[ Vídeo ] Wisdom - William Ferreira [ Primeira composição! ]

    Autor Mensagem
    WilliamFerreira
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: WilliamFerreira


    Pessoal, sempre tive o sonho de poder produzir meus próprios sons. Fazer música é muito mais interessante do que apenas tirar e executar sons de outros... Por mais que ainda seja meio arcaico comparado aos grandes nomes, a gente desenvolve uma relação mais ou menos de "Pai e Filho" com músicas nossas. Passei a pensar assim. Hahahahaha

    Proposta da música: Procurei fazer algo com várias nuances. Queria partes técnicas, mas também queria um refrão que "pegasse bem". Procurei equilíbrio entre rítmica, melodias envolventes, técnica, dobras, passagens "coladas" e etc... Não sei se consegui, mas o resultado foi mais ou menos como eu esperava. ( Ainda vou regravar com algumas melhoras para o disco. ) Apesar de ser música instrumental, procurei pensar como se fosse uma música cantada, com uma "história" para contar. Ideias que tivessem conexão e fizessem sentido, mesmo sem palavras.

    VÍDEO:


    Esse é o Single do meu disco EP que sairá em 2014. Aí está a relação de equipamentos usados:

    Guitarra: Ibanez Jem Jr com Caps Seymour Duncan ( 59' na Ponte e JB no braço ). Não usei a guitarra usada no clipe pois estava com problemas de aterramento. hahahaha
    Efeitos/Ampli: VST's > Bases: LePou Cabeçote ( MesaBoogie )
    Kefir para Impulses do Gabinete
    E para empurrar, o Targino Lead Drive.
    Solos: Guitar Rig 5 ( 80's Solo com algumas modificações )
    Placas de Audio: M-Audio Profire 2626 ( Bases ) e M-Audio Fast Track ( Solos )
    Cabos: Santo Angelo e Tecniforte.
    Daw: Reaper
    Processo de produção: Foi muito lento! Demorei muito para escrever a música do jeitinho que ela ficou. Muitas coisas que bolamos na cabeça, quando vamos passar para o instrumento ficam sem nexo ou simplesmente não funcionam bem. Então passamos da fase de "criação" para uma fase de experimentos. Mas ainda sim é muito legal o quanto se pode aprender no processo e composição.

    Gravando...: A gravação foi feita partes no CL Studio, estúdio aqui da minha cidade ( Campina Grande - PB ) onde montamos as bateras, gravamos as guitarras bases e fizemos a Mix e Master. A outra parte foi feita em meu home-studio super amador, onde gravei todos os solos, temas e dobras da música. O Clipe foi gravado na cidade de Fagundes-PB na "Pedra de Santo Antônio" ponto turístico muito conhecido aqui. Contrabaixo e teclado foram gravados à distância. Ernani Júnior gravou os baixos em seu home-studio no MS, e Tadeu Júnior mesmo sendo aqui da minha cidade, gravou os teclados em seu home também. Por isso foi fundamental escolher músicos de confiança para fazerem um trampo que eu curtisse de verdade. Foi necessário refazer algumas partes, mas em vista que foi gravação à distância, não deu trabalho algum.

    Músicos participantes:

    William Ferreira - Guitarra
    Ernani Jr - Contrabaixo
    Cristiano Anchieta - Sample Drums
    Tadeu Nascimento - Keys, Synths...

    Equipamentos usados no vídeo: Câmera Canon T3i com Lentes do Kit mesmo. ( 18-55 ), uma GoPro genérica que filmava em 1080p e Sony Vegas pro 10.0 para toda a edição.

    Tentei resumir ao máximo todo o processo para o nascimento de uma única música... Espero que a pouca experiência que eu estou aqui compartilhando, incentive ou acrescente algo para vocês sobre composição instrumental em um País onde a mesma é tão desvalorizada.

    Críticas são sempre bem-vindas!!

    Abração, galera.

    Feliz 2014!

    stroudcastle
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Du caraleo man!
    A gravação ta 10! Gostei bastante da composição, os riffs ficaram matadores, gostei dos timbres também, parabéns!

    Mu_Cephei
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Muito bom!

    Eu achei que o trabalho está em um nível profissional, então qualquer crítica que eu fizesse seria muito detalhista. Feeeeeeeeeera!

    Luisfelp FR1
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Luisfelp FR1
    · votar


    WilliamFerreira

    Cara ficou muito bom mesmo essa música, mesmo eu não gostando muito de bases mais pesadas, eu gostei desse seu trabalho.
    Eu vi aquele vídeo do seu outro tópico e deu pra perceber essa sua evolução nesses 3 anos. Continue evoluindo cara, pois sempre tem algo que temos que aprender no nosso campo guitarrístico como qualquer outra área da vida. Achei legal você ter postado o processo de gravação e a história da música , bem interessante!
    '' Apesar de ser música instrumental, procurei pensar como se fosse uma música cantada, com uma "história" para contar.''
    No começo do ano, comecei com um projeto de fazer Blues 100% instrumental, infelizmente não deu muito certo (mas o projeto ainda está de pé só que parado) e a minha intenção era essa mesmo que você citou, contar uma história e não ser um monte de notas, que fazem nenhum ou pouco sentido, jogadas ao vento. Na minha opinião, esse é o caminho.
    Fique com Deus e feliz 2014!

    WilliamFerreira
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    stroudcastle

    Po, man. Valeu mesmo, cara!

    Mu_Cephei

    Muito Obrigado, brother! Mas se quiser avaliar mesmo, é para isso que estamos aqui!! Abraço.

    Luisfelp FR1

    Verdade, Luis. Na vida somos eternos aprendizes!
    Pois é, achei bacana tentar passar um pouquinho de como tudo foi sonhado e feito, esse lance de divulgação só por divulgação principalmente aqui no fórum ( que é um lugar para troca de experiências e conhecimento ) não tá com nada. O legal mesmo é trocar uma ideia!

    Tamo junto, brother.

    Fica com Deus, Feliz 2014!

    guitarluiz
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    WilliamFerreira
    Já preparou pra chegar uns equip por endorsee? HAHAHAHAH


    Cara ta muito foda !

    Apesar de não gostar desse estilo de instrumental, prefiro mais psicodélico..

    Boa sorte! que tu tem uma música muito boa!

    HikNapolitano
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Cara, estou aqui impressionado apenas curtindo tua música. Achei dukaralho! Show de bola, sensacional etc. Boa sorte!

    Floydniaco
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    WilliamFerreira


    Velho , demais !! ! Parabéns !

    Ficou muito profissa a gravação , e a música é muito bem composta !

    Também não sou fã de bases mais pesadas, mas gostei muito mesmo assim, como vc disse, com muitas nuances diferentes !

    Abraço cara, feliz 2014

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    WilliamFerreira
    Parabens Cara, muito boa tua música!

    Achei bem equilibrada, com shreding e peso na medida!
    Confesso que ultimamente tenho ouvido algo mais "leve", mas fiquei positivamente impressionado com seu som!

    Como sugestão, acho que seria bacana gravar um clipe com a banda inteira "ao vivo".. Pelo menos é algo que prende mais minha atenção.. rs

    Abs, e feliz 2014!

    WilliamFerreira
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Up!

    Estou meio sem tempo. Mas depois edito aqui com a reposta para os comentários que recebi.

    Muito Obrigado a todos!

    will789
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    WilliamFerreira
    Cara, que isso, muito bom msm, ficou top!!! conseguiu mto bem chegar à proposta da musica, ta perfeito cara, não tenho nada a declarar, ficou de fato profissional, ta de parabens msm cara!

    abç

    JotaEmidio
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    WilliamFerreira

    Ficou muito bom, parabéns pelo todo!

    WilliamFerreira
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    guitarluiz

    Po!! Quem me dera, brother. hahahaha
    Muito Obrigado pela força!

    HikNapolitano

    Fico muito feliz por ter curtido, cara!!!
    Abração, Muito Obrigado.

    Floydniaco

    Ainda bem então que consegui chegar pelo menos perto do que eu quebrei tanto a cabeça para conseguir. hahahahaha
    Que bom que curtiu, brother. Abraço!!

    jonas.hetfield

    Pô, Jonas. Valeu mesmo, cara!
    Vou fazer isso sim, pelo menos com uma música do disco.
    Abração!

    will789

    Valeu mesmo, brother!
    Ainda acho que tá longe do 'profissional', mas fico muito feliz mesmo por ter curtido o som!
    Abração e Muito Obrigado!

    JotaEmidio

    Valeu, Jota!
    Muito Obrigado.

    WilliamFerreira
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Up!

    mjbg
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: mjbg
    · votar


    muito bom.. só achei que a parte do início tipo mr crowley podia ter ficado fora do vídeo.. e o vignette do video também podia ser mais suave.. mas isso é detalhe..
    parabéns

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    WilliamFerreira

    Bom, antes de tudo, é preciso ser maduro e avaliar com idoneidade, explico:

    Não curto esse estilo de som. Prá ser sincero, essa coisa na linha "metal melódico" até me irrita um pouco e confesso um certo preconceito.

    Contudo, não posso avaliar tecnicamente seu trabalho, à partir de gosto pessoal. Portanto, o trabalho é muito bom. Porque esta muito bem executado, bem composto, bem arranjado, bem produzido, bem editado e tudo mais.

    Parabéns!

    Mas, não como crítica, e apenas porque talvez seja útil para você saber, acrescentando a crítica isenta, acima, minha opinião baseada em "gosto", eu acho que você demonstrou talento, dedicação e capricho suficientes, para se libertar dos timbres e frases de suas bandas/guitarristas de coração e partir para algo com sua cara, seu estilo e que te diferencie e o identifique.

    O trabalho é muito bom........mas não é algo que alguém ouça e diga:

    "É o William Ferreira! "

    Espero que entenda sem mágoas, porque estou te elogiando. E não perco meu tempo escrevendo tantas linhas à alguém que não tenha potencial.

    Abraços!

    FAP
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Nossa cara, parece que foi ontem que eu vi você postando seus primeiros sons aqui no fórum. Ver você nesse nível de dedicação me deixa extremamente feliz, parabéns.

    A música me lembrou os primeiros trabalhos do Vinnie Moore, guitarrista que eu admiro muito. Embora esse estilo já seja meio manjado no meio guitarrístico, ficou muito legal em todos os aspectos (composição, execução, produção, vídeo). Sei que é difícil criar, tento fazer isso há algum tempo já, o que me faz valorizar ainda mais seu trabalho.

    ALF is back
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    WilliamFerreira
    achei bem legal cara! o trabalho está de fato profissional! qualidade de tudo, desde a composição até o video propriamente dito! seu equipamento de video impressiona bastante e parece ser seu...vc é fotografo ou algo do ramo?
    é verdade q não vi muitas novidades na composição, mas ela é boa, expressiva, e com esse capricho todo, sem duvida merece destaque!
    a ideia do clipe, permita-me humildemente falar que nao gostei muito...acho q um video feito num estudio, com tudo mais "pé no chão" seria mais interessante e eficiente, pois infelizmente, nosso estilo musical "instru rock" é musica para musicos...huauhahua
    no entanto, imagino o trabalho que deu pra fazer toda essa produção e como falei, admirável o capricho do trabalho!
    parabens pra vc, pela composição, e para os musicos que participaram do projeto...tudo realmente muito bem feito! sucesso!

    WilliamFerreira
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    mjbg

    Verdade, eu ainda não sabia usar bem o vignette, exagerei. O lance da intro também só fui pensar depois, no disco vou bolar uma intro resumida. No vídeo eu deixei ela mesmo pra dar um clima imersivo. Pelo menos foi o que eu tentei. Muito Obrigado pelas críticas construtivas, Abração!!

    Lelo Mig

    Muito Obrigado pelas palavras, Lelo!! É muito bom receber dicas de pessoas mais experientes.
    A busca pela identidade sonora é algo muito complicado. Ainda tenho apenas 4 anos de guitarra, e para soar como eu quero acho que nem uma vida de estudo será o suficiente. Mas aos poucos vou tentando me desprender e encontrar meus próprios caminhos. Abração!!

    FAP

    Pô, tudo firme mano? Baita tempo, hein!? Hehehehehe
    Muito Obrigado pelo seu comentário, cara. Prazer em reencontrar o pessoal das antigas por aqui. Abração!

    ALF is back

    Brother, eu tento trabalhar com produção de vídeo para alguns conhecidos, mas o equipamento ainda é bem genérico. Pretendo investir mais futuramente!
    Quanto ao clipe, justamente por viajar nesse lance de "foto e vídeo" que tou querendo gravar todos os clipes em pontos interessantes aqui do meu estado. Mas nada impede de fazer um lance em estúdio também. Hehehehehe
    Muito Obrigado, Abs!!

    WilliamFerreira
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Up!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [ Vídeo ] Wisdom - William Ferreira [ Primeira composição! ]