Dúvido: Guitarra plugada no PC dando choque

Autor Mensagem
    lj_guitarrist
    Membro Novato
    # dez/13

Boa noite galera, sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida. Eu ligo minha guitarra no computador pra usar o guitar rig, mas eu não consigo fazer funcionar na entrada mic da frente então ligo no line in atrás do PC, o problema é que se eu estiver descalço eu levo pequenos choques elétricos, ao pressionar as cordas eu sinto a corrente passando, o meu medo é de que possa queimar o captador da minha guitarra já que não tenho aterramento e meu colega disse que uma forte corrente poderia queimar os captadores, isso é possível?

Obs.: Quando ligo a guitarra no amplificador e do amplificador no line in do PC também da choque, quando ligo o amplificador na saída de som não sei se passa muita corrente pra ele, acho que fica normal. Quando ligo a guitarra no amplificador sem ligar nada ao PC ela não da choque algum, mesmo descalço.

Lelo Mig
    Membro
    # dez/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

lj_guitarrist

Cara...aparentemente quem precisa ser aterrado é seu PC. E isso é muito, muito sério.

Faça o seguinte teste: Descalço encoste o dedo na carcaça do PC (atrás, na parte sem pintura). Se tomar choque têm de aterra-lo urgentemente e agradeça por ainda não ter perdido a placa mãe, HD e etc.

Os componentes do PC trabalham com baixa voltagem e pequenas variações de corrente são suficientes para queima-lo. Provavelmente a carcaça esta segurando a falta de aterramento, mas ela vai vazar cedo ou tarde.

Ao ligar a guitarra, a malha do cabo se conecta a carcaça, por isso você percebeu na guitarra.

Se encostar o dedo na carcaça e não tomar choque, volte aqui e avise. Mas tenho quase certeza que é o PC.

Insufferable Bear
    Membro
    # dez/13
    · votar

Lelo Mig
    99% das casa no Brasil não tem aterramento, PC nenhum vai queimar por conta disso.

Mas a razão dos choques realmente é essa, e o único outro jeito é: não toque descalço.

Lelo Mig
    Membro
    # dez/13
    · votar

Insufferable Bear

Cara, choque na carcaça do PC, mesmo em casas não aterradas não é legal......vai dar pau cedo ou tarde, acredite!

Existem formas simples de amenizar isso........

lj_guitarrist
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar

Mas é possível queimar o captador assim?

Insufferable Bear
    Membro
    # dez/13
    · votar

Lelo Mig
    Infelizmente é assim que funciona no brasil, o aterramento é conectado ao neutro, e a carcaça, que deveria ser aterrada, entra em curto com o neutro.
    E eu não recomendaria as soluções fáceis não, tem muita coisa aí que piora a situação.
    Mas eu saí do meu curso técnico e só me lembro disso, esse negócio é chato pra caramba, senão eu poderia dar mais dicas. =p

lj_guitarrist
    Só não encosta o conector na carcaça. O ideal seria aterrar, mas aí é refazer a instalação elétrica da sua casa.

lj_guitarrist
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar

Vou ver se consigo conectar no mic da frente, o problema é que lá ele não reconhece, já fui no mixer pra ativar e desativar os dispositivos mas não funcionou, depois vou pesquisar. Vlw pelas respostas pessoal.

Lelo Mig
    Membro
    · votar

Insufferable Bear

Trabalho com elétrica e sonorização/iluminação de palcos e eventos amigo...

"99% das casa no Brasil não tem aterramento" >>> 100% verdadeiro!

Mas... 90% das casas (casas, não aptos) é possível espetar uma barra de terra, seja no jardim, seja no quintal externo da parede onde esta a tomada do PC, ou mesmo dentro do próprio quarto e puxar o 3 fio para fazer o terra. (dentro do quarto, desde que se chegue na terra, uma barra de 1 metro já faz uma diferença enorme, e garanto, pode encostar na carcaça pelado e molhado que não vai tomar choque).

Se alguém me dissesse "Só posso aterrar um aparelho em casa, qual aterro?"
    E diria sem pestanejar: Aterre o PC!! (a exceção do chuveiro, claro)

Porquê? Porque a maioria dos outros aparelhos suportam pequenas variações de voltagem os PCs não. A eletrônica do PC é muito sensível a variações de voltagem e isso acarreta inúmeros problemas. Pode até não queimar, mas travam, dão paus inexplicáveis (que a culpa sempre cai no Windows...hehehe) e etc. E todos aqui já perderam um HD um dia né? Pois é, 35% foi por conta de variação de voltagem "vazada" da carcaça!

Insufferable Bear
    Membro
    # dez/13
    · votar

lj_guitarrist
    Não ligue no mic, o sinal é amplificado antes de ser mandado para o pc e isso sim pode estragar sua placa.

lj_guitarrist
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar

Insufferable Bear
    Mas se eu não aterrar no pc e continuar passando muita corrente pra guitarra vai ou não queimar os captadores?

JJJ
    Veterano
    # dez/13
    · votar

Gente, ok... problema de terra;

Mas... por via das dúvidas... tente virar a tomada do PC. Muitas vezes esse simples ato melhora (não resolve... só melhora) o problema de voltagem na carcaça.

Lelo Mig
    Não vou repetir aqui minha receita de terra caseiro, pra gente não começar outra discussão, ok?... hauahuahuhauhauah

Lelo Mig
    Membro
    · votar

JJJ

Sem problemas...uma foto vale mais que mil palavras:

Aterramento by JJJ

kkkkkkkkkkkkkkk

JJJ
    Veterano
    # dez/13
    · votar

Lelo Mig
    Nahhhh, não vem com essa! O meu funciona... pelo menos um pouquinho... kkkkkkkk

Arimoxinga
    Veterano
    # dez/13
    · votar

Insufferable Bear
    Infelizmente é assim que funciona no brasil, o aterramento é conectado ao neutro, e a carcaça, que deveria ser aterrada, entra em curto com o neutro.

Cara é exatamente o que fiz aqui meu PC no começo tava dando choque logo quando montei(comprei as peças) dai fui lá e fiz a velha gambiarrada não recomendada, e resolveu isso faz cerca de 1ano até hoje nada fora do normal

inExperienced
    Veterano
    # dez/13
    · votar

Aqui em casa é o seguinte, quando ligo a guitarra nos pedais e depois no amp da um choque bem fraquinho nos parafusos da tampa do seletor de captadores, isso quando estou sem camisa. Quando plugo a guitarra direto no amp não da choque. O que pide ser, será que minha fonte ta bichada?

AllanGouveia
    Membro
    # dez/13
    · votar

lj_guitarrist
    cara, faz logo a porcaria do aterramento... isso é coisa simples de se fazer... E acho que se queimar seu pc, o prejuízo será bem mais que os captadores...

O mal do brasileiro é porque quer armengar tudo! Se existe aterramento é porque é para ser feito!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvido: Guitarra plugada no PC dando choque