Estudando a maneira de tocar de outros músicos (Mateus Starling)

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # nov/12


    Parece contraditório, mas analisar e estudar outros músicos vai ajudar a moldar o seu estilo de tocar.

    Como eu já disse em outro texto (http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/163-voce-e-o-que-voce-ouve-e -o-que-voce-pratica-), o resultado final do que você toca é basicamente a junção daquilo que você pratica e daquilo que você ouve.

    Parte do que você ouve em sua vida gerará referencias dentro de sua cabeça que estarão prontas para serem acionadas diante de algum estimulo. Uma grande parte do que você ouve será descartada porque é fruto de uma audição sem qualidade (http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/145-audicao-de-ma-qualidade) .

    Todo instrumentista já foi ou é fã incondicional de um guitarrista ou banda ao ponto de memorizar cada faixa do disco e os trejeitos do artista.

    Portanto, analisar e estudar grandes mestres são ferramentas importantes para moldar a sua maneira de tocar. Isso não quer dizer que você tenha que memorizar e estudar frases prontas. Leia sobre isso aqui: http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/138-vale-a-pena-memorizar-lic ks-e-frases-prontas

    Como já escrevi sobre o lado negativo de copiar, vamos aos pontos positivos de se estudar outros músicos e também pequenos detalhes que podem parecer pequenos, mas que podem se tornar um grande diferencial na sua maneira de tocar.

    1) Os dedos que você usa para executar o fraseado, escala, arpejos e etc, pode influenciar diretamente na pegada e na sua sonoridade.

    Eu tive um professor na Berklee que foi aluno do George Benson e ele tocava exatamente igual ao Benson. Ele vivia dizendo para não usarmos o dedo 4 na hora de frasear. Naquele momento eu achava ridículo exigir isso de nós, mas depois de um tempo fui percebendo que, para tocar como o Benson, você precisa, realmente, excluir quase que por completo o dedo mindinho da mão esquerda.

    Eu não quis tocar como o Benson, mas perceber isso me fez rever algumas coisas na maneira que eu executava o meu fraseado.

    Muitos músicos de outros estilos excluem o dedo 4 por uma questão obvia. É o dedo mais fraco e isso influencia no fraseado, na firmeza e resultado final sonoro. Até mesmo o Malmsteen, Slash e Joe Satriani usam muito pouco o dedo mindinho.

    Veja como Alan Holdsworth usa bastante o dedo 4 e isso moldou completamente a sonoridade dele, pois o uso do dedo quatro proporciona a técnica de ligado usando intervalos mais distantes na mesma corda.

    Mike Stern quando soa mais rock-fusion usa menos o dedo 4, mas quando quer frasear de forma mais bebop, explorando os cromáticos, usa mais o dedo 4 e isso aproxima a maneira de frasear ao Pat Martino, que é um dos guitarristas que melhor usa o fraseado cromático bebop.

    Portanto, isso é algo interessante a ser pensado. Observe como o artista que é foco de sua analise usa os dedos da mão esquerda e isso pode influenciar diretamente no resultado final do seu som.

    Numa próxima oportunidade veremos outros pontos.

    Deus te abençoe.

    Mateus Starling

    SevenTool07
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling

    ótimo texto cara, como sempre!

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    SevenTool07 Obrigado por te lido e comentado.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling
    Cara, muito bom o texto...
    Juntamente com os textos dos dois links que você passou, tive a certeza que estudar o jeito de tocar das pessoas, que descobrir como eu fazer melhor o que eu quero..

    Exemplo: eu gosto de tal execução (ou pegado da mesma) ou timbre, mas para isso a mão vai influenciar muito ao inves do equipamento, estudando a forma do músico, e estudando diversos músicos, isso fazer criarmos nosso jeito de tocar, pois vamos achando algumas coisas mais facies, outras dificies, mas no final, sempre tocarmos da forma que achamos que tem a ver com nós, que conseguimos expressar nossos sentimentos. E sem estudar parece que ficamos sem coração.

    Fez pensar coisas que eu tinha pensado e mas não tinha dado valor.

    abç

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling
    Se pudesse fazer um pequeno favor =P

    Indicar, dois ou três nomes de cada estilo para mim ouvir, e estudar o estilo, são estilos que eu gosto mas não tenho tanta referencias, além das mais conhecidas.

    Blues:
    Jazz:
    Fusion:
    Funky/Groove:

    De preferencia instrumentais. =]

    Deus lhe abençõe. õ/

    Marthin87
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Coisas pequenas que só percebemos analisando outros guitarristas, postura, posicionamento e até coisas mais pessoais como altura da correia e o jeito de segurar a palheta.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Jeff.gomes Que bom que curtiu.
    Tem um mundo enorme de gente dentro dos estilos que vc citou mas por alto:

    Blues: BB King, Robert Cray, Steve Ray
    Jazz: Miles Davis, John Scofield
    Fusion: Allan Holdsworth, Scott Henderson
    Funky/Groove: Wayne Krantz

    Fica com Deus irmão.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Marthin87 Isso mesmo, na continuação da aula eu vou falar exatamente sobre altura da correia, uso de palheta tipo de material da mesma e uso dos dedos.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling
    Valeu mano..
    Quando eu ficar com um tempo... (fazer umas cadeiras a menos na facu)..
    Vou fazer umas aulas com você.
    Escolhi um professor em cada estilo acima, adivinha quem eu quero que seja o meu de fusion? rsrs

    abç

    Jinkxs
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling

    Beleza amigo??

    Mais um bom tópico pra enriqueçer o forum.... tô parecendo disco quebrado, mas, parabéns novamente.

    Se não for abusar de você, gostaria que me desse umas dicas, pois meu caso é complicado, mas quem sabe alguma coisa simples pode ajudar.

    Eu toco de ponta cabeça, com as cordas da guitarra invertidas. Aprendi a tocar violão assim à uns 20 anos. Fiquei um bom tempo afastado da música e quando decidi aprender tocar guitarra tentei tocar da maneira correta, mas usando a mão direita na escala e a esquerda na palheta.

    Não consegui. Parecia que nunca tinha tocado num instrumento. Resolvi inverter as cordas (mizão pra baixo, mizinha pra cima) e pronto. Parecia outra pessoa. Passei meus últimos 5 anos assim, mas agora, que quero evoluir no fraseado, usar mais acordes, inversões, cromatismos, etc... vejo que está difícil pra mim.... desde ler uma simples tablatura, até montar acordes relativamente simples, pois pra mim está tudo de ponta cabeça.

    Já tentei recomeçar, tocando "que nem gente" mas não dá. A involução é grande quando inverto as cordas para a posição normal. Creio que minhas mãos já desenvolveram uma memória, movimentos autônomos, sei lá... mas que me impedem de tocar da maneira correta.

    Existe algum truque, ou forma de ver a escala, ou outra coisa qualquer que facilite a vida de malucos como eu???

    Olha... e pra não falar que estou desvirtuando o tópico, eu procuro ver o Edgard Scandurra tocando, mas o estilo dele é bastante diferente do meu, mas mesmo assim alguns macetes dele eu incorporei na minha pegada.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling
    Mano, te mandei um email, pedindo informações.. retorna lá.

    Jinkxs
    Sou canhoto, quase desistir ao tentar tocar igual destro, mas deu certo, eu acho kk.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Jinkxs Obrigado irmão.
    Seu caso é um pouco mais delicado, alem do Scandurra tem o Hendrix, mas de qualquer maneira não vai mudar tanto a questão dos dedos fortes que são os dedos 1 2 e 3. O que eu acho mais importante no fim das contas é escolher as execuções que são mais confortaveis para a sua mão.

    Jeff.gomes REspondi seu email. Valeu.

    Marthin87
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling
    Fico no aguardo da próxima matéria e imagino uma sua coluna sua na Guitar Player.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Marthin87 Valeu irmão. Na verdade eu escrevia uma coluna mensal na cover guitarra e fazia também as materias de capa no ano de 2008 e 2009 mas ai a revista quebrou. rs...

    stroudcastle
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling
    Ótimo texto como sempre. Concordo com tudo que foi abordado, eu por exemplo me baseio muito no jeito de tocar dos guitarristas que curto e tento aproximar minha pegada a deles, seja bends vibratos estilo do fraseado e por aí vai.

    Marthin87
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling
    Tenho algumas edições da CG. Pena que faliu..é que já encheu meu saco uma certa coluna que fica na última pagina da GP. Muito autobiográfico, até minha mulher reclama..Sério.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    stroudcastle Obrigado, mas é isso ai, as nossas referências são importantes para formar nosso caracter musical.

    Marthin87 To ligado, aquilo ali é uma oportundiade de marketing que deram para o autor e ele aproveitou.

    Calime
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Um lance que eu observo bastante nos diversos guitarristas é sobre postura ao tocar, como altura de correio e modo de se pegar a palheta. Acho que são fatores que por vezes passam despercebidos por nós e que no fim fazem mta diferença no resultado final.

    Ah, parebens por mais um tópico mto enriquecedor, abç!

    Rednef2
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Esse lance de pegada é bem pessoal mesmo, tudo influencia. Palheta, a força nos dedos, encordamento, etc.
    Mas não sabia que até a quantidade de dedos utilizados influenciava nisso, bom saber.

    PigO
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    otimo conselho, como sempre, seus topicos sendo muito uteis....

    pode da uma olhada em um topico que criei?

    flw

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Calime Pode crer irmão, obrigado pelo comentario.

    Rednef2 Valeu pelo comentario irmão.

    PigOValeu vou chegar seu post.

    vinibassplayer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    baixista falando:
    eu desenvolvi uma pegada muito pessoal com bastante vibratos e pizzicatto mto fortes, vendo kras como steve haris e billy sheehan.

    clebergf
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling
    Ótimo texto!!!
    Influências são extremamente importantes e ouvir elas com atenção é primordial.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudando a maneira de tocar de outros músicos (Mateus Starling)