Guitarristas auto-didatas tendem a ser mais shredders?

Autor Mensagem
VoidOfSympathy
Membro
# out/13


Bom, eu sou um guitarrista auto-didata, e sou muito shredder, desde que comecei a aprender guitarra eu sempre quis ser um guitarrista rápido, não técnico, mas rápido, acredito que muitos aqui também são/foram assim, acho que é um dos males de iniciante, só que ultimamente, ao longo desses quase 7 anos que toco guitarra aprendendo sozinho, decidi desenvolver mais o meu lado teórico, o que me fez chegar a essa duvida.
Esses dias, vendo uns videos do John Petrucci, eu decidi pesquisar um pouco mais da vida dele, e descobri que ele é um auto didata também, e como vocês devem saber, ele é muito shredder, mas ele é diferente, ele é o que eu chamo de "shredder consciente" pois ele sabe cada nota que ele está fritando, tem plena consciência de tudo que está fazendo.
Então, devido a isso eu acabei associando auto-didatismo (existe essa palavra?) com shredder, e percebi que existe sim uma ligação entre essas duas coisas. Conheço guitarristas dos dois jeitos, os auto-didatas e os que fazem ou fizeram aulas e tem uma grande diferença entre os dois.
Os auto-didatas entendem sim sobre teoria, é claro que não tanto como os que fizeram aula, mas ao invés de tocar tudo de uma maneira normal, eles preferem sair por ai fritando escalas aleatoriamente (assim como eu),como por exemplo um amigo meu que está tocando guitarra há um ano (aprendendo sozinho) e ele é um shredder, porém, tenho outro amigo que fez aulas e toca guitarra há bastante tempo, mas ele é muito mais técnico, ele prefere tocar as coisas com mais precisão, exatamente do jeito que é, só que o que mais me impressiona é que, mesmo sendo assim ele não perde feeling, pelo contrário, ganha mais feeling ainda.
Bom, eu queria saber qual a opinião de vocês, vocês acham que guitarristas auto-didatas são mais fritadores que os que fazem aula?
E sobre a técnica? os que fazem aula desenvolvem uma técnica mais apurada que os auto-didatas?
Gostaria de opiniões dos dois lados da história, os auto-didatas e os que fazem aula.
E ai, o que vocês acham?

strinbergshredder
Veterano
# out/13 · Editado por: strinbergshredder
· votar


Bom, eu sou um guitarrista auto-didata, e sou muito shredder, desde que comecei a aprender guitarra eu sempre quis ser um guitarrista rápido, não técnico, mas rápido,

Bom, eu queria saber qual a opinião de vocês, vocês acham que guitarristas auto-didatas são mais fritadores que os que fazem aula?
E sobre a técnica? os que fazem aula desenvolvem uma técnica mais apurada que os auto-didatas?


Mas cara, isso tá controverso. Pra mim, o bom guitarrista é rápido E CONSEQUENTEMENTE shredder. O Shredding é justamente aliar técnica apurada com velocidade, não dá pra desvencilhar uma coisa da outra... Velocidade pura, sem técnica, não é nada, afinal de contas palhetar rápido é moleza... Agora tocar cada nota limpinha, numa velocidade bem elevada, aí é só depois de muito tempo, treino e estudo...

BrotherCrow
Membro Novato
# out/13
· votar


VoidOfSympathy
É uma teoria interessante... talvez porque de repente o cara autodidata, quando fica sem material pra estudar, fica praticando velocidade. Mas claro que não é regra, né?

Schenker
Veterano
# out/13
· votar


não.

VoidOfSympathy
Membro
# out/13
· votar


strinbergshredder

Mas cara, isso tá controverso. Pra mim, o bom guitarrista é rápido E CONSEQUENTEMENTE shredder.

Esse é um dos pontos aonde eu queria chegar, nem sempre o guitarrista bom é shredder, tem muitos guitarristas que são excelentes, mas não tem a necessidade de tocar as coisas com alta velocidade pois o seu feeling meio que "sobrepõe" a falta de velocidade ou a não utilização da mesma.

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


VoidOfSympathy
Esse é um dos pontos aonde eu queria chegar, nem sempre o guitarrista bom é shredder, tem muitos guitarristas que são excelentes, mas não tem a necessidade de tocar as coisas com alta velocidade pois o seu feeling meio que "sobrepõe" a falta de velocidade ou a não utilização da mesma.


Nesse caso, eu já diria não necessariamente ser uma "falta de velocidade", mas sim também gosto pessoal... Com certeza tem grandes guitarristas por aí que talvez não gostem mesmo de tocar rápido. Gilmour, por exemplo.

Marcos UNI
Membro
# out/13
· votar


Simplesmente porque a pessoa que faz aula, já tem o caminho dado e tem orientações para não se envolver muito em velocidade, e sim, na clareza da nota. Já os auto-didatas tentam de alguma forma procurar um caminho, seja assistindo vídeos, tutoriais e etc... E por meio de influencias de guitarristas de renome, que priorizam muito a velocidade, e inconscientemente acaba transformando a velocidade em um grau de importância enorme.

VoidOfSympathy
Membro
# out/13
· votar


Marcos UNI
E por meio de influencias de guitarristas de renome, que priorizam muito a velocidade

Provavelmente grande parte dos guitarristas de renome tiveram aulas, então, por que eles priorizam a velocidade já que os que tiveram orientação prezam a clareza das notas? rsrsrs.

Marcos UNI
Membro
# out/13 · Editado por: Marcos UNI
· votar


[VoidOfSympathy

Influência.

O que eu citei acima são apenas princípios, e não regra.

cafe_com_leite
Veterano
# out/13
· votar


VoidOfSympathy
Esses dias, vendo uns videos do John Petrucci, eu decidi pesquisar um pouco mais da vida dele, e descobri que ele é um auto didata também, e como vocês devem saber, ele é muito shredder, mas ele é diferente, ele é o que eu chamo de "shredder consciente" pois ele sabe cada nota que ele está fritando, tem plena consciência de tudo que está fazendo.

Mas o Petrucci estudou na Berklee, só uma das melhores escolas de música.

VoidOfSympathy
Membro
# out/13
· votar


cafe_com_leite

Na maioria ele foi um auto didata, antes de entrar na Berklee ele ficava aprendendo sozinho tentando imitar os guitarristas favoritos dele.

badari
Membro
# out/13
· votar


é que, convenhamos, shred é legal pra caramba. como auto didatas aprendem sozinhos, eles em geral aprendem o que querem. e em geral o cara entra pra tocar guitarra pra fritar mesmo. duvido que alguem entre pra guitarra pra tocar só acorde ou solo fácil (''não legal'' na lingua dos iniciantes).
sobre quem faz aula ser melhor; duvido muito. tudo varia da dedicação/tempo de prática/esperteza (sim, tem que ser esperto pra tocar bem). não há regra nesse caso.

Natanael_DM
Veterano
# out/13
· votar


badari
"é que, convenhamos, shred é legal pra caramba."

Cara, essa é uma perspectiva pessoal pra caramba.
Eu acho shredding uma coisa insuportável, geralmente e, certamente, faria aulas pra aprender mais sobre harmonia do que sobre velocidade.

Mas, como eu disse, é uma questão pessoal.

Quanto ao título do tópico em si, honestamente, não verifico relação entre uma e outra coisa. Na minha ótica, os shredders mais "violentos", são extremamente técnicos e muito estudiosos.

Mas, obviamente, uma coisa não impede a outra!

o/

VoidOfSympathy
Membro
# out/13
· votar


Natanael_DM
Quanto ao título do tópico em si, honestamente, não verifico relação entre uma e outra coisa.

Entendo seu ponto de vista, mas é mais por uma questão de observação mesmo, os auto didatas que estão ao meu redor são todos shredders, e comecei a pensar ainda mais nisso quando descobri que John Petrucci na grande maioria de sua carreira foi um auto didata.

cafe_com_leite
Veterano
# out/13
· votar


VoidOfSympathy
Isso eu sei, mas imagina quanta coisa ele aprendeu na berklee? Imagina o quanto ele ganhou de experiência e conhecimento estudando lá? Talvez nem teria conseguido sucesso se não tivesse estudado lá, até porque o forte do petrucci não é sua originalidade (embora ache o estilo dele bem próprio) e sim o seu domínio técnico e teórico. Mas que autodidata geralmente foca mais na técnica do que no estudo teórico isso é verdade, porque não se tem informação nova toda semana, então o autodidata que não corre atrás da informação acaba focando em exercícios, tirar músicas e compor. Falo por experiência própria, quando tinha aula estudava muito mais teoria do que hoje que não faço mais aulas, então meus momentos com a guitarra resumem-se basicamente em treinar técnica e compor, só que no compor acabo adquirindo conhecimento técnico e teórico por tabela, experimentando.

cafe_com_leite
Veterano
# out/13
· votar


VoidOfSympathy
E tem um porém, tem uma hora que você consegue adquirir estrutura pra se guiar sozinho e não depender de um professor. O momento que você consegue ser auto disciplinado pra não estudar só a parte prática por exemplo. Então não tem porque continuar pagando um professor ou uma escola de música, você é capaz de ir direto a fonte de conhecimento, acho que esse é o caso do Petrucci e tantos outros guitarristas ai que fizeram aulas nem que por um curto período de tempo. Um iniciante fã de slachi ou malsmsteen dificilmente possui essa disciplina, por isso que um professor é tão importante e por isso que os "auto didatas" que você diz são tão focados em velocidade. Como já ouvi falar aqui, auto didata não é aquele que só estuda técnica, auto didata de verdade estuda tanto a parte teórica quanto a técnica, a diferença dele pra um músico que faz aulas é justamente por não fazer aulas.

Natanael_DM
Veterano
# out/13
· votar


VoidOfSympathy
Podes crer, meu velho.
Entendi tua ideia! o/

ALF is back
Veterano
# out/13
· votar


VoidOfSympathy
só uma coisa pra ficar claro aqui...não sei se todos pensam assim, mas temos q deixar claro aqui o q é ser auto didata...
qual a definição de auto didata?
pra mim, os caras q são auto didatas não são exatamente aqueles q não sabem nada de teoria...tem mta gente auto didata q manja MUITO de teoria!
auto didata é o cara q APRENDE sozinho...q corre atrás da informação sozinho, sem um professor...ele pode aprender teoria musical sozinho, como pode aprender a tocar sozinho, sem aprender teoria...só "de ouvido" mesmo, como dizem por aí!
vc acha q o Petrucci, com um conhecimento SENIOR em teoria musical só começou a aprender teoria em Berklee? acho q ele ja era um pac man da teoria musical muito antes disso! assim como muitos outros guitarristas por ai!
vejo uma molecada falando q admira o Slash pq ele é auto didata, q ele nao sabe nada de teoria, e é um dos maiores guitarristas do mundo...
ah tá bão q o Slash não manja nada de teoria...
ele é auto didata sim, mas nao ficou pra tras em teoria musical não!
se o aprendiz tem pouca informação pra digerir, ele vai repetir aquela informação e aprender sozinho sim...de certa forma, é um auto didata também...mas são situações diferentes...
acho q o cara q fica menos atrelado em teoria, passa a formçar mais a barra pro lado pratico e aí claro, vai tocar rapido mesmo! acho sim q possa ter uma tendencia natural pra shreddismo nessas situações!

VoidOfSympathy
Membro
# out/13
· votar


ALF is back
vc acha q o Petrucci, com um conhecimento SENIOR em teoria musical só começou a aprender teoria em Berklee? acho q ele ja era um pac man da teoria musical muito antes disso! assim como muitos outros guitarristas por ai!

Exatamente! É o que eu estou querendo dizer, embora ele tenha feito aula, a maioria do que ele aprendeu foi sozinho, por isso ele é um "shredder consciente" justamente pelo fato dele ter vivido os dois lados, o de aprender sozinho, e o de ter aula, portanto, mesmo shredder, ele sabe o que está fazendo.

VoidOfSympathy
Membro
# out/13
· votar


cafe_com_leite
E tem um porém, tem uma hora que você consegue adquirir estrutura pra se guiar sozinho e não depender de um professor.

Muitos são assim. Não sei como é, mas eu acredito que os que tem professores desenvolvem essa estrutura mais rápido que os que não, é claro que ninguém nunca vai conseguir aprender TUDO sobre guitarra, mas eu por exemplo, toco guitarra há quase 7 anos e acredito que não aprendi nem 10% do necessário para ser um guitarrista mediano.

Metal_Owns
Membro Novato
# out/13
· votar


VoidOfSympathy
Aí depende do professor...

Tem muito professor meia boca por aí que só ensina os shapes dos acordes básicos abertos e cobram caro.

O problema de ter um professor é que você tem alguém empurrando as coisas, você não se sente livre. Sendo auto-didata, o cara tem uma liberdade enorme, pode pesquisar e aprender o que quiser. Porém, não tem rumo.

ALF is back
Veterano
# out/13
· votar


VoidOfSympathy
eu entendo sua colocação sobre o Petrucci, mas prefiro acreditar q ele é um shredder consciente pq ele é bom, tem talento, tem noção, tem tecnica, tem experiencia e conhecimento...tem muitos outros guitarristas tão bons quanto o Petrucci (pra nao dizer melhores, já q melhor é relativo) q são 100% auto didatas, ou 100% "educados"...mas assim como você, também acredito nessa relação do auto didatismo com shreddismo, mas não tomando como exemplo nomes consagrados, e sim pela molecada q vejo tocar mesmo!

Alex guitar man
Veterano
# out/13
· votar


Sou totalmente auto-didata e a unica coisa que sei fazer é Pentatonica rsrs

Viva Blues!!!!!!!!!!!

Bloody_Rage
Veterano
# out/13
· votar


"é chato quando as pessoas vêem a guitarra apenas como guitarra",frase do meu professor hehe,acho velocidade uma coisa mto legal e quero mto ser fodasticamente rápido,mas isso ñ me importa agora,pq é só treinar e treinar e pronto,acho q a prioridade é vc entender a parte teórica e aprender a colocar o todo o seu feeling e criatividade nos solos lentos,pq se vc souber fazer um solo lento um solo muito criativo,imagina que solo foda vc vai fazer quando for rápido,EU acho q o legal da guitarra é vc ser O diferente,o cara q ñ imita ngm,é claro q é legal ter influencia mas imitar já é chato,e nem sempre é uma boa idéia você tentar fazer oq seu guitarrista favorito faz,exemplo disso é o tony bellotto ehushuaheuashaueh dá agonia de ouvir esse cara -_-

Grimc
Veterano
# out/13
· votar


VoidOfSympathy
Bom, eu toco há uns 8 anos, mas vou dizer que toco efetivamente a uns 5, porque nos 2 primeiros eu não aprendi muito, comecei muito novo, com 9 anos, não conseguia filtrar direito o que eu tentava pegar na internet, e como qualquer criança, acabei me frustrando por nao ter ninguém que me orientasse. Apesar disso continuei, pois eu amo guitarra. Nunca tive uma única aula, nem estudei teoria, na verdade eu aprendi uns macetes com um amigo que me ensinou os acordes naturais e comecei a ver muito guitarrista e tentar copiar o que eles faziam. Confesso que no começo eu tentei sim ir atrás só de velocidade, principalmente pq curtia muito o som do Malmsteen, do Paul Gilbert, desses caras aí. Ironicamente, eu percebi que tinha que mudar um pouco o meu caminho quando comecei a ouvir Dream Theater, que apesar de ser uma banda extremamente técnica, eu percebi que quase tudo que eles fazem soa com clareza e precisão, além de eles usarem harmonias, digamos interessantes. Comecei a fazer um processo reverso no meu aprendizado, a tentar fazer solos e improvisações mais lentas, mas que sejam criativas, e cara, estou achando isso MUITO mais dificil do que fazer padrões de 3 notas por corda com o metrônomo disparado.
Além disso, minha banda favorita de todos os tempos é Rush, e o estilo do Alex Lifeson, de acordes cheios com várias cordas soltas soando me cativou. Pela primeira vez em 8 anos percebi que eu estou começando a tocar da forma que eu quero, e estou sentindo satisfação em por exemplo, gravar uma base, um improviso, e me ouvir tocando.

E pela primeira vez eu estou começando a sentir vontade de estudar teoria musical, hahaha

AllanGouveia
Membro
# out/13
· votar


VoidOfSympathy
Bom, eu queria saber qual a opinião de vocês, vocês acham que guitarristas auto-didatas são mais fritadores que os que fazem aula?
E sobre a técnica? os que fazem aula desenvolvem uma técnica mais apurada que os auto-didatas?
Gostaria de opiniões dos dois lados da história, os auto-didatas e os que fazem aula.
E ai, o que vocês acham?


velho, eu discordo em partes... eu acho que essa onda de fritar é algo quase que unânime entre os guitarristas atuais e não só os auto-didatas! Agora, obviamente que isso não é via de regra... eu sou auto-didata e gosto muito da parte teórica e apesar de dar umas fritadas de vez em quando (bem de vez em quando mesmo). Gosto muito mais de usar outras técnicas que não envolvem velocidade (mas adoro sweep hehe)... mas achei muito interessante a sua colocação...


strinbergshredder
Pra mim, o bom guitarrista é rápido

cara, discordo em gênero, número e grau...

abç

cafe_com_leite
Veterano
# out/13
· votar


ALF is back
vc acha q o Petrucci, com um conhecimento SENIOR em teoria musical só começou a aprender teoria em Berklee? acho q ele ja era um pac man da teoria musical muito antes disso! assim como muitos outros guitarristas por ai!
De fato, ninguém entra na Berklee sem saber nada, meu professor me disse uma vez que pra entrar nela já tem que ser bom... Mas acredito que lá ele teve contato com bastante coisa que não tinha experimentado antes e que veio acrescentar fortemente as suas obras.

VIC_RATTLEHEAD
Veterano
# out/13 · Editado por: VIC_RATTLEHEAD
· votar


oq eh shredder? desculpe a ''leiguice'' essa palavra existe? kkk

sobre o assunto,eu fiz aulas e mesmo assim tem coisa basica q n sei.
pq meu prof. so enrrolava,nem ligava se eu tinha realmente aprendido ou n e eu tbm nunca fui mto aplicada nos estudos...

até hj n sei solar direito
só sei compor metal e sou super limitada

VoidOfSympathy
Membro
# out/13
· votar


VIC_RATTLEHEAD

Shredder é um fritador. :)

Metal_Owns
Membro Novato
# out/13
· votar


VIC_RATTLEHEAD
Em ser de certa forma limitada, se isso fosse ruim, quantos guitarristas de Jazz e Blues que seriam ruins..

Shredder = Fritador = Tocar rápido

strinbergshredder
Pra mim, o bom guitarrista é rápido

cara, discordo em gênero, número e grau...

abç

Todo guitarrista bom é rápido. Olha a quanto tempo tocam.. Não duvido que o famoso slow-hand frita alguma coisa escondido em sua mansão..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas auto-didatas tendem a ser mais shredders?