Dúvida: Guitarra plugada no PC dando choque

    Autor Mensagem
    lj_guitarrist
    Membro Novato
    # dez/13


    Boa noite galera, sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida. Eu ligo minha guitarra no computador pra usar o guitar rig, mas eu não consigo fazer funcionar na entrada mic da frente então ligo no line in atrás do PC, o problema é que se eu estiver descalço eu levo pequenos choques elétricos, ao pressionar as cordas eu sinto a corrente passando, o meu medo é de que possa queimar o captador da minha guitarra já que não tenho aterramento e meu colega disse que uma forte corrente poderia queimar os captadores, isso é possível?

    Obs.: Quando ligo a guitarra no amplificador e do amplificador no line in do PC também da choque, quando ligo o amplificador na saída de som não sei se passa muita corrente pra ele, acho que fica normal. Quando ligo a guitarra no amplificador sem ligar nada ao PC ela não da choque algum, mesmo descalço.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    lj_guitarrist

    Cara...aparentemente quem precisa ser aterrado é seu PC. E isso é muito, muito sério.

    Faça o seguinte teste: Descalço encoste o dedo na carcaça do PC (atrás, na parte sem pintura). Se tomar choque têm de aterra-lo urgentemente e agradeça por ainda não ter perdido a placa mãe, HD e etc.

    Os componentes do PC trabalham com baixa voltagem e pequenas variações de corrente são suficientes para queima-lo. Provavelmente a carcaça esta segurando a falta de aterramento, mas ela vai vazar cedo ou tarde.

    Ao ligar a guitarra, a malha do cabo se conecta a carcaça, por isso você percebeu na guitarra.

    Se encostar o dedo na carcaça e não tomar choque, volte aqui e avise. Mas tenho quase certeza que é o PC.

    Insufferable Bear
    Membro
    # dez/13
    · votar


    Lelo Mig
    99% das casa no Brasil não tem aterramento, PC nenhum vai queimar por conta disso.

    Mas a razão dos choques realmente é essa, e o único outro jeito é: não toque descalço.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/13
    · votar


    Insufferable Bear

    Cara, choque na carcaça do PC, mesmo em casas não aterradas não é legal......vai dar pau cedo ou tarde, acredite!

    Existem formas simples de amenizar isso........

    lj_guitarrist
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Mas é possível queimar o captador assim?

    Insufferable Bear
    Membro
    # dez/13
    · votar


    Lelo Mig
    Infelizmente é assim que funciona no brasil, o aterramento é conectado ao neutro, e a carcaça, que deveria ser aterrada, entra em curto com o neutro.
    E eu não recomendaria as soluções fáceis não, tem muita coisa aí que piora a situação.
    Mas eu saí do meu curso técnico e só me lembro disso, esse negócio é chato pra caramba, senão eu poderia dar mais dicas. =p

    lj_guitarrist
    Só não encosta o conector na carcaça. O ideal seria aterrar, mas aí é refazer a instalação elétrica da sua casa.

    lj_guitarrist
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Vou ver se consigo conectar no mic da frente, o problema é que lá ele não reconhece, já fui no mixer pra ativar e desativar os dispositivos mas não funcionou, depois vou pesquisar. Vlw pelas respostas pessoal.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Insufferable Bear

    Trabalho com elétrica e sonorização/iluminação de palcos e eventos amigo...

    "99% das casa no Brasil não tem aterramento" >>> 100% verdadeiro!

    Mas... 90% das casas (casas, não aptos) é possível espetar uma barra de terra, seja no jardim, seja no quintal externo da parede onde esta a tomada do PC, ou mesmo dentro do próprio quarto e puxar o 3 fio para fazer o terra. (dentro do quarto, desde que se chegue na terra, uma barra de 1 metro já faz uma diferença enorme, e garanto, pode encostar na carcaça pelado e molhado que não vai tomar choque).

    Se alguém me dissesse "Só posso aterrar um aparelho em casa, qual aterro?"
    E diria sem pestanejar: Aterre o PC!! (a exceção do chuveiro, claro)

    Porquê? Porque a maioria dos outros aparelhos suportam pequenas variações de voltagem os PCs não. A eletrônica do PC é muito sensível a variações de voltagem e isso acarreta inúmeros problemas. Pode até não queimar, mas travam, dão paus inexplicáveis (que a culpa sempre cai no Windows...hehehe) e etc. E todos aqui já perderam um HD um dia né? Pois é, 35% foi por conta de variação de voltagem "vazada" da carcaça!

    Insufferable Bear
    Membro
    # dez/13
    · votar


    lj_guitarrist
    Não ligue no mic, o sinal é amplificado antes de ser mandado para o pc e isso sim pode estragar sua placa.

    lj_guitarrist
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Insufferable Bear
    Mas se eu não aterrar no pc e continuar passando muita corrente pra guitarra vai ou não queimar os captadores?

    JJJ
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Gente, ok... problema de terra;

    Mas... por via das dúvidas... tente virar a tomada do PC. Muitas vezes esse simples ato melhora (não resolve... só melhora) o problema de voltagem na carcaça.

    Lelo Mig
    Não vou repetir aqui minha receita de terra caseiro, pra gente não começar outra discussão, ok?... hauahuahuhauhauah

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JJJ

    Sem problemas...uma foto vale mais que mil palavras:

    Aterramento by JJJ


    kkkkkkkkkkkkkkk

    JJJ
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Lelo Mig
    Nahhhh, não vem com essa! O meu funciona... pelo menos um pouquinho... kkkkkkkk

    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Insufferable Bear
    Infelizmente é assim que funciona no brasil, o aterramento é conectado ao neutro, e a carcaça, que deveria ser aterrada, entra em curto com o neutro.

    Cara é exatamente o que fiz aqui meu PC no começo tava dando choque logo quando montei(comprei as peças) dai fui lá e fiz a velha gambiarrada não recomendada, e resolveu isso faz cerca de 1ano até hoje nada fora do normal

    inExperienced
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Aqui em casa é o seguinte, quando ligo a guitarra nos pedais e depois no amp da um choque bem fraquinho nos parafusos da tampa do seletor de captadores, isso quando estou sem camisa. Quando plugo a guitarra direto no amp não da choque. O que pide ser, será que minha fonte ta bichada?

    AllanGouveia
    Membro
    # dez/13
    · votar


    lj_guitarrist
    cara, faz logo a porcaria do aterramento... isso é coisa simples de se fazer... E acho que se queimar seu pc, o prejuízo será bem mais que os captadores...

    O mal do brasileiro é porque quer armengar tudo! Se existe aterramento é porque é para ser feito!

    Alzariel
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    Estou tendo um problema parecido. Levo choque na guitarra mesmo não tocando descalço. Hoje em dia uso um desktop mais caro com melhores componentes e uma Scarlett Solo de ultima geração. Além de levar choques, fica um chiado forte que nem o gate resolve sem cortar notas no meio (se legarem o chuveiro o estudio vira um vespeiro inacreditável). Só que não lembro ter tido esses problemas quando usava um notebook mais simples uns anos atrás. Será que o problema é o aterramento mesmo ou pode talvez ser a fonte do meu PC? Pode ter algo a ver com a guitarra em sí tambm?

    AleHeus
    Membro Novato
    # abr/21 · Editado por: AleHeus
    · votar


    Alzariel
    Já tive um problema parecido. Eu era criança e estava ligando o computador de meu irmão na televisão para vermos algum filme.
    Fui todo feliz ligar o cabo VGA na placa mãe quando levei um belo choque ao encostar no espelho.

    O que acontece é uma fuga para o gabinete da máquina. Existe um cabo que é ligado no gabinete da fonte que é ligada no gabinete da máquina, se chama fio terra. Quando esse fio terra está ligado à um aterramento essa fuga invés de ficar no gabinete e você levar um choque ao encostar nele, vai para o terra.

    Esse choque você está recebendo através da guitarra pois a eletricidade está vindo do gabinete da fonte para o aterramento que é ligado na placa mãe, que é ligado no barramento USB, que é ligado na sua interface de áudio que é ligada na sua guitarra.

    Lembrando que mesmo sem um aterramento, não é normal levar choque ao encostar em sua máquina.

    Possivelmente há alguma parte viva encostando no gabinete de sua fonte. Se tiver conhecimentos, sugiro que abra a mesma e verifique para fazer o isolamento.

    Caso não encontre nenhum vazamento em sua fonte, verifique a tensão no neutro da sua tomada (caso esteja usando 127v). Utilize uma ferramenta comum como uma chave de tensão
    https://proesi.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/800x/9df78ea b33525d08d6e5fb8d27136e95/c/h/chave-teste.jpg

    Caso haja tensão no seu neutro (onde não deveria ter nada), é melhor investigar a elétrica de sua casa e procurar a origem disso.

    A todo caso, faça um aterramento. Aterramento é essencial para te proteger, proteger seus equipamentos e reduzir ruídos nas suas gravações.

    Alzariel
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    AleHeus
    Obrigado pelas dicas!

    riuquendo
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Revivendo o tópico pois estou tendo um problema parecido quando conecto a guitarra se não tocar descalço tomo choque além de que quando não estou tendo contato com as cordas ouço um chiado bem irritante porém meu PC já tem aterramento e quando toco na parte traseira do gabinete não levo choque algum isso apenas acontece quando conecto a guitarras

    AleHeus
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    riuquendo
    Pode ser falha no aterramento (mal contato, oxidação, ferrugem) ou alguma parte viva que está encostando onde não deveria.

    Te sugiro comprar uma chave de testes como esta https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQsKdw724BvWXya0_ jkCxiagfpOPUFRz4mvnw&usqp=CAU e realizar os seguintes testes:

    - Teste no aterramento (chave no terceiro pino da tomada) o resultado deverá ser zero
    - Teste no neutro (chave no pino do neutro na tomada) o resultado deverá ser zero
    - Teste na carcaça do computador (chave na traseira do computador, de preferência onde não há tinta) o resultado deverá ser zero

    Caso o aterramento apresente tensão, é mal funcionamento do aterramento.
    Caso o neutro apresente tensão, quer dizer que o neutro não está aterrado ou o aterramento do neutro está com mal funcionamento.
    Caso apresente tensão na carcaça do computador, as alternativas anteriores se fazem possíveis além de ser problema no PSU (fonte do computador) que pode estar com alguma parte viva encostando onde não deveria.

    riuquendo
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    AleHeus beleza obrigado pelas dicas

    JJJ
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    O risco de choque com instrumentos ou microfones pode ser fatal:

    https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/02/13/musico-de -24-anos-morre-apos-receber-descarga-eletrica-de-guitarra-em-sao-borja .ghtml

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Guitarra plugada no PC dando choque