Alguém sabe o ritmo da base da música Sultans of Swing ?

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# dez/13
· votar


Viniciuz
A mudança de andamento altera a velocidade da execução, então o ritmo também sofrerá alteração,

Não, o ritmo em qualquer andamento será o mesmo. A mudança de andamento não causa alteração rítmica, pois a proporção entre as figuras positivas (notas) e negativas (pausas) continua igual. O ritmo é uma entidade relativa, então uma semicolcheia (por exemplo) sempre vale em termos proporcionais a mesma coisa em qualquer andamento.

Viniciuz
Membro Novato
# dez/13
· votar


makumbator
Não, o ritmo em qualquer andamento será o mesmo. A mudança de andamento não causa alteração rítmica, pois a proporção entre as figuras positivas (notas) e negativas (pausas) continua igual. O ritmo é uma entidade relativa, então uma semicolcheia (por exemplo) sempre vale em termos proporcionais a mesma coisa em qualquer andamento.

O que quis dizer com 'uma semicolcheia vale em termos proporcionais', seria que uma semicolcheia sempre será uma semicolcheia sendo proporcional ao andamento, é isso?
Na pratica o que quero dizer é que se alterarmos o andamento, por exemplo aumentando, tocaremos mais rápido ou seja haverá mudança de velocidade mesmo mantendo a dinamica do que está sendo tocado, ou seja se dentro do rítmo existe um tempo de '2' e um de '3' por exemplo, alterando o andamento, esses tempos irão mudar para manter o ritmo numa velocidade diferente, numa explicação mais simplificada, voce tocara os mesmos tempos e pausas em velocidades diferentes.
Não seria mais ou menos isso?

makumbator
Moderador
# dez/13
· votar


Viniciuz
O que quis dizer com 'uma semicolcheia vale em termos proporcionais', seria que uma semicolcheia sempre será uma semicolcheia sendo proporcional ao andamento, é isso?

Exato. Em relação às demais figuras a proporção é sempre mantida, seja em um andamento mais rápido ou mais devagar.

Na pratica o que quero dizer é que se alterarmos o andamento, por exemplo aumentando, tocaremos mais rápido ou seja haverá mudança de velocidade mesmo mantendo a dinamica do que está sendo tocado

Mas isso não é alteração rítmica. Ritmo é uma coisa, andamento é outra entidade bem diferente.

voce tocara os mesmos tempos e pausas em velocidades diferentes.

Sim, em velocidades diferentes (ou seja, no andamento diferente), mas no MESMO ritmo.

É como pegar uma gravação e alterar o andamento dela em um programa. Pois bem, se você transcrever essa gravação alterada (para mais rápido ou mais lento, não importa) a transcrição musical será idêntica ritmicamente à gravação original, a única diferença será a informação de bpm de cada versão.

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


Ainda tá rolando essa papo? rs

Eu me lembro de umas setinhas pra cima e pra baixo, quando estudava ritmo há uns 8000 anos atrás... Será que ainda se usa isso?

MauricioBahia
É o famoso "Chá com Pão"

Pô, eu juro que ia falar do chá com pão...kkkkkkkkkkkkk

GM98Metal
Membro Novato
# dez/13
· votar


JJJ

Sim, pelo menos nas minhas aulas as vezes meu professor escreve as setinhas, mas raramente. Eu comecei a tocar a menos de 1 ano, então não tenho a audição muito apurada pra pegar o ritmo em certas musicas.

Um abraço, e o que significa "Chá com pão" ?

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


GM98Metal

"o que significa Chá com pão?"

Chá Com Pão = Tchá Kum Dum = Caixa+Chimbal Bumbo Bumbo.

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


GM98Metal
o que significa "Chá com pão" ?

É uma tentativa de simular com palavras o ritmo mais bobão que existe ao fazer strumming em violão ou guitarra...

Repita de uma forma cadenciada e cantarolando: "chá-com-pão, chá-com-pão, chá-com-pão, chá-com-pão..."

É mais ou menos isso... auhauhauhauhauhauha

Viniciuz
Membro Novato
# dez/13
· votar


makumbator

Entendi, excelente.

Rafael A.
Veterano
# dez/13
· votar


GM98Metal
JJJ

Sim, pelo menos nas minhas aulas as vezes meu professor escreve as setinhas, mas raramente. Eu comecei a tocar a menos de 1 ano, então não tenho a audição muito apurada pra pegar o ritmo em certas musicas.



Cara, não liga não. Eu também não tinha audição apurada para sacar essas coisas, mesmo com um ano e pouco de aulas. Tanto que me lembro que foi uma das primeiras músicas que o meu professor transcreveu, e ainda gravou um pedaço do ritmo numa "fita cassete" (k7, e não cacete,rsrsrs) para eu ir treinando (isso em 1995, acho). Essa música é ótima para apreender o desenho de tríades, além de ter vários licks de blues. Na gravação original de estúdio, o irmão do Knopfler fazia só a base swingada, e ele só fazia parte da base entre os licks, já que ele que toca todos os licks.

Mas, enfim, postei uma video aula na 1ª página do post, que o cara ensina o ritimo, e vai ajudar bastante, você viu?

GM98Metal
Membro Novato
# dez/13
· votar


Rafael A.

Assisti ao vídeo, obrigado. Estou para comprar uma guitarra, e na minha última aula comecei a estudar os licks, acho que seria uma boa pegar a Sultans of Swing, já que é lotada de licks.

Um abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém sabe o ritmo da base da música Sultans of Swing ?