer de andar num muscle car que o lembre da sua época de juventude. Eu que não vivi nessa época tenho vontade de ter um carro desses. Mas não desprezo também as evoluções tecnológicas que existem hoje. Graças a deus o freio ABS e o airbag foram inventados, dentre outras melhorias.

Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


Luisfelp FR1

O que eu quis dizer, e entendi sua colocação, é que nós fazemos muito preciosismo com relação a guitarras.

Se compararmos a mecânica/engenharia e construção de uma guitarra com um Saxofone, um Clarinete, um Piano e etc, a guitarra elétrica, por melhor que seja é uma bela bosta.

Não passa de um pedaço de pau com cordas esticadas e uma captação. Não há segredo algum nessa tosqueira, por mais que neguinho queira dar ares de "state of art".

E sempre inventarão coisas novas para makear/inovar........algumas darão certo, outras não.

Muita coisa já foi feita e vocês nem viram ou não lembram, porque eram umas porcarias que não acrescentavam nada e morreram.

Outras coisas vingaram, porque são úteis e interessantes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Reflexão e Discussão - Até que ponto a essência da guitarra será preservada