Ainda dá pra inventar em guitarra metal ou chegamos num beco sem fim?

Autor Mensagem
Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/13


Opa! Bom, eu acredito que boa parte dos guitarristas aqui gostem de metal, já que é um estilo totalmente ligado à guitarra e um dos que mais influenciam as pessoas a aprenderem a tocar. Então queria jogar uma discussão aqui pra ver no que dá!

Dentro do metal tem muita coisa, melódico, thrash, death, new, crossover, mas de um tempo pra cá houve uma certa estagnação, a última "formula" que pegou forte foi o do new metal, depois teve um surto de metal core e uma tentativa de volta ao thrash, inclusive rendendo uma banda bem legal aqui no Brasil que é o Violator.

Mas a sensação que tenho é que os ícones tipo Metallica, Iron, Slayer e etc vão morrer e vamos ficar órfãos. Claro que tudo influencia, batera, baixo, vocal, etc, mas a guitarra é uma das partes, senão a mais importante, na identidade de uma banda de metal e hoje parece que ninguém consegue tirar nada de novo, não no sentido de ninguém ter feito igual, mas novo e bom!

A última moda agora são as bandas "djent", tipo Periphery, Son of Osiris, Tesseract, etc. Eles tocam em um tempo diferente, com uma palhetada meio quebrada com palm mute alternado e todos dizem terem sido influenciados pelo Meshuggah. Eu curti bastante o estilo, mas não sei se ele tem força pra empurrar o metal a novos lugares, ou talvez criar novos ícones.

Segue um som do Periphery aí para que vocês possam avaliar e digam, dá pra inovar ainda na guitarra metal? Onde será que dá pra mexer e dar um ar de novo?



ayrtontorres
Veterano
# nov/13
· votar


Rodrigo Yoshida, compartilho da sua preocupação.

O que vamos ter como opção para ouvir, quando esses ícones se aposentarem?

Acho que nos restará ouvir a discografia deles até gastar...

ALF is back
Veterano
# nov/13 · Editado por: ALF is back
· votar


Rodrigo Yoshida
não é todo mundo q gosta de metal aqui não viu cara...pelo contrario, o metal é só um dos muitos nichos da guitarra e isso Vale pro pessoal do fórum tbm
Eu mesmo...dependendo do metal, sequer consigo suportar...
Mas na minha opinião, a resposta da sua pergunta é sim, da pra inventar....o metal é um estilo....é aquilo...talvez vc.esteja se cansando do estilo e por isso acha q as coisas andamto "paradas" no metal...rs
Veja o sertanejo universitário....aos meus olhos, é um estilo q já nasceu morto em termos de criação...desde que foi concebido, já vem repetindo melodias, padrões melódicos, harmonias e até mesmo as letras...no entanto ta aí, bombando...

A guitarra elétrica é um instrumento jovem...foi emancipada praticamente meio seculo atrás apenas...os precursosres do metal deixarão seu legado e o estilo poderá sofrer modulações pra se adequarem ao mercado...é um risco q todo estilo corre dependendo do publico q o financia....o blues, por exemplo, até hoje tem folego graças aos blueseiros q consomem o material....é um nicho forte...se no metal há controvérsias com isso, é responsabilidade dos metaleiros apenas...é a minha opinião!

MetalJames
Membro
# nov/13
· votar


O metal de hoje em dia não tem nada de metal rapaz, no new e no metalcore por exemplo: aparecem mais mixagens do que riffs que marcam a música, hoje os riffs são "computadorisados". É claro que tem banda que sempre vai tocar o metal legítimo, essas são pouco famosas pois oque interessa ao público (o metal do momento) elas não tocam. Elas são compostas por pessoas como nós, amantes do metal puro que acabam decidindo formar uma banda. O problema maior é que boa parte dos metaleiros vai gostar do som mas não vai adimitir, vai dizer que prefere ouvir os antigões do que ouvir coisas novas que eles já "sabem que não presta".

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/13
· votar


ALF is back
talvez vc.esteja se cansando do estilo e por isso acha q as coisas andamto "paradas" no metal...rs

Cara, na verdade eu não tenho me cansado, tenho hoje 29 anos e escuto desde os 15 anos sem parar, rs, mas a questão é que fico triste em ver que o metal pode virar um negócio exclusivamente de nicho. Quando vai surgir um novo Metallica? Mas não um falso novo ícone como muitas bandas promissoras aparecem e depois somem, mas sim alguma que se destaque, inove e faça um som que marque época. Sei que isso depende de gravadoras, mídia, investimento, aceitação do público, etc, mas será que as grandes bandas vão morrer e nós fãs de metal só iremos ver shows em barzinhos e pequenos lugares?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/13
· votar


MetalJames
É claro que tem banda que sempre vai tocar o metal legítimo, essas são pouco famosas pois oque interessa ao público

Cara, eu acho esse argumento um tanto perigoso, inclusive eu acho que quem está "matando" o metal são os próprios fãs que não aceitam coisas novas. Claro que se botar numa peneira todas as bandas novas pouca coisa se salva, mas existe muito som novo e bom, basta ter vontade de procurar e menos resistência nos ouvidos, rs.

Psycho_Monkey
Veterano
# nov/13
· votar


Rodrigo Yoshida
Uma das bandas que mais me impressiona atualmente em questão de estilo de riffs e nas guitarras em geral é o Protest The Hero.
A velocidade, a qualidade do riffs e mudanças de tempo dão uma identidade bem peculiar pra música deles.


HortaRates
Membro
# nov/13
· votar


Rodrigo Yoshida
Cara, acho que até demorou demais pra sair um tópico desse! Sempre penso isso, tem muito tempo que eu não vicio em uma banda nova... E não é porque estou me cansando do estilo, ouço outros estilos mas é o metal que corre nas veias.
Eu acho que realmente são os fãs que estão matando, nós, em geral, somos meio intransigentes com coisas novas. Eu sempre estou procurando bandas, e com certeza vou ouvir aquelas que você postou aqui.
E tem muita coisa de crítica também. Eu ouço bandas que nem todas as partes é são boas, como, na minha opinião, o Hangar, que é brasileira, e o instrumetal é muito, muito doido, mas a letra da música é uma bela porcaria, falando de amor melosamente enquanto rola um pedal duplo a 300bpm no fundo e uns riffs matadores, ou Avenged, tão apedrejado aqui, que tem a batera e as guitarras muito legais, mas o vocal é bem ruinzinho também.

Plank
Veterano
# nov/13
· votar


eu sempre achei q o metal foi perdendo a pegada durante os anos, e principalmente hoje é bem mais perceptivel pra fazer musica pesada, não tem que tocar a 300 bpm, palhetas altenada o mais rapido possivel, pedal duplo, vocal guturral.



isso soa mais pesada que muito new metal tocando com mesa boogie e cara*** a quatro. na minha opinião uma banda que aplicou muito bem esse conceito black sabbath foi o pantera, que sempre soube mesclar as partes rapidas e lentas das musicas, sabiam tocar em tempos diferentes e em raramente tinham riffs no mesmo estilo;

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/13
· votar


Psycho_Monkey

Cara, eu escutei pouca coisa do Protest the hero, mas gostei de algumas músicas, inclusive essa que você postou! Eu lembro que escutei não sei se foi o primeiro cd deles e não tinha curtido, mas os novos sons que ouvi me deixaram a impressão de que eles evoluíram legal!


HortaRates

Você tocou num ponto legal, o Avenged Sevenfold! Eu acho que hoje, por bem ou por mal, são eles que estão carregando a bandeira aí do rock/metal pro povão. Eu pessoalmente sempre curti o som deles, apesar de achar o cd novo um tanto fraco. Mas mesmo que os "haters" se matem, eu ainda prefiro uma banda como o A7X trazendo fãs pro nosso lado do que o povo ouvindo Anitta ou Naldo, rs.


Plank

Cara, você tem toda razão, hoje o negócio tá tão técnico e rápido que perdeu a identidade, fica até difícil de tirar as músicas, rs. Acho que parte da identidade de uma banda se vai aí, você não fica com um riff, uma parte na cabeça, é tanta nota que nosso cérebro não processa.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/13
· votar


Bom, já que o pessoal se empolgou em postar sons aqui, aí vai dois dos novos!

Um de uma banda "djent" com uma música bem característica do estilo.




E a outra de uma banda de um estilo que o pessoal chama de "technical death metal", que é um death mais quebrado e com linhas mais melódicas, eu curto bastante apesar de ser uma merda pra tocar as músicas, rs.



Bom, curiosidade ou não, todas as bandas dessa nova leva de estilos aí estão sob a mesma gravadora, a Sumerian Records.

Psycho_Monkey
Veterano
# nov/13 · Editado por: Psycho_Monkey
· votar


Rodrigo Yoshida
Cara, curto muito Veil of Maya, mas essa música que você postou (o novo single) é uma merda! Metade da música é só uma nota repetida! haha
Eu pessoalmente gosto muito dessa:


Vou postar umas outras bandas do estilo também





Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/13
· votar


Psycho_Monkey

Já vi que você curte também bastante dos sons novos, rs. Do Veil of Maya acredita que eu prefiro mais no estilo desse single novo? Nesse outro som até acho legal, mas tenho a sensação que é muita coisa pra uma música só.

O Aristeia e o Corelia me pareceram show de bola! A única coisa complicada no djent é que ele já apareceu com uma formula fixa demais, fica difícil separar uma banda da outra, quem é fã até consegue, mas não dá pra negar que elas estão praticamente se clonando, rs. Acho que esses riffs djent não deveriam povoar a música toda, deveriam ser tipo uma passagem, algo pra dar um toque a mais.

Falando nisso, tem Meshuggah hoje em SP!

Rednef2
Veterano
# nov/13
· votar


Jerry Cantrell mandou um abraço!!

ryuk888
Membro Novato
# jan/14
· votar


eu acho que todas as música que postaram aqui têm a voz gayyyyyyyyyyy menos a dos black sabbath, algumas das bandas modernas de metal estão cada vez a ficar mais com a voz mais gay

Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


Talvez, para mudar a sonoridade, seja a hora de mudar o material......tipo Heavy Plastic ou Heavy Wood.

Sei lá....vai que dá certo?

Sepulkrisiun
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: Sepulkrisiun
· votar


Lelo Mig
ryuk888
Rednef2
Rodrigo Yoshida
Psycho_Monkey
Plank
HortaRates
ALF is back
MetalJames
ayrtontorres

Vou explicar pra vocês o que realmente faz a diferença, e não pensem que eu sou um acomodado qualquer ou que sou apenas mais um que gosta de falar, eu vivo isso desde guri.

Por todos esse anos, escutei muita múscia de qualidade, aprendi com tudo desde Jazz, Blues, Rock classico, anos 50, 60, 70, 80, 90, até musica classica, sempre gostei muitos das bandas nacionas, sempre deiu muito valor pra muscias aqui do rio grande do sul, o rock gaucho.. e hj posso garantir pra vcs uma coisa, quando eu e meu irmão criamos um Metal, em um ensaio ou aqui no estúdio, cada estilo desses que citei acima desde quando eu era guri, todos influenciam na hora da criação.

Nossa banda ainda é um projeto, mas é um projeto de uma vida inteira e só vai realmente se destacar no meio dessas merdas que tem por ai, porque é tudo feito com muito trabalho, treino, muita aprendizado, muita teoria, abrindo mão da maioria das coisas que nos faz feliz e dando valor pro que realmente merece e principalmente o apoio da família.

Realmente é muito dificil de fazer um metal que se destaque, aquele som que vc volta e volta denvo e volta denvo pra escutar aquele trecho que te faz alucina e quebra o pescoço, e depois vc leva essa musica pra sua vida toda.

Um dia vcs vão me escutar pode ter certeza, vivemos pra isso.

Rednef2
Veterano
# jan/14
· votar


Sepulkrisiun
Qual nome de tua banda?

Sobre o metal, o problema é que estagnou naqueles tipicos Riffs:


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A--------5h7h5------------------5h7p5---------4h5-----------2h4------- -
E0000000-----00000000--------0000000---------00----------------------- ---------


Sepulkrisiun
Membro Novato
# jan/14
· votar


Rednef2

Por enquanto divulgação não existe, nem youtube, nem sound cloud, nada, em breve vamos produzir um single pra galera conhecer.. entrar arregaçando tudo.

Sobre stagnação dos riffs, acho mesmo simples riffs podem ficar bem com uma determinada levada de um baterista e baixista.. partes que vem antes e depois e variações do guitarrista dentro do mesmo riff, precisa dedicação total da banda toda em cima desse momento !

Guitarra sózinha não faz milagre, etb as vezes consegue tirar muito de tão pouco.

Eu não sento e digo, tá agora vou criar um riff, isso vem natural em um ensaio tipo guitarra e batera, as vezes de uma brincadeira ali entre eu e meu irmão em cinco minutos do nada aparece aquele riff matador, ai a gente se olha na hora um pro outro já sabendo que dessa ideia ali vai surgir mais uma musica.

E tb tudo que eu crio assim vem dele tb, da pegada dele, é uma sintonia, sempre da pra melhorar, mas tem que saber a hora de para e deixar como está tb, senão acaba ficando cada vez pior.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
· votar


Pra mim, o que existe é musica boa ou ruim, músico/compositor talentoso ou não.
Pra isso não tem "bêco-sem-saída"....
Abçs

Arimoxinga
Veterano
# jan/14 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Rednef2
Sobre o metal, o problema é que estagnou naqueles tipicos Riffs:


é isso que acho! de tantas bandas postadas nesta página mesmo, a única que me convenceu foi O Black Sabbath ...... as demais são todas iguais com Riffs que não da para cantar, é isso mesmo eu gosto de cantar riffs e acho que riffs bons geralmente se da para cantar, coisa como Smoke on the water, No Good (Pantera) e por que não Sweet child 'o Mine

As músicas no geral seguem a tendência do Avenged ou slipknot com essas guitarras chatas.... em fim.

Marcos UNI
Membro
# jan/14
· votar


É só usar a carta mágica da polimerização!

Hawklord
Veterano
# jan/14
· votar


Shut up and play yer guitar!

krixzy
Veterano
# jan/14 · Editado por: krixzy
· votar


Essa mesmice que se ver no metal hoje em dia não é só o instrumental não, tá no vocal também que faz toda a diferença, o gutural de quase todas as bandas são muito parecidos, o que tira toda imagem própria da banda, se torna só mais um do mesmo, se observar, as bandas que se destacaram mais, tem um vocal diferente das demais, observem korn, slipknot, nirvana, ozzy, remones, guns n' roses, são vocais que não se ver aos montes por ai, isso dar uma bela identidade, se vc monta uma banda hoje em dia com um vocal semelhante ao de outra banda, pra quem escuta já não é nada inovador mesmo que tenha um instrumental bom. Pra mim, o pior problema está no vocal, xega do msm gutural grave de sempre, é preciso um novo estilo de vocal pesado pra criar uma nova cara no Metal.



A banda que tenho curtido mais ultimamente.



cafe_com_leite
Veterano
# jan/14
· votar


De metal pesadão mesmo a última que eu tenho conseguido ouvir por prazer mesmo é essa aqui:

Animals as Leaders



Só que é tipo o "djent" que citaram a cima e com uma pitada boa de música eletrônica.

Sepulkrisiun
Membro Novato
# jan/14
· votar


A galera nem escuta e depoís fica querendo que tudo seja diferente... ahh foda-se

Galera nem da valor pro que vcs tem em casa, vao escuta mais Brasil, Krisiun, Claustrofobia, Korzus, Torture Squad...

Krisiun - Descending Abomination
Claustrofobia - Pino da granada e tb a Metal Maloka
Korzus - Truth
Torture Squad - Raise Your Horns

agora se escuta isso ai e vim me dizer que é mais do mesmo tb ou que prefere os gringo, ai se mata então.

_bielmaia
Membro Novato
# jan/14
· votar


Ouço algumas coisas de metal, mais metal sinfonico e tal, e tem uma banda que cheguei nela ouvindo do guitarrista umas músicas e vi que ele tinha uma banda...


Shafik
Membro
# jan/14
· votar


Pode ser metal, valsa, blues, o diabo que for, NUNCA que a musica deixa ou para de evoluir.
As pessoas não criam nada porque se pegarmos para analisar o atual cenário de um cidadão que resolve gastar tempo da sua vida para aprender a tocar o instrumento, é altamente influenciado por coisas que JA EXISTEM!... a grande maioria começa a tocar e tira canções e melodias que já foram inventadas, com isso se adota/assimila padrões e perspectivas já vistas, expelidas, produzidas e cantadas, isso sim influencia na "digevolução" do estilo em si. A musica não estaguina nunca, o que staguina é a capacidade de certos seres humanos a criar algo novo, geralmente isso é acondicionado á falta de estimulo criativo, que na minha opinião é um problema de + 70% quem toca um instrumento musical. Agora se temos uma quantidade tão monstruosa de "ninjas Kakashi" no globo, reinventar alguma coisa ou até mesmo criar (sim é possível ), se torna cada vez mais raro, e quando alguém "inventa" algo novo ( que realmente preste ) bomba do dia pra noite.

NewDarkAge
Veterano
# jan/14
· votar


Eu acho que não precisa de riffs extremamente complexos pra ser bom, conheço bastante banda que possuem linhas de guitarras mais simples, mas que fazem o essencial, que é a música em si. Exemplos do que eu to falando:





Bloody_Rage
Veterano
# jan/14
· votar


Um dos problemas,além da turma ñ aceitar coisa nova mesmo sendo boa,como ja disseram ali em cima,é que hoje em dia quando se fala em música na midia é sempre,ou quase sempre musica eletronica e dançante de atualmente,to cansado de ver na tv nego que tem sonho de viver da música aí o programa ou sei lá quem leva o cara pro produtor e o produtor sempre sugere música eletronica,como se ñ bastasse tem o funk carioca que fecha mais ainda a mente do individuo,acredito eu que uma grande parte da cultura que o brasil perdeu foi devido ao funk carioca,ao que ele passa aos outros,o que acho é que o metal vai continuar sendo um genero meio underground.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ainda dá pra inventar em guitarra metal ou chegamos num beco sem fim?