Autor |
Mensagem |
JJJ Veterano
|
# ago/13 · Editado por: JJJ
A guitarra, definitivamente, é diferente dos demais instrumentos.
Quando falo guitarra, incluo aí a acústica (que aqui chamamos de violão, mas em várias outras línguas é guitarra mesmo, por vezes sucedida do termo "acústica").
Quem coloca um piano ou uma tuba do lado da cama ao dormir (até mesmo na própria cama!)? Eu certamente já dormi com uma guitarra ao meu lado!
Quem leva um piano ou uma tuba para o banheiro? Bom, eu já levei guitarras diversas vezes! kkkkkkkkk
Quem deseja tantos acessórios (nossos queridos pedais, pedaleiras, amplis, palhetas, correias, modificações e upgrades, etc.) como nós, guitarristas?
Que outro instrumento tem um apelo visual como as curvas de uma Les Paul ou os chanfros de uma strato?
Que outro instrumento faz o músico querer mais de um, mais de dois, mais de dez!?
Certamente, vai aparecer um ou outro dizendo que já levou seu baixo pro banheiro ou sua flauta pra cama (hummm... cuidado, hein... hehehe), mas não se compara. Nós, guitarristas sabemos disso.
No entanto, entre nós guitarristas, há diferenças. E diferenças grandes!
Não me refiro ao estilo preferido ou ao nível técnico de cada um. Isso acontece com todos os demais instrumentos. Me refiro ao modo de usufruir de nossas guitarras e nosso relacionamento com elas. Sei que já tentaram "classificar" os guitarristas aqui. Essa é apenas a minha visão quanto à forma de "vermos" a guitarra.
Eu classificaria assim:
1) Os Profissionais. Os caras que trabalham onde os outros se divertem (ops... esse é o ginecologista... rs). Trabalho é trabalho, por mais que se goste. O dia que estiverem com dor de cabeça e tiverem um compromisso, paciência... Como qualquer outro trabalhador, haverá momentos em que vão ver a guitarra simplesmente como o seu instrumento de trabalho.
2) Os Estudiosos. Sempre querendo evoluir em sua técnica e teoria. Querem aprender todos os modos gregos e "troianos" (aqueles que não encaixam em base nenhuma... rs). Querem sempre aumentar as bpm da palhetada. Argumentam que precisam estudar pelo menos X horas por dia. O objetivo, normalmente, é serem profissionais. Mas também há vários guitarristas "de quarto" que se encaixam nesse perfil. Estes vêem a guitarra como algo a ser totalmente dominado.
3) Os Amadores (no sentido de principiantes). Sem muita noção teórica ou prática, ainda estão começando (ou já tocam há anos, mas nunca levaram a sério). Alguns deles acham que o (pouco) que tocam já está bom. Um guitarrista destes, normalmente, vê a guitarra apenas como um passatempo, em meio a tantos outros; embora alguns tenham grandes aspirações, apenas estão no início da jornada.
4) Os Amadores (no sentido de "aquele que ama", amantes, entusiastas). Não se importam tanto em aprender todas as minúcias, porque não tem grandes aspirações como músicos, mas amam guitarras. A maioria destes é apenas mediana em termos de teoria e técnica, mas há alguns guitarristas bons e talentosos nesse grupo. Estes vêem a guitarra como um "hobby", porém mais importante que qualquer outro.
5) Os Colecionadores. Às vezes nem tocam, embora alguns toquem direitinho. Mas o principal (para eles) é que gostam tanto de guitarra, que querem colecioná-las. Se fosse possível, teriam um modelo de cada uma já fabricada no planeta! Estudam e se apaixonam pela história das marcas e modelos e, frequentemente, acabam entendendo detalhes de fabricação. Vêem a guitarra como objeto de desejo e admiração, verdadeiras obras de arte.
Concorda? Discorda? E você? Como "vê" a guitarra? Se encaixa em mais de uma categoria dessas? Esqueci alguma?
|
Johnpdv Veterano |
# ago/13
· votar
Cara, eu me enquadro em todos as formas, alguns mais, outros menos, mas me vejo em todas. O que importa é que, eu amo esses pedaços de pau com cordas *-* (no sentido hétero da coisa).
|
JJJ Veterano
|
# ago/13
· votar
Johnpdv
Ah, sim, eu também tenho "percentuais" em cada categoria! rs
|
Buja Veterano |
# ago/13
· votar
JJJ Legal o texto cara. Bacana. Li com interesse.
Eu me encaixo no grupo dos Amadores. Hobbistas. Nao me importo tanto em aprender cada minuciazinha das msucias, mas gosto de experimentar coisas novas nas musicas. me considero apenas pocuo mais que iniciante, um mediocre pra te falar a verdade. Nao apuro tecnicas, nao treino tanto quando deveria. Mas a guitarra é meu buteco, é meu video-game, é meu futebol, é minha praia. Guitarra é minha diversão, meu lazer, meu passa tempo. Falar sobre guitarras é meu assunto, pesquisar e ler sobre elas tambem. Trocar de instrumentos é uma fissura, e gravar, ahhhh, terminar uma boa gravação é como zerar um jogo dificil. Imensamente prazeroso. Guitarra é isso.
|
Schenker Veterano |
# ago/13
· votar
Os Amadores (no sentido de "aquele que ama").
este termo não existe. quando se usa o amor como substantivo o adjetivo é amante.
corrigi porque me encaixo neste grupo e no de colecionadores, que na verdade são complementares. vc passa a colecionar porque ama o negócio.
sou um amante colecionador (apesar de colecionar muito mais amplis que guitarras . . .).
|
BrotherCrow Membro Novato |
# ago/13
· votar
Concordo geral com o Buja. Sou um guitarrista bem meia-boca, com muito mais equipamento do que eu preciso. Meu irmão era um guitarrista muito melhor que eu, mas assim que arrumou um emprego "de verdade" deixou a guitarra de lado. Já eu sou funcionário público e mesmo assim faço questão de tocar todo dia. É o único hobby que eu tenho certeza que nunca vou largar. Conforme a minha vida foi "amadurecendo", larguei as ambições de tentar virar um rockstar ou mesmo um virtuose. O que ficou foi o tesão pelo instrumento, e hj em dia tenho mais condições de ter as guitarras e amps que eu gosto. Engraçado que tenho vários colegas de trabalho na mesma praia que eu: gente que já teve banda, passou no concurso e hj em dia toca só pela paixão da coisa, sem querer virar um Guthrie Gowan da vida.
|
Buja Veterano |
# ago/13
· votar
Hoje eu so tenho uma tara: tocar e gravar todas as musicas que eu gosto demais. Mas sem pressa, rsrs, tenho muito tempo pra fazer isso. Nao é obrigação, é hobby!
Eu escuto umas musicas essa semana, gosto de uma em especial, presto atenção nela, dou replay varias vezes e analiso o timbre, efeitos, viradas, minucias dela. Penso se meu nivel atual da conta de tocar ela certinho. Se nao da eu penso numa forma original de fazer diferença. Vou pra casa, tiro um tempinho, e vou tentando timbrar, mexendo nos knobs dos pedais, experimentando plugins, vou tentando tocar, me animar.
Um hora sai. Se fiz errado, começo de novo. Se nao ta saindo, deixa pra depois. Se ta dando certo, beleza, vamos continuar. Penso no video, na iluminacao, nao forma de sincronizar isso. A roupa que vo ta vestido, como vai ficar o fundo do video.
É ai que ta a graça da coisa. Nao é so pelo instrumento de 6 cordas. É pelo contexto geral. O dia, a musica, o ambiente, o timbre, o feeling. É a graça toda de ser guitarrista.
E no final de tudo, quando voce termina de gravar, voce poe sua musica no mp3, e escuta até dar calo no ouvido, até chegar no ponto que voce acha sua musica melhor que a original. Fica feliz, orgulhoso. Voce conseguiu tocar ela direitinho.
Dai um tempo, voce ouve de novo, apela, ve que ficou uma merda, que seu nivel aumentou. Se acha mediocre, rsrs, e sabe que pode fazer bem melhor. Mas voce ja nao tenta ela de novo. Voce grava outra, que está ouvindo no momento, tem um nivel tecnico mais alto. O desafio sempre existe, sempre cresce, e nao esbarra na falta de equipamentos.
A GAS atiça, a conta bancaria segura. E esse namoro com o equipo é saudavel. Voce quer, voce trabalha, voce deseja. E um dia Deus abencoa e voce compra. É sooooo alegria. O onibus demora a chegar em casa. Seu equipo novo está na mochila. Mal espero pra chegar em casa e plugar logo essa bagaça. Nao vou nem tomar banho antes de ver o som disso, rsrs. Os correios demoram horrores pra entregar. Eta rastreamento aflitivo. Que coisa que não chega logo. Voce fica louco pra ir la na central dos correios buscar logo de uma vez. Um simples desembrulhamento de pacote já é uma tremedeira de emoção. Quando voce ouve o som....nooooosssa.....era melhor que o som dos videos do youtube. Cara, esse trem fala alto demais. Poooo, tinha aula agora. Nao vou poder ir. To testando o equipo novo. Vai levar 5 horas hehehehehe.
Bixo, isso é ser guitarrista hobbista. É prazeroso. É sem explicação. So quem é guitarrista sabe do que eu to falando.
|
entamoeba Membro Novato |
# ago/13
· votar
Os Amadores (no sentido de "aquele que ama").
este termo não existe. quando se usa o amor como substantivo o adjetivo é amante.
Talvez o mais adequado seja "entusiasta".
Eu não me enquadro em nenhum dos acima citados. As vezes até uso a guitarra para me divertir, claro.
Mas vejo a guitarra como a fantasia de um ator, como a prancha de um surfista etc. Ela não é só um instrumento para se fazer arte, mas é parte da arte. Ela dá sentido ao verdadeiro músico - o completa. Não falo do músico profissional, mas daquele que ama a música como expressão artística verdadeira.
Claro que você pode ser um verdadeiro artista e ser profissional ao mesmo tempo. Mas uma coisa não implica a outra. Aliás, elas são completamente dissociadas.
|
alfacorrea Veterano |
# ago/13
· votar
Minha classificação, de mim mesmo, por mim mesmo:
5% profissional: toco em uma banda e pretendemos gravar umas músicas próprias para algum futuro.
5% estudioso: precisaria estudar muito mais para ter uma evolução significante.
5% principiantes: acho que todos somos principiantes em algum momento.
5% colecionadores: já tenho 4 guitarras e se der mole, vou para a quinta. A limitação é a grana.
80% adorador. Esse sou eu. Essa descrição é perfeita para mim. Não se importam tanto em aprender todas as minúcias, porque não tem grandes aspirações como músicos, mas amam guitarras. A maioria destes é apenas mediana em termos de teoria e técnica, mas há alguns guitarristas bons e talentosos nesse grupo. Estes vêem a guitarra como um "hobby", porém mais importante que qualquer outro.
|
Delson Veterano |
# ago/13
· votar
JJJ Gostei da visão do texto. Bem interessante.
Descobri que soy un Amador, e um Colecionador (só que na vontade de ser, kkk)
|
Shafik Membro |
# ago/13 · Editado por: Shafik
· votar
JJJ Que outro instrumento faz o músico querer mais de um, mais de dois, mais de dez!?
Ta vendo, por isso te xamo de maníaco depravado ( por guitarras é obvio ) UHauHUAHuAHuAHUAH....
Quem leva um piano ou uma tuba para o banheiro? Bom, eu já levei guitarras diversas vezes! kkkkkkkkk
Vaaaarias vezes!! ^^
Quem coloca um piano ou uma tuba do lado da cama ao dormir (até mesmo na própria cama!)? Eu certamente já dormi com uma guitarra ao meu lado!
Até hoje durmo com a minha guitarra do lado HahaHahAha! ^~
|
daniel.damin Veterano |
# ago/13
· votar
JJJ
Bem legal o texto, parabéns!
|
Johnny_Awake Veterano |
# ago/13
· votar
Na sua definição estou mais pra amador, hobbista, e como o entamoeba diz, entusiasta...
Amo e toco sempre que posso, mas realmente não sou um profisional e plenamente conhecedor de todas as escalas, porém tb não sou um total iniciante, pois já tenho anos e anos de hobbie nessa área ... rs
Mas boa definição cara, tem muita lógica nisso ae!
|
ogner Veterano
|
# ago/13
· votar
Eu certamente já dormi com uma guitarra ao meu lado! (2) Durmo ate hoje...
Bom, eu já levei guitarras diversas vezes!(2) Levo ate hoje...
4) Os Amadores (no sentido de "aquele que ama"). Não se importam tanto em aprender todas as minúcias, porque não tem grandes aspirações como músicos, mas amam guitarras. A maioria destes é apenas mediana em termos de teoria e técnica, mas há alguns guitarristas bons e talentosos nesse grupo. Estes vêem a guitarra como um "hobby", porém mais importante que qualquer outro. #Soudessas
hehehe!!
Legal!!
0/
|
juanlmendes Membro |
# ago/13 · Editado por: juanlmendes
· votar
Para todos interessante o texto , mas isso não exclusivo de guitarrista não Quem coloca um piano ou uma tuba do lado da cama ao dormir (até mesmo na própria cama!)? Eu certamente já dormi com uma guitarra ao meu lado!
Quem leva um piano ou uma tuba para o banheiro? Bom, eu já levei guitarras diversas vezes! kkkkkkkkk você acha que um pianista não tem a vontade de ter um piano o tempo todo com ele ? mas isso e inviavel
Quem deseja tantos acessórios (nossos queridos pedais, pedaleiras, amplis, palhetas, correias, modificações e upgrades, etc.) como nós, guitarristas? esse e maior erro de muitos guitarristas, achar precisa de acessorios para ter um som melhor e com isso as grandes marcas realizam seus sonhos e erros ao mesmo tempo e antes de discordar disso a 60 anos +/- guitarristas so precisavam de um amp e guitarra e nada mais para fazer um bom som, repense se pedais são realmente nessarios vai tocar uma musica com a guitarra direto no amp e nada mais
Que outro instrumento tem um apelo visual como as curvas de uma Les Paul ou os chanfros de uma strato? voce pode ver isso como uma coisa bela , mas para quem toca outros instrumentos guitarra pode ser uma aberação de feiurra
Que outro instrumento faz o músico querer mais de um, mais de dois, mais de dez!? gaitista, tecladistas,violinistas,flautistas e etc ja os 5 tipos de guitarrista citados acima, e a mesma para outros instrumentos
Guitarrista, parem de se achar exclusivos no mundo da musica , so porque 60% das musicas do mundo tem solo dedicados a vcs se ficou bravo com esse post ,pare pra pensar,releia e veja se vale a pena mais uma discução inutil da internet
|
vinibassplayer Veterano |
# ago/13
· votar
JJJ eu sou um amante da guitarra que, mesmo ñ tocando nada, ñ se cansa de continuar tocando nada hahahahahahaha
já no baixo, eu sou um estudioso que quer dominar o instrumento completamente..
|
De Ros Veterano
|
# ago/13
· votar
JJJ
Ótimo texto!! Curti muito a tua visão do tema!
|
Metal_Owns Membro Novato |
# ago/13
· votar
Sou estudioso, acho
Levar guitarra pro banheiro foi f#.. Eddie Van Halen curtiu isso.
juanlmendes Mas é preciso. Flw
Guitarrista, parem de se achar exclusivos no mundo da musica , so porque 60% das musicas do mundo tem solo dedicados a vcs se ficou bravo com esse post ,pare pra pensar,releia e veja se vale a pena mais uma discução inutil da internet
mas somos exclusivos. vlw flw. attwhore
|
juanlmendes Membro |
# ago/13
· votar
Metal_Owns mas somos exclusivos. vlw flw. attwhore
não são justamente por que a maioria das musicas tem guitarra um cara que toca teremim e bem mais exclusivo que um guitarrista
|
Metal_Owns Membro Novato |
# ago/13 · Editado por: Metal_Owns
· votar
juanlmendes errado de novo.
EDIT: não faço idéia do que seja um teremim.
|
juanlmendes Membro |
# ago/13
· votar
Metal_Owns errado no que então cara ? expresse sua opinião,se não tem como justificar , então não abaixe o nivel da conversa
|
Metal_Owns Membro Novato |
# ago/13
· votar
juanlmendes bom cara, tu vem aqui se achar superior, se achar o fodão, querendo matar todo mundo com argumento nonsense.
Quem deseja tantos acessórios (nossos queridos pedais, pedaleiras, amplis, palhetas, correias, modificações e upgrades, etc.) como nós, guitarristas? esse e maior erro de muitos guitarristas, achar precisa de acessorios para ter um som melhor e com isso as grandes marcas realizam seus sonhos e erros ao mesmo tempo
realmente é necessário acessórios. só pode estar falando merda pra contrariar.
Que outro instrumento tem um apelo visual como as curvas de uma Les Paul ou os chanfros de uma strato? voce pode ver isso como uma coisa bela , mas para quem toca outros instrumentos guitarra pode ser uma aberação de feiurra
nunca vi alguém na minha vida que achasse guitarras feias (exceto se achar um determinado modelo de guitarra feio, e outro bonito)
Que outro instrumento faz o músico querer mais de um, mais de dois, mais de dez!? gaitista, tecladistas,violinistas,flautistas e etc ja os 5 tipos de guitarrista citados acima, e a mesma para outros instrumentos
único tipo de instrumentista que vi com mais de 1 exemplar do instrumento que toca foi guitarrista
Guitarrista, parem de se achar exclusivos no mundo da musica , so porque 60% das musicas do mundo tem solo dedicados a vcs se ficou bravo com esse post ,pare pra pensar,releia e veja se vale a pena mais uma discução inutil da internet
e por cima pede que não haja uma "discussão inútil da internet" se não fosse pra haver uma discussão, nem postasse. Opiniões geram respostas, respostas geram discussões. Lide com isso.
|
juanlmendes Membro |
# ago/13 · Editado por: juanlmendes
· votar
Metal_Owns 1 questionamento seu : guitarrista do anos 50 se viravam muito bem sem nenhum pedal,pedaleiras,upgrades(as outras coisas como palhetas,correia,cordas são nessesarias mas esqueci de expressar isso) 2 questionamento: vc não pode ter visto, mas eu ja vi 3 questionamento: pergunte para varios tecladistas profissional aqui do forum quantos teclados o cara tem
a ideia que eu escrevi isso foi para abrir a mente e não para discução e parece que vc não abriu sua mente cara ,não se prenda na ideias de todos,(isso ta me lembrando o mito da caverna de platão),não sou o fodão não chego nem perto disso
|
Metal_Owns Membro Novato |
# ago/13 · Editado por: Metal_Owns
· votar
juanlmendes
1 questionamento seu : guitarrista do anos 50 se viravam muito bem sem nenhum pedal,pedaleiras,upgrades(as outras coisas como palhetas,correia,cordas são nessesarias mas esqueci de expressar isso)
anos 50 eram outra coisa. Eles faziam o que dava pra fazer, não tinham objetivos em relação aos timbres, tudo saía na marra. Hoje em dia, não existe isso, pois as pessoas QUEREM um determinado timbre, por isso hoje em dia as pessoas compram pedais, pedaleiras, fazem upgrades
2 questionamento: vc não pode ter visto, mas eu ja vi
eu nunca vi mesmo
3 questionamento: pergunte para varios tecladistas profissional aqui do forum quantos teclados o cara tem
tem muito guitarrista amador que tem mais de 1 guitarra..
e não, não me prendo na idéia dos outros, senão eu seria um blueseiro/jazzista/rocker clássico ao ínves de gostar de metal,e teria uma telecaster ao invés de desejar modelos mais agressivos. (e é claro, eu ia gostar de strato se eu me prendesse ao que os outros dizem)
|
daniel.damin Veterano |
# ago/13
· votar
juanlmendes a ideia que eu escrevi isso foi para abrir a mente e não para discução
Será??? Veja abaixo...
errado no que então cara ? expresse sua opinião,se não tem como justificar , então não abaixe o nivel da conversa
Pra mim isso é típico de quem quer arrumar confusão!
Este tópico é bem interessante, e acho que vale a pena mantermos o mínimo de ordem! Quer confusão? Cai fora então!
Fica "sussa" aí bicho...
|
JJJ Veterano
|
# ago/13
· votar
Eita... O pessoal gosta de um tópico mais profundo... kkkk
Buja BrotherCrow alfacorrea Johnny_Awake ogner Penso parecido com vocês e me identifiquei com várias partes dos textos que vocês escreveram.
Schenker entamoeba Amigos, coloquei lá ao lado "amante" e "entusiasta" pra ficar mais claro, porém, o termo AMADOR pode ser usado nesse sentido sim. É um uso menos comum, mas não errado...
juanlmendes Ok, é a sua visão, não fiquei bravo... Espero que você não tenha ficado bravo comigo! rs
vinibassplayer Esse seu depoimento é quase uma prova de que guitarra é algo diferente! A mesma pessoa com sentimentos diferentes em relação a dois instrumentos.
De Ros Valeu, grande mestre!
Metal_Owns juanlmendes calm down, guys...
Delson Shafik daniel.damin Valeu, galera!
|
juanlmendes Membro |
# ago/13
· votar
daniel.damin cara se eu quisesse confussão ,ja teria xingado todos mas como eu disse :Guitarrista, parem de se achar exclusivos no mundo da musica , so porque 60% das musicas do mundo tem solo dedicados a vcs se vcs não achacem exclusivos nunca existiria um topico desse(nada contra quem criou)
|
juanlmendes Membro |
# ago/13
· votar
JJJ não fiquei bravo,so queria que os outros que leram meus post pensassem igual a tu obrigado,por não se ofender com meu post
|
JJJ Veterano
|
# ago/13
· votar
juanlmendes
Só uma coisa: eu não disse "exclusivo", disse "diferente".
E vou dar um depoimento sobre o assunto: tocando há mais de 30 anos, conheci inúmeros baixistas, bateristas, tecladistas, percussionistas. Eu mesmo, por tantos anos mexendo com música, acabei aprendendo a tocar vários instrumentos de "orelhada". Hoje, toco BAIXO numa banda. E te digo por experiência, sinceramente: "doidos" pelo instrumento como guitarristas, é difícil...
|
vinibassplayer Veterano |
# ago/13
· votar
JJJ vinibassplayer Esse seu depoimento é quase uma prova de que guitarra é algo diferente! A mesma pessoa com sentimentos diferentes em relação a dois instrumentos.
já percebi isso tbm!! mas ñ dá pra abandonar o baixo hahahaha
|