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Mensagem |
caiotfernandes Membro Novato |
# out/13
já procurei no forum alguma coisa, mas como esse é um caso provavelmente particular, eu criei este tópico
a progressão abaixo está em E:
A5(9) | A6(9) | A5(9) | A7M(9) | E7M(9) | F# | A5(9) | A6(9) | A5(9)
Os acordes de la são feitos com o mesmo shape variando no braço do violão:
e-------------------- B---0---0---0---0---- G---4---6---9---13--- D---2---4---7---11--- A---0---0---0---0---- E--------------------
Minha duvida é de onde surgiu aquele F#? Visto que ele não pertence nem ao campo de E, nem de Em. Como ele pode ter sido inserido nessa progressão?
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Thiago Livgren que toca mais ou menos Membro Novato |
# out/13
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Minha duvida é de onde surgiu aquele F#? Visto que ele não pertence nem ao campo de E, nem de Em. Como ele pode ter sido inserido nessa progressão? Essa dúvida é pra acabar com qualquer um. huahauha Eu também não sei o exato motivo, mas vou tentar explicar:
A nota (não acorde) F# é o 2º grau da escala de E, certo? Logo, se fosse pra ter um acorde com essa tônica, deveria ser um F#m. Mas observando, a terça de F#m é um A, então a de F# é um A#, sendo que tem um A na escala de E, mas não tem A#. Porém, na escala de Blues, aumenta-se a 4ª (que é o grau desse A em relação ao E) meio tom, sendo assim um A#. Ou seja, a musica foi escrita em outra escala (que não é simplesmente maior ou menor), ou foi emprestada essa nota de outra escala, só pra gerar certa dissonância.
Desculpe se eu estiver errado, ou ter me expressado mal. hahauh
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sidguitar1 Veterano
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# out/13 · Editado por: sidguitar1
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eu ja acho outra coisa (oq nao quer dizer absolutamente nada heheh), se o baixo for o mesmo la(5 corda solta), esse F# e um acorde de la com b9 e 13, mesmo estando sem a setima, mas sei la oq o cara q fez a progressao penso hehehe
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caiotfernandes Membro Novato |
# out/13
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Se alguem quiser analisar melhor a musica pra dar uma luz sobre o assunto fiquem a vontade haha http://www.cifraclub.com.br/john-mayer/no-such-thing/
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JJJ Veterano
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# out/13 · Editado por: JJJ
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caiotfernandes Como ele pode ter sido inserido nessa progressão?
Você quis dizer
"como ele pode ter sido inserido e, mesmo assim deu certo, já que não pertence ao campo de E ou Em"?
...ou...
"como ele pode ter sido inserido, já que isso é uma "violação" ao campo de E ou Em"?
Se for a segunda questão, a resposta é simples: campo harmônico não é lei. Inúmeras composições fogem às "regras". E, sim, podem ficar muito boas assim mesmo! (o que, de quebra, responde à primeira forma da pergunta)
Algum tempo atrás tiveram uma dúvida semelhante sobre a progressão em Gimme Shelter (Rolling Stones), que não "encaixaria" no campo harmônico de nenhum acorde. Bom... so what? rs
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eduardodff Veterano |
# out/13 · Editado por: eduardodff
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E|---0------------------ B|---0-------0---------- G|---3---4---4-----11--- D|---2---2---2-----13--- A|---x---0---x-----11--- E|---2-------4------0--- É esse acorde aí com o baixo no F#? Pode ser um E9/F#, acorde com o baixo alterado! Ai encaixa! Nem sempre a nota mais grave é a tônica, John Mayer usa muito inversão de acordes, sendo que a nota mais aguda seria a tônica, já estudou isso ou já pensou que isso é possível?
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Drinho Veterano |
# out/13 · Editado por: Drinho
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caiotfernandes
é só ouvir a musica velho
esse f# nao tem relação de fato, ele ta modulando propositalmente naquele trecho, nota-se que mudou o campo harmonico
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Schenker Veterano |
# out/13
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É esse acorde aí com o baixo no F#?
putz, acorde com 2ª/9ª no baixo???
provavelmente ele usou como nota de passagem . . .
outra coisa . . . pra mim tá bem explícito que a música tá em A e não em E. e que o F# é a relativa menor.
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Insufferable Bear Membro |
# out/13
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Porque soa bem. Só por isso. Ninguém devia precisar de outro motivo.
Agora, se você quer fazer uma análise harmônica da música são outros quinhentos, mas uma maioria esmagadora de músicas usa mais que 7 notas na harmonia (ou seja, fogem do campo harmônico), e se você se incomodou com um A# numa harmonia em E eu acho que você tem que estudar mais um pouco...
Aprender harmonia NÃO É decorar campo harmônico.
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Drinho Veterano |
# out/13 · Editado por: Drinho
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a relativa menor é F#m e não F#, na escala de E ou A o F# é menor, pensando em E seria dórico e pensando em A seria eólio, não vi os acordes da música pra dizer se está em A ou E, mas tanto faz, as situações são próximas, ambos são modos menores e semelhantes, o F# tá fora da jogada e da pra ouvir sim que a música modulou naquele momento meu deus do céu!
uma musica nao precisa ficar o tempo inteiro no mesmo campo harmonico
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LeandroP Moderador |
# out/13
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caiotfernandes
Tem que ver se quem cifrou este F#, cifrou da maneira correta. O ideal seria ter a formação do acorde pra ver se trata mesmo de um F# maior.
Mesmo assim não é nenhum bicho de 7 cabeças. É muito comum encontrar saltos de terças entre acordes. Por exemplo, você está em Bm e salta pra Dm, ou está em A maior e cai pra F# maior. Em muitos casos podemos analisar como uma modulação temporária, como um empréstimo modal, ou mesmo uma marcha harmônica modulante.
Veja esta progressão:
||: A | F# | B | E :|| repete
já procurei no forum alguma coisa, mas como esse é um caso provavelmente particular, eu criei este tópico
Não é um caso em particular, pelo contrário. Procure os tópicos relacionados a harmonia, inclusive os de "campo harmônico". Tenho certeza que já ocorreu esta dúvida em outros tópicos, só não me recordo agora quais são eles. Use a busca novamente.
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