Por quê vocês gostam tanto de Stratocaster?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# nov/13
· votar


rodsom

Strat é um "ídolo" da música. Questioná-la, é sinônimo de muitas opiniões e debates infinitos.

:)

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


eu amo strato pela versatilidade, simplicidade e visual sem frescuras... perfeita.

rodsom
Veterano
# nov/13
· votar


MauricioBahia
nao entendo muito de guitarra nao, mas eu imagino que seja uma guitarra que "serve pra tudo". é o mesmo caso do jazz bass.

bezerrabru
Veterano
# nov/13
· votar


Vou ali comprar uma strat e já volto.

Mas sem me desfazer da minha SG e Les Paul.

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


rodsom
Pensando nao acho que ela sirva pra tudo, mas no que ela se "compromete" a fazer nenhuma outra chega perto.

Ela nao toca metal from hell por exemplo, ja uma PRS que toca metal from hell, vc consegue timbres clean, consegue timbre de blues e etc...

Strat é pra quem sabe o som que quer tocar. Nao tenho strat pela "versatilidade", mas sim pelo timbre que ela se propoe a entregar. Gosto de respeitar o timbre natural da guitarra. Uma Hss é mais versátil que a strat ( percebam que estou falando de strat roots SSS, pq pra mim strat é isso, SSS, hehe). Ela ja fica ate mais feia com humbs na ponte. Hehe.

Se eu tivesse que escolher qual caracteristica me atrai mais na strat, acho que eu diria o timbre. o som que uma boa strat entrega.
Mas é foda pq um braço V, trastes baixos, radius 7,25 num braço taco de maple é enlouquecedor!!

#amo
hehahehaiehiahe

Lelo Mig
Membro
# nov/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ogner

"pq pra mim strat é isso, SSS, hehe"

Apesar de eu, hoje em dia, ter apenas uma HSS, concordo 100% com você. Strato é isso mesmo SSS!

Nos tempos ativos, possuí mais de uma guita, entre originais, "tunnadas e frankesteins"... entre modelos diversos como Strato e SG, por exemplo.

Por motivos, que não importam agora, fiquei só com uma. E nesse caso a eleita foi a Strato HSS......e nesse quesito, sim, a versatilidade.

Optar pela versatilidade não significa optar pela melhor, pela que mais gostamos, pela de melhor timbre ou maior característica original.

Versatilidade, no meu caso, foi necessidade na época.

Feliz com minha Strato HSS? Sim, muito!........O que não me tira a fissura de voltar a ter uma SSS, de preferência pré 1974, toda original...hehhe.

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


Lelo Mig
Optar pela versatilidade não significa optar pela melhor, pela que mais gostamos, pela de melhor timbre ou maior característica original.

É velho, é fogo e cheio de doieras!! A mesma coisa tenho falado sobre valvulados. Agora no mercado existem N valvulados que num só fazem som de Fender, Mesa e Marshal..Se nao forem mais. Usando, sei la, cliping de transistor e cheio de placa PCI dentro ( parece mais um Amplitube dentro do amp, hauhae) , pra mim no fundo o cara nao fica com som de nada.
Massssss é muito daquilo, que sei oq vc passou, sobre a versatilidade. As vezes se faz necessário.

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


Eu gosto muito de single e humbucker......

mas preciso segurar uma strato....

portanto o ideal sao duas stratos!

o/

Daniel_rsf
Veterano
# nov/13
· votar


john Norum
Não gosto de strato......e se um dia eu fosse comprar uma, não compraria uma fender e sim uma charvel signature do Gary Moore.
ooo puta guitarra....


Tu não ia comprar uma Charvel Signature do Gary Moore. Tu ia fazer ou modificar uma strato pra ficar parecida com uma das Charvels que o Gary Moore usava. Único modelo signature dele é uma Gibson que nem é muito bem falada... Nos anos 80 tinha uma Hamer tbm eu acho.
Nos anos 90 ele parou de usar essas guitarras legais.

Daniel_rsf
Veterano
# nov/13
· votar


Eu até gosto de strato (mais do que de Les Paul)
Mas não sou ligado em nenhum desses modelos, strato, LP, SG... eu gosto é de uma boa shredder, ou uma explorer, flyin v... Especialmente guitarras com floyd rose e que gritem harmônicos. Gosto de stratos com madeira bem estridente, floyd rose, e apenas um captador.

Mas eu não sei disso da construção de Les Paul e SG ser "superior" a de uma strato não... só porque é braço colado? há quem ache que parafusado é superior.

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


Daniel_rsf
eu gosto é de uma boa shredder, ou uma explorer, flyin v... Especialmente guitarras com floyd rose e que gritem harmônicos. Gosto de stratos com madeira bem estridente, floyd rose, e apenas um captador.

Saiiii Diabooooo!!!

ahuehuahuehuhae!!

Brincadeira, hein!!!

:))

Nefelibata
Veterano
# nov/13
· votar


Daniel_rsf

Na verdade a construção da les paul tradicional (leia-se gibson) tem um defeito grave na construção do braço, que o torna muito frágil. Qualquer batidinha e vc arranca fora.

Engraçado que só as Gibson tem esse problema. Outras marcas de lp utilizam técnicas que previnem isto. Tanto que é raro ver uma LP ou SG com braço ou head quebrado e que não seja gibbo.

Luke Strat
Veterano
# nov/13
· votar


Acho que o dono do tópico tinha que perguntar de onde vêm tanta empolgação e pira com Strats para:
Jimi Hendrix
Stevie Ray Vaughan
David Gilmour
John Frusciante
Dave Murray
Janick Gers
Jeff Beck
Dick Dale
Eric Clapton
John Mayer
Robert Cray
Ry Cooder
Rory Gallagher
Eric Johnson
Mark Knopfler
Ronnie Wood
Dave Navarro
Andreas Kisser
Yngwie Malmsteen
Buddy Guy
Richie Blackmore
Kenny Wayne Shefferd
Doyle Bramhall II
e mais algumas centenas de milhares de guitarristas famosos e fodas que habitam no nosso planeta heheheh

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Alguém já deve ter postado este vídeo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=IRSgvV54XaY

Mais que nenhum outro fabricante, a Fender ajudou a popularizar a guitarra e o baixo elétricos, fazendo instrumentos com processo industrial (nada comparado às máquinas CNC de hoje!) e produto final com alta qualidade e bom preço.

Ontem mesmo, me segurei pra não fazer um rolo com uma strato G&L , a última empresa do Leo Fender. O tiozinho não tocava um power chord sequer, mas sabia fazer guitarra!

Nefelibata
Veterano
# nov/13
· votar


clguitar

Quase comprei uma G&L, mas aquele braço com 3 parafusos me dá coisas... Aí fiquei na fender mesmo.

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Nefelibata

O braço com 3 parafusos é o de menos, a própria Fender já teve. Mas aquele headstock em formato de "chave de matemática" é feio de doer.

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Nefelibata
As mais novas têm braço de 4 parafusos, se não me engano.

Tive uma com 3 parafusos, provavelmente uma das melhores stratos que já toquei.

Led Zé
Veterano
# nov/13 · Editado por: Led Zé
· votar


Nefelibata
Na verdade a construção da les paul tradicional (leia-se gibson) tem um defeito grave na construção do braço, que o torna muito frágil. Qualquer batidinha e vc arranca fora.

Ah, velho...Não é assim também não...Eu tenho uma Gibson que uso sem frescura, toma porrada , jogo no banco de trás do carro sem case as vezes, neguinho vem e põe caixa por cima , pedalboard, etc. A minha fica em cima do sofá direto, meu filho já jogou no chão, subiu em cima, etc. Não é essa fragilidade toda não. Ele têm um ponto crítico no final do head e começo da escala que pode quebrar com uma queda ou força excessiva no sentido escala/parte de trás, mas não é como muito strateiros gostam de meter o pau não heeheheh

_bielmaia
Membro Novato
# nov/13
· votar


Led Zé
Ah, velho...Não é assim também não...Eu tenho uma Gibson que uso sem frescura, toma porrada , jogo no banco de trás do carro sem case as vezes, neguinho vem e põe caixa por cima , pedalboard, etc. A minha fica em cima do sofá direto, meu filho já jogou no chão, subiu em cima, etc.

Eita! Guitarra do Chuck Norris? Tudo isso e não quebrou?

_bielmaia
Membro Novato
# nov/13
· votar


Tenho duas stratos, acho muito legal o desenho dela e poder tocar tudo [tá, quase tudo] com elas...

Led Zé
Veterano
# nov/13 · Editado por: Led Zé
· votar


_bielmaia
Eita! Guitarra do Chuck Norris? Tudo isso e não quebrou?

Não. Pra você ver ...Só deu uma lascadinha no corpo e uns arranhões. Mas é como pessoal daqui fala né: não é arranhado nem estragado, é "relic".

_bielmaia
Membro Novato
# nov/13
· votar


Led Zé

não é arranhado nem estragado, é "relic".

e de quebra, deu uma relicada nela o/

Nefelibata
Veterano
# nov/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


Led Zé

Ah, velho...Não é assim também não

Claro. Mas só o fato de ser um produto que tem uma comprovada probabilidade maior de dar problema, serve para trazer um pouco da realidade da marca. NMHO, o hype sobre a marca Gibson é ainda maior que da fender.

Eu adoro gibson também e tenho uma flying V. Mas fica a dica pro pessoal saber que tem coisa tão boa quanto ou melhor pela metade do preço, como as ESPs e Edwards japas.

Mas também entra a questão do símbolo da marca. É histórico. Até por isso o pessoal na inocência acaba preferindo Fender sobre uma G&L ou Nash. Mesmo os preços sendo compatíveis.

Edit: Citei as japas acima pq é raro ver uma quebrada (eu nunca vi) e eles utilizam a voluta pra dar resistência.

ogner
Veterano
# nov/13 · Editado por: ogner
· votar


Nefelibata
Fender sobre uma G&L ou Nash.
Mas ae depende do modelo. Uma Nash por exemplo em media U$1600 U$1800 fico no preço de uma AM Vintage Reissue nova, ja uma G&L boa é bem mais que isso. Mas eu sinto que a G&L ( so tequei em modelos basicos) nao tem a vibe strat ( nao sei se entendeu, hehe, timbre, pegada etc) como a Nash e a Fender conseguem.

EDIT: Oq eu quis dizer é que nao da pra comparar uma Nash com qualquer Fender.. tem que ser a fender compativel $$$. Entre uma
AM STD e uma Nash, nao tem nem oq pensar.

Uma Nash ou uma AM Vintage??
Nunca nem vi uma Nash de perto. :(

E só pra falar mais de strat, hehehe..Tem as Fullerton que são bem valorizadas:
http://www.fenderreissue.com/fender-1982-57-reissue-stratocaster

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


Nefelibata
eles utilizam a voluta pra dar resistência

Na minha ignorância até pouco tempo atrás eu achava a voluta bem feia, ha ha. E pra ser sincero ainda acho, mas depois que descobri a funcionalidade, ponto pra voluta!

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


Nefelibata
rcorts
voluta!??
é o nome daquela manobra de colar o braço ( sobrepostos meio na diagonal ) das lespas?? é isso?

Nefelibata
Veterano
# nov/13
· votar


ogner

Uma Nash ou uma AM Vintage??

Sim. É isso q eu tinha em mente. Eu enfrentei este dilema recentemente, vc inclusive me ajudou né. :)

Acabei optando por uma terceira solução, por conta de preços e oportunidades que apareceram. Comprei um braço AM Vintage Hot Rod 62; um corpo Artist series bem leve e sunburst (do jeito q eu queria); e captadores fralin. Os caps ainda não chegaram, mas montei o braço e a ponte no corpo e tou tocando a guita sem captadores só pra treinar. Sério, ficou FODA.

A nash seria inteira e no case. A receita ia me arrebentar no tributo tb. Aí pelos preços e soluções que consegui (fretes e tributação), calculo q essa AM vintage frankenstein vai ficar cerca de 2200 conto mais barato do q se pegasse a Nash.

abraço

Nefelibata
Veterano
# nov/13
· votar


ogner

Essa colagem diagonal chama-se colagem/montagem espanhola. A voluta é uma "saliência" de madeira que se deixa atrás do head, bem no ponto da junção com o braço, normalmente atrás da cabeça do tensor.

Segundo os luthiers que li, isso elimina a questão da quebra naquele ponto. Eles são enfáticos nisso.

Tanto que todo mundo usa essa técnica. Menos a gibson. ;-)
Pode ser tradição. Como os "defeitos tradicionais da fender".
Mas por se tratar de durabilidade, já vi luthier ex-funcionário da gibson dizendo q é obsolência planejada. Vai saber...

Abraço

Led Zé
Veterano
# nov/13
· votar


Nefelibata
Claro. Mas só o fato de ser um produto que tem uma comprovada probabilidade maior de dar problema, serve para trazer um pouco da realidade da marca.

Sim, mas nesse caso o erro é do projeto. Qualquer guitarra que copiar o projeto original da Les Paul,com aquele head angulado, mesmo que use os melhores componentes do mundo, vai estar sujeita ao mesmo dano.

o hype sobre a marca Gibson é ainda maior que da fender.

Sim, a Gibson ainda não fabrica guitarra fora dos EUA , como a Fender que faz guitarras no Mexico e China. Na primeira Gibson "Indonésia" já cai o conceito, mesmo que a qualidade continue a mesma.

Mas fica a dica pro pessoal saber que tem coisa tão boa quanto ou melhor pela metade do preço, como as ESPs e Edwards japas.

Concordo. Meu sonho é uma eclipse.

Até por isso o pessoal na inocência acaba preferindo Fender sobre uma G&L
Cara tem G&L e G&L...Assim como Fender. Essa semana recebi uma promo da musiciansfriend de uma G&L a 299 dólares. Mais barato que uma Fender chinesa. Mas as do mesmo nível de preço, acredito que se nivelam em qualidade também.

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


ogner
voluta!??
é o nome daquela manobra de colar o braço ( sobrepostos meio na diagonal ) das lespas?? é isso?


Não, é aquela espécie de "lombada" que algumas guitarras têm no braço, na altura do "nut", e que a Gibson usou nos anos 70 (e nas atuais reissues).

Esse negócio de colar na diagonal tem outro nome, que não me lembro bem. A Epiphone usa bastante, mas a Gibson não, porque tem o lance de ser "braço 1 só pedaço de mogno".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por quê vocês gostam tanto de Stratocaster?