Alguém sabe o ritmo da base da música Sultans of Swing ?

Autor Mensagem
GM98Metal
Membro Novato
# dez/13


Boa noite galera, se alguém souber o ritmo da base, agradeço a resposta.

Até mais.

Bloody_Rage
Veterano
# dez/13
· votar


GM98Metal

como assim saber o ritmo cara? isso é só vc ouvir a música

Bloody_Rage
Veterano
# dez/13
· votar


e já tem um tópico falando sobre isso,aproveite ele ao invés de criar outro

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


vou te contar, o ritmo é bem assim: "tcharararan tchan tcharan, tchararararan tchan tcharan..." e assim vai...

Carregando
Veterano
# dez/13
· votar


swingado

GM98Metal
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: GM98Metal
· votar


Achei um vídeo aqui pessoal, mas obrigado mesmo assim.

Bloody_Rage
Veterano
# dez/13
· votar


JeGuitar

ehushauehuhsauheushuahe ñ esqueça dos solos tbm heushauheuae

WilliamJunior
Membro
# dez/13
· votar


Negócio é pegar de ouvido mano, por mais que demore, mas vai fazer você evoluir musicalmente.

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


Bloody_Rage

o solo só vou te contar o começo:
turinrurinrurin turirurinriinrurinrin

Agora o resto vc tira de ouvido!

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


GM98Metal

para de ter preguiça cara!

quer aprender a tocar de verdade ou quer continuar ganhando nescau na cama da mamãe?

escuta a musica e tira de ouvido, como o WilliamJunior disse, isso vai te evolui musicalmente.

GM98Metal
Membro Novato
# dez/13
· votar


Não é preguiça amigo, eu é que não estou conseguindo pegar o ritmo de ouvido.

Já me falaram sobre tentar escutar e tirar, e é uma ótima dica que eu venho aprimorando.

Um abraço.

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


GM98Metal

É o mesmo que de "Garçom" do Reginaldo Rossi só que com o dobro das BPM.

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig

guitarrista de boteco detected hahahahhaha

Viniciuz
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: Viniciuz
· votar


Para pegar o ritmo não basta bater o pé ou palmas, até sentir que esta soando dentro do compasso da música?

Caso seja isso, basta voce ligar o metronomo e a musica ao mesmo tempo e ir batendo palma, e aumentando ou diminuindo o metronomo até ficar no ritmo de suas palmas.

Porque pegar a música de ouvido tem absolutamente nada haver com o ritmo, você estaria aprendendo a música, nesse caso ele estaria pedindo a tab.

DOF Hard
Membro Novato
# dez/13
· votar


Cara, esse lance de qual o ritmo é coisa que te passam quando tu ta aprendendo violão laaaa no começo.. mas na real é uma furada..vc vai perceber isso..
o lance é pegar a marcação da musica..pensa no ritmo na sua cabeça..e executa.. simples assim

"tcharararan tchan tcharan, tchararararan tchan tcharan..."

raxei aki HAHAHAHHAHA

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JeGuitar

Pior que detectou corretamente........toquei em "buteco" por anos.

Toquei em buteco, centro espírita, escola, igreja, hotel de luxo, escola de música, festival, inferninho, teatro, danceteria, casa de shows, puteiro....e tudo mais que sua imaginação alcançar...hehehe.

Toquei prá meia dúzia de gatos pingados e prá 6 mil pessoas. Acústico, Eletro Acústico, Eletrico... No ar condicionado, no Sol, na Chuva!

Dei autógrafo, tomei vaia, ganhei presentes, ganhei vomitada no pé...

Dos 18 aos 35.... tudo que eu queria fazer na vida era tocar!! E fiz!!

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig
hahahahaha sua vida daria uma bela de uma auto-biografia!

makumbator
Moderador
# dez/13 · Editado por: makumbator
· votar


Viniciuz
Para pegar o ritmo não basta bater o pé ou palmas, até sentir que esta soando dentro do compasso da música?

Caso seja isso, basta voce ligar o metronomo e a musica ao mesmo tempo e ir batendo palma, e aumentando ou diminuindo o metronomo até ficar no ritmo de suas palmas.


Acho que ele não se refere ao andamento, e sim ao ritmo da base (que é algo independente do andamento, ou velocidade da música). Parece que ele quer saber o desenho rítmico básico da guitarra de acompanhamento, e não quantos BPM tem a música.

Viniciuz
Membro Novato
# dez/13
· votar


makumbator
Acho que ele não se refere ao andamento, e sim ao ritmo da base (que é algo independente do andamento, ou velocidade da música). Parece que ele quer saber o desenho rítmico básico da guitarra de acompanhamento, e não quantos BPM tem a música.

Acho que entendi, mas não consigo entender como o ritmo pode ser independente do andamento, a não ser que ele queira saber a velocidade e tempo na execução em si, onde ele tem que palhetar e fazer a troca dos acordes num determinado rítmo.

O que encontrei sobre desenho rítmico:
Desenho rítmico é o termo escolhido para designar padrões de batidas que preenchem o groove de uma forma característica e clara.A rigor, todos os bateristas trabalham desenhando grooves, pois é só com a reiteração de padõres que se estabelece o fundo de pulsação necessário para reger uma banda

Existe diferença entre esse fundo de pulsação e o andamento em si?

cafe_com_leite
Veterano
# dez/13
· votar


Viniciuz
Bom, se eu entendi, o desenho rítmico é sim independente da bpm, porque você pode fazer o mesmo desenho rítmico em qualquer bpm, ou seja, ele independe da velocidade. Estou errado?

MauricioBahia
Moderador
# dez/13
· votar


É o famoso "Chá com Pão" com um leve toque flamenco.

:)

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Viniciuz

Andamento, em linhas gerais, não é nada mais que velocidade.

O que define ritmo, de forma bem simplificada, são os acentos "tempo forte", tempos fracos, pausas e duração, suas repetições e ocorrências. Tudo isso, vinculado de modo estreito ao compasso.

O tipo de compasso que seja empregado definirá o tanto o acento como as notas musicais a serem empregadas em uma composição.

Se você tocar uma valsa (3 x 4) na forma mais convencional "Tamm...Tá Tá/Tamm... Tá Tá/Tamm ...Tá Tá..", em 45 BPM ou em 145 BPM, ainda que em alguns casos tenha um "apelido popular", na essência não deixa de ser uma valsa.

Ok, foi uma explicação "grosseira", mas acho que dá prá entender...hehehe.

Viniciuz
Membro Novato
# dez/13
· votar


Lelo Mig
Andamento, em linhas gerais, não é nada mais que velocidade.

O que define ritmo, de forma bem simplificada, são os acentos "tempo forte", tempos fracos, pausas e duração, suas repetições e ocorrências. Tudo isso, vinculado de modo estreito ao compasso.

O tipo de compasso que seja empregado definirá o tanto o acento como as notas musicais a serem empregadas em uma composição.

Se você tocar uma valsa (3 x 4) na forma mais convencional "Tamm...Tá Tá/Tamm... Tá Tá/Tamm ...Tá Tá..", em 45 BPM ou em 145 BPM, ainda que em alguns casos tenha um "apelido popular", na essência não deixa de ser uma valsa.

Ok, foi uma explicação "grosseira", mas acho que dá prá entender...hehehe.


Foi uma ótima explicação, esses acentos ''tempo forte'', ''tempos fracos'', pausas e duração, se resumem a aquela sensação de pulso que sentimos ao ouvir uma música e que involuntariamente batemos o pé, exclusivamente ao ponto que define o pulso mais forte(que acredito ser o acento "tempo forte") é isso? o groove seria isso ou teria alguma ligação?
O que eu entendi é que existe o andamento que é basicamente a velocidade, em outras palavras a base de todo o resto, temos o ritmo que é o que traz sentido, com seus "tempos", pausas e duração.

Mas se o ritmo é independente do andamento, qual o proposito da existencia do andamento? porque se for mesmo velocidade, isso não traria um diferencial no proprio rítmo?
Pegando de exemplo o seu exemplo da valsa, a velocidade aumentaria, alterando o ritmo, porem a essência seria a mesma. Acho que entendi.

Mas o que mesmo o compasso realmente define?

Com toda essa explicação e com o que o amigo
makumbator disse:
Parece que ele quer saber o desenho rítmico básico da guitarra de acompanhamento, e não quantos BPM tem a música.

Significa que o criador do tópico nem mesmo sabe o que quer?

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Viniciuz

"o groove seria isso ou teria alguma ligação?"

Numa tradução "Ipsis litteris "...na língua inglesa Groove significa Sulco. (depressão, ranhura, não confundir com suco, de líquido).

Provém da expressão "in the groove", ou seja, "no caminho", no entanto é usado, em música, como sinônimo de ritmo. O termo surgiu na década de 1930, em pleno auge do swing.

Mas a melhor forma de você entender o termo é considerar que existem ritmos "duros", com acentos e pausas fixas. Um exemplo é a própria valsa que citei no outro post.

Mas, ao deslocar as acentuações, variar a duração dos acentos e pausas, você consegue "ondular" o ritmo. Isso é uma coisa difícil em música, requer mais do que pode ser registrado numa notação musical, ela têm muito a ver com uma "sensação" percebida e representada pelo musico.

Os negros, principalmente, são mestres nisso, porque em sua cultura (e boa parte da Asia, também), as divisões rítmicas são menos rígidas que no nosso padrão Euro/Ocidental.

Nossa cultura musical é quase toda em cima do padrão erudito, e a música clássica não prima pela riqueza rítmica, já que seu enfoque principal sempre foi a melodia.

Essa liberdade rítmica só foi experimentada por nós à partir da introdução dos negros e sua cultura.

"Mas se o ritmo é independente do andamento, qual o proposito da existencia do andamento?"

Você sabe que a música X é uma valsa, certo?
Mas como você sabe em qual velocidade toca-la? Qual o andamento? Qual a "intenção" desse andamento?

O BPM é frio! é um número matemático apenas, o indicador de velocidade. Por exemplo: 120 BPM.

Para "humanizar" um pouco mais, em música erudita, principalmente, passou-se a utilizar termos que não só te dizem o andamento, mas te orientam quanto a dinâmica.

Um termo como Allegretto, por exemplo indica que você pode executar entre 112-120 BPM, mas te permite variar dentro disso, "sentir", executar conforme sua emoção, mas transmitindo "alegria". Alegre mas nem tanto....hehehe, por isso Allegretto é conhecido também como "Allegro ma non troppo".

makumbator
Moderador
# dez/13 · Editado por: makumbator
· votar


Viniciuz
Mas se o ritmo é independente do andamento, qual o proposito da existencia do andamento? porque se for mesmo velocidade, isso não traria um diferencial no proprio rítmo?

O andamento dita o quão rápido ou devagar será executada a mesma figura rítmica. O ritmo em si não tem qualquer informação de velocidade, mas sim designações de acento (como o Lelo apontou) e durações de notas e pausas (e essas durações não são absolutas, e sim relativas ao andamento feito).

resumindo, posso tocar qualquer música em vários andamentos. Em todos eles estarei fazendo o mesmo ritmo, mas em velocidades diferentes.

Não se pode dizer: "fusas são rápidas" ou "semibreves são lentas", pois o quão rápido ou lento elas serão depende do andamento de execução. Dentro dessa ótica, um grupo de 4 semicolcheias pode ser mais "lento" que um grupo de 4 colcheias, dependo do andamento feito em cada figura.

Ritmo é confundido por leigos como andamento, quando na verdade são entidades diferentes.

Ritmo pode ser entendido como a distribuição, organização e quebra fracionária do espaço de um tempo (ou compasso) em diferentes proporções (durações) e acentuações de som e silêncio. Ritmo no fundo é fração, e fração é algo relativo, e não absoluto .

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo_(m%C3%BAsica)

GM98Metal
Membro Novato
# dez/13
· votar


makumbator

O que você disse é exatamente o que eu procuro saber o "desenho rítmico básico da guitarra de acompanhamento"

Ou a minha pergunta foi mal interpretada ou eu não a expliquei corretamente, mesmo assim, minhas desculpas.

Um abraço.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/13
· votar


GM98Metal
A dica do Lelo Mig parece trollagem mas pode ajudar, se não me falha a memória é bem isso oque ele disse:
É o mesmo que de "Garçom" do Reginaldo Rossi só que com o dobro das BPM.
Então se tu tá com dificuldades de tocar a Sultans of Swing, pega a do Garçom pra se habituar com a pegada.

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


Viniciuz

"Ritmo pode ser entendido como a distribuição, organização e quebra fracionária do espaço de um tempo (ou compasso) em diferentes proporções (durações) e acentuações de som e silêncio. Ritmo no fundo é fração, e fração é algo relativo, e não absoluto ."

A explicação do makumbator é a explicação de mestre pra explicação meia boca que eu tentei dar acima...heheheh

Rafael A.
Veterano
# dez/13 · Editado por: Rafael A.
· votar


GM98Metal

A partir dos 4 minutos do vídeo, tem o que vc precisa, meu jovem. Depois assista os outros videos do cara na sequência para ver a música toda.

Abs.

http://www.youtube.com/watch?v=U3qfke52Z7c

Viniciuz
Membro Novato
# dez/13
· votar


Lelo Mig

Entendi, então groove e ritmo são basicamente a mesma coisa, sempre pensei que groove fosse algo relacionado á pulsação.

A explicação do makumbator é a explicação de mestre pra explicação meia boca que eu tentei dar acima...heheheh

Longe disso, foi uma ótima explicação com todo seus aspectos históricos.

makumbator

A mudança de andamento altera a velocidade da execução, então o ritmo também sofrerá alteração, apesar de ser tocado da mesma forma, mudando apenas a duração dos tempos e pausas. É isso?
Espero ter entendido.

Obrigado, vocês são mestres.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém sabe o ritmo da base da música Sultans of Swing ?