Jimmy Page - Seus Melhores Riffs?

Autor Mensagem
Marco Skiter
Membro
# dez/13
· votar

Yeah_Yeah_Yeah

Não acho os solos do Page rápidos de tocar, e sim complicados.

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Yeah_Yeah_Yeah

"Seus solos só são rápidos, não têm essência..."

Tá aí alguém que nunca ouviu Achilles Last Stand ou Since I've Been Loving You na vida!

Entre tantas outras.....

Led Zé
Veterano
# dez/13 · Editado por: Led Zé
· votar

Yeah_Yeah_Yeah
13 anos, Ribeirão Preto / SP, Brasil
Cadastrado em 30/04/2013

Editei.

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/13
· votar

Yeah_Yeah_Yeah
Seus solos só são rápidos, não têm essência, se vc parar pra analisar algum solo dele, as vezes vc vai achar uma escala pentatônica
Eu morro e não vejo de tudo.

AtalaBukas
Membro Novato
# dez/13
· votar

Como alguns já disseram, o Jimmy Page conseguia construir harmonias muito belas, sem perder a densidade e energia do rock. "No Quarter" é a minha preferida. Ela podia ser uma música do Black Sabbath ou do Pink Floyd, mas tem algo nela que só o Jimmy Page podia fazer. Na verdade, o cara chegou a estudar preceitos da música indiana. Então, ele não era só guitarrista, era um músico completo.

Yeah_Yeah_Yeah
Membro
# dez/13
· votar

Natanael_DM
Tbm né? O solo de Stairway to Heaven é facinho, é só solar em Am e ficar assim até o final...

Natanael_DM
Veterano
# dez/13
· votar

Meu camarada Yeah_Yeah_Yeah, solos com essência precisam ser difíceis? Pode-se dizer muitas coisas do Page. Inclusive, ninguém é obrigado a gostar do trabalho dele. Mas é inegável que a tal da essência é uma coisa muito presente nas guitarras do Led.

Como o Lelo Mig já referiu ali em cima, é facinho identificar solos do Page cheios de sentimento e profundidade.

Mas, opinião é opinião. Sem stress. o/

Luis A.
Membro Novato
# dez/13
· votar

Gostar ou nao gostar é direito de cada um, mas nao reconhecer o valor histórico e a contribuição q um artista trouxe para sua área, é burrice...

Nao sei qual critério estes meninos seguem para dizer q fulano é lento ou so usa pentatonica....

A primeira coisa q se deve levar em conta ao ouvir, Page, Clapton, Hendrix, Harrison e muitos outros, é q a guitarra havia acabado de nascer uma década antes da carreira deles, desta forma eles nao tinham referencias em guitarra elétrica (pode observar q a maioria dos ídolos deles sao bluseiros q tocam violao).
Assim, grande parte do trabalho destes caras resulta de muita criatividade e experimentação, e seus legados moldaram a forma de tocar até os dias atuais....
Apenas levando estes fatos em consideração pode-se ter a total noção da grandiosidade da obra deles...

Falar q Page é lento tendo em conta os padrões atuais é a msm coisa q afirmar q o Pelé nao jogou nada em vista do Messi. Desta forma, encaro estas criticas aos precursores da guitarra como uma atitude imatura e q demonstra pouca capacidade de analise por parte do observador, visto q inúmeros fatores nao sao levados em conta e nao ha uma contextualização.

Eu posso citar dezenas de bons solos feitos de forma lenta e com pantatonia. Temos inúmeros slow hands, como Clapton, Gilmour, e muitos outros, q sao famosos por criar os solos mais belos de guitarra....
Nao conheço nenhum The Flash da guitarra famoso por criar boas melodias....

Quantidade e velocidade nao é qualidade, e muitas vezes "menos é mais".
Musica nao é esporte de alto desempenho, houve um cara q afirmou: "guitarrista q toca muitas notas por segundo é pq nao sabe colocar a nota certa no lugar certo", e em muitas situações eu concordo....

Quanto à questao de Jimmy Page se limitar a pentatonica, eu nao vou estender muito pq quem conhece, e ja tocou pelo menos 10 solos de Led, sabe q essa afirmação é infundada....

Certos comentários refletem uma falta de orientação ou educação critica, onde um sujeito nao se aprofunda no caso, e nao encara contextos para opinar...
Infelizmente isso nao deve abranger apenas a ara da musica mas tmb muitas outras....

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar

Luis A.

Concordo 100%!

Uma coisa é o guri falar "Eu não gosto de Jimmy Page" (acho ruim, acho lento, acho chato...etc), ok, o cara pode ter sua opinião pessoal.

Outra coisa é falar merda!

"Certos comentários refletem uma falta de orientação ou educação critica, onde um sujeito nao se aprofunda no caso, e nao encara contextos para opinar... "

Moleque conhece "Istaruêi tu Réven" e "Roquenrou"......e acha que é expert em Led Zepp.....hehehehe.

rossisolrac
Veterano
# dez/13
· votar

Kashmir, Since I've Been Loving You, Babe I'm Gonna Leaving You... Vai ver o cara não conhece a obra do Led, como muitos "comentaristas" de música por aí, colocam gosto pessoal acima da razão e da técnica. Os solos do Gilmour são os melhores (minha opinião hahah), o cara viaja sem precisar usar psicotrópicos. Como já disseram, velocidade != de qualidade (!= em linguagem de programação é o mesmo que DIFERENTE). Basta ouvir Blues Boys Tune do B.B. King pra saber disso.

Yeah_Yeah_Yeah
Membro
# dez/13
· votar

Marco Skiter
Falou tudo, eles são complicados, e muitas vezes ele ''engasga'' quando sola...

Yeah_Yeah_Yeah
Membro
# dez/13 · Editado por: Yeah_Yeah_Yeah
· votar

Natanael_DM
Quando eu disse que os solos dele não têm essência, eu quis dizer que quando ele sola, ele não deixa quase nenhuma nota soar pra ficar um pouco mais melódico. Quer ver? Pega por exemplo aquela vez que ele tocou Stairway to Heaven com o Eric Clapton e com o Jeff Beck. Após entendiantes minutos da parte calma da música (a música não é mesma sem um vocal), olha o solo dele na parte dos acordes Am G F, ele engasgou demais, fez bends desafinados, etc. Aí no finzinho chegou o Eric Clapton e o Jeff Beck... o Jeff Beck não fez nada, mas o Eric Clapton ficou tocando aquele riffzinho. Se vc ver o video no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=jaqgr7NZve8) dá pra ver a diferença. Olha como o EC deixa as notas soarem, e olha o Jimmy Page.
Mas isso é só a minha opinião... eu dou a minha opinião, os caras apelam... e também, os 3 tocam estilos de música diferentes, só estou comparando pq eles tocaram a mesma música...

LeandroP
Moderador
# dez/13
· votar

https://www.youtube.com/watch?v=eAwuK61QzHs

Um dos solos mais lindos do Page. De arrepiar quando entra o acorde D maior.

https://www.youtube.com/watch?v=nqyFwVHhNDU

Essa nem se fala... Música cheia de energia.

Isso sem falar de The Rain Song. Deixo meu violão na afinação da música por semanas só pra tocar junto com o disco. Pra quem não sabe ela é afinada em D - C - G - C - G - D (do agudo pro grave)... Viajante essa afinação.

E pra não deixar de fora, Ten Years Gone. De harmonia simples, mas de extremo bom gosto.

E pra fechar, uma pauleira em eólio/lídio, dos primórdios do heavy metal, Achilles Last Stand.

https://www.youtube.com/watch?v=wL-PnRAgLK0

Com um solo melodioso, envolvente...

Nem vou falar do disco com o Coverdale porque é uma obra prima, merece ser tratada faixa por faixa.

Luis A.
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: Luis A.
· votar

Yeah_Yeah_Yeah

Jovem, a interpretação de Stairway to Haven q vc citou é pior performance do Jimi Page na carreira dele, em uma época em q, se eu nao me engano, ele estava com sérios problemas com drogas. Ele esta no palco completamente chapado e faz uma apresentação realmente medíocre....

Se dê ao trabalho de ler os comentários para este video no youtube, todos dizem o q eu acabei de te dizer....

Quer ver Jimi Page tocando, então assista seus vídeos de 69 a 73....

Edit: Vou deixar um videozinho aqui, para caso vc queira conhecer Led Zeppelin e Jimi page, aqui tem o básico....

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/13
· votar

Yeah_Yeah_Yeah
Cara, sem ofensa, mas por comentários seus em vários tópicos eu fiquei com a impressão de que você não entende taaanto assim de guitarra (até aí tudo bem, você tem 13 anos e está aprendendo) e é muito intransigente com as tuas opiniões (isso sim é um problema). Você se contradiz com os teus próprios argumentos (é rápido? é complicado? não tem essência?) e não aceita os argumentos dos outros.

Se você tentar tirar um solo do Page, vai ver que ele passa longe de usar só pentatônica. Ele manja demais de harmonia. E mesmo que usasse só pentatônica, não há nada de errado nisso. Eu considero a pentatônica o melhor ponto de partida pra criar um solo memorável, sobretudo no blues.

Eu mesmo gosto muito mais do Blackmore que do Page. E não sou nem um pouco fã do Clapton. Agora, você está comparando Beck, Page e Clapton por causa de UMA música? Diga-se de passagem, uma música do Jimmy Page! E não venha me dizer que é só opinião! Várias coisas que você disse não são opinião, estão simplesmente erradas e ponto.

LeandroP
Moderador
# dez/13 · Editado por: LeandroP
· votar

BrotherCrow
Ele manja demais de harmonia.

E como manja!!! Na hora de transcrever alguma música do Led você se pergunta "de onde veio isso?"

Yeah_Yeah_Yeah

Cara, o objetivo do tópico não é comparar ele com o Beck ou com o Clapton, que por sinal também sou fã. Aliás, dentro deste contexto, compará-los é uma tolice.

Batema
Membro Novato
# dez/13
· votar

O que o Clapton toca não é uma passagem de vocal para guitarra?N entendi a comparação. E como disseram, o Page tava alto nessa apresentação, isso n é nem 10% do potêncial do cara!

I am a Vicking
Membro
# dez/13
· votar

Heartbreaker

00H2
Veterano
# dez/13
· votar

K
A
S
H
M
I
R

00H2
Veterano
# dez/13
· votar

Gosto de immigrant song tb o/

FBlues_rock
Veterano
# dez/13
· votar

BrotherCrow
Eu mesmo gosto muito mais do Blackmore que do Page. E não sou nem um pouco fã do Clapton

+1, exceção ao Clapton no Beano.

Prefiro muito mais os solos e improvisos das gravações ao vivo do Blackmore do que do Page, mas o Page COMPOSITOR é algo excepcional, de outro mundo. A beleza de Rain Song, Since I've been loving You, entre tantas outras, é ímpar.

Postar uma música ainda não citada:

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Jimmy Page - Seus Melhores Riffs?