Tensão no braço e na mão! Qual é seu tipo de palhetada!?

    Autor Mensagem
    nofear
    Veterano
    # jul/13


    Olá pessoal,

    Estou fazendo treinos para tentar melhorar a velocidade da palhetada alternada. Percebo que tenho muita tensão no braço e na mão. Toco com o braço bem reto e movimento todo ele quando palheto rápido. Esse tipo de tensão é por incapacidade tecnica ou problema fisico mesmo? Alguem enquanto estava em seu processo de evolução de palhetada percebia a tensão diminuir com o tempo? Como é o movimento do braço, da mão e dos dedos de vocês? Tocam movimentando só os dedos, os pulsos ou o braço todo?

    Rednef2
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Da uma olhada nesse video de Paul Gilbert



    megafritadormp
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Essa palhetada do Paul é igual a minha e eu nem sabia...

    Shafik
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Olá pessoal,Estou fazendo treinos para tentar melhorar a velocidade da palhetada alternada. Percebo que tenho muita tensão no braço e na mão. Toco com o braço bem reto e movimento todo ele quando palheto rápido. Esse tipo de tensão é por incapacidade tecnica ou problema fisico mesmo? Alguem enquanto estava em seu processo de evolução de palhetada percebia a tensão diminuir com o tempo? Como é o movimento do braço, da mão e dos dedos de vocês? Tocam movimentando só os dedos, os pulsos ou o braço todo?

    Bom dia Nofear, eu sou um novato no fórum, mas creio que tenho "cú" para te ajudar nessa questão de palhetadas, inclusive alternadas... vamos lá, não se trata de nada do que disse acima, nem incapacidade nem deficiência alguma com vc ou sua maneira de tocar. Isso é normal no processo evolutivo de quem estuda o instrumento (violão e guitarra), e só o fato de você já ter noção que está tocando muito "tenso", ou seja, de você ter essa consciência que tem alguma coisa errada, já é uma evolução ENORME para você e sua técnica de palhetada alternada, eu digo isso porque!?.. simples, agora você fica com essa ideia na cabeça e toda vez que você lembrar, ou sentir os seus antebraços endurecerem (creio que seja isso que aconteça com você tmb...) você mesmo vai tentar se corrigir... dai você me pergunta, mas como?... vou te dar alguns toques que podem sanar essa tua duvida:
    1° POSTURA, cara toque com uma postura ereta, sem ficar muito "corcunda", e que você fique a vontade, isso pode parecer idiotice, mas comece a corrigir sua postura ao menos nos momentos de estudo, e verá que isso ajuda MUITO nessa questão de tensão e dores nos braços.
    2° Mão esquerda ( no caso de destros ) sempre o mais relaxada possível, sem fazer muita pressão com dedão nas costas do braço saca!?... toda vez que você ver que ta "apertando" muito a pegada com a mão esquerda, de aquela autocorrigida saca!?.. tipo, "opa to apertando muito aqui... preciso parar com isso, isso não me ajuda em nada, pelo contrario só me atrapalha", e com o tempo ( mínimo ) você mesmo se corrige com isso e cria o hábito de tocar com a mão esquerda mais relaxada.
    3° Pulso ( ainda na mão esquerda ), cara o pulso deve ser visto como uma alavanca sempre, onde ele deve sempre girar de maneira rotacional sobre o próprio eixo ( vixiii que que esse mlk ta falando...) igual a terra, ela gira sobre o próprio eixo, faça o mesmo com o pulso qndo estiver tocando, para interpretar melhor essa "imagem" feche a mão como se fosse dar um soco, e gire seu pulso para a direita e esquerda (gire o pulso e não o braço ¬¬ ), viu!? é esse tipo de movimento de pulso que estou querendo dizer..
    4° Mão direita (palhetadas para destro ) aqui é o mesmo esquema, lembrando sempre de também estar bem relaxado, com o seu braço direito confortavelmente apoiado sobre o braço do instrumento e bem relaxado. Sempre tenha em mente algumas coisas bem interessantes, e que realmente fazem sentido, exemplos:
    1 - ao se pegar na palheta, tente sempre pegar o máximo mais próximo da "ponta" que será usada para tocar as cordas, isso te da mais estabilidade no ato de tocar as cordas e precisão para acerta-las e consequentemente você executa menos movimentos para tocar as mesmas.
    2 - Siga corretamente o seu padrão alternado de palhetadas ( cima, baixo, cima, baixo ou vice e versa), com o tempo você irá usar essa simples lógica para executar saltos de cordas com precisão, e sempre irá encontrar a corda relativa de baixo ou de cima da que você está tocando com precisão e eficiência.
    3 - Não sei se isso é certo de falar, mas vou te dar um toque... use o seu dedo "mindinho" para ter uma referencia de onde está a sua palheta saca!?.. tipo apoie ele no shield do instrumento próximo a primeira corda ( mizinha ) para você ter uma noção de espaço, isso ajuda muuuuito no que se diz respeito a precisão.
    4 - Aqui é a mesma coisa, pulso relaxado sempre... toda vez que você ver que ta tenso, para e relaxa ele...

    Cara como eu disse acima, só o fato de você já ter essa conciencia ( EU to tocando muito tenso, preciso "concertar" isso ), e usando essas dicas que eu te dei, jaja você já não terá mais esse problema! ^^
    Te agarantio... hehehe.
    Abraxs e espero ter ajudado! ^^

    nofear
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Shafik

    Cara como eu disse acima, só o fato de você já ter essa conciencia ( EU to tocando muito tenso, preciso "concertar" isso ), e usando essas dicas que eu te dei, jaja você já não terá mais esse problema! ^^
    Te agarantio... hehehe.
    Abraxs e espero ter ajudado! ^^


    Valeu velinho!

    Leomju
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    nofear
    Parabéns amigo pelo tópico!
    Gosto quando postam assuntos relacionados com a técnica e com a melhoria funcional do músico.
    As dicas do Shafik foram providenciais.

    Eu acrescentaria que não se pode ignorar a existência de exercícios específicos para o fortalecimento dos tendões das mãos, bem como do braço.
    Os grandes guitarristas não tem vergonha de praticarem exercícios para isso, fazem parte do processo de aprendizagem e manutenção de uma palhetada em dia.

    Valeu, espero ter ajudado.

    Drinho
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    mas creio que tenho "cú"

    kkkk porra bicho..... acho que todos temos cú né... se não a vida ficaria inviável ....

    brincadeiras a parte.....

    Existe a escola do pessoal que tensiona o braço inteiro e o pessoal que toca leve..... (é o meu caso)

    Durante todos esses anos eu procurei entender formas diferentes de execução para realmente encontrar a que eu mais me adaptava .... e realmente não existe a forma certa, inclusive na minha concepção acredito que a experiência é mais cerebral do que muscular, tensionar pra mim nunca funcionou pq uma hora começa a incomodar e doer e consequentemente passei a perder rentabilidade de movimento e tem gente que manda super bem trabalhando dessa forma, acho que o maior exemplo desses é o john petrucci.....
    a sacada para a mescla de técnicas de palheta tá mais na minha opinião no fato das coisas acontecerem devagar na sua cabeça, não importa quantas sextinas você tá fazendo, a sua cabeça tem que "ouvir" as notas devagar e se possível musicalmente se não o fator "instrumento musical" perde sentido, tudo tem que ter significado sonoro e ao mesmo tempo acontecer devagar pras suas mãos atacarem a nota de forma precisa naquele micro-espaço de tempo.....
    eu defendo que não existe jeito certo mas eu defendo a lei do minimo esforço desenvolvida pelo frank gambale, você tem um terreno aberto, pra que você vai dar a volta no quarteirão se você pode atravessar ele pelo meio?

    com a palheta é exatamente isso.....

    não vou te falar como você deve se exercitar pq cada um tem uma forma de tocar, vou te falar a minha que funciona pra mim e pode funcionar pra voce ou nao também.....

    no meu caso só o polegar e o indicador trabalham, a mao acompanha discretamente o movimento o resto fica imóvel sem sequer sentir nada..... a palheta se afasta o minimo possivel da corda pra voltar rápido, a troca de cordas nunca é alternada e sempre em sweep, se o sweep for preciso o resultado sonoro é praticamente identico ao da palhetada alternada e a mao esquerda se afasta o minimo possivel pra voltar pra proxima nota de forma eficiente... o ataque da palheta é sempre firme porém sem força nenhuma e o metronomo é seu melhor amigo... uma hora esse movimento leve que soa uma patada se torna natural e voce vai conseguir tocar por horas sem sentir nenhum incomodo na mão e isso ninguém dá mta bola e é muito importante pq ao longo dos anos você arrebenta teus tendões... meu antigo professor de guitarra mal toca atualmente pq ele nao aguenta de dor por causa da tendinite e o cara era o capeta tocando....

    faz quase 9 anos que eu só uso guitarra escalopada porque ela favorece mais ainda a questão do pegar leve com um ataque forte.... e o mais gostoso é voce ver que depois de sei la 5 horas sentando a mão de praticar sua mão tá normal sem incomodo nenhum......

    AlerionGuitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    dependendo da musica vc usa o conjunto todo .

    Led Zé
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Shafik
    2 - Siga corretamente o seu padrão alternado de palhetadas ( cima, baixo, cima, baixo ou vice e versa), com o tempo você irá usar essa simples lógica para executar saltos de cordas com precisão, e sempre irá encontrar a corda relativa de baixo ou de cima da que você está tocando com precisão e eficiência.

    Também pensava assim até começar a usar economy picking. Meu mundo mudou.

    Shafik
    Membro
    # jul/13 · Editado por: Shafik
    · votar


    Também pensava assim até começar a usar economy picking. Meu mundo mudou

    Tenhamos em mente o que o tópico e o seu criador propõe... assim a duvida/dificuldade do cidadão podem sim ser sanadas, e de fato, ajudarmos de uma forma efetiva o nosso amigo ae.

    @Drinho
    Cara, eu coloquei meu cú no meio do contexto porque me considero uma pessoa apta a ajudar no quesito palhetadas alternadas.. saco!? hehe... eu conheço a anatomia humana e sei que todos os seres humanos possuem anús ( cú )...

    Sonny7
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Eaew galera, eu lí os comentários do tópico aew e acho que vão me servir de grande ajuda haha' eu no violão e guitarra se tratando em músicas rápidas não consigo segurar o ritmo graças a isso, minha mão esquerda acaba trabalhando diferente da direita que não consegue ter mt agilidade e me trava... eu ganhei esse vício aew graças a aprender a tocar sozinho e ter me acostumado a tocar com o braço apenas e isso é uma merda.. Haha' agr vou começar a treinar com o metrônomo p/ ver se venço esse vício

    nofear
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Quero com esse tópico que vocês também observem a forma que vocês tocam e compartilhem com todos.
    Aquela tecnica do Gilbert é sensacional mas pensar em mudar a forma de pegar a palheta a essa altura do campeonato é desanimador. Essa troca faz de você um chipanzé tocando guitarra novamente, como lá no inicio...hehehe

    Drinho
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Shafik

    kkkkkkkk

    tava só zoando véio

    abraço

    Drinho
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Sonny7
    nofear

    na verdade é o que eu falei.....
    o negócio tá na forma como sua cabeça assimila, quando você assimila acontece devagar na cabeça e você executa sem esforço....

    pra mim o divisor de águas da forma que eu tocava foi esse video aqui, foi numa época que eu tava começando a estudar mais a fundo e eu era meio desengonçado e ficava com a minha mão muito cansada, não conseguia um bom rendimento e a precisão falhava muito....

    quando eu vi esse video ficava pensando, eu fico aqui fazendo mil malabarismos pra acertar uma nota e ele faz toda essa maluquice com tanta destreza e parece estar tão fácil e confortável pra ele, dai eu me dediquei a executar exatamente desta forma e devagar, os resultados pra mim foram ótimos e minhas dores na mão sumiram....

    as video aulas são utéis, pq guitarristas abordam as coisas de diversas formas, eu me baseei bastante no modo de execução do edu ardanuy, inclusive o considero uma das minhas maiores influencias...




    ahh, esse aqui também



    um detalhe bastante importante, é que mesmo abordando a questão técnica e virtuosa, há muita pegada, bends violentos, harmonicos, enfim a expressão musical que é uma coisa que eu nunca quis deixar de lado.....

    Shafik
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Mesmo com várias outras técnicas de mão direita (palhetadas pada destros), eu ainda acho de extrema importância o cara que estuda guitarra/violão saber executar com precisão e eficiência a palhetada alternada... tome como exemplo o cidadão dos vidinhos acima creio que a maioria do tempo ele use a economy pick e sweep queles fala né, mas em vários momentos ele tmb usa a alternada, que da uma outra sonoridade.
    A palhetada alternada tem que vir juntamente com o começo de tudo no cara que toca o instrumento, é como se fosse um setup standart do guitarrista, é meio que obrigatório ele saber executar corretamente e perfeitamente, porque no futuro o simples fato de ele ter já na cabeça a "mecânica" da palhetada alternada, já vai o ajudar MUITO em questão a outros estilos de palhetadas, principalmente em saltos de cordas...
    Eu atualmente estou "travado" em uma parte teórica (porem com execução prática no instrumento) do meu estudo de guitarra, mas isso se da ao fato de eu adotar o mesmo esquema que nosso amiguinho ali em cima citou, executar tudo muito devagar para o cérebro ter uma boa "absorção" e assimilação da informação/exercício em questão, mas o meu próximo tópico a ser estudado no quesito palhetadas, vai ser a chicken picking queles fala né....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensão no braço e na mão! Qual é seu tipo de palhetada!?