Tarraxas duras ?

    Autor Mensagem
    icoreuss
    Membro
    # out/13


    iai gurizada, blz?
    é o seguinte, estou com um problema chato com tarraxas duras na minha guita (memphis mg 230, sei q ñ é la grandes coisas mas tem um grande valor sentimental).
    alguém tem alguma ideia de como resolve sem ter que troca? Ou é só trocando mesmo?
    vlw, Deus abençoe ;)

    claudiobassist
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Já tentou lubrificar as roscas? Pode acontecer também de ser a forma a qual as cordas foram colocadas, se você colocar a corda inteira e ao invés de cortar as pontas simplesmente enrolar na tarraxa a corda fica muito forte e acaba dando a impressão de que a tarraxa está dura.

    Bloody_Rage
    Veterano
    # out/13
    · votar


    to cm o mesmo problema,depois que mudei pra cordas 0.010,que tipo de óleo devo usar pra lubrificar? onde devo lubrificar? tiro as blindagens tbm p lubrificar por dentro?

    Thejapamuri
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    claudiobassist

    Eu não entendi esta parte: "se você colocar a corda inteira e ao invés de cortar as pontas simplesmente enrolar na tarraxa a corda fica muito forte e acaba dando a impressão de que a tarraxa está dura.", poderia explicar de uma outra forma, é que eu não consegui entender direito isso...

    Ah, e eu acho que essa pergunta seria um pouco mais adequada no tópico do Bertola...

    Lucasmgs
    Membro
    # nov/13
    · votar


    cara troca as tarraxas por outras melhores, vai melhorar sua guitarra bastante, e ajudar a segurar melhor a afinação

    HortaRates
    Membro
    # nov/13
    · votar


    icoreuss

    Eu acho que a melhor coisa que você tem a fazer é perguntar lá no tópico fixo do Bertola, ele vai poder te ajudar.

    Mas é o seguinte, algumas tarraxas possuem um parafuso em cima. Afrouxando esse parafuso, elas ficam mais "moles". É importante deixá-las firmes o suficiente pra segurar a afinação, mas não pode ser desconfortável afinar.

    Abraço!

    claudiobassist
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Thejapamuri
    Assim: Se você colocar a pontinha da corda no buraco da tarraxa e apertar incansavelmente até chegar à afinação, a corda costuma ficar muito resistente, assim dá a impressão de que a tarraxa está dura. Por isso sempre é bom deixar só umas 2 voltas e meia de tarraxa de corda sobrando. Além do mais a corda estando mais longa tende à desafinar mais fácil.

    Bloody_Rage
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    HortaRates

    já tentei fazer isso mas amoleceu extremamente de um jeito meio estranho e um pininho preto q fica embaixo da blindagem desceu,agr arrumei mas continua sempre dura,acha q é bom lubrificar elas? com q tipo de óleo? e o foda é q eu ñ sei se compensa trocar as tarraxas da guitarra q eu tenho...

    icoreuss
    Membro
    # nov/13 · Editado por: icoreuss
    · votar


    claudiobassist

    não, não eu do no maximo 3 volta e mesmo assim acho q ñ chega a isso, e mesmo assim continua dura, e como assim "lubrifica"? Aonde?

    claudiobassist
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    icoreuss
    Bloody_Rage
    Lubrifica na rosca(parte traseira da tarraxa), pode utilizar um desengripante ou então pó de grafite(acredito que o desengripante seja melhor, pois ele da até um jeito em ferrugem e outros resíduos que podem ter se alojado ali) . Ou então pode fazer como o HortaRates falou, da uma afrouxada no parafuso, mas tipo 1/4 de volta só pra aliviar aquela tensão, se não vai desafinar de 5 em 5 min.

    Thejapamuri
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    claudiobassist
    Ah sim, obrigado. E acho que na proxima troca de cordas vou fazer isso de afrouxar 1/4, porque ta dura pra caramba pra girar...

    icoreuss
    Membro
    # nov/13
    · votar


    claudiobassist

    intendi tudo, mas como assim na rosca? Tenho que abri ela?

    claudiobassist
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: claudiobassist
    · votar


    icoreuss
    Depende da tarraxa, na minha guitarra e em 2 dos meus baixos a rosca fica exposta, já no meu 3º baixo a rosca fica protegida sob uma capa, aí teria que remover essa capa para lubrificar a rosca.

    icoreuss
    Membro
    # nov/13
    · votar


    claudiobassist

    ta mas e como eu tiro essa "capa"?

    claudiobassist
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    icoreuss
    Aí que tá o problema, como meu baixo tem apenas 2 meses, as tarraxas tão uma beleza, nunca precisei lubrificar, mas tem um parafusinho de 2mm que prende essa capa ao braço, só pode ser ele.

    Bloody_Rage
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    claudiobassist

    ah e mais uma coisa,óleo de máquina serve p lubrificação dessas ferragens?

    icoreuss
    Membro
    # nov/13
    · votar


    claudiobassist

    aham, mas e aquele parafuso que tem bem em cima da tarraxa? Será q ñ tem alguma coisa a ver ?

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    Bloody_Rage: ah e mais uma coisa,óleo de máquina serve p lubrificação dessas ferragens?

    Até onde sei, serve pra qualquer tipo de ferragem. Por sinal, aquele da Singer, é um clássico.

    :)

    Bloody_Rage
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    MauricioBahia

    e é desse mesmo q eu tenho hehehe valew

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    Bloody_Rage

    Velho, esse óleo (não sei os de hoje em dia) durava, na embalagem, décadas. Ele parece não estragar nunca! ahaha

    o/

    claudiobassist
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Bloody_Rage
    MauricioBahia
    Esse óleo da Singer é milagroso mesmo.
    icoreuss
    Aquele de cima da tarraxa pelo que sei é para tirar a "borboleta" da tarraxa, mas você pode tentar desparafusa-lo, no pior dos casos vai ter que parafusar de volta, e pode ser também que sua tarraxa seja "maciça" aí o único jeito de lubrificar é desparafusando a borboleta lubrificando na rosca da borboleta e parafusando de volta.

    icoreuss
    Membro
    # nov/13
    · votar


    aham intendi, pode ser que de certo!!
    VLW pessoal ;)

    gabriel_atc
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Seguinte: Comprei um violão aço Epiphone 1964 Texan, made in Indonésia, excelente. Nut e rastilho de osso, afinadíssimo, inclusive nas oitavas. Afinação perfeita em todo o braço.

    Ele veio com tarraxas Wilkinson, e notei que para afinar a corda Sol, antes de chegar no ponto, a tarraxa ficava muito dura, parece que vai quebrar tudo. Lembro que as tarraxas das demais cordas são normais, ou seja, ficam levemente mais "firmes" pouco antes do ponto de afinação. O problema é só na sol.
    Nenhuma corda "estrala" ao apertar, nem apresenta nenhuma anormalidade aparente.

    Mandei o violão pra garantia e retornou como não sendo problema na tarraxa, mas voltou igual como foi.

    Aí comprei no e-bay um jogo de tarraxas novas, iguais às originais, porém da Kluson, modelo deluxe, a mesma marca que vem nas gibsons. Por isso achei que ia resolver o problema.
    Uso cordas 0.010-0.47 da elixir.

    Para a minha surpresa ficou a mesmíssima porcaria. Chega a dar medo de afinar a Sol. Porém, a exemplo das tarraxas originais, essas seguram bem a afinação.

    Troquei várias vezes as cordas, inclusive de outras marcas, porque poderia ser problema na corda, e NADA MUDOU.

    O que causa estranheza também é que no geral os epiphones, tanto violão como guita (tenho várias) são muito bons, muito bem construídos. Aliás sou fá dessa marca.

    Por favor, gostaria da opinião de um LUTHIER que me dê uma luz. Não sei o que pode ser.

    gabriel_atc
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Lembro ainda que as tarraxas em questão são blindadas, e pelo que eu soube não se deve lubrificá-las

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tarraxas duras ?