Ainda dá pra inventar em guitarra metal ou chegamos num beco sem fim?

Autor Mensagem
rcorts
Veterano
# jan/14
· votar


Plank

Sabbath me faz tremer os ossos até hoje. Talvez passando-se mais 40 anos apareça algo tão maluco e direto pra fazer valer a pena de novo. É isso que eu acho.

Mas beco sem saída não tem não.

Ancient_CTHULU
Veterano
# fev/14
· votar


Agora tá essa onda de DJENT, até anos atrás era Metalcore, Deathcore, tudo ondinha, tudo merda...

Enquanto isso Cannibal Corpse, Nile, Krisiun, Morbid Angel, Deicide, Testament, Slayer, tão firmes e fortes até hoje...

Enfim, banda muito boa da Suécia.




Ancient_CTHULU
Veterano
# fev/14
· votar


Ops, o video é esse aqui, mas o anterior é maravilhoso também...



d.u.n.h.a.
Veterano
# fev/14
· votar


Em se tratando de metal o estilo que eu mais curto é sludge/doom. Acho djent pretensioso demais, apesar de curtir um pouco. E sludge é um estilo que tem muito, muito ainda a se fazer...


JulioRafanini92
Membro Novato
# fev/14
· votar


Eu acho que o público é meio fechado. O cara aqui do meu trampo, só curte metal (antigo), não aceita nada novo que chegue. Você vai mostrar algo novo pra ele, ele nem presta atenção, menospreza, e vem falar de bandas de 30 anos atrás. Tu vai mostrar um blues, ele que falar de um "blues do iron maiden".
Fui mostrar o Rage Against the Machine, que sou muito fã, ele veio falar que vou gostar de tal banda. Daí da pra ter uma noção, vários fãs são assim.

E na parte da guitarra, acho que muito velocidade, com o tempo, vai ficar repetitivo. Por isso prefiro caras como Santana, B.B. King, Tom Morello (gosto pessoal meu).

E como nosso amigo acima falou, fica o aprendizado, assim como o blues tanto influenciou outros gêneros e está desvalorizado. Quem sabe mais pra frente

GrandChildrenofBodom
Membro Novato
# fev/14
· votar


Acho que a exigência técnica para se destacar aumentou muito. Desde o fim dos anos 80 o nível técnico do metal vêm aumentando brutalmente, na guitarra cada vez mais são necessários mais cordas, afinações mais baixas, virtuosismo e composições elaboradas.

Isso é uma faca de dois gumes, pois pelo lado bom cada vez aproxima-se mais da música erudita/clássica em termos de qualidade e ao mesmo tempo podemos ver coisas realmente nunca feitas antes. Porém o lado ruim é que se afasta cada vez mais do público comum. À partir de um certo ponto uma pessoa sem estudos sistemáticos de música não consegue entender o que está ouvindo, acha que é só barulho ou coisas repetidas.

Eu sou prova cabal disso. Tinha um amigo que era viciado em Children of Bodom, na época tocava guitarra só há dois anos e odiava, achava literalmente muito barulhenta, não conseguia distinguir realmente uma música da outra. Depois de um ano e alguns meses, quase dois anos acabei vendo um video sem querer do Alexi tocando na EMG TV (estava procurando sobre captadores). Eu me lembro dessa hora, eu fiquei de boca aberta, eu estava entendendo o que ele tava fazendo,estava entendendo a música inteira, fui atrás de mais músicas, e estava escutando o baixo, a bateria e o teclado, era tudo genial, me dei conta da minha insignificância e ignorância.

Todos os ritmos que fazem sucesso nas massas, inclusive o rock dos primordios ou mesmo o Metallica no Black Album, tem em comum a melodia clara, definida e de fácil assimilação além de ritmo cadenciado constante. O Djent nunca vai ser sucesso realmente em pessoas comuns com sua polirritmia, dissonância, tempos malucos e quebrados, porém é justamente isso que faz dele tão inovador e bonito musicalmente falando. Ele faz sucesso lá fora justamente na "comunidade musical" de rock e metal, que por sinal é muito maior que aqui no Brasil, e por isso consegue ter destaque.

Mas ao mesmo tempo do distanciamento do público comum também há o distanciamento da comunidade metaleira tradicional, que normalmente está apegada ao grandes clássicos e é muito difícil de aceitar alguma coisa nova, principalmente se a estrutura for muito diferente de tais clássicos. O motivo para isso desconheço, não sei explicar.

Como já disseram aqui no tópico é o Avenged Sevenfold a banda que hoje chega mais perto de carregar o estandarte do metal no grande público, que apesar de estar em franca decadência com queda de qualidade brutal em seus dois últimos álbuns continuam uma ótima banda. O problema é ela sofrer de fogo interno, não consegue ser unanimidade, principalmente perante a comunidade tradicionalista, embora as críticas sejam na maioria das vezes infundadas e sem sentindo.

Apesar de não ser meu estilo favorito eu vejo com bons olhos o new metal, ele foi o responsável pela revitalização da cena, também como movimento deixou marcas/legados/influências importantes. E o caminho vai ser esse, cada vez mais vão aparecer subgêneros que misturam vários estilos, inclusive alguns bizarros (procurem nintendocore), embora o espaço para o som tradicional sempre vá existir. Porém, de novo, vai ser quase impossível o metal ser mainstream na maioria do mundo, porque como alguns esquecem ele efetivamente é em alguns países.

Lelo Mig
Membro
# fev/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


GrandChildrenofBodom

Cara, me desculpe........com todo respeito, mas....

"pelo lado bom cada vez aproxima-se mais da música erudita/clássica em termos de qualidade"

A grande pretensão do rock e isso vêm desde o Progressivo dos 70, foi querer "pagar de música erudita" e enganar ingênuos.

No metal, piorou.....desde que guitarristas dos 80, começaram a fazer meia dúzia de solos de Vivaldi na guitarra, para dar um "ar de soberba", alguns compraram isso como "música erudita".

Amigo, eu gosto de rock, gosto de metal..........mas esta MUITO longe, muito distante e é muita pretensão, querer se aproximar da música erudita. Utilizar-se de influências, normal, sem problemas.

Agora, achar que estas "orquestrações" destas bandas são "peças complexas" é risível.... é tudo ingênuo, básico e pobre!

A maioria do pessoal do Rock não têm cultura prá fazer música erudita. E não falo em técnica, falo em cultura geral.

"uma pessoa sem estudos sistemáticos de música não consegue entender o que está ouvindo, acha que é só barulho ou coisas repetidas"

Cara se você me disser que com certo estudo de música o cara melhor pode entender Frank Zappa ou Gentle Giant....ok, vá lá.
Mas estudo para compreender Children of Bodon?? Tá de brincadeira!
(obs, nada contra a banda, até curto algumas coisas, mas tá muito longe de ser sofisticado ou complexo)

"Djent...sua polirritmia, dissonância..."

Putz.........sem comentários!

JJJ
Veterano
# fev/14 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig

Sem querer defender o GrandChildrenofBodom, acho que o "aproximar" que ele se referiu bate com o seu "Utilizar-se de influências, normal, sem problemas.". Penso que ele quis dizer mais ou menos isso, não que o new metal (ou coisa que o valha) possa ser considerado como clássico/erudito.

Quanto a mim, tenho que confessar que não consigo ouvir NADA dessa leva de metal mais recente. Simplesmente não suporto, nem com os vocais "líricos" agudinhos nem com os grunhidos guturais neandertais... Parei no Sabbath mesmo, que eu curto muito (especialmente a primeira fase com o Ozzy) e tá de bom tamanho (pra mim, pelo menos)... rs

Detalhe: não é teimosia de velho não! Gostaria muito que alguém me dissesse "ouve a música tal da banda tal; é metal moderno, mas você vai gostar, é bom demais!!!". Queria muito achar algo nesse gênero que eu achasse bom. Não tenho a "mente fechada", pelo contrário... Mas tenho sérias dúvidas que vá conseguir, porque tudo que ouvi desse gênero até hoje me desagradou...

JulioRafanini92
Membro Novato
# fev/14
· votar


JJJ

kkk bem frisado. Esses cantos líricos e esses guturais, os breakdown da vida, não suporto. Não consigo nem ouvir baixinho kk
Parece uma tentativa frustrada de impressionar os mais antigos, pelo menos é a impressão que tenho
Eu curto muito as bandas dos anos 90, nacionais e gringas

Lelo Mig
Membro
# fev/14
· votar


JJJ

Ok.....se for: "Utilizar-se de influências"........ótimo, sempre é bom. Até porque não existe absolutamente NADA em música pop (e quando digo pop digo tudo que não é erudito) que não tenha influência de Bach e de Beatles.

Eu, particularmente, acho um porre essas bandas de "metal sinfônico" e ou "metal melódico", mas tudo bem, não estou discutindo gosto e sim a "maquiagem de eruditismo" de algumas delas....

Por isso, este pessoal do Metal, no geral, têm mania de achar que é uma música melhor ou mais elaborada que outros gêneros.

JulioRafanini92
Membro Novato
# fev/14
· votar


"mania de achar que é uma música melhor ou mais elaborada que outros gêneros."

Falou o que eu sempre falo. Mania de grandeza.
Eu acho que na música tudo da pra se aproveitar. O problema do pessoal desses metal, é pensar que SÓ O METAL presta, só o metal tem arranjo.

Podem me zuar, mas eu curto pra caramba o som do Victor Chavez, da dupla Victor e Leo. Tudo bem que não é guitarra, é mais focado no violão, mas acho esse cara um monstro. Mas vai falar isso pra um cara que só curte metal...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/14
· votar


Opa, citaram o termo "música erudita" num tópico de metal. A bola está quicando pra chegar um soltando a pérola clássica:

"Se o Beethoven fosse vivo hoje em dia com certeza ele seria metaleiro e guitarrista fritador."

Lelo Mig
A grande pretensão do rock e isso vêm desde o Progressivo dos 70, foi querer "pagar de música erudita" e enganar ingênuos.

No metal, piorou.....desde que guitarristas dos 80, começaram a fazer meia dúzia de solos de Vivaldi na guitarra, para dar um "ar de soberba", alguns compraram isso como "música erudita".

Amigo, eu gosto de rock, gosto de metal..........mas esta MUITO longe, muito distante e é muita pretensão, querer se aproximar da música erudita. Utilizar-se de influências, normal, sem problemas.

Agora, achar que estas "orquestrações" destas bandas são "peças complexas" é risível.... é tudo ingênuo, básico e pobre!

A maioria do pessoal do Rock não têm cultura prá fazer música erudita. E não falo em técnica, falo em cultura geral.


Eu, particularmente, acho um porre essas bandas de "metal sinfônico" e ou "metal melódico", mas tudo bem, não estou discutindo gosto e sim a "maquiagem de eruditismo" de algumas delas....

Valeu, Lelo, falou tudo!

Rednef2
Veterano
# fev/14 · Editado por: Rednef2
· votar


Eu discordo dessa ideia de "complexidade" pra ser valorizado.
Pega ai as maiores bandas de rock (me refiro as que enchem estádios no mundo todo), e veja os arranjos: tudo o basico do basico.

Sem mencionar que essa historia de "o grande publico se afasta do que é complexo" soa como uma desculpa ao meu ver. Não estou dizendo que esse é o caso de GrandChildrenofBodom

Como diria João Alexandre "Complicar uma canção é facil. Dificil é torna-la simplesmente mais bonita"
JJJ
Creio que os dois albuns que o Alice in Chains lançou com Duvall nos vocais, é uma boa indicação da direção musical que o rock/metal seguirão no futuro.

d.u.n.h.a.
Veterano
# fev/14
· votar


Lelo Mig
Falou tudo man!
Prefiro ramones a qualquer porcaria pretensiosa desses djent, "neo-clássico" e metal sinfônico da vida.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Lelo Mig
A grande pretensão do rock e isso vêm desde o Progressivo dos 70, foi querer "pagar de música erudita" e enganar ingênuos.

No metal, piorou.....desde que guitarristas dos 80, começaram a fazer meia dúzia de solos de Vivaldi na guitarra, para dar um "ar de soberba", alguns compraram isso como "música erudita".

Amigo, eu gosto de rock, gosto de metal..........mas esta MUITO longe, muito distante e é muita pretensão, querer se aproximar da música erudita. Utilizar-se de influências, normal, sem problemas.

Agora, achar que estas "orquestrações" destas bandas são "peças complexas" é risível.... é tudo ingênuo, básico e pobre!

A maioria do pessoal do Rock não têm cultura prá fazer música erudita. E não falo em técnica, falo em cultura geral.

Eu, particularmente, acho um porre essas bandas de "metal sinfônico" e ou "metal melódico", mas tudo bem, não estou discutindo gosto e sim a "maquiagem de eruditismo" de algumas delas....

Valeu, Lelo, falou tudo!

(2)

Pouca coisa hoje em dia nisso que se convencionou chamar de "Metal" se salva... Ou é chato, ou é pretensioso, ou é radical (no mal sentido), ou é derivativo...

JJJ
Veterano
# fev/14
· votar


Rednef2
Creio que os dois albuns que o Alice in Chains lançou com Duvall nos vocais, é uma boa indicação da direção musical que o rock/metal seguirão no futuro.

Pô, mas Alice in Chains acho que é beeeeem longe da praia do que versa o tópico, não?

Led Zé
Veterano
# fev/14
· votar


Sem querer entrar no mérito da questã...eu sou da galera que acha que metal é Sabbath, Maiden, Dio, Priest, Metallica , etc., mãaaaaaaaassss...tenho curtido muito o Stone Sour ( projeto paralelo dos caras do Slipknot) e também Killswitch Engage.

Eu não acho que temos o tempo todo que reinventar a roda. Dá pra soar bacana sem ser repetitivo mas ao mesmo tempo sem ser inovador. Um exemplo atual é o albúm novo do Avenged Sevenfold. Odeio essa banda e todos seus fanzóides de rímel no olho mas o Hail to the King é um PUTA album de metal que soa como um album dos anos 80 com um pouco mais de peso. Algumas canções poderiam facilmente ser do Iron e talvez seja por isso que eu gostei tanto.

krixzy
Veterano
# fev/14
· votar


Tão discutindo sobre Rock ou Metal? Porque são estilos bem diferentes, e os clássicos antes do black sabbath nem eram metal, eram de rock a hard rock.

O rock é mais leve, simples e não deixa de ser bom, ao contrário do que algumas pessoas pensam, técnica ou musica difícil nunca foi sinônimo de musica boa.

Já o Metal, é a parte sombria da coisa, mais peso, riffs mais obscuros e pesados, bandas usando cruz invertida, pentagramas... dai passado o tempo, nada mudou e a mesmice continuou, mesma distorção pesada, mesmo gutural, mesmo lírico e nenhuma inovação, fugiu do conceito rock da coisa lá no inicio e parou de evoluir.

Acho que pra inovar agora tem q ir buscar lá no inicio do rock mesmo e começar do zero, outro conceito, deixando de lado o metal atual.

Pra mim essa foi a melhor época, bandas desse gênero eram ótimas, pena que muitas pararam, e não surgiram outras com mesma qualidade.




Marcos UNI
Membro
# fev/14
· votar


O mal é que eles esquecem que a música é uma ARTE. Põem a complexidade como um extremo, sem haver necessidade da mesma.

cafe_com_leite
Veterano
# fev/14
· votar


d.u.n.h.a.
Prefiro ramones a qualquer porcaria pretensiosa desses djent
Ué cara, pensei que tu curtia hahhaha.

Acho algumas coisas legais desse subgênero, como a bateria, os riffs travadões de guitarra. Tem seu valor.

krixzy
Veterano
# fev/14
· votar


Marcos UNI

O mal é que eles esquecem que a música é uma ARTE. Põem a complexidade como um extremo, sem haver necessidade da mesma.

Concordo, pra mim, música boa é aquela que vem de um sentimento, que passa algum sentimento, hoje em dia ta cheio de guitarrista que faz música pra exibir técnica.

cafe_com_leite
Veterano
# fev/14
· votar


krixzy
O cara, esse post seu aí foi sarcasmo né?

Ancient_CTHULU
Veterano
# fev/14
· votar


Eu acho que é possível inovar na temática, tipo o Morbid Angel, que escrevia sobre civlizações antigas, com letras em Sumério, e tudo mais. Nile, que aborda o antigo Egito. São bandas bem interessantes. No som fica difícil, pois o som já chegou no limite. Limites da velocidade, peso e distorção. Uma banda que eu achava bem orginal era o Cryptopsy, mas já era dos anos 90, ou seja, já é considerada "velha" para os padrões atuais.

Ancient_CTHULU
Veterano
# fev/14 · Editado por: Ancient_CTHULU
· votar


Mas enfim, como fã obcecado de Rainbow, Scorpions, Sabbath, Dio, Yngwie Malmsteen, Purple. Eu sempre digo uma coisa, o Heavy Metal é igual uma bela Fender Strato, foi linda, é linda e sempre será linda do jeito que é.

Rednef2
Veterano
# fev/14
· votar


Exemplo de inovação



Ancient_CTHULU
Veterano
# fev/14
· votar


Legal, mas não é metal, é um pop/rock no máximo.


Metal seria isso aqui, achei diferente, começa meio que com um ritmo latino, e depois já entra exterminando tudo.



Ancient_CTHULU
Veterano
# fev/14
· votar


Isso aqui também, marcação rítmica fudida, fazer um show palhetando palm-mute desse jeito = tendinite na certa...



krixzy
Veterano
# fev/14 · Editado por: krixzy
· votar


cafe_com_leite
O cara, esse post seu aí foi sarcasmo né?

De qual parte vc se refere?

JulioRafanini92
Membro Novato
# fev/14
· votar


Rednef2

Muito boa essa banda! Difícil achar alguém que curta kk
Esse mano do violão, não é o que tocava guitarra no CPM 22? Sempre tive essa dúvida

megadeth2612
Veterano
# fev/14
· votar


Minha opinião: A gente acabe se apegando a um certo período de nossas vidas e aquilo acaba se transformando num referencial. Ficamos "presos" no tempo. Isso é o que acontece quando a gente vai envelhecendo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ainda dá pra inventar em guitarra metal ou chegamos num beco sem fim?