Blues nos dias de hoje

Autor Mensagem
Yeah_Yeah_Yeah
Membro
# dez/13


Sou só eu que acho que seria impossível alguém brasileiro, que nasceu em 1990/2000, guitarrista de BLUES, sem amigos que gostem do mesmo tipo de música e que não sabem tocar nenhum instrumento, ficar famoso (nível Eric Clapton e Rolling Stones)??? O blues atualmente está desaparecendo e cedendo o lugar pro pop, punk, sertanejo e funk - os dois últimos pelo menos no Brasil - não acham? Além do tipo de música, a moda é outro exemplo da mudança horrorosa que está acontecendo com o mundo atualmente. Onde já se viu usar vestidos de carne crua??? Quem acha? Me falem alguém famoso BRASILEIRO, que toque blues, mundialmente famoso... o Brasil tbm é um dos países em que quase ninguém ficou famoso mundialmente... alguém acha que o mundo voltará a ser como 1960/70/80????

marcioguita
Veterano
# dez/13
· votar


Difícil, hein!

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Yeah_Yeah_Yeah

"guitarrista de BLUES ficar famoso (nível Eric Clapton e Rolling Stones)"

Cite algum artista, tirando eventuais exceções, fora do circuíto EUA/Europa, famosos como os citados no exemplo?

"O blues atualmente está desaparecendo e cedendo o lugar pro pop, punk, sertanejo e funk"

Cara, eu adoro Blues.... mas a música não pode se resumir a meu gosto, ao seu, ou a tão pouco, num mundo tão diverso.
Porque o Blues? pq não a Rumba, a Salsa, a Valsa, a Tarantela, o Tango?Só porque você gosta de blues e acha o Eric Clapton melhor que o Astor Piazolla?

Haja saco ouvir só Blues a vida inteira num mundo tão rico de música...

"Onde já se viu usar vestidos de carne crua???"

E onde já se viu cuspir sangue falso?
E onde já se viu tocar pelado com uma meia no pinto?
E onde já se viu usar uma cartola e uma bituca de cigarro saindo pelo meio dos cabelos?
E onde já se viu usar um terno?

Há algo de muito preconceituoso aqui!

"... alguém acha que o mundo voltará a ser como 1960/70/80????"

Não...e eu que nasci e vivi nessa época não quero. Haviam coisas melhores, haviam coisas piores.......a roda têm de girar!!

A propósito, Que planeta você vive?

Se você tiver realmente 13 anos, deveria estar olhando prá frente e não para trás.

Depois o velho aqui sou eu..........

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/13
· votar


Yeah_Yeah_Yeah
Bom, tem o Nuno Mindelis. Ele chegou a ser votado melhor do mundo pela Guitar Player americana. Ok, angolano-luso-brasileiro. Impossível nunca é. Continua praticando e talvez você consiga hehe.
Mas o blues não é tradicionalmente uma coisa do brasileiro. É natural que o Brasil não seja um "polo exportador" de blues, assim como você não vê sambistas de raiz canadenses, por exemplo!
Se conforme, cara. A música muda. Se você estivesse vivo nos anos 70, podia estar reclamando que o rock e o blues estavam roubando espaço das Big Bands de jazz. Gosta de blues? Toque blues, ouça blues. Esse apego a uma era não leva a nada. Principalmente pra um guri de 13 anos como você. A coisa mais legal da música é que o tempo só acrescenta. Novas coisas boas surgem o tempo inteiro, e as antigas ainda estão lá pra quem quiser ouvir.

guizimm
Veterano
# dez/13
· votar


Onde já se viu usar vestidos de carne crua???
eu já vi esse vestido ao vivo, eles puseram como peça de um museu de música em seattle

guizimm
Veterano
# dez/13
· votar


o Brasil tbm é um dos países em que quase ninguém ficou famoso mundialmente...
isso acontece no Brasil e em qualquer lugar que não seja país de primeiro mundo falante da lingua Inglesa

Insufferable Bear
Membro
# dez/13 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Tem uma razão para gente como Eric Clapton e Rolling Stones serem famosos: na época, era novidade.
Vocês querem que todo mundo ouça a mesma coisa que tocam há 50/60 anos pelo resto de nossas vidas? Nah.

nick33omori
Veterano
# dez/13
· votar


Não é brasileiro, mas um cara com um trabalho recente (trabalho recente, o cara já é bem velho) de blues, extremamente de raiz, com guitarras de pedaço de pau, de calota de kombi, de tudo que é jeito escroto anda fazendo sucesso por aí. Se trata do Seasick Steve, vide vídeo abaixo:

DOF Hard
Membro Novato
# dez/13
· votar


Hoje a realidade é outra...musica pop, musica pra povão, até as "classes altas" se renderam a isso, funk, sertanojo, axé e esse monte de merda.só sobraram os pensadores..aqueles que nao aceitam o caminhão de lixo que as rádios jogam todos os dias nos seus ouvidos.
mas infelizmente somos minoria...
e essa minoria ainda tem um agravante..é uma minoria preconceituosa..
o cara gosta de blues mas nao gosta de metal (só um exemplo), e assim acontece, divide ainda mais o publico rock n roll..

Insufferable Bear

Isso!

Leomju
Veterano
# dez/13
· votar


Yeah_Yeah_Yeah
Amigo, se você quer ser um guitarrista de Blues, não deveria estar preocupado com a fama e o reconhecimento.
Robert Johnson, Buddy Guy e outros sempre tocaram porque amavam o que fazia, o reconhecimento foi consequencia.

Deixa a onda rolar, nem que você seja o único guitarrista a curtir Blues no mundo.

Blues é quase um modo de vida e não somente um gênero musical!
Olhe as roupas de Clapton no palco e entenderá.

Por isso Blues é tão simples e profundo!

rcorts
Veterano
# dez/13
· votar


TÓPICO DAS UTOPIAS

seria impossível alguém brasileiro, que nasceu em 1990/2000, guitarrista de BLUES, sem amigos que gostem do mesmo tipo de música e que não sabem tocar nenhum instrumento, ficar famoso (nível Eric Clapton e Rolling Stones)???

Impossível não. Muito improvável sim. O Nuno Mindelis é um exemplo de blueseiro brasileiro (apesar de naturalizado), excelente, mas nem por isso com a mesma fama dos citados. Como já falaram mais acima, a roda gira.

O blues atualmente está desaparecendo e cedendo o lugar pro pop, punk, sertanejo e funk - os dois últimos pelo menos no Brasil - não acham?

O blues não está desaparecendo. Em vários lugares no mundo tem gente fazendo blues, inclusive no Brasil. Já ouviu falar de New Orleans? E não é de atualmente que o blues perdeu espaço para outros estilos. Quando o rock surgiu na década de 50 o blues já começou a perder espaço.

Além do tipo de música, a moda é outro exemplo da mudança horrorosa que está acontecendo com o mundo atualmente. Onde já se viu usar vestidos de carne crua??? Quem acha?

Eu não acho nada legal ou belo. Mas se tem um espaço para a arte é o da originalidade e criatividade. O que diferencia um simples produto de arte é que o valor artístico está em questionar o status quo vigente e instigar a percepção humana a se abrir para novas perspectivas.

Me falem alguém famoso BRASILEIRO, que toque blues, mundialmente famoso... o Brasil tbm é um dos países em que quase ninguém ficou famoso mundialmente... alguém acha que o mundo voltará a ser como 1960/70/80????

Nuno Mindelis é um blueseiro que ainda que indiretamente representa o Brasil no Blues.

Mas será que o Brasil realmentenunca projetou ninguém internacionalmente? Chico Buarque, Carmem Miranda, Tom Jobim e até mais recentemente o Michel Teló. Isso só em se tratando de música.

Se pensar em outras áreas como futebol, aviação etc..., com certeza se encontra personalidades reconhecidas mundialmente como Pelé e Santos Dumont. Recentemente atores brasileiros tem feito cada vez mais papéis no cinema internacional, inclusive no hollywoodiano.

Shafik
Membro
# dez/13
· votar


Cara, esse muleque não gosta de blues, no máximo conhece um pouco do que se intitula a sonoridade de blues. Primeiro que quem gosta, estuda as raízes, daonde veio, o porque surgio, como apareceu, TUDO, pelo simples fato de ser um assunto do interesse do individuo, tendo essa base de conhecimento sobre o género, tem-se varias coisas que o mininu ae num sabe: Primeiramente é que o blues já passou por tempos piores, onde quase não se ouvia mais blues nas rádios norte-americanas, mas com a chegada de algumas figuras importantes do cenário em questão para "reescrever" o blues, mais precisamente o blues elétrico e o "exporta-lo" para a europa, para assim ter uma nova acensão e reaparecer no cenário musical.
Segundamente, o blues não se resume apenas a uma guitarra, e caso você não saiba temos GAITISTAS fenomenais MADE IN BRASIL, Ex: Sérgio Duarte, Marcos Abdo, Big Chico, tem os manos do Blues etílicos, Celso Blues Band (num sei se o cara ainda ta com banda..) enfim, o cenário "Br" do blues é vasto sim, basta não ser um pretensioso e realmente gostar do género para se informar.,,mas sei lá o cara tem 13 anos ainda...lol.

ogner
Veterano
# dez/13
· votar


Cada dia que passa conheço mais guitarrista de blues brazuca!

Yeah_Yeah_Yeah
Se informa melhor, velho!! Estamos na era da informção!! Molezinha!!
O mais recente e que to me marrando muito no som ate troquei umas msg por u2b é o Felipe Cazaux:
http://www.youtube.com/channel/UCCgUh53tURF5M8tbozQJpSg

E olha que ja tem tempo que ele esta na estrada!!

Gosta de blues, quer tocar blues...Senta a mão!!

\o/

No site dele tem disponivel os cds pra baixar, inclusive!! Recomendo demais!!

ogner
Veterano
# dez/13
· votar


Pensei que ia entrar aqui pra ver justamente o contrario, ahuehauhue.. De como o Blues esta indo, quais as novidades, os caminhos que esta tomando...

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/13
· votar


ogner
Mano, que sonzeira esse Cazaux!

Enfim... tá cheio de nego bom por aí! Só procurar... e isso vale pra qualquer estilo.

Delson
Veterano
# dez/13 · Editado por: Delson
· votar


Tópico mimimi do dia...

Yeah_Yeah_Yeah
Fernando Noronha, Marcos Ottaviano, Kiko Moura, Celso Blues Boy (RIP), Big Gilson, entre outros já citados, que eu não conhecia...

Como foi dito anteriormente, o Blues não é originalmente brasileiro, assim como o Samba não é originalmente norte-americano.

Pegue sua guitarra, toque seu Blues e seja feliz, aprendendo a ouvir de tudo.

Lord-g
Veterano
# dez/13
· votar


Blue Jeans é uma banda brazuca muito boa.
Marcos Otaviano tocava nela


https://www.youtube.com/watch?v=any6vVmH6KQ


Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


Yeah_Yeah_Yeah

De boa, tu é novinho...se conhecer meia dúzia de ícones do Blues é muito!

Já ouviu falar de André Christovam??

Estudou música no renomado Guitar Institute of Los Angeles (GIT) nos anos 1980, tornando-se o primeiro brasileiro a formar-se nesta escola.

Participou como sideman da turne do gaitista Sugar Blue, e da gravação do show do bluesman Taj Mahal para a serie Heineken Concerts. E gravou um CD em Chicago, The 2120 Sessions com o vocalista Big Voice Odom e membros da banda de Junior Well.

Pode não ser FAMOSO, mas não creio que sua trajetória seja "pequena" para um bluesman brazuca!

clebergf
Veterano
# dez/13 · Editado por: clebergf
· votar


Yeah_Yeah_Yeah

Me falem alguém famoso BRASILEIRO, que toque blues







Só para citar apenas 3 guitarristas...

E eles são conhecidos lá fora...o Nuno inclusive tem disco gravado com o Double Trouble...

Temos uma cena mto bacana de Blues por aqui, o Jazz e o Blues estão por ai, basta procurar....

bezerrabru
Veterano
# dez/13
· votar


Yeah_Yeah_Yeah
Cara, se você tiver 13 anos mesmo como estão falando, é bom ver que tem pessoas da sua idade preocupado com isto.

Eu sempre gostei de blues, mas de um tempo para cá decidi navegar por tal mares e te afirmo que ele é mais imenso do que imaginamos.

Posso te dizer que o Blues já foi MUITO popular, e desde 50 para frente vem perdendo muito espaço, mas o que eu vejo do cenário atual é que há muito interesse por este estilo (tanto nacional quanto internacional). Me lembro de uma entrevista do Artur Menezes que dizia que há uma cena Blues muito forte no Nordeste.

Fora os citados anteriormente, recomendo você ouvir Artur Menezes e também o grande Zé Pretim.



No mais cara, se preocupa em estudar e fazer um blues responsa. Não se apega ao sucesso, o caminho não é por ai.

Abs.

d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/13
· votar


clebergf
Verdade man, aqui em curitiba o blues é bem forte, tem muito lugar que toca um blues de responsa.

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


bezerrabru

Confesso que não conhecia esse Zé Pretin...achei duka!

Inclusive, Asa Branca foi uma escolha genial, porque a letra é super blues.

bezerrabru
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig
Também não conhecia até um tempo atrás.
Quando escutei a primeira vez, fiquei boqueaberto. Sempre falam que a música nordestina é o Blues Brasileiro... as vezes (ou quase sempre) concordo, as letras arregaçam demais.

clebergf
Veterano
# dez/13 · Editado por: clebergf
· votar


d.u.n.h.a.

Bacana cara...sempre ouvi falar dessa cena de CTBA...um dia colo por ai para curtir um blues curitibano... :D

bezerrabru

Zé Pretim é da hora... :D

É legal ver na história, pois na época da escravidão os escravos que vieram para o Brasil eram mais do Sul da África enquanto os que iam para os USA eram mais do Norte e eles tinham um som popular parecido, mas que foi diferente o suficiente para fazer com que lá em riba fosse o Blues e aqui o Samba/ritmos nordestinos...claro que tem mais um monte de fator ai no meio, mas esse é um bem legal e interessante...

bezerrabru
Veterano
# dez/13
· votar


clebergf
Não sabia dessa diferenciação de escravos que foram para o Brasil e para os EUA.
Legal este lado da história.

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Carai, muito foda esse Zé Pretim!!!

tiohendrix
Veterano
# dez/13 · Editado por: tiohendrix
· votar


Blues nunca foi música de massas, sempre foi produzido nas piores condições possíveis, teve um certo relevo quando os músicos britânicos chegaram arrebentando tudo, e dizendo para os fãs americanos, " não fazemos mais do que copiar e tocar uma versão mais explosiva/ elétrica/ da música de vcs", isso vale para o Clapton/Cream, Page, The kinks, Faces, Rolling Stones e inúmeras outras bandas/artistas.

Tenho minhas preferências claro, e rock e blues fazem parte, mas o Blues não é melhor nem pior que samba de roda por exemplo, ou que frevo, ou que qualquer outro ritmo ou expressão musical.

Apesar de ser meu tipo de som favorito, o Rock não é um primor de técnica e letras, nasceu bruto e rude, e como foi e é mal acabado, permite sobreviver com inúmeras modificações e tendências .

O supra sumo para mim em termos puramente musicais é a opera, une teatro, cenografia, instrumentação, interpretação, histórias e libretos incríveis, no entanto, não escuto muito. Admito, gosto do primal scream, sujo, cheirando a depois do sexo e a cerveja derramada no balcão do bar.

chenriquea
Veterano
# dez/13
· votar


Cara
No cenário Nacional tem também o Artur Menezes que tem ganho um certo destaque no cenário músical Fazendo show com Atatiba Taylor, abrindo show do Buddy Guy, em participações com Kiko Loreiro, Tomati (Do Jô), etc
Só de exemplo


Ainda tem o Felipe Cazaux numa vertente mas rock/blues

Luis A.
Membro Novato
# dez/13
· votar


Yeah_Yeah_Yeah

Cara, depois de ler toda essas reflexões da galera sobre a projeção dos músicos brasileiros no exterior, e o fato de eles nao se destacarem entre os grandes mestres do blues, eu resolvi fazer uma reflexão tmb.

Cada local tem a sua identidade sonora, resultado da evolução cultural e da música neste espaço.
Cada músico também deve buscar sua identidade sonora distinta, que por sua vez trará uma carga de alusões culturais e simbólicas de todas referências q compõe sua linguagem artística.

É impossível vc desligar o artista de suas origens, logo, é clara uma maior desenvoltura de músicos americanos em blues comparados à outros países, o blues ta no sangue deles ha gerações...
Ate os ingleses q mais se destacam, e ai vc pode pegar a triade dos Yardbirds (clapton, beck, page) como exemplo, nao apresentam mesma pureza do blues americano, eles introduzem diferentes elementos que fazem parte da vida inglesa.

Olhando para nos brasileiros, somos um país de raiz portuguesa, indígena e negra. Isso logo já explica os nossos instrumentos musicais mais populares. O violão é da Península Ibérica e a viola e o cavaquinho têm origens em Portugal. A Africa é a terra da percussão de do swing.
Se vc ouvir as primeiras gravações feitas no Brasil, do inicio do sec XX, quando o país estava estabelecendo sua identidade enquanto nação, verá q nossas musicas nada mais eram do q musica popular portuguesa tocada em ritmo africano. Estrutura harmônica de uma com o ritmo da outra....

É importante para o músico saber assimilar estes elementos culturais q o envolve, afinal é uma função do artista traduzir suas vivencias e seu tempo em uma linguagem artística que dialogue com seu publico.

Sendo assim, eu me entusiasmo muito mais ao ver Django Reinhardt a tocar Ary Barroso ( https://www.youtube.com/watch?v=g0MTQpDgSFc ), Joe Pass tocando Jobim ( https://www.youtube.com/watch?v=9jEZmO81G6s ), ou um Pat Methiny tocando Milton Nascimento ( https://www.youtube.com/watch?v=g4iowRRVe2M ) .
E nenhum deles precisou imitar os brasileiros, todos conservaram suas particularidades.

Quanto ao fato de brasileiros nao se destacarem no blues, tá aí um brasileiro muitíssimo respeitado no mundo todo, inclusive nos meios acadêmicos interpretando um blues, mantendo sua identidade artística e sabendo aproveitar o melhor de suas influencias para criar um estilo.
https://www.youtube.com/watch?v=oc77GFA3x2o


Brasil tem muita coisa boa, é só vc saber filtrar oq realmente interessa.

clebergf
Veterano
# dez/13 · Editado por: clebergf
· votar


bezerrabru

Pois é...isso ocorreu por questões geograficas mesmo, pois obviamente o sul do continente africano fica mais próximo daqui e o norte mais próximo dos manos lá de riba...
Para os EUA foram mais escravos de lugares onde hoje são países como Mali, Senegal e Congo e para cá foram mais da Angola e Moçambique e as tradições desses povos eram bem diferentes...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Blues nos dias de hoje